Objetivos

• Ofertar formação pós-graduada stricto sensu em Saúde Coletiva, com vistas à qualificação profissional, na docência, na pesquisa e na intervenção social;

• Estimular a construção e difusão do conhecimento acadêmico em Saúde Coletiva de acordo com as necessidades de saúde da população e dos serviços de saúde;

• Implementar práticas formativas de investigação e de trabalho em sistemas e serviços de saúde que contribuam para a formação de pessoas para o Sistema Único de Saúde;

• Contribuir para o desenvolvimento da pesquisa original e crítica, para a integração entre grupos de pesquisa e para o fortalecimento de redes de pesquisadores nacionais e internacionais;

Perfil do Egresso

O Curso de Mestrado em Saúde Coletiva forma pesquisadores, docentes e trabalhadores de saúde para o campo da Saúde Coletiva, com domínio substantivo de conhecimentos da área da Saúde Coletiva e possibilidade de atuação no ensino, na pesquisa, na produção científica- tecnológica e na difusão de conhecimento. Considera-se que o egresso é capaz de elaborar, monitorar e avaliar políticas e programas de saúde, de realizar análise epidemiológica dos determinantes da saúde/doença e da situação de saúde da população e de desenvolver intervenções educativas, culturais e de promoção à saúde.

Organização Curricular

A proposta curricular baseia-se em Unidades de Produção Pedagógica (UPPs) compreendidas como construtos epistemológicos não disciplinares ou agregados conceituais teórico-práticos representativos de domínios do conhecimento.

Todas as UPPs devem ser aprovadas pela Comissão de Pós-graduação e, em todos os semestres é disponibilizada, pelo menos uma atividade de ensino referente aos grandes eixos da Saúde Coletiva.

As atividades de ensino podem ser apresentadas das seguintes maneiras: Atividade Orientada de Docência no Ensino Superior, Leituras Dirigidas, Práticas de Pesquisa, Seminários Avançados, Seminários de Dissertação e Seminários Integradores.

A defesa de dissertação ocorre ao final do quarto semestre de acesso e somente poderá ser candidato ao título de Mestre o aluno que houver integralizado de 12 créditos; tiver sido aprovado em exame de proficiência em língua estrangeira; tiver obtido aprovação na dissertação e realizado alterações recomendadas para a versão final e submetido pelo menos um artigo científico a periódico qualificado pela área de Saúde Coletiva. A defesa é homologada pela Comissão de Pós-Graduação, preenchidos todos os requisitos e mediante o depósito do documento de dissertação, em meio eletrônico, junto ao Sistema de Bibliotecas da UFRGS.

Regime Didático

exame

Orientação

O Mestrando terá um orientador podendo ser designado um co-orientador, em situações especiais. A mudança de orientador só pode ocorrer até o término do primeiro ano do curso, não sendo possível após o Exame de Qualificação.

creditos

Créditos

Devem ser cursados 12 créditos obrigatórios: quatro créditos em cada um dos eixos de conhecimento do Programa (Saúde, sociedade, e humanidades; Estudos Epidemiológicos; Política, planejamento, avaliação e gestão em saúde).

creditos

Avaliação e frequência

O aluno deverá ter no mínimo, 75% de frequência na carga horária prevista em cada atividade de ensino e poderá solicitar cancelamento de matrícula somente quando o número de aulas já ministradas não ultrapassar a 25% do total.

proficiencia

Proficência

Os estudantes deverão demonstrar proficiência em pelo menos uma língua estrangeira, sendo exigida aprovação em exame realizado junto à UFRGS, outra universidade ou instituições legítimas. O prazo máximo para a realização do exame de proficiência deverá ser até a conclusão de 50% do prazo previsto para a conclusão do curso.

creditos

Defesa da dissertação

Para obtenção do título de Mestre, o mestrando deve ter cursado 12 créditos obrigatórios ter sido aprovado no Exame de Qualificação, demonstrar proficiência em língua estrangeira, ter aprovada sua dissertação de Mestrado e ter submetido texto científico para publicação em veículo qualificado pela área de Saúde Coletiva. Veja mais

guia-icon

Guia para Elaboração e Revisão de Dissertações

Acesse o Guia para Elaboração e Revisão de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – PPGCol

Visualize aqui