Dinter


Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Dinter com a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

 

Em 2015, e com o objetivo de fortalecer o conjunto de ações interinstitucionais que, historicamente, o PPGEDU/UFRGS busca desenvolver e ampliar – notadamente aquelas que implicam o apoio e o fortalecimento de ações direcionadas a instituições que se situam fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa, abrimos uma seleção pública, divulgada no site do Programa, para candidaturas institucionais com vistas à realização de Doutorado.

Após análise criteriosa das cinco propostas inscritas, selecionamos, em janeiro de 2016, a Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL para efetivação do projeto. O projeto que tramitou nas duas instituições e foi aprovado pelo Edital CAPES 2016. Coordenam o DINTER, na instituição promotora, a Profa. Fabiana de Amorim Marcello (UFRGS) e, na instituição receptora, o Prof. Cristiano Cezar Gomes da Silva (UNEAL). O objetivo deste projeto, e que converge para uma das razões de nossa escolha pela UNEAL, diz respeito à realização efetiva de formação de 17 novos pesquisadores/doutores para atuação direta na Universidade. Do corpo docente da UNEAL, hoje formado por 228 professores, apenas 45 possuem doutorado. Ou seja, apenas 20% dos professores da Universidade possuem título de Doutor. Espera-se, com o DINTER, ampliar este número na razão de cerca de 45% (de 45 professores para 62).

A UNEAL atua com seis campi, espalhados em cinco cidades do interior do estado de Alagoas e na capital Maceió, mantendo forte atuação na formação de professores (já que possui dez licenciaturas). Assim, do ponto de vista político e econômico, a formação de doutores, além de contribuir para a diminuição de índices em uma realidade merecedora de ações, favorecerá a criação e consolidação de novos grupos de pesquisa, ensino e extensão, criando condições para a ampliação de investigações que se dediquem a enfrentar os desafios da educação brasileira, particularmente aqueles vivenciados na região de inserção da instituição receptora. Com a aprovação do projeto em novembro de 2016, o DINTER Educação UFRGS-UNEAL iniciou suas atividades em março de 2017 na busca de da formação, em nível de doutorado, de 17 docentes da instituição receptora até o ano 2020.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.