Doutorado


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No prazo máximo de 48 meses (tanto para bolsistas, como para não-bolsistas), será conferido o Título de Doutor em Educação ao(a) aluno(a) que:

I) obtiver aprovação nas atividades curriculares desenvolvidas;

II) completar o número mínimo de créditos exigidos pelo Curso (30);

III) for aprovado em proficiência em leitura em duas línguas estrangeiras modernas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano;

IV) for aprovado em sessão pública de defesa de proposta de tese (equivalente ao exame de qualificação), conforme artigo 29 deste Regimento;

V) apresentar uma tese aprovada, em português, espanhol ou inglês, em conformidade com o disposto neste Regimento e nas Resoluções 114/2014, 115/2014 e 007/2015 da Câmara de Pós-Graduação da UFRGS;

VI) obtiver a homologação da versão final da tese, observada a incorporação das recomendações da Banca Examinadora;

VII) estiver em dia com o Sistema de Bibliotecas da Universidade e possíveis relatórios de atividades desenvolvidas no Programa;

VIII) comprovar a publicação ou aceite de uma produção bibliográfica, conforme regulamentação específica (Resolução 01/2015).

O currículo é delineado pelo aluno em conjunto com seu orientador, tendo em vista a formação teórica e as questões específicas de sua proposta de tese. Para ser aprovado nas disciplinas, seminários, práticas de pesquisa e leituras dirigidas, o aluno deverá ter conceitos A, B, ou C em cada uma, totalizando 30 créditos.

O aluno de Doutorado, para a integralização dos 30 créditos exigidos, poderá aproveitar:

I) até 20 créditos cursados no Mestrado, de acordo com a especificidade da área da Educação;
II) até 10 créditos cursados como aluno externo – Programa PEC – PPGEDU;
III) até 10 créditos em disciplinas de Pós – Graduação stricto sensu cursadas fora do PPGEDU;
III) até 08 créditos em trabalhos publicados durante o curso;
IV) até 02 créditos por estágio de docência no ensino superior, desde que o estágio não seja obrigatório.

Os projetos de tese são examinados em abrangência (no campo de conhecimento em que se inserem) e em profundidade (à luz das teorias de referência); são, ainda, apreciadas do ponto de vista da construção do objeto de pesquisa, do delineamento da pesquisa, da adequação metodológica, das fontes bibliográficas, do cronograma e da sua exequibilidade.

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