VEJA ABAIXO A LISTA DAS DISCIPLINAS ELETIVAS DO PPG ECOLOGIA:

Para visualizar as disciplinas oferecidas no semestre atual, clique em MATRÍCULA.

 

ECP 0050 – ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS (2 créditos)

Profa. Dra. Luciane Oliveira Crossetti

Ecossistemas: histórico e conceitos. Organização em nível de ecossistemas: estrutura e função, dinâmica e mecanismos homeostáticos.  Tipos de ecossistemas. Fluxos de energia e ciclos biogeoquímicos. Influências antropogênicas e bases para recuperação.

ECP 0050 – ECOLOGIA DE CAMPO (6 créditos)

ECP 0051 – LANDSCAPE ECOLOGY (3 ECTS)

Lecturer: Prof. Dr. Fernando Gertum Becker

Landscape Ecology: Conceptual and theoretical bases, factors that influence the establishment of the landscape, structure, function, dynamics, exchange and management concepts. Geographic Information Systems (GIS) and its methodological importance in Landscape Ecology.

ECP 0078 – AQUATIC ECOLOGY

Lecturer: Profa. Dra. Luciane Oliveira Crossetti

Structure and function of aquatic ecosystems. Typology and lakes according to the thermal balance, nutrient balance and composition of communities. Pollution in standing water, eutrophication and sanitation methods. Concepts and types of rivers, basins and systems in different climatic regions. Pollution of rivers and other biological systems assessment. Water treatment and sewage.

ECP 0084 – ESTATÍSTICA APLICADA A ECOLOGIA II (2 créditos)

Prof. Dr. Valério De Patta Pillar

Análise multivariada em Ecologia, ecologia numérica. Aplicação de métodos estatísticos para análise de dados biológicos, quantitativos e qualitativos, nos diversos campos da área ecológica.

ECP 0098 – TÓPICOS ESPECIAIS APLICADOS À ECOLOGIA (2 créditos)

Ementas variáveis, visando a participação de professores visitantes, especialistas convidados ou mesmo docentes permanentes do Curso, na busca de abordagem de temas relevantes à formação dos alunos.

ECP 00105 – TÓPICOS AVANÇADOS EM ECOLOGIA QUANTITATIVA (2 créditos)

Prof. Dr. Valério De Patta Pillar

O problema da percepção de fenômenos em ecologia de vegetação; o efeito da escala e dos critérios de categorização; análise e predição de padrões e processos espaciais e temporais em vegetação; análise de comunidades baseada em caracteres; aplicação de lógica difusa; inferência probabilística; modelos matemáticos; avaliação e otimização de métodos; uso de aplicativos para análise em computador.

ECP 00107 – ECOLOGIA MOLECULAR (2 créditos)

Prof. Dr. Thales Renato O. de Freitas

Origem da filogeografia e da Ecologia Molecular. DNA nuclear e mitocondrial. Microssatélites. Técnicas de detecção de variantes ao nível de DNA. Estimação de migração, estrutura populacional e tamanho populacional. Identificação forense em espécies ameaçadas. Genética da conservação. Hibridação. Fragmentação de habitat e sua relação com marcadores moleculares.

ECP 00108 – ESTÁGIO DOCÊNCIA PARA MESTRADO (2 crédito)

Participação do aluno como assistente de docência em disciplinas de graduação de áreas afins ao tema de sua dissertação ou tese, com vistas a sua capacitação como docente. Disciplina eletiva para bolsistas de Mestrado de agências governamentais.

ECP 00110 – GEOPROCESSAMENTO APLICADO À ECOLOGIA (2 créditos)

Prof. Dr. Fernando Gertum Becker

Conceitos de sistemas de informação geográfica (SIG). Por que SIG na Ecologia? Representação espacial de dados ecológicos. Fontes de dados para geoprocessamento. Operações com mapas. Integração espacial de dados ambientais. Análise geográfica. Modelagem em SIG.

ECP 00118 – ECOLOGIA HUMANA E MANEJO DE RECURSOS (3 créditos)

Prof. Dr. Renato A M. Silvano

Ecologia Humana, Etnobiologia (Etnoecologia e Etnotaxonomia), conceitos básicos, manejo de recursos naturais por populações humanas; aplicações de conceitos e teorias da Ecologia no estudo do comportamento humano; Ecologia Cultural: tabus e restrições alimentares; Metodologia em estudos de ecologia humana (entrevistas).

 

ECP 00120 – REDAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS (2 créditos)

Prof. Dr. Fernando G. Becker

Organização de um trabalho científico; principais convenções de formatação; técnicas simples de redação; geração/formatação automática de citações e referências bibliográficas; o processo de publicação.

ECP 00121 – BIOMARCADORES NO DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO AMBIENTAL (2 créditos)

Profa. Dra. Vera Maria Ferrão Vargas

Impactos de agentes tóxicos ambientais nos sistemas vivos e nos processos dos ecossistemas; biomarcadores para avaliar a presença de agentes tóxicos ambientais através de diferentes efeitos biológicos; estratégias de abordagens físicas, químicas e biológicas em diferentes compartimentos ambientais; biomarcadores genéticos para avaliação precoce de alterações na qualidade ambiental. Efeitos na saúde humana em decorrência de exposição a agentes tóxicos e genotóxicos no ambiente; aplicação de biomarcadores para legislação ambiental.

