Programa de Pós-graduação em Estudos Estratégicos Internacionais

Professores do PPGEEI e do Departamento de História da UFRGS publicam livro sobre relações internacionais da Ásia e da África

O Coordenador do PPGEEI, Prof. André Reis da Silva, publicou um livro em parceria com o professor do Departamento deHistoria da UFRGS, Dr. Luiz Dario Teixeira Ribeiro, intitulado “Relações Internacionais da Ásia e da África”. O livro, publicado pela editora Intersaberes, de Curitiba, tem como público-alvo estudantes e professores universitários, para ser utilizado como livro base em disciplinas de Relações Internacionais e História.

De acordo com os autores, “Apesar do interesse crescente sobre a África e a Ásia no Brasil, podemos dizer que essa é uma área pouco explorada pelos historiadores e pelos estudiosos de Relações Internacionais. Entretanto, na última década, devido ao chamado crescimento dos países emergentes – ou grandes países periféricos –, ao desenvolvimento dos BRICS e à cooperação Sul-Sul, essa temática tem se ampliado. Contudo, ainda são raros os trabalhos que buscam articular uma explicação ampla e sistemática sobre as relações internacionais desses dois continentes. Por isso, com este livro, buscamos preencher uma lacuna para a formação e a reflexão em Relações Internacionais, que é a inserção da Ásia e da África no sistema internacional. O que procuramos, neste livro, é exatamente compreender as relações internacionais da Ásia e da África sob uma ótica alternativa, rompendo com o eurocentrismo das análises e buscando identificar um fio condutor explicativo. Essa explicação central está baseada na formação de um sistema mundial, a partir das Grandes Navegações do século XV, que provocou o desenvolvimento do capitalismo em diferentes graus de profundidade e articulado com as formações sociais pré-existentes.”

Este livro é fruto de anos de pesquisa e ensino sobre a Ásia e a África contemporâneas. Ele constitui uma síntese de materiais de aula, reflexões e debates intensamente realizados com alunos e colegas. Além disso, beneficia-se de artigos científicos produzidos ao longo de décadas de ensino e pesquisa, os quais estão indicados na bibliografia. O professor André Reis considera uma honra escrever este livro conjunto com seu professor de História da Ásia e da África, que ensina com rigor acadêmico e profundo senso crítico, sem perder engajamento social. O livro estará disponível em breve nas livrarias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AfrikaansNederlandsEnglishFrançaisDeutschItalianoPolskiPortuguêsEspañol