O agendamento da banca deve ser encaminhado pelo(a) orientador(a), em fomulário disponível aqui.

 

 

Aproveitamento de créditos

É possível solicitar o aproveitamento de disciplinas realizadas em outros PPGs ou mesmo fora da Universidade.

O aproveitamento é a integralização dos créditos e conceitos, enquanto a equivalência “substitui” uma disciplina obrigatória.

As solicitações são avaliadas pela Comissão de Pós-Graduação e devem ser encaminhadas através de formulário disponível em www.ufrgs.br/ppgecologia/documentos/

O pedido pode ser encaminhado por email e para disciplinas cursadas em outras Instituições de Ensino. é necessário anexar a ementa e atestado contendo o conceito e a carga horária.

 

 

Para solicitar a matrícula o aluno deve acessar www.ufrgs.br/Aluno, realizar login com número do cartão UFRGS e senha. No Portal de Serviços clique em: ENSINO PÓS-GRADUAÇÃO > ALUNO>  MATRÍCULA>  SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA.

O recurso disponibilizado pelo PROEX/CAPES pode ser usado em saídas de campo do projeto do(a) discente, disciplinas realizadas em outros municípios, visitas a outras universidades, materiais de consumo e eventos científicos¹.

A lista de “itens financiáveis” via recursos de custeio do PROEX podem ser consultados no Capítulo VI do regulamento, disponível em  http://www.capes.gov.br/images/stories/ download/bolsas/01122017-Regulamento-do-PROEX-2017-Versao-final-compilada.pdf . Notas de despesas de deslocamento, alimentação, hospedagem e cursos podem estar no nome do aluno. Notas de manutenção de equipamentos e funcionamento de laboratórios deverão estar com o nome e CPF da coordenação, indicando ainda “ PROEX” ao lado nome. Nestes casos, o requerente deve antes consultar a coordenação para avaliação de disponibilidade de recurso.

A divisão desse recurso entre os/as discentes do PPG Ecologia será realizada sob forma de ressarcimento e mediante as seguintes normas:

 

  1. Apresentar comprovação do valor a ser ressarcido via cupom fiscal e mediante preenchimento do formulário disponível no site do PPG Ecologia [https://www.ufrgs.br/ppgecologia/wp-content/uploads/2016/11/Solicita% C3%A7%C3%A3o-de-recursos-para-discentes-1.pdf].
  2. O item da despesa deve estar descrito no corpo do cupom fiscal; vias de cartão de crédito/débito não serão aceitas como comprovante de pagamento.
  3. Apresentar o cupom fiscal original;
  4. Sempre que possível, o nome e o CPF do/a aluno(a) deve constar no cupom fiscal.
  5. Em caso de participação em eventos e/ou disciplinas e/ou cursos é necessária a apresentação do certificado ou algum comprovante de comparecimento.
  6. Eventos científicos sem apresentação de trabalho poderão ser ressarcidos mediante justificativa da relevância do evento para seu projeto¹.

 

IMPORTANTE:

* ¹É possível e recomendado buscar auxílios para eventos científicos prioritariamente junto à PROPESQ/UFRGS, pelo Programa de Fomento à Pesquisa da UFRGS [http://www.ufrgs.br/propesq1/fomento/wp-content/uploads/2019/02/Estudantes-de-p%C3%B3s-gradua%C3%A7%C3%A3o-2019.pdf], mediante apresentação de trabalho.

* O ressarcimento se dará em quatro momentos ao longo do ano: abril (referente a notas de janeiro até março), julho (referente a abril até junho), outubro (referente a julho até setembro) e janeiro (referente a notas de outubro até dezembro).

* Limitamos o valor a ser ressarcido para cada discente em duas diárias por ano (R$ 320,00 cada diária), não podendo ser ressarcidos valores intermediários (só múltiplos de R$ 320). Caso haja recurso excedente ao final do ano (após o último ressarcimento), há a possibilidade de uma segunda rodada de divisão dos valores solicitados e não ressarcidos ao longo do ano base.

* Qualquer dúvida, entre em contato com a representação discente: rdppgecol@gmail.com