Arte, Linguagem e Currículo


Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Esta linha de pesquisa reúne pesquisadores que buscam compreender relações entre arte, linguagem e currículo, no âmbito da educação, com foco nos temas da formação docente, das políticas curriculares, da infância e juventude, da constituição subjetiva articulados às complexas questões do discurso e da imagem, bem como das poéticas da fala, do corpo e da escrita. As investigações produzidas nesta linha enfatizam as relações inseparáveis de teoria e prática, de arte e pedagogia, de política e produção do sujeito.

Professores
Analice Dutra Pillar
Cristian Poletti Mossi
Doris Maria Luzzardi Fiss
Fabiana de Amorim Marcello
Gilberto Icle
Luciana Gruppelli Loponte
Luís Armando Gandin
Margarete Axt
Rosa Maria Bueno Fischer
Simone Zanon Moschen

Temáticas Individuais

Educação e artes visuais – Profa. Analice Dutra Pillar
Estudos em educação e artes visuais, enfocando especificidades do conhecimento em arte; produção de efeitos de sentido em textos visuais e audiovisuais; interações de linguagens. Relações entre arte, mídia e cotidiano através da leitura de macro e micronarrativas em contextos educativos

Processos de criação/invenção e docência – Prof. Cristian Poletti Mossi
Estudos que articulam processos de criação/invenção e suas inter-relações com a docência e com a pesquisa em educação; Matérias de expressão de ideias em percursos de investigação e de formação docente; Educação das artes visuais, filosofias da diferença e formação docente.

Docência e discurso – Profa. Doris Maria Luzzardi Fiss
Estudos em educação e análise de discurso. Discurso, texto, enunciação. Autoria. Mal-estar docente. Produção de sentidos. Heterogeneidade.

Infância e imagem – Profa. Fabiana de Amorim Marcello
Estudos relacionados aos conceitos de infância e de imagem (especialmente aqueles ligados ao cinema e às artes visuais); Foucault e a perspectiva da estética da existência; Didi-Huberman e a problemática da imagem.

Educação e Estudos da Presença – Prof. Gilberto Icle
Análise e estudo sobre linguagem, currículo e práticas performativas em contextos escolares e de formação. Ensino e formação do artista e do professor no teatro, na dança e na performance. Análise dos processos de criação na perspectiva da presença em contextos artísticos e educacionais.

Arte e Docência – Profa. Luciana Gruppelli Loponte
Estudos ligados à relação entre arte e docência e seus desdobramentos, podendo compreender: formação estética docente; relação entre arte, ética e estética; práticas artísticas contemporâneas; relações de gênero, artes visuais e educação; formação inicial e continuada docente, envolvendo as artes; abordagens contemporâneas para o ensino de artes visuais .

Currículo e Políticas Educacionais – Prof. Luís Armando Gandin
Estudos sociológicos sobre currículo e políticas educacionais. Teoria de currículo, análise de políticas curriculares e da vivência do currículo na escola. Análise de políticas da educação nos seus múltiplos contextos. Estudo de reformas educacionais .

Estudos em linguagem interação cognição – Profa. Margarete Axt
A perspectiva ético-estética e a arquitetônica dialógica agenciada em dispositivos educativos, segundo critérios imanentes de apreciação de modos de existência. Experimentação de práticas em projetos de criação coletiva e acolhimento às singularidades. Subjetividade polifônica, produção de sentidos, heterogênese e expressividade, autoria (coletiva) e estilo. Enunciação como uma pragmática que opera em devir no agenciamento, produzindo variações ou linhas de criação .

Comunicação, Artes de si e Educação – Profa. Rosa Maria Bueno Fischer
Estudo de processos de subjetivação na cultura da imagem. Relações entre mídia, cinema, currículo, arte, discurso e educação, a partir de problematizações que dizem respeito: a) a uma filosofia e a uma educação do olhar; b) às relações entre pensamento e experiência e; c) às possibilidades de modos de criação da própria existência, na chamada “sociedade da informação”.

Educação, Subjetividade e Linguagem – Profa. Simone Zanon Moschen
Estudos relacionados às diferentes modalidades de laço entre educação, subjetividade e linguagem, com ênfase na dimensão política dessas articulações. Análise de práticas que se constituem em pontos de visibilidade dos processos de estruturação do sujeito na sua relação ao laço social, entre as quais: a fala, a escrita e a produção de imagens. Tais práticas, nas suas singularidades, possibilitam uma problematização dos processos de nomeação, de inscrição na cultura e de construção de um estilo, este entendido como produção de um lugar de enunciação.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.