Disciplinas e Súmulas

Código: CONTP001 
Disciplina: Métodos de Pesquisa em Controladoria e Contabilidade 
Súmula: A disciplina de Métodos de Pesquisa em Controladoria e Contabilidade foca, sob os aspectos metodológicos, questões relacionadas com a investigação, produção e a comunicação do conhecimento científico, tratando dos principais aspectos relacionados às técnicas e procedimentos usuais de pesquisa, especialmente os relacionados com o planejamento, estruturação e elaboração de trabalhos científicos, bem como projetos de pesquisas científicas e a dissertação. 
Créditos: 4

Código: CONTP002 
Disciplina: Teoria da Contabilidade
Súmula: A disciplina de Teoria da Contabilidade vai tratar dos seguintes tópicos: evolução histórica da contabilidade; novos delineamentos teóricos em contabilidade: teoria da legitimidade, teoria da comunicação, Teoria da Agência e a Teoria dos Stakeholders; Estrutura Conceitual da Contabilidade. Referencial conceitual; ativos e sua mensuração; os métodos, com os conceitos (custo, valor, valor justo, valor de mercado, valor de liquidação etc). A versão econômica da Controladoria x a versão societária (CPC). O risco Brasil, a inflação setorial e monetária, lucro inflacionário. Ativo intangível, marcas e patentes, goodwill, capital intelectual; O reconhecimento dos intangíveis, a quebra da Enron, a Contabilidade Criativa e o Princípio da Prudência. Passivos e patrimônio líquido; Conceito teórico x normativo, os métodos de mensuração, o endividamento de curto, médio e longo prazo e seus efeitos sobre o patrimônio, as origens dos passivos, o leasing operacional e financeiro (comparação entre a lei societária anterior e o CPC x visão teórica, a essência sobre a forma). Receitas, Ganhos e Perdas. O regime de competência e de caixa na tomada de decisão, as visões operacional e recorrente e os conceitos, influência no resultado da empresa para a tomada de decisão. Evidenciação contábil (disclosure). 
Créditos: 4 

Código: CONTP003 
Disciplina: Seminário de Dissertação I 
Súmula: A disciplina de seminário de dissertação I busca desenvolver habilidades de leitura crítica das bases teóricas da dissertação. Para tanto, visa discutir o problema e os objetivos da pesquisa pretendida na dissertação e sua operacionalização, promover a construção da base teórica da dissertação
a partir da análise comparativa de textos relacionados ao tema, com discussões profundas sobre os argumentos teóricos e empíricos que os textos trazem. 
Créditos: 1

Código: CONTP004 
Disciplina: Seminário de Dissertação II 
Súmula: A disciplina de seminário de dissertação II busca compreender e desenvolver os elementos metodológicos da dissertação. Para tanto, visa distinguir os procedimentos metodológicos e de análise dos dados em pesquisas que aplicam o método qualitativo e o método quantitativo, explorar diferentes enfoques de análise dos resultados em pesquisas de contabilidade e finanças, refletir de forma crítica sobre a interação dos resultados da pesquisa com a base teórica e os seus reflexos no desenvolvimento da conclusão da dissertação. 
Créditos: 1

Código: CONTP005 
Disciplina: Finanças Corporativas e Mercado de Capitais 
Súmula: A disciplina de Finanças Corporativas e Mercado de Capitais tem por objetivo abordar as principais teorias que fundamentam as decisões de investimento, financiamento e distribuição dos lucros nas empresas, com foco no mercado de capitais como instrumento de funding. Para tanto, serão discutidos os principais aspectos teóricos relacionados ao funcionamento e à regulação do mercado de capitais, ao acesso das empresas a esse mercado, e às decisões de investimento dos agentes em condições de incerteza e risco, compreendendo: estrutura de controle e de propriedade das empresas; gerenciamento de conflito de interesses no mercado de capitais; características e determinantes da estrutura de capital das empresas; processo de emissão pública de títulos; análise fundamentalista e técnica de ações; governança corporativa e a informação contábil no mercado de capitais; política de dividendos. 
Créditos: 4