ECP 00122 – ECOLOGIA QUÍMICA VEGETAL( 3 créditos)

Prof. Dr. Geraldo L. G. Soares

Disciplina de caráter teórico que tem por objetivo discutir a atuação de substâncias do metabolismo secundário vegetal na sinalização com a biota associada. O conteúdo programático será distribuído em dois módulos. No primeiro serão apresentados os tópicos descritos no programa analítico da disciplina. No segundo módulo os alunos serão orientados na preparação de seminários e/ou monografias que, além de serem utilizados como instrumentos de avaliação, favorecerão o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos.

ECP 00126 – ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA CIÊNCIA E DA ECOLOGIA (2 créditos)

Prof. Dr. Valério De Patta Pillar

Introdução às principais abordagens filosóficas da ciência. Introdução aos principais paradigmas da ecologia. Críticas epistemológicas à ecologia. A publicação científica como instrumento de divulgação. A revisão pelos pares e o processo de publicação. Cienciometria. Ética no compartilhamento de dados, colaborações e publicações. Autoria em publicações.

ECP 00128 – CONSERVAÇÃO E BIODIVERSIDADE (2 créditos)

Prof. Dr. Andreas Kindel e Prof. Dr. Demetrio Guadagnin

Conservação: integrando a teoria e a ética à prática e vice-versa. Antropoceno: o ser humano como fator de transformação da biosfera e suas conseqüências sobre populações e comunidades. O que fazer e porquê: valores e ética. Manejo de populações, comunidades e paisagens: espécies “invasoras”, espécies ameaçadas, áreas protegidas e conectividade da paisagem. Práticas de manejo: abordagens e instrumentos disponíveis para o diagnóstico, planejamento de estratégias e monitoramento/avaliação da efetividade.

ECP 00129 – ECOLOGIA DE INTERAÇÕES ENTRE ANIMAIS E PLANTAS (2 créditos)

Prof. Dr. Milton Mendonça Junior

Natureza, aspectos evolutivos e ecológicos das interações entre animais e plantas. Herbivoria, polinização, dispersão de sementes. Interações entre animais e plantas no tempo e no espaço (metacomunidades). Discussão de hipóteses correntes e históricas na literatura sobre interações animal-planta. Importância das interações animal-planta para as sociedades humanas. Biologia da conservação das interações animal-planta.

ECP 00130 – ECOLOGIA FILOGENÉTICA DE COMUNIDADES (4 créditos)

Prof. Dr. Leandro da Silva Duarte

Abordagens filogenéticas e funcionais em ecologia. Agrupamento e repulsão filogenética. Diversidade filogenética. Filobetadiversidade.  Composição filogenética. Padrões filogenéticos em metacomunidades. O uso de árvores filogenéticas em ecologia. Métricas de estrutura e diversidade filogenética. Estrutura filogenética de comunidades. Sinal  filogenético. Conservação filogenética de nicho.

ECP 00132 – ECOLOGIA DE RESTAURAÇÃO  (3 créditos)

Profa. Dra. Sandra Cristina Müller e Prof. Dr. Gerhard Overbeck

A disciplina contempla abordagens teóricas e aplicadas de Ecologia de Restauração, conceitos, modelos, metodologias e ferramentas para práticas em restauração ecológica. O curso inicia com as bases teóricas da Ecologia de Restauração: uma ciência que embasa as práticas da restauração ecológica.  Serão discutidos conceitos e temas atualmente reconhecidos pela comunidade acadêmica, compreendendo valores ecológicos, técnicos e humanos.  Além disso, serão discutidos artigos sobre ecologia de restauração, usando exemplos de ecossistemas
brasileiros e alguns outros projetos de sucesso conhecidos mundo afora.

ECP 00136 –  PROGRAMAÇÃO E FERRAMENTAS NO AMBIENTE R (2 créditos)

Prof. Dr. Adriano Sanches Melo

Ementa:  O que é programação.  Filosofia do R.  Uso básico (operações  aritméticas, atribuição, uso de funções, argumentos, casa decimal, área de trabalho, histórico, script).  Criação de funções escritas em R.  Tipos de objetos.  Testes booleanos. Coerção. Avaliação de condições.  Extração e substituição de elementos de objetos. Nomes. Amostragem. Ciclos. Outras ferramentas úteis para Ecólogos.

ECP 00137 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL (2 créditos)

Profa. Dra. Teresinha Guerra

Conhecendo os fundamentos da educação ambiental: os movimentos ecológicos e a contestação social, a emergência da educação ambiental e sua institucionalização no Brasil.  Legislação e políticas públicas em educação ambiental. Elementos de conscientização: relação homem-meio ambiente e educador-educando.  Metodologias e técnicas em educação ambiental.  Vertentes contemporâneas em educação ambiental.

