Histórico do PPGBCM

O PPGBCM foi autorizado pela Capes a iniciar as suas atividades em 1998, tendo recebido nota 5. Na avaliação trienal do período 2001-2003, recebeu nota 6, sendo que o patamar da excelência atingido consolidou-se, resultando em nova nota 6, recebida na avaliação do triênio 2004-2006. Conceito mantido até a presente data.

Em 2016, em seu décimo oitavo ano de funcionamento, o corpo docente do PPGBCM contou com 36
docentes-orientadores, sendo 28 na categoria permanente (NP), dos quais 21 são bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq, O corpo discente em 2016 estava composto por 156 estudantes, dos quais 88 alunos de doutorado e 68 alunos de mestrado.

Desde o início do funcionamento do PPGBCM até hoje, já titulou-se 358 mestrandos e 206 doutores.

 

 

 

Diferenciais do PPGBCM

Para os Docentes

O ingresso de novos orientadores no PPGBCM é feito por indicação de pelo menos dois docentes do programa. O desempenho dos docentes é avaliado anualmente, sendo que o perfil exigido para os docentes no quadriênio 2013-2016 foi a produção de artigos completos no quadriênio, publicados em revista de circulação internacional, com índice de impacto igual ou maior que 1,6 e perfazendo o somatório de 400 pontos considerando o Qualis da Área CB-I. Exige-se ainda a co-autoria dos docentes com discentes do PPGBCM em pelo menos 1 trabalho no quadriênio.

Para os Alunos

O ingresso de alunos no PPGBCM é feito mediante indicação de um docente habilitado como orientador. Para a distribuição de bolsas de estudos, os alunos são classificados através de avaliação (processo classificatório) que inclui análise de CV, prova escrita com um conjunto de questões elaboradas a partir de resultados apresentados em artigos científicos em inglês, e para o doutorado, apresentação do projeto de tese perante uma banca.

Alunos que não precisam ou não possam ser contemplados com bolsa também apresentam seus projetos de tese/dissertação perante uma banca.

Cada aluno tem um Plano de Estudo individualizado, elaborado de comum acordo com o orientador, com a definição de disciplinas e atividades obrigatórias (seminários, atividade didática, redação científica) a serem cumpridas pelo aluno. Comissões de Acompanhamento (CAs), constituídas de dois professores-pesquisadores escolhidos pelo aluno e seu orientador, têm a função de avaliar periodicamente (novembro de cada ano) o desempenho do aluno, através de relatórios escritos e apresentação de cartazes.