Programa de Pós-graduação em Estudos Estratégicos Internacionais

Disciplinas

EEI 01 (D) – Seminário de Tese

Análise e discussão coletiva dos projetos de tese em seus aspectos formais e de conteúdo. Abordagem dos aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa e da lógica do procedimento científico. Discussão sobre os procedimentos investigativos e sua relação com os referenciais teóricos e concepções epistemológicas.

EEI 03 (M/D) – Estudos de Economia Política Internacional

Estudo dos principais tópicos e teorias da Economia Política Internacional. Os tópicos estudados abrangem as principais teorias da economia política internacional, os determinantes dos arranjos econômicos e políticos mundiais, o sistema comercial, o sistema monetário e financeiro, as instituições e organizações de governança, as multinacionais, a mundialização capitalista, a hierarquia mundial de riqueza e poder e o papel dos Estados nacionais.

EEI 04 (M/D) – Estudos de Política Internacional

Estudo do sistema mundial pós-Guerra Fria, dos macroprocessos estratégicos, dos atores e do meio internacional. Análise das relações interestatais, do processo decisório em política externa, das estratégias, das relações de conflito e de cooperação. Análise dos polos de poder, da multilateralização, da integração regional e da Cooperação Sul-Sul.

EEI 05 (M/D) – Estudos de Segurança Internacional

A disciplina de Segurança Internacional apresenta os elementos analíticos básicos para o estudo do uso da força nas Relações Internacionais. Ela é uma disciplina de panorama que expõe os alunos à leitura, reflexão e exercício das possibilidades de usos da força como instrumento de política externa estatal e de outros atores internacionais

EEI 06 (M/D) – Pesquisa em Estudos Estratégicos Internacionais

Estudo de controvérsias teóricas importantes na área de Estudos Estratégicos Internacionais, critérios para a avaliação de programas de pesquisa e reflexão crítica sobre os métodos e técnicas de pesquisa.

EEI 07 (M/D) – Comércio internacional

Estudo da economia política do comércio internacional. Os tópicos discutidos incluem as teorias do livre comércio, as perspectivas protecionistas, a visão da CEPAL, a liberalização comercial, as relações entre comércio e desenvolvimento econômico, a integração comercial e a formação de blocos comerciais, as políticas comerciais, acordos comerciais e avaliações de padrões recentes de trocas entre países e blocos econômicos.

EEI 08 (M/D) – Finanças internacionais

Estudo da economia política das finanças internacionais. Os tópicos estudados incluem a integração dos mercados financeiros, a liberalização financeira, o sistema mundial de pagamentos, os regimes cambiais, os fluxos financeiros, a balança de pagamentos, crises cambiais e financeiras, as instituições financeiras mundiais, a mundialização financeira e as relações entre sistema financeiro e crescimento econômico.

EEI 09 (M/D) – Integração Econômica Regional

Estudo da economia política da integração regional. Os tópicos discutidos incluem experiências históricas e atuais de cooperação econômica e interdependência, acordos comerciais, cooperação técnica e tecnológica, fluxos migratórios, padrões de investimento regional e estudos de caso de experiências nacionais.

EEI 10 (M/D) – Teorias do Imperialismo

Estudo sobre as teorias do imperialismo. Os tópicos discutidos incluem as teorias marxistas clássicas e contemporâneas, as relações entre imperialismo, capitalismo, mercantilismo e colonialismo, a abordagem conservadora, a visão liberal, as teorias políticas, a perspectiva schumpeteriana e estudos de caso históricos e atuais.

EEI 11 (M/D) – Desenvolvimento Econômico Comparado

Estudo, sob uma perspectiva internacional, da economia política do desenvolvimento econômico comparativo e da sustentabilidade social e ambiental. Os tópicos abordados incluem processos histórico-comparativos de desenvolvimento econômico entre os países, o papel da agricultura no processo de desenvolvimento, a relação entre desenvolvimento e preservação ambiental, pobreza e meio ambiente, exaustão dos recursos naturais, os impactos ambientais de planos de desenvolvimento econômico e os acordos internacionais de sustentabilidade.

EEI 12 (M/D) – Integração Regional

Análise dos processos de integração regional sob seus aspectos políticos e socioeconômicos. Análise das limitações e as oportunidades impostas pelo sistema internacional e pelo jogo das potências. A integração regional e seus diferentes modelos na Europa, na Ásia, na África e na América.

EEI 13 (M/D) – Inserção estratégica do Brasil

Estudo da Política Externa Brasileira do paradigma diplomático agroexportador ao industrial. Análise dos avanços e recuos do nacional-desenvolvimentismo e da reorientação diplomática do Regime Militar brasileiro. Análise das mudanças na matriz da Política Externa Brasileira nos anos 1980 e do Refluxo diplomático e da abertura neoliberal nos anos 1990. Estudo dos padrões, processos e condicionantes da inserção internacional do Brasil no atual sistema internacional.

EEI 13 (M/D) – Inserção estratégica do Brasil

Estudo das independências e do sistema neocolonial de Estados. Análise das perspectivas de consolidação e de desenvolvimento, dos conflitos regionais e da “década perdida”. Análise da marginalização e da reafirmação africana nos anos 1980-90 e do sistema diplomático interafricano. Análise de problemas relacionados aos obstáculos estruturais da região e avanços recentes. A União Africana e a inserção global da África.

EEI 15 (M/D) – Inserção estratégica da Ásia

Estudo dos determinantes históricos, das estratégias de desenvolvimento e dos principais processos políticos dos Estados asiáticos. Análise da reemergência asiática e da construção de uma atuação regional concertada. Análise da geopolítica de energia e o seu impacto internacional, do desenvolvimento asiático, da autonomia estratégica e da multipolaridade. Análise de problemas relacionados aos obstáculos estruturais da região e dos avanços recentes.

