FAQ

O agendamento das bancas de defesa e qualificação deve ser realizado pelo orientador(a), através de formulário específico disponível na página de NORMAS E DOCUMENTOS

  • Outros PPGs da UFRGS – Para fazer o aproveitamento de disciplinas realizadas em outros PPGs da Universidade, basta enviar email para ppgecol@ufrgs.br informando o nome da disciplina.
  • Fora da UFRGS – Disciplinas realizadas fora da Universidade devem ser aprovadas pela Comissão Coordenadora. O encaminhamento deve ser acompanhado de ementa da disciplina, número de créditos (acompanhado da conversão de créditos em horas-aula) e o conceito.
  • No curso de doutorado, é possível solicitar o aproveitamento de até 24 créditos realizados no mestrado.

Pode ser solicitada até o término das aulas (data divulgada no cronograma de matrícula), através do email ppgecol@ufrgs.br

O exame de qualificação é obrigatório para doutorandos e doutorandas, consiste na apresentação e defesa de um artigo científico desenvolvido pelo aluno ou aluna, referente à tese, que deverá posteriormente ser enviado para publicação. O exame de qualificação deverá ser realizado até o término do sexto semestre.

Para solicitar a homologação de títulos, além de completar os requisitos de disciplinas, é necessário enviar a versão final corrigida da tese ou dissertação para disponibilização na plataforma LUME.

As orientações estão disponíveis em: https://www.ufrgs.br/bibbio/servicos/orientacao-para-entrega-de-teses-e-dissertacoes/

 

Para o doutorado, é necessário enviar o comprovante de submissão de artigo, produto da tese.

A solicitação de homologação deverá ser enviada para o email ppgecol@ufrgs.br

Após o recebimento, o pedido é encaminhado para homologação da Comissão Coordenadora (reuniões mensais). Após a aprovação, será enviado o aviso por email para solicitação da expedição do diploma no portal do aluno.

A emissão do documento é feita pela PROPG, as orientações sobre os passos seguintes estão disponíveis em

https://www.ufrgs.br/propg/diplomaseapostilas/

Feita através do Portal do Aluno, de acordo com os prazos do PPG que está oferecendo a disciplina. Em caso de cancelamento, deve ser solicitado no PPG que está oferecendo a disciplina. Para que o registro conste no histórico, é necessário solicitar o aproveitamento da disciplina.