ECP 00138 – INTRODUÇÃO AO DELINEAMENTO DE PROJETOS EM ECOLOGIA (2 créditos)

Prof. Dr. Leandro da Silva Duarte

Aplicando o método científico em estudos ecológicos. Traduzindo observações em hipóteses e predições. Tipos de projetos em Ecologia. Delineamento de projetos a partir de hipóteses. Noções básicas da amostragem. Tipos de amostragem. Universo amostral. Noções de escala. Definindo as variáveis do projeto.

ECP 00139 – MANEJO DE RECURSOS BIOLÓGICOS (3 créditos)

Prof. Dr. Demetrio Luis Guadagnin

O conceito de recurso. Recursos em populações silvestres. Caça. Pesca. Extrativismo. Usos indiretos. Produtos florestais. A biodiversidade como um recurso. O conceito de exploração. O conceito de sustentabilidade. Motivações para a exploração. Representações sobre exploração. Evolução da exploração. Dinâmica e regulação de populações. Mortalidade aditiva e compensatória. Predação. Métodos de estimação e parâmetros. Avaliação e manejo de condições. Efeitos da exploração em populações, comunidades e ecossistemas. Regulação da exploração. Manejo de habitats e paisagens. Manejo de populações e interações. Manejo adaptativo, participativo e comunitário. Juízos morais sobre a exploração. Nossa relação com os animais e a biodiversidade.

 

Prof. Dr. Gonçalo Ferraz

 Esta disciplina apresenta princípios de modelagem estatística e estimativa de parâmetros populacionais com base em dados reais e em dados simulados. O programa parte da distinção entre trabalho teórico e empírico, aborda a importância da incerteza na ecologia e exemplifica o ajuste de modelos estatísticos a dados sob a perspectiva Bayesiana ou de Verossimilhança Máxima. Os exemplos de modelagem usarão dados de contagem de animais não marcados, de marcação e recaptura e de detecção de espécies. No último dia abordaremos a utilidade da estimativa de parâmetros para o monitoramento e manejo de biodiversidade. Da parte da manhã teremos duas horas de aula teórica e da parte da tarde duas horas e meia de aula prática, com intervalos em ambas as sessões. O componente prático será inteiramente desenvolvido no ambiente R.

ECP 00143 – Introdução ao R 

Dr. Vanderlei Debastiani

Serão apresentados os conceitos básicos de programação e de funções para manipulação de dados. Serão abordados os principais tipos de estrutura de dados, operações lógicas, funções matemáticas e análises exploratórias, importação de dados, indexação e exportação de resultados.

ECP 00144 – Introdução à Estatística

Dr. Vanderlei Debastiani

Os principais pontos observados são revisão dos principais conceitos matemáticos em estatística, apresentação e descrição de dados, distribuições de probabilidade e interpretação de intervalos de confiança e testes estatísticos.

ECP 00145 – Macroevolução e Métodos Filogenéticos Comparativos (2 créditos)

Prof. Dr. Renan Maestri

Teoria macroevolutiva. Filogenias e o método filogenético comparativo. Modelos de diversificação de linhagens. Manipulando filogenias e dados comparativos no R. Modelos de evolução fenotípica quantitativa: Brownian motion, contrastes independentes, PGLS. Sinal Filogenético. Outros modelos contínuos: Ornstein-Uhlenbeck, Early-Burst, seleção de modelos evolutivos. Modelos multi-taxa e multi-regime. Métodos comparativos multivariados. Disparidade fenotípica ao longo do tempo, taxas evolutivas. Estimativa de estados ancestrais.

ECP 00146 – Ecologia Morfológica e Morfometria Geométrica (2 créditos)

Prof. Dr. Renan Maestri

Fundamentos de Ecologia Morfológica e de Biometria. O que é a teoria da forma e qual a importância da covariação fenotípica na ecologia e evolução morfológica. Ferramentas para análise da forma dos organismos, morfometria geométrica e tudo que a cerca: métodos com landmarks e semi-landmarks e principais análises estatísticas em morfometria. A importância do tamanho: conceitos e aplicações em alometria e ontogenia. Conceitos gerais de genética quantitativa, integração morfológica e modularidade. Aplicações de métodos comparativos em um contexto multivariado. Componente prático com o uso de aplicativos para análise em computador.

ECP 00147- Evolução e Significado Ecológico do Metabolismo Secundário de Plantas (3 créditos)

Prof. Dr. Geraldo Soares

Disciplina cujo objetivo é apresentar as principais rotas de metabolismo secundário vegetal e discutir o papel evolutivo e ecológico das substâncias produzidas.  Serão abordados os seguintes tópicos: caracterização, biossíntese e evolução dos fenilpropanoides (derivados fenólicos), caracterização, biossíntese e evolução dos alcaloides, caracterização, biossíntese e evolução dos terpenoides, nodos quimioevolutivos, características químicas distintivas em taxa vegetais, sinalização química, valor adaptativo dos metabólitos secundários nas interações entre plantas e a biota associada, adaptação química a estresses ambientais. Esses tópicos serão organizados em aulas teóricas e também trabalhados na forma de seminários.