Objetivos

Busca-se a formação de pessoal com qualificação de alto nível para exercer atividades profissionais e sociais com informação, em uma sociedade onde a informação desempenha papel primordial nos processos de produção e organização social. Essas atividades incluem distintas formas de trabalho imaterial, como as advindas da produção, registro, coleta, seleção, armazenamento, organização, validação, mediação, disseminação, avaliação e uso da informação. Essas abordagens implicam em formações que são contempladas pelas linhas de pesquisa propostas, voltadas ao compromisso com o fortalecimento da Ciência da Informação através de sólida formação para o ensino e para a pesquisa, com vistas a desenvolver a produção de conhecimento sobre a área.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul tem como objetivo geral a formação e o aprimoramento em alto nível de profissionais comprometidos com o avanço do conhecimento no campo da Ciência da Informação na região Sul do Brasil.

Apresenta como objetivos específicos:

  • formar pessoal crítico, com capacidade de ensino, de liderar pesquisas e sistemas de informação considerando a complexidade de objetos tratados pela Ciência da Informação;
  • fomentar a discussão sobre estruturas, fluxos e mediações da informação em áreas inter e multidisciplinares conexas à Ciência da Informação, como cultura, tecnologia, gestão, memória, Biblioteconomia e Arquivologia;
  • estimular e fortalecer o campo da Ciência da Informação, contribuindo para o avanço do conhecimento científico da área.