Programa de Pós-graduação em Estudos Estratégicos Internacionais

Aluno ingressante – Doutorado

Aluno Ingressante no Doutorado

Recomendamos a todos ingressantes a leitura completa do Regimento Interno do PPGEEI.

Clique aqui para acessá-lo

A Primeira matrícula também é realizada pelo portal do aluno. Com antecedência adequada, a secretaria do programa enviará por e-mail aos alunos a grade de disciplinas, contendo os dias, horários e locais em que serão ministradas e, sempre que possível, os planos de ensino para que o aluno possa escolher as disciplinas que irá cursar durante o primeiro semestre do curso.

 

Feita a escolha, o aluno deverá seguir o Tutorial Matrícula no Portal do Aluno. As indicações serão avaliadas pela coordenação do programa.
 
Recomenda-se ao ingressante a matrícula em 3 disciplinas no primeiro semestre, com observância do requisito regimental de cursar, no mínimo, uma disciplina em cada uma das três linhas de pesquisa do PPGEEI ao longo do curso.
 

A matrícula em qualquer disciplina poderá ser cancelada em até 30 dias do início das aulas, mediante solicitação por e-mail (ppgeei@ufrgs.br), sem prejuízo para o aluno. Recomenda-se o professor responsável seja comunicado.

O cadastro do aluno no Sistema POSGRAD é realizado pela secretaria do programa, em conformidade com os dados do aluno constantes no formulário de inscrição enviado no processo seletivo.

PRIMEIRO ACESSO AO PORTAL DO ALUNO

Para realizar o primeiro acesso ao portal do aluno:

  1. Acesso o site da UFRGS: http://www.ufrgs.br/ufrgs/inicial
  2. Clique em aluno
  3. Clique em Login
  4. Insira o número do seu cartão de identificação (caso não saiba, envie email para ppgeei@ufrgs.br)
  5. Clique em primeiro acesso e siga os passos.
  6. Você deverá receber em seu email um link para cadastro da sua senha.
 
Em caso de dúvida, envie um email para ppgeei@ufrgs.br

*Este procedimento é obrigatório.

 

  • Após ter sido cadastrado no sistema POSGRAD, o aluno deverá comparecer à central de identificação conforme endereço abaixo para confecção do seu cartão de identificação,o qual lhe dará acesso aos locais restritos da Universidade, tais como o Restaurante Universitário (RU) e as Bibliotecas.

Maiores Informações: https://www.ufrgs.br/progesp/?page_id=4970

Localização da Central de Identificação:
 

Prédio 1255, campus Central, ao lado do Posto do Banco do Brasil – Telefone: (51) 3308-3038

               Cada aluno terá um professor orientador, dentre os docentes que integram o programa. Excepcionalmente, o aluno poderá ter um orientador e um coorientador, a critério da comissão de pós-graduação do programa, respeitada regulamentação específica estabelecida pela Câmara de Pós-Graduação.

                A distribuição das orientações é realizada de acordo com o interesse mútuo entre discentes e docentes, com a pertinência temática entre o projeto de pesquisa do aluno e linhas de pesquisa dos docentes e com o número de orientações que cada docente já possui. Sendo assim, o aluno deverá indicar, quando solicitado pela secretaria, quais docentes tem interesse para orientação (lista de docentes do programa). Os docentes do programa também indicarão seu interesse para orientação, conforme projeto de pesquisa dos discentes.

                Em qualquer caso, a comissão de pós-graduação do programa decidirá a lista final de orientações.

A estimativa é que as orientações sejam definidas até o início do segundo semestre do aluno no curso.

