Docentes do PPG Bioquímica envolvidos na pesquisa sobre a COVID-19

Docente do PPG Bioquímica alerta para a necessidade de medir no sangue da proteína SSA em pacientes com COVID-19.

Um problema grave nos pacientes com COVID-19, além da extrema falta de ar, é uma coagulopatia atípica, que nem sempre responde aos anticoagulantes. A proteína sérica amiloide A (SAA) é uma das proteínas hepáticas de fase aguda na resposta inflamatória. Segundo o Prof. Carlos Alberto Gonçalves (PPG Bioquímica – ICBS/UFRGS) e Profa. Patrícia Sesterheim (PPG Cardiologia/ICFUC), a proteína SAA, além de servir como um marcador de gravidade/prognóstico nos casos de COVID-19, pode estar envolvida diretamente na gênese da coagulopatia e da reduzida troca gasosa. Isso também poderia explicar a maior gravidade em pacientes diabéticos e obesos. Essa hipótese foi baseada em dados de pacientes de Wuhan (China) e vai ser publicada como um Commentary no periódico Diabetes Metabolism Research and Reviews.

Docente do PPG Bioquímica recebe Voto de Louvor da Câmara Municipal de Caxias do Sul – RS pela pesquisa sobre a COVID-19.

Parabenizamos o Prof. Fábio Klamt, docente do Departamento de Bioquímica e orientador do PPG  Bioquímica – ICBS/UFRGS pelo merecido recebimento do Voto de Louvor nº 6/2020 concedido pela Câmara Municipal de Caxias, ocorrido em 10/06/2020.  O pesquisador tem se dedicado à divulgação de estudos e pesquisas com a utilização de plasma convalescente para o tratamento da COVID-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *