Seminário “Ações Afirmativas na Pós-Graduação: que políticas queremos?”

O Grupo de Trabalho-GT Ações Afirmativas na Pós-Graduação  (Portaria PROPG Nº 004/2021) e o Projeto de Extensão Afirmação na Pós (DEDS/PROREXT) convidam para o Seminário “Ações Afirmativas na Pós-Graduação: que políticas queremos?”.

No contexto do processo de construção da normativa específica que lançará orientações a todos os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, Lato Sensu e Residências da UFRGS quanto à implementação de Programa de Ações Afirmativas, o seminário objetiva  promover espaço de escuta e debate sobre os processos inclusivos na pós-graduação e suas especificidades, constituir espaço institucional de acolhimento das demandas dos grupos da sociedade civil interessados na pauta e compartilhar com a comunidade interna e externa à universidade a proposta de redação normativa para o programa.

Serão realizados quatro encontros virtuais:

– 02/05, 17h – Mesa 1: As ações afirmativas como processo inclusivo na Pós-Graduação

Convidados: Procurador Enrico Rodrigues de Freitas – MPF, Angélica Domingos – Mestranda Kaingang PPGPSSS/UFRGS, Vera Regina Rodrigues da Silva – UNILAB. Mediação: Prof. José Rivair Macedo – UFRGS

– 09/05, 17h – Mesa 2: Ações Afirmativas na Pós-Graduação – compartilhando experiências institucionais

Convidados: Representantes das Pró-reitorias de Pós Graduação da UFBA, UFSC, UFMG e  UFSM. Mediação GT: Prof. Igor Salomão Teixeira (Fórum de PG)

– 16/05, 17h – Rodas de conversa: Escutar é preciso! PCDs, Negros, indígenas, trans e travestis, migrantes e refugiados na PG

Convidados: Neila Prestes de Araújo, Bruna da Silva Branco, Carolina dos Anjos de Borba, Angélica Domingos, José Carlos Gomes dos Anjos, Marta Mariano Alves, Luma Nogueira de Andrade

– 23/05, 17h – Relatoria dos encontros anteriores e discussão para subsidiar a construção da proposta final na UFRGS.

Responsável: GT Ações Afirmativas na Pós-Graduação

As transmissões do evento serão feitas no canal do YouTube DEDS UFRGS (https://youtu.be/QDwnSgDs-8Q). As inscrições podem ser feitas previamente pelo formulário: https://forms.gle/vHZsFmKnbBqYXfhr9. Haverá certificação.

Para técnico-administrativos da UFRGS é válido para progressão funcional por capacitação, e para docentes em estágio probatório é válido para o Módulo 2 do PAAP e as inscrições podem ser feitas até dia 28/04, através do Portal do Servidor (mais informações no site da EDUFRGS).

O Seminário é uma realização do Grupo de Trabalho – GT Ações Afirmativas na Pós-Graduação em parceria com PROPG, DEDS/PROREXT, APG, NEAB, CAF e ASSUFRGS.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.