Linhas de Pesquisa

As linhas de pesquisa – Informação e Ciência e Informação e Sociedade – estão fundamentadas no contexto de uma sociedade baseada em produtos e serviços de informação, a partir de visões que buscam integração entre a produção, a comunicação, o uso, a organização e as reflexões de impactos éticos, culturais e sociais do fluxo informacional em ambientes, contextos sociais e institucionais diversos. Assim, alicerçam-se na análise da produção científica, visando a sistematização e proposições de indicadores para planejamento, avaliação e gestão em CT&I. Também se orientam a partir das discussões de políticas, de dispositivos e de práticas sociais sobre apropriação da informação em ambientes sociais diversos.

Linha 1 – Informação e Ciência

A linha de pesquisa visa estudar os processos de produção, de organização e de comunicação da informação científica. No que se refere à produção, desenvolve estudos teóricos, aplicados e metodológicos sobre a produção, a comunicação e o uso da informação em CT&I com base na análise da produção científica, com vistas à sistematização e proposições de indicadores para planejamento, avaliação e gestão em CT&I. No que tange à organização, agrega pesquisadores, disciplinas e projetos de pesquisas relacionados ao registro, coleta, seleção, armazenamento, preservação, mediação, disseminação e uso da informação nas suas mais variadas formas, contribuindo para a análise e o desenvolvimento de processos, produtos e instrumentos de representação da informação. São abordados os seguintes temas: comunicação científica; estudos métricos da informação; indicadores científicos; acesso e uso da informação; comportamento científico; divulgação/letramento científico; organização e representação da informação; terminologia; ontologias; web semântica; repositórios digitais; gestão de dados científicos; preservação digital.

Docentes:

  • Ana Maria Mielniczuk de Moura
  • Rafael Port da Rocha
  • Rene Faustino Gabriel Junior
  • Rita do Carmo Ferreira Laipelt
  • Sônia Elisa Caregnato
  • Samile Andréa de Souza Vanz

Linha 2 – Informação e Sociedade

A Linha 2 trabalha buscando análises que dizem respeito às dimensões teórica, conceitual, metodológica e aplicadas dos fenômenos que atuam na sociedade a partir da sua relação com a informação. Está orientada às discussões das políticas, dos dispositivos e das práticas sociais sobre a apropriação da informação a partir de aspectos éticos, culturais e sociais do fluxo informacional em ambientes, contextos sociais e institucionais diversos. São abordados os seguintes temas: memória; cidadania; leitura; inclusão social; cultura popular; imaginário; representações sociais; interfaces da informação e da ética; regimes e dispositivos de informação; epistemologia e avaliação da informação.

  • Jackson da Silva Medeiros
  • Marcia Heloisa Tavares de Figueredo Lima
  • Moisés Rockembach
  • Rodrigo Silva Caxias de Sousa
  • Valdir José Morigi