Currículo
O Currículo do PPGCOM está organizado em Disciplinas, Seminários, Laboratórios de pesquisa, Estágios docentes, Práticas de ensino pesquisa e extensão a Atividades dirigidas
Disciplinas
Atividades didático-pedagógicas que respondem às diretrizes da área de concentração e das linhas de pesquisa. Com caráter eletivo, estruturam o núcleo mais estável do currículo.
Seminários
Atividades didático-pedagógicas que respondem a necessidades específicas de formação. Com caráter eletivo, são responsáveis pela formação complementar.
- Os seminários são conduzidos por um ou mais professores;
- Os seminários podem ser ministrados por professores permanentes, colaboradores ou visitantes;
- Os seminários podem ser ofertados com diferentes créditos e em diferentes temporalidades.
Laboratórios de Pesquisa
Atividades com o objetivo de produção e análise de pesquisas. Com caráter eletivo, são responsáveis pela qualificação das pesquisas em andamento no PPGCOM.
- Os laboratórios podem ser oferecidos como disciplinas;
- Os laboratórios são conduzidos por professores do programa;
- Podem participar dos laboratórios alunos do programa e, eventualmente, outros membros inscritos nos grupos de pesquisa dos professores responsáveis pela oferta do laboratório;
- Os laboratórios podem ser ofertados com 2 ou 4 créditos e em diferentes temporalidades.
- Os créditos dos laboratórios devem ser computados como complementares.
Estágio Docência
O estágio docência é atividade obrigatória para alunos bolsistas e é voltada para o exercício de atividades de docência sob a orientação de um professor, em diferentes atividades da graduação.
Essa atividade é coordenada pelo professor orientador e pelo professor titular da disciplina em que o aluno for atuar.
O estágio docência pode ser realizado por mestrandos e doutorandos regularmente inscritos no PPGCOM.
Os créditos do estágio docência devem ser computados como Atividades Dirigidas.
Práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão
Atividade teórico-prática voltada para a complementação da formação docente. Com caráter eletivo, tem por objetivo o debate das práticas docentes, o exercício destas práticas e a interlocução com os cursos de graduação. Envolve atividades de ensino, de extensão e de coorientação de trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica.
- As Práticas de ensino, pesquisa e extensão são coordenadas pelo professor orientador.
- As Práticas de ensino, pesquisa e extensão devem ser planejadas e avaliadas no âmbito da orientação (ou dos grupos de pesquisa).
- Os créditos de Práticas de ensino, pesquisa e extensão devem ser computados como complementares.
Atividades Dirigidas
As Atividades Dirigidas complementam e qualificam a formação do aluno. Dividem-se em quatro grandes grupos (Atividades de Formação Docente, Atividades de Produção Intelectual, Atividades de Pesquisa e Atividades Complementares).