Estudos Culturais em Educação


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Estudos Culturais em Educação
Concebendo a educação como um processo sociocultural de significação e aculturação, definido por relações de poder, a linha de pesquisa se concentra na análise e na problematização: a) dos mecanismos, estratégias e políticas de constituição de sujeitos e de identidades; b) de regimes e esquemas de representação de diferentes grupos; c) da dinâmica de funcionamento de artefatos culturais conectados com a educação; d) das conexões entre a educação e as diferentes racionalidades políticas contemporâneas.

Professores
Alfredo Veiga-Neto
Clarice Salete Traversini
Cristianne Maria Famer Rocha
Fernanda Wanderer
Lodenir Becker Karnopp
Luis Henrique Sacchi dos Santos
Maria Lucia Castagna Wortmann
Rosa Maria Hessel Silveira

Temáticas Idividuais

Dispositivos disciplinares, controle e governamento; Estudos Foucaultianos e Educação – Prof. Alfredo Veiga-Neto
Análise e problematização das práticas pedagógicas (discursivas e não discursivas) que têm se articulado para estabelecer a disciplinaridade tanto como um “problema” epistemológico, quanto como um “problema” comportamental a serem equacionados e resolvidos em termos pedagógicos.

Políticas e práticas curriculares e processos de in/exclusão na escola contemporânea; Biopolítica, governamentalidade e Educação – Profa. Clarice Salete Traversini
Analise da implementação de políticas inclusivas problematizando os efeitos nos currículos e na constituição dos sujeitos escolares, a partir dos estudos foucaultianos. As pesquisas centram-se no estudo de práticas curriculares produzidas e operacionalizadas nas escolas contemporâneas

Educação, Comunicação e Saúde – Profa. Cristianne Maria Famer Rocha
Estudo de processos de educação e comunicação na e sobre a saúde. Privilegia os estudos que tomam a educação e a comunicação como instâncias em que se articulam processos de produção, circulação e divulgação de práticas sociais (discursos, identidades, subjetividades, entre outros). Também se propõe a discutir e analisar como os discursos (e seus regimes de verdade) concorrem para organizar as práticas sociais e promover determinadas formas de se pensar, na contemporaneidade, o sujeito, a saúde e a sociedade como um todo.

Cultura, currículo e práticas pedagógicas – Profa. Fernanda Wanderer
Analisa questões relativas à cultura e ao currículo tomando como lentes teóricas os estudos de Michel Foucault. Estuda os mecanismos de produção das diferenças e identidades dos sujeitos da educação. As pesquisas centram-se no exame de práticas escolares e não escolares, em especial, aquelas da área da Educação Matemática.

Narrativas, Diferenças e Estudos Surdos – Profa. Lodenir Becker Karnopp
Análises de dimensões pedagógicas e da inscrição do outro em narrativas diversas. Investigação dos usos da cultura na era global. Análise de vertentes, tendências e perspectivas nos Estudos Surdos, com ênfase na educação bilíngue, línguas de sinais e cultura surda.

Políticas do Corpo e da Saúde: medicalização da escola e da sociedade – Prof. Luis Henrique Sacchi dos Santos
Pesquisa e problematiza as práticas e instâncias de produção contemporâneas dos corpos. Nesta direção, visa a problematizar a recorrente relação natureza/cultura presente nas discussões acerca do corpo, sobretudo no âmbito daquilo que, hoje, se tem chamado de cultura somática. Cultura essa que se caracteriza pelo entendimento de que o corpo vem assumindo um caráter central na constituição de nossas subjetividades. Toma-se também a articulação “Educação & Saúde” como ponto principal de discussão dos trabalhos, a partir de diferentes conceitos (tecnobiociências, biopolítica, biomedicalização, sujeito cerebral, neurociências, entre outros) que têm permitido problematizar processos educativos que nos posicionam, contemporaneamente, como indivíduos saudáveis ou não, como aqueles/as que devem escolher, no repertório de possibilidades oferecidas pela bioeconomia e pelo biovalor o que é, supostamente, melhor para nossas vidas.

Ciência, currículos e pedagogias culturais – Profa. Maria Lúcia Castagna Wortmann
Estudos relativos à produção cultural da ciência, da natureza, da tecnologia, do corpo e da saúde em situações educativas formais (universidade, escola, sala de aula) e informais (museus, práticas científicas, manuais, mídia impressa e televisiva, entre outras), desenvolvidos em articulação com a Educação Ambiental, a Educação em Ciência, a Educação para a Saúde e os Estudos de Ciência.Atenta-se, também, para a produção cultural de áreas de conhecimento e disciplinares.

Discurso, educação, identidades e artefatos culturais – Profa. Rosa Maria Hessel Silveira
Análises de conexões entre linguagem / discurso e produção de sujeitos em instâncias educativas vistas de forma mais ampla, com interesse especial em representações e processos identitários relacionados a diversos “lugares”: livros didáticos, textos verbais produzidos em situações pedagógicas, revistas, jornais, literatura infanto-juvenil, chats da Internet, cenas escolares etc.

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