Programa de Pós-graduação em Estudos Estratégicos Internacionais

Refugiados ou Portadores de Visto Humanitário

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) oportuniza vagas na categoria de aluno especial a estrangeiros com curso superior completo, com status de refugiados ou portadores de visto humanitário, como formação nas áreas de formação prioritárias são as de Relações Internacionais, Economia, Direito, Geografia, História e demais Ciências Humanas e Sociais

As inscrições, gratuitas, são divulgadas em edital na página inicial do site, semestralmente.

O candidato aprovado será admitidos para frequentar até uma disciplina por semestre, com um número máximo total de duas disciplinas, sendo considerado “aluno especial”. Para ser aluno regular do programa, deverá posteriormente participar do processo seletivo anual.

O objetivo deste programa é oportunizar aos refugiados e portadores de visto humanitário o acesso à formação continuada e aproximação com a Pós-Graduação, estimulando uma maior integração com a sociedade brasileira e sua comunidade científica. Para o PPGEEI, a ampliação da circulação e contato com estrangeiros fortalece a Pós-Graduação, tanto no sentido humanitário e de acolhimento, como do aumento da internacionalização e da diversidade no seio da Universidade Pública

Os documentos solicitados para a inscrição podem ser enviados por email ou entregues pessoalmente na secretaria do programa. O candidato também pode, caso opte,  inscrever-se pelo formulário abaixo.


DADOS DO ALUNO



ENDEREÇO E CONTATO



FORMAÇÃO



ANEXOS


Sua solicitação será analisada pela Comissão de Pós-graduação, podendo ser deferida ou indeferida;

 

A fim de embasar a decisão, informações complementares poderão ser solicitadas pela Comissão de Pós-Graduação. A quantidade de vagas disponíveis dependerá de decisão da Comissão de Pós-Graduação.
  • Para o aproveitamento das aulas, o aluno deve ter conhecimento da língua portuguesa, que poderá ser comprovado através de certificado ou então de entrevista com membro da Comissão Coordenadora.
  • As disciplinas cursadas pelo Aluno Especial terão registro e certificado, podendo ser consideradas, a critério da Comissão Coordenadora, como créditos cursados para efeito de posterior aproveitamento, quando do ingresso pleno em um Programa de Pós-Graduação.
  • As inscrições, bem como a frequência das disciplinas, são gratuitas.
AfrikaansNederlandsEnglishFrançaisDeutschItalianoPolskiPortuguêsEspañol