EEI 16 (M/D) – Inserção estratégica da América Latina

Estudo da evolução política dos Estados latino-americanos, da formação de seu sistema diplomático e de sua inserção política e econômica mundial. Análise dos processos de integração latino-americanos e dos problemas relacionados aos obstáculos estruturais da região, bem como os avanços recentes.

EEI 17 (M/D) – Novas Potências e Novos Atores no Sistema Internacional

Estudo da emergência das novas potências integrantes do BRICS, abordando a projeção da China, da Índia, da Rússia, do Brasil, da África do Sul e das Organizações Internacionais que esses Estados estruturaram para contribuir para a construção um sistema mundial multipolar. Serão abordados, igualmente, novos atores das relações internacionais como redes terroristas e de narcotráfico, ONGs ambientalistas e de direitos humanos, redes de cidades e regiões, bem como movimentos sociais transnacionais.

EEI 18 (M/D) – Inteligência Governamental na Guerra e na Paz

Atividades de inteligência constituem uma dimensão informacional de conflitos antagônicos (Clausewitz). Seu estudo é parte do currículo de Estudos Estratégicos. Esta disciplina discute: a) Fundamentos conceituais para uma teoria dos engajamentos em atividades de inteligência. b) História da atividade de inteligência desde o começo do século XX. c) Inteligência e guerra: aspectos estratégicos, operacionais, tecnológicos e analíticos. d) Inteligência e política internacional: operações de paz, diplomacia e o problema das operações encobertas.

EEI 19 (M/D) – Desenvolvimento, Tecnologia e Política Industrial

Por serem comercializáveis internacionalmente e por embutirem conteúdo tecnológico que se dissemina para outros setores produtivos, os bens industriais são potencialmente objetos de conflitos entre as políticas nacionais de desenvolvimento. A disciplina busca tratar dos fundamentos teóricos da organização e do desenvolvimento industrial e tecnológico, bem como da teoria e práticas das políticas industriais, das estratégias de industrialização e seu impacto nas relações internacionais.

EEI 20 (M/D) – Estados e Regimes Internacionais

Estudo dos Regimes Internacionais em seus aspectos teórico-conceituais. Os Regimes Internacionais e as novas relações de poder. Os Regimes Internacionais e a Governança Global. Os Regimes Internacionais e as instituições internacionais. Análise dos obstáculos e desafios contemporâneos às relações internacionais.

EEI 21 (M/D) – Digitalização e Guerra Local

A disciplina estuda o impacto da digitalização sobre a guerra em suas diversas dimensões. Principalmente, na esfera da doutrina, das operações e da correlação de forças no sistema internacional.

EEI 22 (M/D) – Análise de Segurança Internacional

A disciplina busca qualificar o aluno na apreciação das capacidades militares como elemento da política internacional, utilizando dos vários insumos do campo dos Estudos Estratégicos, como: estudos de história da guerra, análise tática, pensamento estratégico e da Teoria da Guerra de Clausewitz.

EEI 23 (M/D) – Análise Tática de Capacidades Militares Contemporâneas

A disciplina busca qualificar o aluno na apreciação das capacidades militares como elemento da política internacional, utilizando dos vários insumos do campo dos Estudos Estratégicos. Para tal, será feito o uso de estudos de história da guerra, análise tática e pensamento estratégico. Também se faram estudos dirigidos do acervo doutrinário do Exército Brasileiro.

EEI 24 (M/D) – Regulação do comércio internacional e investimento estrangeiro

A disciplina revisa alguns conceitos-chave de direito internacional público, mas o seu enfoque é primordialmente sobre os Acordos da Organização Mundial do Comércio. Os tópicos incluem: (1) categorias gerais de regulação do comércio e suas políticas; (2) Comércio de serviços; (3) Propriedade intelectual; (4) Solução de controvérsias; e (5) Relação entre comércio internacional e meio ambiente, direitos humanos e proteção do consumidor.

EEI 25 (M/D) – Poder e Dinheiro no Capitalismo Global

Moeda e Poder. Riqueza e Política. Sistemas estatais e sistemas monetários. Globalização monetária e financeira. Moeda e dominação. Rivalidade interestatal e imperialismo monetário. Crises monetárias e financeiras. A periferia, a moeda e o desenvolvimento. Bancos e Estados.

EEI 27 (M/D) – Teoria das Relações Internacionais: Abordagens pós-positivistas

O presente curso pretende examinar os elementos centrais dos debates contemporâneos da área de Teoria de Relações Internacionais. Particularmente, o curso aborda a crítica pós-positivista às leituras convencionais das Relações Internacionais, por meio do estudo de textos e autores que tiveram impacto significativo sobre o debate disciplinar. Serão trabalhados os seguintes temas: Positivismo e pós-positivismo nas relações internacionais. Construtivismo. Teoria Crítica. Feminismo. Pós-estruturalismo. Estudos Culturais. Pós-colonialismo.

EEI 28 (M/D) – International Legal Orders

This is an advanced course in international legal theory applied to the field of in-ternational economic law. The course covers the general theory behind the cons-titution of legal orders in international law, how economic order is currently being framed in megaregional regulation, and studies its potential impact on Brazilian law and policy.

 

EEI 30 (M/D) – Relações Internacionais do Mundo Árabe

A disciplina articula temas e conceitos-chave da disciplina de Relações Internacionais com questões caras aos estudos árabes de área, tendo como ponto de partida – e de chegada – uma abordagem crítica para a construção do conhecimento sobre o mundo árabe como uma região do Sul Global.

AfrikaansNederlandsEnglishFrançaisDeutschItalianoPolskiPortuguêsEspañol