Programa de Pós-graduação em Estudos Estratégicos Internacionais

Publicações

Camilo Pereira Carneiro, pós-doutorando do PPGEEI da UFRGS, lança livro sobre a Tríplice Fronteira Brasil-Argentina-Paraguai

Ao contrário do que defendiam alguns teóricos no final do século XX, a era de fechamento das fronteiras ainda não terminou. Afirmação que pode ser comprovada pelas guerras e pelo terrorismo latentes neste início de século XXI. Nesse sentido, o livro “Fronteiras irmãs: transfronteirizações na Bacia do Prata”, é uma contribuição ao tema das fronteiras, em especial as sul-americanas. A obra de Camilo Pereira Carneiro traz uma análise da mais importante delas em termos de economia e população, a Tríplice Fronteira Brasil-Argentina-Paraguai. Uma abordagem integrada, com informações dos três países reunidas e sistematizadas por meio de mapas, tabelas e gráficos produzidos e organizados pelo autor. Trata-se de um livro que reúne um banco de dados importante que poderá servir a políticos, geógrafos, historiadores, internacionalistas, cientistas sociais, politólogos e jornalistas que estudam o tema.

O lançamento oficial do livro ocorrerá dia 28 março de 2016, às 19:30, na Casamundi Cultura. A data do evento será divulgada futuramente no site do PPGEEI.

Professores do PPGEEI e do Departamento de História da UFRGS publicam livro sobre relações internacionais da Ásia e da África

O Coordenador do PPGEEI, Prof. André Reis da Silva, publicou um livro em parceria com o professor do Departamento deHistoria da UFRGS, Dr. Luiz Dario Teixeira Ribeiro, intitulado “Relações Internacionais da Ásia e da África”. O livro, publicado pela editora Intersaberes, de Curitiba, tem como público-alvo estudantes e professores universitários, para ser utilizado como livro base em disciplinas de Relações Internacionais e História.

De acordo com os autores, “Apesar do interesse crescente sobre a África e a Ásia no Brasil, podemos dizer que essa é uma área pouco explorada pelos historiadores e pelos estudiosos de Relações Internacionais. Entretanto, na última década, devido ao chamado crescimento dos países emergentes – ou grandes países periféricos –, ao desenvolvimento dos BRICS e à cooperação Sul-Sul, essa temática tem se ampliado. Contudo, ainda são raros os trabalhos que buscam articular uma explicação ampla e sistemática sobre as relações internacionais desses dois continentes. Por isso, com este livro, buscamos preencher uma lacuna para a formação e a reflexão em Relações Internacionais, que é a inserção da Ásia e da África no sistema internacional. O que procuramos, neste livro, é exatamente compreender as relações internacionais da Ásia e da África sob uma ótica alternativa, rompendo com o eurocentrismo das análises e buscando identificar um fio condutor explicativo. Essa explicação central está baseada na formação de um sistema mundial, a partir das Grandes Navegações do século XV, que provocou o desenvolvimento do capitalismo em diferentes graus de profundidade e articulado com as formações sociais pré-existentes.”

Este livro é fruto de anos de pesquisa e ensino sobre a Ásia e a África contemporâneas. Ele constitui uma síntese de materiais de aula, reflexões e debates intensamente realizados com alunos e colegas. Além disso, beneficia-se de artigos científicos produzidos ao longo de décadas de ensino e pesquisa, os quais estão indicados na bibliografia. O professor André Reis considera uma honra escrever este livro conjunto com seu professor de História da Ásia e da África, que ensina com rigor acadêmico e profundo senso crítico, sem perder engajamento social. O livro estará disponível em breve nas livrarias.

Professores, ex-alunos e alunos do PPGEEI lançam livro sobre as Relações Internacionais e o Cinema

No 5º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais, no dia 30 de julho de 2015, será lançado o livro “As Relações Internacionais e o Cinema – Volume 1: espaços e atores transnacionais”. Participam da obra o coordenador do PPGEEI, André Reis, o professor Eduardo Filippi, o ex-aluno e doutor pelo programa, Edson Neves Júnior, as doutorandas Cristine Koehler Zanella e Fernanda Barasuol e as mestrandas Isadora da Silveira e Lauren Machado. O livro já está em pré-venda no site da Editora Fino Traço.

Confira a chamada: “Filmes podem ser janelas para mundos que de outra forma não conseguiríamos acessar. Pela capacidade que têm de aproximarem um objeto não raro distante, os filmes são uma ferramenta valiosa para o estudo das Relações Internacionais. Para realizar esse potencial, o conteúdo dos filmes – e, em alguns casos, sua própria forma – precisa ser refletido e analisado a partir do momento em que foram criados, bem como por quem e para quem foram produzidos e a narrativa que desenvolvem. As Relações Internacionais e o Cinema reúne análises dessa natureza, dedicadas, neste primeiro volume, aos espaços e atores transnacionais. Nele o leitor encontrará a análise de um conjunto de filmes que auxiliam a compreensão de conflitos, negociações, resistências e narrativas sobre os velhos e novos colonialismos, o terrorismo internacional, as revoluções, as resistências políticas, a diplomacia cultural, as relações econômicas e as migrações internacionais.”

Veja o sumário do livro clicando aqui.

Lançamento
Data e horário: 30 de julho de 2015, quinta-feira, das 15 às 16 horas

AfrikaansNederlandsEnglishFrançaisDeutschItalianoPolskiPortuguêsEspañol