Programa de Pós-graduação em Estudos Estratégicos Internacionais

Ações de Internacionalização

Inscrições Prorrogadas – Edital Especial

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) comunica que prorrogará as inscrições para ingresso como Aluno Especial (matrícula em até duas disciplinas) para estrangeiros com curso superior completo, com status de refugiados ou portadores de visto humanitário. As áreas de formação prioritárias são as de Relações Internacionais, Economia, Direito, Geografia, História e demais Ciências Humanas e Sociais.

O objetivo deste programa é oportunizar aos refugiados e portadores de visto humanitário o acesso à formação continuada e aproximação com a Pós-Graduação, estimulando uma maior integração com a sociedade brasileira e sua comunidade científica. Para o PPGEEI, a ampliação da circulação e contato com estrangeiros fortalece a Pós-Graduação, tanto no sentido humanitário e de acolhimento, como do aumento da internacionalização e da diversidade no seio da Universidade Pública.

LINK DO EDITAL 

EDITAL ESPECIAL

MESTRADO E DOUTORADO – MILITARES

Em Parceria com o Comando Militar Sul. o Programa de Pós-graduação em Estudos Estratégicos Internacionais divulga editais do Exame de Seleção para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado para militares.

EDITAL MESTRADO

 EDITAL DOUTORADO

 

Cordialmente,

        Comissão Especial de Seleção

Edital Aluno Especial – Refugiados 2017/1

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA REFUGIADOS E PORTADORES DE VISTO HUMANITÁRIO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINA ISOLADA DO PPGEEI

 

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) comunica que estão abertas as inscrições para ingresso como Aluno Especial (matrícula em até duas disciplinas) para estrangeiros com curso superior completo, com status de refugiados ou portadores de visto humanitário. As áreas de formação prioritárias são as de Relações Internacionais, Economia, Direito, Geografia, História e demais Ciências Humanas e Sociais.

As inscrições, gratuitas, estão abertas de 05 fevereiro a 01 de março de 2017. O programa concederá até 5 vagas, no total, nas disciplinas oferecidas em 2017/1 pelo PPGEEI, que iniciarão em março. O resultado deverá ser divulgado em 5 de março de 2017, sendo permitido, em caso de não aprovação, pedido de reconsideração por parte do candidato. Os documentos solicitados para a inscrição podem ser enviados por email e entregues pessoalmente apenas em caso de aprovação.

Os candidatos aprovados serão admitidos para frequentar até uma disciplina por semestre, com um número máximo total de duas disciplinas. O candidato aprovado será considerado “aluno especial”. Para ser aluno regular do programa, deverá posteriormente participar do processo seletivo anual.

O objetivo deste programa é oportunizar aos refugiados e portadores de visto humanitário o acesso à formação continuada e aproximação com a Pós-Graduação, estimulando uma maior integração com a sociedade brasileira e sua comunidade científica. Para o PPGEEI, a ampliação da circulação e contato com estrangeiros fortalece a Pós-Graduação, tanto no sentido humanitário e de acolhimento, como do aumento da internacionalização e da diversidade no seio da Universidade Pública.

EDITAL ALUNO ESPECIAL – REFUGIADO 2017/1

Formulário de Inscrição – Word

PPGEEI participa da fundação de Centro de Estudos Alemães e Europeus

Após dois anos e meio de preparativos e projetos, a UFRGS e a PUCRS tiveram sua proposta para o Centro de Estudos Alemães e Europeus aprovada pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Com o objetivo de promover a colaboração acadêmica entre os dois países nas áreas de Humanidades, esse será o primeiro centro do tipo que a Alemanha abre no hemisfério sul. A inauguração está prevista para janeiro de 2017, e a direção, durante o primeiro ano, será realizada pela professora da Faculdade de Direito da UFRGS Claudia Lima Marques.

O centro irá reunir pesquisadores da UFRGS e da PUCRS e se dedicará à discussão de três fenômenos-chave: globalização, desenvolvimento sustentável e diversidade cultural. Da PUCRS, foram identificados 15 pesquisadores seniores e seus orientandos. Na UFRGS, cerca de 30 pesquisadores e mais de 50 alunos estarão diretamente envolvidos com a atividade, além do PPGEEI, participam: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – PPG Antropologia social; PPG Ciência política, PPG Filosofia; PPG Políticas públicas; PPG Sociologia; Instituto de Letras – PPG Letras (Germanística e Romanística); Faculdade de Arquitetura – PPG Urbanismo; Faculdade de Direito – PPG Direito; Faculdade de Educação – grupos de pesquisas “Racionalidade e Formação” e “Educação e Envelhecimento” (vinculados ao PPG em Educação).

Também participam da iniciativa o Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (Cegov) e o Instituto Latino-americano de Estudos Avançados (Ilea). O Centro promoverá ainda atividades relacionadas ao estudo do idioma alemão e editais para organização de eventos e para mobilidade de doutorandos e pesquisadores. A Alemanha fornece fomento ao projeto por cinco anos, sendo que o Centro pode ser renovado pelo mesmo período.


Via: Site Oficial UFRGS

 

Seminário Internacional – Segurança das Fronteiras

 Illicit Cross-Border Networks And Border Security Policy

Através da colaboração dos programas de pós-graduação em Estudos Estratégicos Internacionais e de Geografia com a Associação dos Delegados de Polícia Federal, será realizado no dia 22 de setembro ás 10hs no auditório da FCE seminário internacional sobre segurança de fronteiras com palestras de professores e agentes brasileiros e canadenses.

Ação pioneira do PPGEEI

Jornal da Universidade destaca ação pioneira do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais em abrir vagas para ingresso em disciplinas de mestrado e doutorado para alunos refugiados.

 Na foto, Maher Zabalawi, economista refugiado.

AfrikaansNederlandsEnglishFrançaisDeutschItalianoPolskiPortuguêsEspañol