São requisitos para conclusão do curso de Doutorado: Resolução 02/2019
  • Realização de 36 créditos até o quarto semestre letivo – Art. 39, §2º. (A maioria das disciplinas correspondem a 4 créditos – 60 horas aulas)
  • Proficiência em Inglês e em uma segunda língua estrangeira (registradas no histórico).
  • Cursar com aprovação pelo menos uma disciplina de cada uma das três linhas de pesquisa do programa (Política Internacional, Segurança Internacional, Economia Política Internacional). As disciplinas do requisito devem ser cursada no PPGEEI.
  • Cursar com aprovação a Disciplina obrigatória – Seminário de tese (04 créditos). É a única disciplina obrigatória, sendo oferecida sempre no primeiro semestre de cada ano. A aprovação na disciplina “Seminário de tese” é requisito para o Exame de Qualificação. A reprovação nesta disciplina acarretará no desligamento do aluno.
  • Aprovação no Exame de Qualificação – defesa presencial do projeto de tese (Até o quarto semestre do curso – sendo requisito para matrícula no quinto semestre)
  • A realização de 60 (sessenta) horas complementares (Ver Resolução 02/2019)
  • Comprovação de publicação científica (Ver Resolução 02/2019)
  • Defesa da Tese (em sessão pública)
  • Homologação da Tese pela Comissão de Pós-graduação do PPGEEI

Doutorandos bolsistas: Caso o aluno tenha recebido alguma bolsa em algum período durante o curso, é obrigatória a realização de 2 (dois) Estágios de docência, com duração de 2 semestres (15 horas cada semestre), computado 1 (um) crédito para cada estágio. Os estágios deverão ser realizados em atividades de graduação na UFRGS, em disciplina oferecida pelo Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI) da Faculdade de Ciências Econômicas, cujo Plano de Ensino permita tais atividades.

O aluno terá o prazo regulamentar de até 48 meses para completar todos os requisitos, incluindo a defesa de sua tese. Entretanto, excepcionalmente, a Comissão de Pós-graduação poderá conceder prazo adicional de até 12 meses, se considerar válida a justificativa do aluno e de seu professor orientador.
As solicitações de banca só serão aceitas mediante cumprimento de todos os requisitos.

Aproveitamento de créditos: Os alunos de doutorado poderão revalidar até 24 créditos em disciplinas optativas cursadas no mestrado, em qualquer universidade.  A comissão de Pós-graduação do PPGEEI avaliará as solicitações de revalidação, deferindo ou indeferindo, conforme a pertinência dos conteúdos ministrados com as linhas de pesquisa do programa.

  • Adicionar ao Livro de Frases
    • Não há listas de palavras para Português -> Português…
    • Criar uma nova lista de palavras…
  • Copiar

Todos alunos do curso de doutorado devem realizar, até o quarto semestre, a defesa do projeto de sua Tese em sessão pública.

CONSTITUIÇÃO DA BANCA

Conforme artigo 41, § 1º do regimento interno do PPGEEI, a banca do exame de Qualificação deve ser constituída pelo orientador e dois professores Doutores designados pela Comissão de Pós-Graduação. Não há necessidade de orientador externo ao programa ou externo à UFRGS.

SOLICITAÇÃO DE BANCA

Acesse aqui o formulário de solicitação de banca. O Formulário deve ser preenchido com o mínimo de 15 dias de antecedência em relação à data do exame. A comissão de Pós-graduação avaliará a composição da banca, constando em ata a aprovação, se for o caso.

  • A aprovação no exame de qualificação é requisito para matrícula no quinto semestre.
  • Para realizar o exame de qualificação é necessário já te aprovação na disciplina “Seminário de Tese”.
  • A reprovação no exame de qualificação implicará na perda da bolsa e poderá ter como consequência o desligamento do vínculo do aluno com o curso.

 

REGIMENTO INTERNO

Art. 38. O Curso de Doutorado compreende a realização de 36 (trinta e seis) créditos em disciplinas, aprovação em Exame de Qualificação, aprovação em exame de proficiência em inglês e em uma segunda língua estrangeira, além da aprovação da Tese de Doutorado em sessão pública.
Art. 41.O Exame de Qualificação deverá ocorrer no quarto semestre letivo.
§1º A banca examinadora do Exame de Qualificação será constituída pelo orientador e dois professores Doutores designados pela Comissão de Pós-Graduação, ouvido o orientador.
§2º Cada integrante da banca examinadora deverá dar seu parecer sobre o trabalho em questão em termos de “aprovação” ou “reprovação”.
§3º O resultado do Exame de Qualificação será aquele expresso pela maioria dos integrantes da banca, e deverá ser encaminhado porescrito à Comissão de Pós-Graduação.
§4º A aprovação no Exame de Qualificação é requisito para a matrícula no semestre subsequente.
  • Adicionar ao Livro de Frases
    • Não há listas de palavras para Português -> Português…
    • Criar uma nova lista de palavras…
  • Copiar

Recomenda-se que o aluno tenha as proficiência em língua estrangeira registradas em seu histórico até o início do quarto semestre.

