Programa de Pós-graduação em Estudos Estratégicos Internacionais

Apresentação

Internacionalização

 

A internacionalização constitui um importante eixo de atuação do PPGEEI, que tem investido na colaboração com instituições reconhecidas no exterior, incentivando e viabilizando a realização de estágios no exterior durante o doutoramento, bem como o doutoramento em co-tutela. Neste caso, ao final do curso, o aluno recebe o título de doutor pela UFRGS e também pela instituição estrangeira. Da mesma forma, também tem recebido estudantes de instituições estrangeiras para realização de mestrado e doutorado sanduíche.

O PPGEEI elaborou um plano com diversas atividades de internacionalização acadêmica:

1) Estimulando e apoiando projetos conjuntos de pesquisa e formação de redes com Universidades estrangeiras.

2) Estimulando os alunos realizarem estágio doutoral (sanduíche) e pesquisas de campo no exterior e docentes a realizarem estágio pós-doutoral no exterior.

3) Apoiando professores e estudantes para participação em Congressos Científicos Internacionais.

4) Recebendo estudantes estrangeiros para atividade de pesquisa e cursar disciplinas

5) Estimulando estudantes estrangeiros para cursar integralmente o mestrado e doutorado no PPGEEI.

6) Recebendo professores estrangeiros para estágios de pesquisa, cursos de curta duração, seminários e demais atividades.

 

Atividades recentes de internacionalização

 

A rede de cooperação do PPGEEI envolve diversas universidades, como UNLP, UNR, UNQ (Argentina), UDELAR (Uruguai), SOAS (Reino Unido), Mardin Artuklu University (Turquia), ISRI (Moçambique), Universidade Ca’ Foscari (Veneza, Itália), Denver University (EUA), Beijing Foreign Studies University (China), Ghent Universty (Bélgica), entre outras .

Desde as fundação do PPGEEI (2010), diversos professores realizaram estágio de pós-doutoramento no exterior: André Cunha (Cambrigde), André Reis (SOAS-Londres), Erico Duarte (Hamburgo), Fabio Morosini (Nova Iorque), Eduardo Svartman (Washington). Em 2014, o professor Paulo Visentini ocupou a Cátedra Rio Branco na Universidade de Oxford e, em 2016, foi convidado a ministrar curso na Universidade Ca’ Foscari (Veneza, Itália). O professor Eduardo Filippi foi Professor Visitante na Université Paul-Valéry – Montpellier 3 (2015 e 2016) e o professor Henrique Carlos de Oliveira de Castro foi bolsista Kellogg Institute for International Studies – University of Notre Dame, como Fulbright Distinguished Chair in Democracy and Human Development, no ano de 2016.

Diversos alunos também tem realizado doutorado sanduíche no exterior, seja em Washington, Oxford, Ghent-Bélgica, Hamburgo, Londres.

Em 2015, tivemos uma defesa de doutorado em co-tutela entre o PPGEEI e o PPG em Ciência Política, da Universidade de Ghent. A aluna do PPGEEI, Cristine Zanella, recebeu o título de doutora por ambas universidades. Esta dupla diplomação foi resultado do convênio entre o PPGEEI e a Universidade de Ghent e prevê outras atividades no mesmo sentido.

Da mesma forma, os professores e alunos do PPGEEI têm participado dos mais importantes congressos internacionais na área, como ISA e ALACIP. A participação em Congressos e diversos países e instituições também é estimulada, na medida em que amplia as oportunidades de divulgação da pesquisa desenvolvida no PPGEEI e fortalece as redes de cooperação.

Individualmente, os docentes do PPGEEI também tem participado de atividades internacionais, seja em congressos, encontros científicos, visitas de pesquisa, articulados com seus projetos de pesquisa. Nesse sentido, nossos docentes estiveram na India, China, Estados Unidos, Espanha, França, Bélgica, Moçambique, Argentina, Cuba, Inglaterra, Rússia, Turquia, Itália, Uruguai, entre outros. Embora estas atividades não sejam institucionalizadas pelo PPGEEI, constituem importante porta de entrada, na medida em que se o professor identificar a possibilidade de cooperação mais ampla, o PPGEEI pode assumir a coordenação de um convênio.

Semestralmente, temos recebido alunos estrangeiros para cursar disciplinas no PPGEEI: Colômbia, Alemanha, Espanha, China, Estados Unidos, França. Recebemos estudantes estrangeiros para cursar doutorado completo no PPGEEI. Em 2014, ingressou um professor do ISRI (Moçambique) e, pelo mesmo convênio, ingressaram mais dois professores moçambicanos em 2016, com bolsa do governo moçambicano.

Em agosto de 2015, recebemos o professor Naif Bezwan (Mardin Artuklu University – Turquia) que ministrou curso sobre “Relações Internacionais da Turquia”, numa atividade em parceria com a PUC Minas.

Em Março de 2016, a pesquisadora norte-americana Nomi Prinz proferiu aula inaugural, numa parceria com o PPG Economia da UFRGS.

Em agosto de 2016, recebemos por um mês o professor de Denver University (EUA), Aaron Schneider, diretor da Korbel Latin America Center, para uma estadia de pesquisa.

Para março de 2017, é esperado uma professora da Universidade Ca’ Foscari (Veneza, Itália), para ministrar uma disciplina, na condição de professora visitante.

Curso de doutorado em Moçambique:

O PPGEEI, visando a colaboração com o desenvolvimento científico e tecnológico de Moçambique, está desenvolvendo, em cooperação com o Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) a oferta de uma turma de doutorado, na modalidade “fora de sede”,em Maputo, na sede do ISRI. Fruto de um Convênio assinado em 2015, o Edital e a seleção dos candidatos foi realizada em agosto de 2016, com início da turma em 2017. As aulas estão sendo ministradas presencialmente em Maputo, para uma turma de 22 alunos, na sua maioria professores universitários, militares e funcionários civis governamentais. Para colaborar com o projeto, dois experientes e titulados professores do ISRI estão ingressando como professores colaboradores do PPGEEI. Trata-se de um importante esforço de cooperação Sul-Sul, pelo qual o ISRI, ao final do projeto, terá as bases para o lançamento de seu próprio programa de doutorado em Relações Internacionais.

Programa para Refugiados:

O PPGEEI lançou em março de 2016 inscrições para ingresso como Aluno Especial (matrícula em até duas disciplinas) para estrangeiros com curso superior completo, com status de refugiados ou portadores de visto humanitário. As áreas de formação prioritárias são as de Relações Internacionais, Economia, Direito, Geografia, História e demais Ciências Humanas e Sociais. O objetivo deste programa é oportunizar aos refugiados e portadores de visto humanitário o acesso à formação continuada e aproximação com a Pós-Graduação, estimulando uma maior integração com a sociedade brasileira e sua comunidade científica. Para o PPGEEI, a ampliação da circulação e contato com estrangeiros fortalece a Pós-Graduação, tanto no sentido humanitário e de acolhimento, como do aumento da internacionalização e da diversidade no seio da Universidade Pública. Em 2016, participaram do programa como aluno especial em disciplinas refugiados da Síria, Colômbia e Congo-Brazaville. Visando com este projeto, o PPGEEI recebeu um certificado de agradecimento da ACNUR, em reconhecimento ao esforço e pioneirismo.

AfrikaansNederlandsEnglishFrançaisDeutschItalianoPolskiPortuguêsEspañol