Código: CONTP006 
Disciplina: Contabilidade Societária
Súmula: A disciplina de contabilidade societária tem por objetivo estudar os princípios, fundamentos, normas e procedimentos de contabilidade para a elaboração das demonstrações contábeis, em obediência à Lei das Sociedades Anônimas e Pronunciamentos Técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, dando ao aluno uma visão geral dos principais aspectos tratados na contabilidade societária. O estudo sobre as demonstrações contábeis estará centrado na análise do balanço patrimonial, da demonstração do resultado do exercício, das mutações do patrimônio líquido, demonstração de fluxo de caixa, demonstração de valor adicionado, notas explicativas e consolidação dessas demonstrações contábeis. 
Créditos: 4

Código: CONTP007 
Disciplina: Gestão Estratégica de Custos 
Súmula: A disciplina de Gestão Estratégica de Custos estudará os principais aspectos conceituais quanto a importância e tratamento dos custos no aporte para o processo de uma eficaz gestão estratégica empresarial. Aprofundará os conceitos de custos na cadeia de valor, de posicionamento estratégico e a análise das atividades e dos direcionadores de custos das atividades empresariais; os sistemas de gerenciamento de custos versus sistemas de gerenciamento de custos baseados em posicionamento estratégico. Analisará os custos diferenciais para tomada de decisão englobando: a mensuração, a análise e a utilização da informação de custos no contexto da formalização, implantação e controle da gestão estratégica empresarial. Estudará, também, temas relacionados a: custos dos concorrentes, custos logísticos e custo total de propriedade.                                                                                                                                        Créditos: 4

Código: CONTP008 
Disciplina: Controladoria                                                                                                                                                                          Súmula: A disciplina de Controladoria analisa a preparação e o uso das informações empresariais para atividades de planejamento, decisão e controle negocial. Para isso, o foco de discussão estará alicerçado no entendimento da visão sistêmica das entidades, estudando os processos gerenciais que utilizam os sistemas de informações e suas estruturas organizacionais. A discussão dos modelos teóricos estará fundamentada em estudo de casos práticos, que retratam a realidade do mercado empresarial. Complementarmente a esse enfoque sistêmico, a disciplina abordará os principais modelos de avaliação utilizados nos vários tipos de entidades empresariais. 
Créditos: 4

Código: CONTP009 
Disciplina: Auditoria 
Súmula: A disciplina de Auditoria abordará temas relacionados com a origem e evolução da auditoria contábil, das normatizações e dos órgãos normativos nacionais e internacionais de auditoria, o estudo relacionado com a ética comportamental e responsabilidades do auditor, os vários segmentos de aplicação da auditoria, os diferentes tipos de auditoria, os resultados do trabalho de auditor, os principais procedimentos e técnicas de auditoria, as fraudes empresariais e o risco atividade da auditoria. 
Créditos: 4

Código: CONTP010 
Disciplina: Contabilidade Internacional 
Súmula: A disciplina de Contabilidade Internacional tem como foco o estudo dos principais desenvolvimentos e aspectos do ambiente contábil internacional em uma economia globalizada. Para tanto, serão tratados assuntos relacionados com a atuação dos organismos mundiais e regionais responsáveis pela internacionalização da contabilidade, as principais influências culturais nos sistemas contábeis em diferentes países, normas internacionais de contabilidade, pontos conflitantes de práticas contábeis, harmonização global da contabilidade e da divulgação contábil, principais divergências nos critérios de reconhecimento e mensuração na esfera internacional, transparência e divulgação financeira internacional, conversão das demonstrações contábeis. 
Créditos: 4