 

             Os alunos de mestrado precisam, para realização da defesa de sua dissertação e conclusão do curso, dentre outros requisitos, a efetivação da proficiência em língua inglesa em seu histórico escolar. Já os alunos de doutorado precisam, além da proficiência em língua inglesa, de proficiência em uma segunda língua estrangeira (alemão, italiano, francês ou espanhol).

Mais informações podem ser obtidas no seguinte link: http://www.ufrgs.br/caplle/proficiencia.html.

  • O resultado das provas realizadas pela UFRGS são cadastradas automaticamente no histórico do aluno, não sendo necessária a abertura de processo.

 

EQUIVALÊNCIA DE PROFICIÊNCIA

 

             Caso o aluno tenha realizado o exame de proficiência por outra instituição, deverá abrir um processo de equivalência de proficiência no Protocolo Geral. A lista de certificados aceitos, assim como o processo de abertura do processo estão no seguinte link: http://www.ufrgs.br/caplle/equivalencia.html

 

 

 

          Para os alunos de mestrado que tenham recebido bolsa em algum período do curso, o estágio de docência é facultativo, já para os alunos de Doutorado que tenham recebido bolsa em algum período do curso o estágio de docência é obrigatório.

Mestrado: Duração máxima de 1 (um) semestre – 15 horas. Computado 1 crédito.
Doutorado: Duração máxima de 2 (dois) semestres – 15 horas cada. Computado 1 crédito por cada estágio de docência.


Os alunos de estágio docência não poderão ultrapassar a carga horária máxima de cada estágio. A não observância desta norma do estágio docência implicará na indeferimento da homologação do estágio de docência, sem atribuição de créditos.


             O aluno de mestrado ou de doutorado não bolsista pode realizar o estágio de docência, que será registrado em seu histórico, sem atribuição de crédito.

Os alunos e docentes deverão estar cientes das regras da Universidade que regem o Estágio de Docência (RESOLUÇÃO Nº 02/2009).


PROCEDIMENTO

Os Estágios Docentes de alunos dos Programa deverão ser cadastrados via sistema web. Tanto o plano de atuação quanto o relatório do estágio deverão ser cadastrados no portal do aluno. Não serão aceitos formulários físicos ou por outro meio.

O aluno só poderá atuar como estagiário docente quando o plano de atuação for aprovado, via sistema, por todas as instâncias (orientador – chefia do departamento – responsável pela disciplina).

Tutorial Estágio Docência Web

  • Adicionar ao Livro de Frases
    • Não há listas de palavras para Português -> Português…
    • Criar uma nova lista de palavras…
  • Copiar

Conforme artigo 30, VIII, §1º do regimento Interno do PPGEEI, O Relatório Semestral de Atividades consiste no registro das atividades acadêmicas realizadas durante o semestre pelo estudante, e no registro do parecer do orientador referente à atividade discente, no sistema on-line de matrícula do Programa.

 

  • O Relatório de atividades discentes deve ser preenchido, semestralmente, no formulário online.
  • Os alunos ingressantes devem enviar, antes do início do segundo semestre, em período determinado pela secretaria, comunicado com antecedência, relatório de atividades discentes relativo ao primeiro semestre de curso.
  • No relatório deve constar, dentre outros, as disciplinas cursadas, apresentação de trabalhos em eventos, publicações etc…
  • Adicionar ao Livro de Frases
     
    • Não há listas de palavras para Português -> Português…
       
    • Criar uma nova lista de palavras…
  • Copiar

As bolsas são distribuídas conforme a colocação do aluno no processo seletivo. Sempre que houver disponibilidade de bolsa a secretaria do programa entrará em contato com o aluno.

AfrikaansNederlandsEnglishFrançaisDeutschItalianoPolskiPortuguêsEspañol