Alunos

Workstation

O PPGE agora dispõe de dois computadores de altíssimo desempenho para as tarefas mais pesadas! Com processadores Intel Xeon E5-2630 v4 – são 40 núcleos rodando com um clock máximo de 3.1GHz cada. Contando ainda com 64GB de memória RAM e uma placa de vídeo Geforce GTX 1080 por computador, esses computadores foram montados para rodar qualquer aplicação com máximo desempenho!
Ainda em fase de testes, será possível acessar o seu trabalho, que ficará rodando a partir deste computador de forma remota em qualquer dispositivo compatível com Microsoft Remote Desktop (Disponível para Windows, iOS e Android). Algum dos programas que poderão ser usados serão: Matlab, R-studio, etc.
Confira abaixo os passos necessários para se conectar e ter acesso a esse novo recurso:

 

1 – Enviar os seus dados para a criação de usuário e senha únicos para o acesso remoto contendo as seguintes  informações: 

-Nome completo
-Nível que está cursando
-Área de concentração
-Data estimada para conclusão
-Número do Cartão
-Email
-Celular

Enviar para suporteppge@ufrgs.br

2 – Ter configurado a VPN – UFRGS no seu dispositivo.

Quer entender o que é? Clique aqui
Ou vá direto ao tutorial de configuração:

                            

3 – Baixar o aplicativo Microsft Remote Desktop:

                                           
Caso prefira e seja um usuário mais avançado, pode usar outro aplicativo compatível com o protocolo RDP de acesso remoto.

4 – Baixar o arquivo para acesso remoto e abrir utilizando o Microsoft Remote Desktop:


Em algumas versões do Windows, é possível abrir o arquivo diretamente do computador, sem a necessidade de outros aplicativos.
Para fazer o login, no campo “Nome de usuário” utilizar PORTALPPGE\usuário e sua senha(seu usuário e senha criados e enviados por e-mail).

Será aberta uma janela, você utilizará o computador como se estivesse usando qualquer um outro. A interface é baseada no Windows 7, para facilitar a utilização.

Os usuários não disporão de espaço para armazenamento em disco local e nem acesso total a máquina. Somente será liberado o uso de alguns softwares usados no PPGE e de um browser, para que assim que termine possa fazer o upload de seu trabalho para o serviço de nuvem de sua prefência (Dropbox, Drive, Onedrive, etc).

Mesmo fechando a área de trabalho remota, as aplicações continuarão abertas e rodando no servidor remoto. Por tanto, é importantíssimo após terminar o seu trabalho, fazer o logoff de seu usuário. Somente após o logoff, seu usuário liberará acesso e recursos de processamento do servidor para os demais usuários. Após o logoff, todos os arquivos serão apagados. Nunca se esqueça de subir os arquivos para o seu serviço de nuvem!

Os recursos de processamento totais dos computadores serão divididos de forma dinâmica entre os usuários logados naquele momento. Num primeiro momento, será permitido até 4 usuários simultâneos. Caso haja a necessidade, poderá ser agendado previamente um tempo específico para que um único usuário rode uma aplicação com o poderio total do computador.