Programa de Pós-graduação em Estudos Estratégicos Internacionais

Aluno Ingressante – Mestrado

Aluno Ingressante no Mestrado

Recomendamos a todos ingressantes a leitura completa do Regimento Interno do PPGEEI.

Clique aqui para acessá-lo

A Primeira matrícula também é realizada pelo portal do aluno. Com antecedência adequada, a secretaria do programa enviará por e-mail aos alunos a grade de disciplinas, contendo os dias, horários e locais em que serão ministradas e, sempre que possível, os planos de ensino para que o aluno possa escolher as disciplinas que irá cursar durante o primeiro semestre do curso.

 

Realizada a escolha, o aluno deverá seguir o Tutorial Matrícula no Portal do Aluno. As indicações serão avaliadas pela coordenação do programa.
 
Recomenda-se ao ingressante a matrícula em 3 disciplinas no primeiro semestre, com observância do requisito regimental de cursar, no mínimo, uma disciplina em cada uma das três linhas de pesquisa do PPGEEI ao longo do curso.
 

A matrícula em qualquer disciplina poderá ser cancelada em até 30 dias do início das aulas, mediante solicitação por e-mail (ppgeei@ufrgs.br), sem prejuízo para o aluno. Recomenda-se o professor responsável seja comunicado.

O cadastro do aluno no Sistema POSGRAD é realizado pela secretaria do programa, em conformidade com os dados do aluno constantes no formulário de inscrição enviado no processo seletivo.

PRIMEIRO ACESSO AO PORTAL DO ALUNO

Para realizar o primeiro acesso ao portal do aluno:

  1. Acesso o site da UFRGS: http://www.ufrgs.br/ufrgs/inicial
  2. Clique em aluno
  3. Clique em Login
  4. Insira o número do seu cartão de identificação (caso não saiba, envie email para ppgeei@ufrgs.br)
  5. Clique em primeiro acesso e siga os passos.
  6. Você deverá receber em seu email um link para cadastro da sua senha.
 
Em caso de dúvida, envie um email para ppgeei@ufrgs.br
 
 

*Este procedimento é obrigatório.

 

  • Após ter sido cadastrado no sistema POSGRAD, o aluno deverá comparecer à central de identificação conforme endereço abaixo para confecção do seu cartão de identificação,o qual lhe dará acesso aos locais restritos da Universidade, tais como o Restaurante Universitário (RU) e as Bibliotecas.

Maiores Informações: https://www.ufrgs.br/progesp/?page_id=4970

 

Localização da Central de Identificação:
 

Prédio 1255, campus Central, ao lado do Posto do Banco do Brasil – Telefone: (51) 3308-3038

               Cada aluno terá um professor orientador, dentre os docentes que integram o programa. Excepcionalmente, o aluno poderá ter um orientador e um coorientador, a critério da comissão de pós-graduação do programa, respeitada regulamentação específica estabelecida pela Câmara de Pós-Graduação.

                A distribuição das orientações é realizada de acordo com o interesse mútuo entre discentes e docentes, com a pertinência temática entre o projeto de pesquisa do aluno e linhas de pesquisa dos docentes e com o número de orientações que cada docente já possui. Sendo assim, o aluno deverá indicar, quando solicitado pela secretaria, quais docentes tem interesse para orientação (lista de docentes do programa). Os docentes do programa também indicarão seu interesse para orientação, conforme projeto de pesquisa dos discentes.

                Em qualquer caso, a comissão de pós-graduação do programa decidirá a lista final de orientações.

A estimativa é que as orientações sejam definidas até o início do segundo semestre do aluno no curso.

São requisitos para conclusão do curso de Mestrado: Ver Resolução 01/2019

  • Realização de 24 créditos em 4 semestres letivos. (A maioria das disciplinas correspondem a 4 créditos – 60 horas aulas). O aluno poderá realizar até 08 (oito), dos 20 (vinte) créditos opcionais, em outros cursos de Mestrado da UFRGS, desde que a solicitação seja aprovada pela Comissão de Pós-Graduação;
  • Proficiência em língua inglesa;
  • Cursar pelo menos uma disciplina de cada uma das três linhas de pesquisa do programa (Política Internacional, Segurança Internacional, Economia Política Internacional); As disciplinas do requisito devem ser cursada no PPGEEI.
  • Cursar Disciplina obrigatória – Seminário de dissertação (04 créditos), no terceiro semestre do curso. É a única disciplina obrigatória, sendo oferecida sempre no primeiro semestre de cada ano. A aprovação na disciplina “Seminário de dissertação” é requisito para matrícula no quarto semestre;
  • A realização de 30 (trinta) horas complementares (Ver Resolução 01/2019);
  • Comprovação de publicação científica (Ver Resolução 01/2019);
  • Defesa da Dissertação (em sessão pública);
  • Homologação da Dissertação pela Comissão de Pós-graduação do PPGEEI;

