Para visualizar as disciplinas oferecidas no semestre atual, clique em MATRÍCULA.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

ECP 00123 – SEMINÁRIOS PARA MESTRADO (2 créditos)

Profa. Dra. Sandra Müller

Apresentação e discussão de tema de pesquisa em andamento relativa à dissertação de mestrado. Orientação em técnicas de apresentação de trabalhos científicos. Obrigatória para mestrandos.

ECP 00124 – SEMINÁRIOS PARA DOUTORADO I (2 créditos)

Profa. Dra. Sandra Müller

Apresentação e discussão de temas especiais na área ambiental e de pesquisa em andamento. Orientações e técnicas de apresentação de trabalhos científicos. Obrigatório para doutorandos.

ECP 00125 – SEMINÁRIOS PARA DOUTORADO II (2 créditos)

Profa. Dra. Sandra Müller

Apresentação e discussão de resultados obtidos na pesquisa em desenvolvimento com referência à tese de doutorado. Orientações e técnicas de apresentação de trabalhos científicos. Obrigatório para doutorandos.

ECP 00109 – ESTÁGIO DOCÊNCIA PARA DOUTORADO I (2 créditos)

Participação do aluno como assistente de docência em disciplinas de graduação de áreas afins ao tema de sua dissertação ou tese, com vistas a sua capacitação como docente. Disciplina obrigatória para bolsistas de Doutorado de agências governamentais. Oferecida no primeiro semestre.

ECP 00111 – ESTÁGIO DOCÊNCIA PARA DOUTORADO II (1 crédito)

Participação do aluno como assistente de docência em disciplinas de graduação de áreas afins ao tema de sua dissertação ou tese, com vistas a sua capacitação como docente. Disciplina obrigatória para bolsistas de Doutorado de agências governamentais. Oferecida no segundo semestre.

ECP 0055 – ECOLOGIA DE POPULAÇÕES: Fundamentos Teóricos de Dinâmica Populacional (2 créditos)

Prof. Dr. Gonçalo Ferraz

A disciplina de Ecologia de Populações apresenta uma introdução à teoria ecológica de crescimento populacional a par com treinamento de programação em R e de simulação de dados ecológicos. O conteúdo começa na apresentação do modelo de crescimento populacional exponencial, com todas suas premissas simplificadoras, e progride ao longo de sete aulas eliminando sequencialmente uma premissa de cada vez e explorando as consequências. O raciocínio analítico praticado ao longo da disciplina é essencial para qualquer sub-área da ecologia, ao passo que a compreensão dos mecanismos de crescimento populacional é particularmente importante para entender os processos que operam a nível da comunidade. Da parte da manhã teremos duas horas de aula teórica e da parte da tarde duas horas e meia de aula prática, com intervalos em ambas as sessões. O componente prático será inteiramente desenvolvido no ambiente R.

ECP 00127 – FUNDAMENTOS TEÓRICOS EM ECOLOGIA DE COMUNIDADES  (2 créditos)

Apresentar e discutir as bases teóricas existentes em ecologia de comunidades, a partir do estudo de conceitos e de trabalhos empíricos focados em diferentes grupos taxonômicos (plantas e animais). Com trabalhos clássicos e contemporâneos, a disciplina visa estabelecer uma visão crítica desta área de conhecimento bem como visa sedimentar seus fundamentos teóricos.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS ALTERNATIVAS

ECP 0074 – ESTATÍSTICA APLICADA À ECOLOGIA I (4 créditos)

Prof. Dr. Valério De Patta Pillar

Ementa: Conceitos gerais da análise bioambiental, tipos de dados, acurácia de medidas. Fundamentos de álgebra de matrizes. Descrição de universos amostrais, distribuições teóricas e empíricas de freqüências, probabilidade, estimativas. Otimização da amostragem dependente de objetivos. Medidas de semelhança de agrupamentos, análise de tabelas estruturadas. Testes de hipóteses, inferência probabilística através de testes de aleatorização. Comparações probabilísticas entre amostra e padrão, entre amostras, entre variáveis, delineamentos experimentais, análise da variância multivariada, modelos de regressão. Uso de aplicativos para análise em computador.

ECP 00140 – MÉTODOS ESTATÍSTICOS AVANÇADOS EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO (4 créditos)

Ementa: Oferecer uma visão geral da modelagem estatística moderna de processos ecológicos e dos principais métodos de análise de dados univariados utilizados em Ecologia e Evolução.