Processo seletivo

A entrada no Curso de Mestrado será anual e realizada por processo seletivo regulado por edital específico aprovado pelo conjunto dos docentes e divulgado segundo os princípios de ampla publicidade. O Curso oferecerá até 25 vagas anuais.

A estrutura curricular do curso Mestrado está organizada pelo sistema de créditos e terá duração mínima de 18 (dezoito) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, prorrogável por até 3 meses contados a partir do ingresso do aluno.

O primeiro semestre será destinado à realização de 2 (duas) disciplinas obrigatórias do currículo – Perspectivas em Ciência da Informação e Metodologia de pesquisa. O segundo semestre regular será dedicado à realização de 2 (duas) disciplinas eletivas, sendo 1 (uma) obrigatória da linha de pesquisa de vínculo do aluno e outra a partir de critério estabelecido entre aluno e orientador com base na regulação explicitada no Regimento Interno do Programa. O terceiro semestre deverá ser dedicado às atividades de pesquisa e de orientação para qualificação do projeto de dissertação e o quarto semestre direcionado às atividades de orientação e defesa da dissertação.

Para a realização de 16 créditos em disciplinas, o sistema adotado prevê que cada disciplina é composta por 15 encontros de 4 horas-aula cada uma, totalizando 60 horas-aula no semestre. Outros 4 créditos são distribuídos em atividades complementares dispostas em Resolução própria do Programa. Dentre os outros créditos, o Estágio Docência é obrigatório para alunos bolsistas e voltado para o exercício de prática de docência, em diferentes atividades da graduação, sob a orientação de um professor do Programa. Essa atividade é coordenada pelo professor orientador e pelo professor titular da disciplina em que o aluno atuar. Os créditos do estágio docência devem ser computados como “outros créditos”, sendo cada crédito equivalente à 15 (quinze) horas.