Especialização

Economia da Cultura

  • Coordenador: Professor Dr. Leandro Valiati

       Profissionais graduados em qualquer área do conhecimento, que possuam como objetivo tornar-se especialistas na produção e gestão de bens culturais, a partir da esfera pública ou privada. O curso permitirá amplo domínio dos meios e conhecimentos necessários ao desenvolvimento de projetos e atividades objetivando ações culturais, voltando-se particularmente a profissionais que atuem em institutos culturais, fundações de apoio à cultura, áreas de responsabilidade social, museus, setores culturais, agências do poder público e organizações do chamado Terceiro Setor, profissionais de marketing e de empresas privadas que tem o setor como nicho de mercado, entre outros.

    Objetivos do curso:

       A expansão da área cultural como atividade econômica organizada vem se consolidando em nosso tempo. Em um ritmo constante aumenta a participação de organizações privadas, públicas e do terceiro setor na criação do bem público cultural, com uma orientação meritória ou de mercado, ou ainda, da fusão destes dois segmentos. Cada vez mais ocorrem ações e investimentos, criam-se ONGs, fundações e institutos, empreendem-se recursos humanos no setor, o que implica positivamente em um aumento da participação relativa da cultura nos PIBs nacional e mundial, a partir da geração de emprego, renda e de externalidades positivas.

       Com a ampliação relativa da importância econômica do setor cultural na economia, evidentemente ocorre a complexificação da gestão, produção e incorporação de bens culturais, o que vem determinando escassez de capital humano no empreendimento de tais atividades. O fornecimento de conhecimentos para o combate desta escassez é então o foco deste curso, na medida em que objetiva preparar o profissional para a tomada de decisões estratégicas na alocação de recursos públicos e privados para a produção e gestão de bens culturais, usando um instrumental lógico e analítico de caráter amplo e academicamente consistente. Assim, o curso pode proporcionar a capacitação de quadros dos setores público e privado para que atuem de forma eficiente na produção e gestão de bens culturais, a partir de capacitações na Teoria Econômica e de Gestão, Cultura (em perspectiva histórico – conceitual) e Gestão Cultural.

    Disciplina Professor
    Preços e Mercados Prof. Stefano Florissi, Dr.
    Homem, Espaço e Cultura Prof. Maria Alice Lahorgue, Drª.
    Políticas, Gestão e Projetos Culturais Prof. Stefano Florissi, Dr.
    Economia Brasileira Prof. Hélio Afonso de Aguilar Filho, Dr.
    Prof. Hermógenes Saviani Filho, Dr.
    Economia da Cultura Prof. Leandro Valiati, Dr.
    Metodologia de Pesquisa em Economia Prof. Stefano Florissi, Dr.
    Política e Planejamento Econômico Prof. Eduardo Ernesto Filippi, Dr.
    Economia da Cultura II Prof. Leandro Valiati, Dr.
    Sociologia da Cultura Prof. Sandro Ruduit Garcia, Dr.
    História da Cultura Prof. Francisco Marshall, Dr.

    Duração total: 360 horas/aula

    Instruções para Matrícula

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  • Período de inscrição

  • Seleção

  • Matrícula

  • Documentos para inscrição

  • Inicio das aulas para edição 2016

  • Término do curso

  • Avaliação

  • Horário

  • Diploma

  • Instruções de investimento para matrícula