Código: CONTP011 
Disciplina: Governança Corporativa 
Súmula: A disciplina discutirá os principais conceitos de Governança Corporativa e suas implicações práticas no ambiente de negócios contemporâneos, fundamentados nos princípios de ética, transparência, equidade e responsabilidade sócio ambiental. Para tanto, serão discutidos temas relacionados com a origem e conceitos de Governança Corporativa, problemas de Agência e de Assimetria Informacional, modelos nacionais e internacionais de Governança Corporativa, Teorias que embasam da questões de Governança Corporativa, Globalização e Governança e os principais arcabouços normativos da Governança Corporativa relacionados com a prática das estruturas de gestão empresarial e a responsabilidade dos administradores de entidades relacionados com problemas transações com partes relacionadas, conflito de interesses, comitês de assessoramento e conselhos consultivos. 
Créditos: 4

Código: CONTP012 
Disciplina: Teoria Financeira 
Súmula: A disciplina de Teoria Financeira busca propiciar aos alunos de Controladoria e Contabilidade uma forma sistemática do estudo de Finanças enfocando o encontro da Teoria com a Prática encontrada na realidade Brasileira. Permitir uma atualização dos alunos junto aos temas mais relevantes em “Financial Theory” no presente momento. Para tanto, serão estudados os seguintes tópicos: arbitragem e decisões financeiras; avaliação de títulos de dívida e ações; Mercado de capitais e a precificação de risco; otimização de carteiras; Modelo CAPM e alternativos; estrutura de capital em um Mercado perfeito; endividamento e impostos; dificuldades financeiras, incentivos e impostos; política de dividendos; orçamento de capital e avaliação com alavancagem; opções; avaliação de opções; opções reais; governança corporativa. 
Créditos: 4

Código: CONTP013
Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais 
Súmula: A disciplina oportuniza para os alunos de Controladoria e Contabilidade o estudo dos sistemas de informação e apoio à decisão como uma ferramenta fundamental no controle e auxílio à tomada de decisão para o aumento da competitividade empresarial. Analisa e desenvolve uma visão crítica dos sistemas de informações empresariais e de apoio à decisão. Prepara o aluno para as mudanças organizacionais advindas do entendimento e uso intensivo da tecnologia de informação. Desenvolve habilidades para gerenciar a tipologia de sistemas de maneira estratégica para o aumento da competitividade empresarial no contexto de negócios eletrônicos. Para tanto, serão tratados os seguintes tópicos: Negócios eletrônicos: evolução e revolução; Evolução e classificação de sistemas e de tecnologia da informação (TI) nas organizações; Aumento da competitividade empresarial com o uso de sistemas de informações e de apoio à decisão; Função estratégica da tecnologia da informação: alinhamento estratégico de tecnologia da informação empresarial e mapas estratégicos; Controle e transparência empresarial com modelos de governança de TI; Gestão de mudanças organizacionais com o uso intensivo de novas tecnologias de informação e comunicação; Sistema de informação para evidenciação financeira: XBRL; Sistemas de informações para apoio à decisão: Componentes de Business Intelligence (BI) para funções de controladoria e auditoria; Aplicações empresariais de sistemas de apoio à decisão baseado na incerteza. 
Créditos: 4

Código: CONTP014 
Disciplina: Planejamento e Controle Orçamentário 
Súmula: A disciplina de Planejamento e Controle Orçamentário busca propiciar, aos discentes os conceitos teóricos e práticos sobre como Planejar e Controlar um plano orçamentário de uma entidade, integrado ao Planejamento Estratégico. Para tanto, deverá disponibilizar uma base teórica dos instrumentos de Planejamento e Controle Orçamentário, apresentando temas relacionados com o sistema integrado de planejamento e controle, o orçamento e o processo gerencial, a construção e utilização do orçamento operacional e sua integração com o planejamento estratégico e com o ambiente econômico, além do entendimento das principais ferramentas orçamentárias utilizadas no ambiente empresarial. 
Créditos: 4

Código: CONTP015 
Disciplina: Contabilidade Gerencial 
Súmula: A disciplina de Contabilidade Gerencial tem seu foco na análise da informação gerencial contábil e sua demanda como suporte na tomada de decisão, no planejamento e no controle, com a utilização de sistemas gerenciais de gestão da informação. Para atingir esse objetivo, a disciplina discute como os sistemas de contabilidade gerencial buscam atender as necessidades estratégicas e operacionais das entidades, apresentando quais medidas permitem analisar os custos e a rentabilidade de produtos, de serviços e de clientes, dentro de um contexto de constante mutação econômica. 
Créditos: 4