 


  • Facultativo aos mestrandos Bolsistas: Estágio de docência – Computado 1 crédito. Duração de 1 semestre (15 horas).

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O aluno terá o prazo regulamentar de 24 meses para completar todos os requisitos, incluindo a defesa de sua dissertação. Entretanto, excepcionalmente, a Comissão de Pós-graduação poderá conceder prazo adicional de até 6 meses, se considerar válida a justificativa do aluno e de seu professor orientador.
 As solicitações de banca só serão aceitas mediante cumprimento de todos os requisitos.

Recomenda-se que o aluno tenha a proficiência em inglês registrada em seu histórico até o início do terceiro semestre.

 

             Os alunos de mestrado precisam, para realização da defesa de sua dissertação e conclusão do curso, dentre outros requisitos, a efetivação da proficiência em língua inglesa em seu histórico escolar. Já os alunos de doutorado precisam, além da proficiência em língua inglesa, de proficiência em uma segunda língua estrangeira (alemão, italiano, francês ou espanhol).

Mais informações podem ser obtidas no seguinte link: http://www.ufrgs.br/caplle/proficiencia.html.

  • O resultado das provas realizadas pela UFRGS são cadastradas automaticamente no histórico do aluno, não sendo necessária a abertura de processo.

Equivalência de Proficiência

EQUIVALÊNCIA DE PROFICIÊNCIA

             Caso o aluno tenha realizado o exame de proficiência por outra instituição, deverá preecher o formulário de equivalência. A lista de certificados aceitos está no seguinte link: http://www.ufrgs.br/caplle/equivalencia.html

*Ignorar o procedimento previsto no site da CAPLLE. A secretaria do PPGEEI irá receber os documentos e abrir o processo no protocolo geral para o aluno.

  • Adicionar ao Dicionário
     
    • Não há listas de palavras para Latim -> Português…
       
    • Criar uma nova lista de palavras…
  • Copiar
Recolher a taxa para a conta 323.172-0, do projeto CAPLLE – Prestação de Serviço, agência 3798-2, do Banco do Brasil, e anexar o comprovante ao processo. A operação bancária deve ser identificada com o CPF do depositante. (Verificar valor em http://www.ufrgs.br/caplle/equivalencia.html)
  • Aluno preenche o forulário no site do PPGEEI, anexando a documentação completa.
  • Secretaria do PPGEEI recebe os documentos e abre o processo no protocolo geral.
  • A Caplle recebe o processo e avalia se a documentação preenche os requisitos. Após análise, envia o processo ao PPGEEI.
  • PPGEEI recebe processo com parecer da CAPLLE e cadastra proficiência no sistema.

Conforme artigo 30, VIII, §1º do regimento Interno do PPGEEI, O Relatório Semestral de Atividades consiste no registro das atividades acadêmicas realizadas durante o semestre pelo estudante, e no registro do parecer do orientador referente à atividade discente, no sistema on-line de matrícula do Programa.

 

  • O Relatório de atividades discentes deve ser preenchido, semestralmente, no formulário online.
  • Os alunos ingressantes devem enviar, antes do início do segundo semestre, em período determinado pela secretaria, comunicado com antecedência, relatório de atividades discentes relativo ao primeiro semestre de curso.
  • No relatório deve constar, dentre outros, as disciplinas cursadas, apresentação de trabalhos em eventos, publicações etc…
  • Adicionar ao Livro de Frases
     
    • Não há listas de palavras para Português -> Português…
       
    • Criar uma nova lista de palavras…
  • Copiar

As bolsas são distribuídas conforme a colocação do aluno no processo seletivo. Sempre que houver disponibilidade de bolsa a secretaria do programa entrará em contato com o aluno.

O aluno poderá, a qualquer tempo, solicitar para a secretaria do Programa a ordem das bolsas.

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