Aprendizagem e Ensino


Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A linha de pesquisa desenvolve estudos sobre ensino, desenvolvimento cognitivo, processos de aprendizagem e formação docente, ocupando-se tanto do papel da educação no desenvolvimento humano como dos processos de singularização na educação e na cultura da saúde. Aprofunda tanto as interfaces de produção do conhecimento educacional quanto os aspectos epistemológicos, culturais, escolares e das tecnologias de informação e comunicação. Contempla, ainda, o estudo das pedagogias do corpo e da saúde.

Professores
Beatriz Vargas Dorneles
Fernando Becker
Luciana Vellinho Corso
Marcelo Leandro Eichler
Maria Luiza Rheingantz Becker
Ricardo Burg Ceccim
Rodrigo Lages e Silva
Sergio Roberto Kieling Franco

Temáticas Individuais

Psicopedagogia e Educação – Profa. Beatriz Vargas Dorneles
Trata das questões ligadas aos processos de ensino e aprendizagem de diferentes sistemas simbólicos, sua história e psicogênese. Discute a diversidade cultural, as formas de seleção e o fracasso escolar.

Educação e construção do conhecimento – Prof. Fernando Becker
Estudos em epistemologia genética piagetiana e pedagogia freireana, abordando o desenvolvimento do sujeito cognoscente não apenas em suas interações com o objeto (físico, simbólico, social, cultural, histórico), mas também contextualizando-as no amplo ambiente pedagógico em que as ações do professor e do aluno constituem sentido somente na medida em que constroem o novo por sucessivos patamares de abstração reflexionante.

Psicopedagogia e Aprendizagem – Profa. Luciana Vellinho Corso
Estudo dos processos cognitivos subjacentes à aprendizagem da leitura, escrita e matemática inicial. Obstáculos à aprendizagem de tais sistemas simbólicos. Diversidade na aprendizagem. Intervenção nos processos de aprendizagem .

Estudos sobre a difusão da obra de Jean Piaget – Prof. Marcelo Eichler
O objetivo geral desta temática da linha de pesquisa é evidenciar e analisar a recepção diacrônica, isto é a difusão, dos livros e dos artigos de Jean Piaget principalmente nas áreas da didática das ciências, das neurociências e na epistemologia da biologia.

Epistemologia Genética e Práticas Escolares – Profa. Maria Luiza R. Becker
Aborda a difusão e a recepção da Epistemologia Genética entre osicopedagogos buscando as demandas feitas à teoria e a formulação de prioridades temáticas. Subsidia a análise das práticas e a formação de educadores.

Educação em Saúde – Prof. Ricardo Burg Ceccim
Busca a reflexão problematizadora da pesquisa em Educação em Saúde, colocando a pesquisa na educação em saúde como produção de compromissos e de novas perspectivas ético-estético-políticas, detecção dos processos de montagem de mundos e produção de coletivos organizados para a produção, reconhecendo na saúde e na educação instâncias de co-gestão de espaços coletivos e de articulação entre informação, ação e atuação.

Pensamento e Subjetivação – Rodrigo Lages e Silva
Aborda genealogicamente as concepções sobre pensamento e subjetivação expressas nas diferentes psicologias e  práticas de ensino. Estuda os aspectos sociais, afetivos e cognitivos das aprendizagens através de etnografias educacionais.

Processo de Ensino / Aprendizagem – Prof. Sergio Roberto Kieling Franco
Busca de otimização do processo de ensino/aprendizagem através da compreensão dos processos cognitivos e do desenvolvimento de estratégias principalmente através do uso das novas tecnologias da informação e comunicação.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.