O PPGCI tem como objetivo capacitar humanos de alto nível em nível de mestrado e doutorado, para o pesquisa acadêmica e desenvolvimento tecnológico. Pretende-se formar alunos principalmente com graduação em Engenharia Civil ou Arquitetura, mas também em outras áreas afins, tais como Engenharia de Produção, Engenharia de Materiais, Design e Meteorologia. Espera-se que uma parte substancial dos egressos atue em instituições de pesquisa, mas também que uma parcela dos mesmos, principalmente dos mestres formados, desenvolva suas atividades profissionais na indústria, serviços ou setor público.

Além do compromisso fundamental com a transversalidade, a proposta prevê que o novo programa será norteado por um conjunto de diretrizes básicas, com o objetivo de alcançar um nível de excelência e fomentar o seu crescimento:

  • Produção científica de alto nível, em diversos meios de divulgação, particularmente em periódicos científicos de alto fator de impacto. Será dado grande incentivo aos jovens docentes para atingirem elevados níveis de produção independente no início das suas carreiras. Será também oferecida aos alunos a possibilidade de substituir o trabalho de conclusão por coletâneas de artigos publicados em revistas de alto impacto.
  • Forte ênfase no rigor metodológico, com o apoio de disciplinas instrumentais, relacionados aos temas de metodologia, de pesquisa, instrumentação e estatística.
  • Busca pela inserção internacional de seus docentes, por meio de projetos envolvendo instituições de vários países, intercâmbio de professores e alunos, e estímulo aos jovens docentes à realização de pós-doutorado no exterior.
  • Envolvimento em temas de grande relevância social, econômica e ambiental para o país.
  • Forte interação com a sociedade, visando à produção e disseminação do conhecimento em conjunto com os seus usuários ou beneficiários, incluindo empresas privadas, entidades setoriais, órgãos públicos e organizações comunitárias.
Regimento Interno
Calendário 2019
Resoluções
Normas da Pós-Graduação (strictu sensu) da UFRGS