Código: CONTP016 
Disciplina: Pesquisa Operacional 
Súmula: A disciplina de Pesquisa Operacional busca a apresentação do enfoque metodológico dos modelos quantitativos com vistas à proporcionar ao aluno de mestrado em controladoria e contabilidade a capacidade de identificar oportunidades vantajosas de uso dos métodos quantitativos, bem como a capacidade de conceber corretamente as aplicações em pesquisas das áreas de contabilidade e finanças. Para tanto, a disciplina tratará da apresentação de soluções geométricas para o problema com duas variáveis, de soluções algébricas de problemas de programação linear, de soluções básicas possíveis, aprimoramento da solução, término do processo simples e outros problemas, estuda a programação linear em números inteiros e o problema da distribuição biunívoca. 
Créditos: 4

Código: CONTP017 
Disciplina: Métodos Quantitativos Aplicados à Controladoria e Contabilidade 
Súmula: Apresentar e discutir com os participantes o cenário atual de pesquisa na área de Controladoria, Contabilidade e Finanças, descrevendo os conhecimentos básicos quantitativos e computacionais a fim de instrumentar a execução eficiente de uma pesquisa. Assim, os objetivos da disciplina são: desenvolver aspectos operacionais relacionados com a pesquisa em Controladoria, Contabilidade e Finanças, focando no uso do Matlab para a operacionalização de pesquisas; discutir técnicas quantitativas para pesquisa na área; apresentar os principais métodos empíricos e computacionais aplicados na área; Programação em Matlab; Econometria Financeira. 
Créditos: 4

Código: CONTP018 
Disciplina: Modelagem Aplicada à Controladoria e Contabilidade 
Súmula: A disciplina de Modelagem aplicada à Controladoria e Contabilidade tem por objetivo desenvolver o conhecimento de otimização em ambientes não lineares e/ou estocásticos vividos pelas entidades. Para isso, será dado ênfase na modelagem computacional e suas aplicações em diversas situações dentro do contexto de planejamento, decisão e controle empresarial. Serão tratados os seguintes tópicos: Introdução e Revisão de Cálculo Diferencial, Otimização não-linear: introdução com uso de Spreadsheets e AMPL, Otimização não-linear: Exemplo de manufatura, considerações gerais, convexidade, aplicações e classes de problemas, Otimização não-linear: otimização clássica, restrições com equações e inequações, Otimização não-linear: Métodos, Modelagem com AMPL, Otimização Estocástica, Proposições de Projetos e Implementações Computacionais. 
Créditos: 4

Código: CONTP019 
Disciplina: Estágio Docência 
Súmula: A disciplina de Estágio Docência busca discutir acompanhar e discutir criticamente os fundamentos filosóficos e epistemológicos da educação superior, buscando oportunizar para os discentes desenvolver competências necessárias para a prática educativa (conhecimentos, atitudes reflexivas e ações adequadas para o público-alvo). Pata tanto, o aluno será acompanhado por um docente do programa na organização do processo ensino-aprendizagem, na elaboração de programas, na seleção dos conteúdos, na escolha das metodologias, nas técnicas e processos de validação e de avaliação. 
Créditos: 1

Código: CONTP020 
Disciplina: Laboratório de Ensino e Pesquisa em Controladoria e Contabilidade I 
Súmula
Créditos: 2

Código: CONTP021 
Disciplina: Laboratório de Ensino e Pesquisa em Controladoria e Contabilidade II 
Súmula: A disciplina tem como propósito fornecer aos alunos de mestrado acadêmico e de doutorado conhecimentos sobre questões relacionadas ao ensino e à pesquisa nas Ciências Sociais Aplicadas, especialmente na área de “Administração, Ciências Contábeis e Turismo” com foco na Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação (GSTI) e em Controladoria e Contabilidade. Os principais assuntos abordados são: Elaboração de documentação de suporte às aulas no ensino superior (plano de ensino, plano de aula, etc.); Identificação de atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica; Estratégias para a educação a distância; Mapeamento de temas de pesquisa da área de GSTI e Controladoria e Contabilidade, Identificação de produtos da pesquisa.
Créditos: 2

