Mestrado e Doutorado

Mestrado Profissional

O mestrado profissionalizante é uma modalidade diferenciada de formação profissional de qualidade. Nas últimas décadas, as transformações ocorridas nos mercados de produtos, de serviços e de trabalho caracterizam uma tendência em direção à aquisição de capital humano altamente qualificado. Isto significa dizer que gestores, líderes e tomadores de decisão necessitam de conhecimento específico que os habilite a melhor desempenhar suas atribuições.

O mestrado profissionalizante em Economia do PPGE/UFRGS, atento às crescentes demandas por qualificação profissional de qualidade, oferece uma formação fundamentada no instrumental analítico da moderna teoria econômica, visando melhorar o processo de tomada de decisões no ambiente corporativo. O profissional egresso do programa terá à disposição uma vasta gama de ferramentas analíticas, as quais permitirão melhor compreensão do ambiente econômico, bem como a escolha adequada de processos de solução de problemas. Ainda com o objetivo de desenvolver uma linguagem e compreensão dos problemas comuns à formação de executivos de alto nível, compatível com o mercado internacional, a literatura adotada e as técnicas utilizadas são plenamente comparáveis com cursos de mesmo nível nas melhores Universidades americanas e europeias.

Regime Didático

O Curso de Mestrado Profissionalizante em Economia compreende duas etapas. A primeira, com duração de quatro trimestres, corresponde ao desenvolvimento das disciplinas teóricas e de aplicação, bem como à elaboração do projeto de dissertação. A segunda etapa envolve o desenvolvimento, apresentação e aprovação da dissertação de conclusão do Curso, com duração prevista de 09 meses.

  • Os alunos devem cursar 24 créditos, no mínimo (cada crédito corresponde a 15 horas-aula);
  • Quatro disciplinas, perfazendo 12 créditos, são obrigatórias:

-Elaboração e Análise de Projeto de Dissertação (0 créditos)

-Análise Microeconômica I (3 créditos)

-Análise Macroeconômica I (3 créditos)

-Economia Brasileira Contemporânea (3 créditos)

-Estatística Econômica Aplicada (3 créditos)

  • As demais disciplinas, necessárias para completar os créditos, são eletivas que serão ofertadas conforme a disponibilidade dos professores.

Para obter o grau de Mestre em Economia o aluno deverá satisfazer as seguintes exigências:

  • Completar os créditos exigidos, com um IAG (Índice de Aproveitamento Global) igual ou superior a dois. O IAG é definido com a média aritmética ponderada dos pontos correspondentes aos conceitos finais obtidos nas diversas disciplinas, servindo como ponderação os créditos respectivos das mesmas. O conceito A = 3 pontos; B = 2 pontos; C = 1 ponto; D e FF = 0 pontos;
  • Aprovação no exame de proficiência em língua estrangeira (o aluno deverá prestar o referido exame no decorrer dos 18 meses, após o ingresso no Curso);
  • Aprovação de seu projeto de dissertação;
  • Aprovação de sua dissertação.
X