Perspectivas de Evolução e Tendências


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O PPGEdu se consolidou como um dos principais formadores de mestres e doutores na Região Sul. Seus primeiros egressos do Curso de Mestrado completaram sua formação em outros cursos do Brasil e do exterior, e muitos integram o atual quadro docente do Programa ou de vários outros do Brasil e da Região Sul. O Curso de Pós-Graduação em Educação (CPGEDU) apresentava estrutura curricular composta por disciplinas básicas obrigatórias, agrupadas em três áreas de concentração: Ensino e Currículo; Planejamento da Educação; Psicologia Educacional. Em 1986, passou a denominar-se Programa de Pós-Graduação em Educação, após processo coletivo de reflexão sobre currículo e avaliação, com vistas a buscar alternativas para a construção de um perfil que respondesse às demandas locais, regionais e nacionais, e que expressasse a pluralidade e o avanço teórico da área. O currículo tornou-se mais flexível, as disciplinas básicas perderam seu caráter de obrigatoriedade e houve ampliação das Linhas de Pesquisa.

Desde seu surgimento, o Programa tem se pautado pela observância de três compromissos fundamentais: excelência e rigor acadêmico e científico; abordagem dos desafios da área; compreensão ampliada de educação como sistema formal de ensino, em especial a escola pública, e como processos formativos inscritos nos movimentos socioculturais do conjunto da sociedade.

A organização em torno de diversas temáticas favorece a presença de diferentes abordagens teóricas e de docentes e alunos oriundos de diversas formações, experiências e trajetórias profissionais, o que auxilia na consolidação de um PPGEdu em sintonia com a contemporaneidade e em permanente indagação sobre sua continuidade institucional.

O Programa tem favorecido dinâmicas que valorizam a autonomia e a organicidade das Linhas de Pesquisa, da estrutura curricular, dos projetos de pesquisa, da produção bibliográfica e das teses e dissertações produzidas. Os efeitos dessa dinâmica podem ser evidenciados em diversos âmbitos do arranjo institucional e da identidade do PPGEdu, em especial a responsabilização das Linhas de Pesquisa quanto à: proposição de espaços formativos diversificados; gestão dos processos seletivos de ingresso discente e acompanhamento da matriz curricular de cada aluno; predominância de atividades de formação oferecidas conjuntamente aos alunos de Mestrado e Doutorado; destinação de recursos a serem geridos por cada linha, com vistas à promoção de ações formativas (organização de eventos), participativas (deslocamento e participação em eventos) e apoio à investigação (bolsistas, equipamentos).

Destacamos como movimentos importantes realizados nos últimos anos a implementação do novo regimento, a nova política de credenciamento e recredenciamento de docentes, a ampliação do número de alunos bolsistas, o aumento do número de professores com bolsa produtividade e o incremento de ações com vistas à internacionalização do Programa.

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