Código: CONTP022 
Disciplina: Ateliê de Pesquisa em Controladoria e Contabilidade I 
Súmula: Esta disciplina visa preparar o aluno para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa aplicados na área de Gestão de Sistemas e Tecnologia da Informação, objetivando a melhoria do desempenho para a definição e elaboração de seus trabalhos de dissertação ou tese. É dada ênfase à elaboração de revisões bibliográficas sobre assuntos do interesse dos alunos, assim como ao refinamento dos temas abordados e, sobretudo, metodologias inerentes. Também é dada ênfase na sistematização de conteúdos e argumentos de estudos da área de Gestão de Sistemas e Tecnologia da Informação para mediação de processos de ensino-aprendizagem.
Créditos: 2

Código: CONTP023 
Disciplina: Ateliê de Pesquisa em Controladoria e Contabilidade II 
Súmula: Esta disciplina visa preparar o aluno para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa aplicados nas áreas de “Controladoria e Contabilidade” e de “Gestão de Sistemas e Tecnologia da Informação”, objetivando a melhoria do desempenho para a definição e elaboração de seus trabalhos de dissertação ou tese. É dada ênfase à elaboração de revisões bibliográficas sobre assuntos do interesse dos alunos, assim como ao refinamento dos temas abordados e, sobretudo, metodologias inerentes. Também é dada ênfase na sistematização de conteúdos e argumentos de estudos das áreas de “Controladoria e Contabilidade” e de “Gestão de Sistemas e Tecnologia da Informação” para mediação do processos de ensino-aprendizagem.
Créditos: 2

Código: CONTP024
Disciplina: História da Contabilidade 
Súmula: Arqueologia da Contabilidade; Consolidação dos Sistemas de Partidas Dobradas; Nova História da Contabilidade X História da Contabilidade Tradicional; Principais Escolas de Pensamento Contábil; Principais Personagens das Escolas de Pensamento Contábil; Ensino e Educação da História da Contabilidade; História das Práticas Contábeis; Historiografia e Estudo da História.
Créditos: 4

Código: CONTP025
Disciplina: Qualidade das Informações Contábeis 
Súmula: Impacto da qualidade da informação contábil. Disclosure obrigatório e voluntário. Informações non-GAAP. Teorias econômicas aplicadas à qualidade dos lucros e à qualidade da auditoria. Atributos da informação contábil. Métricas de qualidade da informação contábil.
Créditos: 4

Código: CONTP026 
Disciplina: Estágio Docência II
Súmula: A disciplina de Estágio Docência busca discutir acompanhar e discutir criticamente os fundamentos filosóficos e epistemológicos da educação superior, buscando oportunizar para os discentes desenvolver competências necessárias para a prática educativa (conhecimentos, atitudes reflexivas e ações adequadas para o público-alvo). Pata tanto, o aluno será acompanhado por um docente do programa na organização do processo ensino-aprendizagem, na elaboração de programas, na seleção dos conteúdos, na escolha das metodologias, nas técnicas e processos de validação e de avaliação. 
Créditos: 1

Código: CONTP027 
Disciplina: Estágio Docência III
Súmula: A disciplina de Estágio Docência busca discutir acompanhar e discutir criticamente os fundamentos filosóficos e epistemológicos da educação superior, buscando oportunizar para os discentes desenvolver competências necessárias para a prática educativa (conhecimentos, atitudes reflexivas e ações adequadas para o público-alvo). Pata tanto, o aluno será acompanhado por um docente do programa na organização do processo ensino-aprendizagem, na elaboração de programas, na seleção dos conteúdos, na escolha das metodologias, nas técnicas e processos de validação e de avaliação. 
Créditos: 1