Estrangeiros


Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Modalidades de Seleção para Candidatos Estrangeiros

Seleção Via Edital de Vagas – Aberta Também para Candidatos Brasileiros

Anualmente, o Programa lança um edital com todas as informações para os interessados em ingressar nos cursos de mestrado e doutorado. Normalmente o edital é lançado nos meses de janeiro e fevereiro para ingresso no mês de agosto de cada ano. Essa modalidade não é a melhor opção para estrangeiros, pois a seleção desse edital não dá direito automático à bolsa de estudos. Depois do ingresso no curso o aluno deve concorrer com os alunos brasileiros às bolsas disponibilizadas pelo Programa. Além disso, o candidato deve estar em Porto Alegre presencialmente para a prova escrita (em língua portuguesa) que é apenas a primeira parte do processo de seleção. Veja o edital mais recente clicando aqui.

Edital OEA

Trata-se de edital específico para americanos (principalmente latino-americanos) promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Todo o processo é realizado pela OEA. Os interessados podem acessar o site http://www.oas.org/es/becas. No menu “oportunidades” do referido site, veja o link “Becas no Brasil”. Clicando nesse link, o interessado terá acesso ao último edital (convocatória). Caso o candidato queira se preparar para a próxima seleção, no próprio link tem itens como “perguntas frecuentes”, “errores comunes”, “checklist” e “Sobre Brasil”, além dos contatos da OEA para demais dúvidas. A seleção nesse edital garante a bolsa de estudos. O candidato não precisa fazer contato prévio com o nosso Programa. As vagas estarão no edital da OEA.

Edital PEC-PG CAPES

A CAPES é uma fundação brasileira pública federal que dá bolsas de estudos para estrangeiros. Há um edital anual lançado pela CAPES. Para concorrer nele o candidato deve ter uma carta de aceitação do Programa previamente acordada. Para obter a carta no nosso Programa o candidato estrangeiro deve contatar um dos possíveis orientadores na lista de professores que possuem vagas. Esse contato pode demorar, recomenda-se contato com antecedência mínima de 60 dias antes do prazo final para a inscrição. Normalmente há necessidade de contatar mais de um professor até ser aceito. A lista de professores aptos a receber alunos estrangeiros no nosso Programa é divulgada aqui a cada ano. O candidato deve enviar diretamente ao professor seu projeto de pesquisa e uma vez aceito pelo professor a secretaria emite a carta de aceitação. Para informações consulte o site da CAPES em www.capes.gov.br.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.