Sobre o PPGCF

Conceito CAPES do PPGCF

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRGS tem conceito 7 junto a CAPES.

A Avaliação dos Programas de Pós-graduação pela CAPES compreende a realização do acompanhamento anual e da avaliação trienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-graduação, SNPG. Os resultados desse processo, expressos pela atribuição de uma nota na escala de “1” a “7” fundamentam a deliberação CNE/MEC sobre quais cursos obterão a renovação de “reconhecimento”, a vigorar no triênio subseqüente. Sendo que sete é a maior nota atribuída a um Programa.

A CAPES é reconhecida como órgão responsável pela elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação Stricto Sensu, em 1981, pelo Decreto nº 86.791. É também reconhecida como Agência Executiva do Ministério da Educação e Cultura junto ao sistema nacional de Ciência e Tecnologia, cabendo-lhe elaborar, avaliar, acompanhar e coordenar as atividades relativas ao ensino superior.

 

O Programa

O PPGCF foi criado em 1970 e credenciado pelo Conselho Federal de Educação em 1973, o que o torna pioneiro na área de medicamentos no País.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCF) tem por finalidade aperfeiçoar e atualizar a formação científica e profissional de diplomados em Cursos de Graduação em Farmácia e áreas afins, bem como conduzir, através do estudo orientado e da pesquisa, à obtenção de grau que habilite e credencie para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área de Ciências Farmacêuticas.