Linhas de Pesquisa em Geoquímica

This post is also available in: English (Inglês) Español (Espanhol)

Geologia de Superfície e Geoquímica Ambiental

Estudo dos processos de alteração intempérica de rochas e minerais. Geoquímica urbana. Contaminação ambiental e remediação de solos e águas. Contaminação e atividade mineira. Hidrogeoquímica de recursos hídricos subterrâneos e superficiais. Biogeoquímica. Geoquímica de isótopos estáveis aplicados na solução de problemas ambientais. Glacioquímica e aplicações na paleoclimatologia.

Docentes: Ana Maria Pimentel Mizusaki, Antonio Pedro Viero, Ari Roisenberg, Jefferson Cardia Simões, Milton Luiz Laquintinie Formoso e Rommulo Vieira Conceição.

Geoquímica de Minerais e Rochas

Ciclo geoquímico dos elementos. Geoquímica analítica. Cristaloquímica dos minerais. Caracterização geoquímica e petrogenética de minerais e rochas de associações vulcânicas, plutônicas, metamórficas, sedimentares e metálicas nos vários ambientes tectônicos. Investigação de processos evolutivos, fontes do magmatismo, parâmetros do metamorfismo, proveniência e diagênese.

Docentes: André Sampaio Mexias, Ari Roisenberg, Carla Cristine Porcher, Carlos Augusto Sommer, Evandro Fernandes de Lima, Lauren da Cunha Duarte, Lauro Valentim Stoll Nardi, Léo Afraneo Hartmann, Luiz Fernando De Ros, Márcia Elisa Boscatto Gomes, Marcus Vinícius Dornelles Remus, Maria de Fátima Aparecida Saraiva Bitencourt, Norberto Dani, Rommulo Vieira Conceição, Ruth Hinrichs e Ruy Paulo Philipp.

Geoquímica e Petrologia Orgânica

Origem da matéria orgânica, formação do querogênio, gênese de carvão e petróleo, folhelhos oleíferos. Tipos de bacias e fácies orgânicas. Classificação de bacias carboníferas. Migração de petróleo e formação de reservatórios. Métodos analíticos e métodos de dados geoquímicos na origem, gênese, composição e maturidade da matéria orgânica em rochas geradoras de petróleo e carvão.

Docente: Wolfgang Dieter Kalkreuth.

Metalogenia

Estudo dos parâmetros de alteração hidrotermal de rochas e das mineralizações associadas. Controles de geração de depósitos minerais, com ênfase em isótopos radiogênicos.

Docentes: André Sampaio Mexias, Artur Cezar Bastos Neto, Evandro Fernandes de Lima, José Carlos Frantz, Juliana Charão Marques, Lauro Valentim Stoll Nardi, Léo Afraneo Hartmann, Marcus Vinícius Dornelles Remus, Milton Luiz Laquintinie Formoso e Ruy Paulo Philipp.

Geotectônica e Geologia Isotópica

Análise da evolução tectônica e geodinâmica de cinturões orogênicos e associações intra-placa. Análise estrutural de cinturões com ênfase na determinação de seu padrão cinemático, geologia e estratigrafia de terrenos vulcânicos, plutônicos e de alto grau metamórfico do Pré-Cambriano. Utilização de dados isotópicos para estudos petrológicos e metalogenéticos, idades de rochas e eventos geológicos através dos principais métodos geocronológicos e estabelecimento da história evolutiva do Escudo Brasileiro e coberturas vulcânicas e sedimentares.

Docentes: Ana Maria Pimentel Mizusaki, Andréa Ritter Jelinek, Antonio Pedro Viero, Carla Cristine Porcher, Edinei Koester, José Carlos Frantz, Juliana Charão Marques, Lauro Valentim Stoll Nardi, Léo Afraneo Hartmann, Marcus Vinícius Dornelles Remus, Maria de Fátima Aparecida Saraiva Bitencourt, Rommulo Vieira Conceição e Ruy Paulo Philipp.

Petrologia e Geoquímica Experimentais

Linha de pesquisa voltada ao estudo experimental sob pressões compatíveis com o interior do planeta ou com a sua superfície, com foco em: a) desenvolvimento de diagramas de fase, b) estabilidade de minerais, c) determinação dos coeficientes de partição de elementos traços e seus isótopos no sistema fluidos aquoso / líquidos silicáticos ou carbonatíticos / minerais; d) ciclo endógeno dos elementos voláteis; e) formação de magma e fusão do manto litosférico e sub-litosférico. Os experimentos são conduzidos em fornos com atmosfera controlada de CO,CO2, Ar ou N2 que permitem simular temperaturas de até 1800°C ; e em prensas acopladas a câmaras com perfil toroidal ou a um sistema multi-anvil (Walker), que permitem simular condições de pressão desde 1 até 25GPa ( de 30km até cerca de 900km de profundidade) e temperaturas de até 2500°C.

Docente: Rommulo Vieira Conceição

Temas

• Análise de materiais. Rochas ornamentais e de revestimento. Espectroscopia de impedância, condução iônica, alta pressão, cerâmica, métodos analíticos. Cristaloquímica aplicada;

• Avaliação de distribuição e qualidade de carvões da Bacia do Paraná. Avaliação de potencial de gás natural (metano) nas camadas de carvão na Bacia do Paraná. Co-combustão de carvão com biomassa. Avaliação de rochas geradoras de petróleo por experimentos de hidropirólise;

• Geologia e Geoquímica do petróleo. Potencial de rochas para gerar hidrocarbonetos de petróleo;

• Geoquímica, tectônica e geologia estrutural das rochas metamórficas. Geotermobarometria. Trajetórias de P-T-t em cinturões orogênicos;

• Geoquímica de superfície. Alteração de rochas. Mineralogia de argilominerais. Técnicas analíticas de estudo de argilominerais (DRX, MEV, LNLS);

• Geoquímica dos sedimentos. Proveniência, diagênese, argilominerais em rochas reservatórios, tectônica de bacias sedimentares;

• Geoquímica isotópica. Isótopos estáveis e radiogênicos aplicados a estudos de geodinâmica e ambientais. Termocronologia por traços de fissão em apatita e (U-Th)/He. Datação por Laser Ablation e TIMS;

• Glaciologia polar e andina. Sedimentologia glacial. Mudanças ambientais globais. Paleoclimatologia do Quaternário.

• Magmatismo sintectônico, magmatismo pós-colisional e zonas de cisalhamento. Estudo integrado petrológico-estrutural de intrusões sintectônicas.Trajetórias de P-T-t;

• Metalogênese, mineralogia e geoquímica de depósitos minerais metálicos. Sistemas hidrotermais, alteração e mineralização, geoquímica isotópica de áreas mineralizadas. Mineralizações de geodos de ametista e hidrotermalismo no Grupo Serra Geral;

• Química mineral. Petrologia e geoquímica de associações vulcânicas. Sistemas de rochas intrusivas. Petrologia e geoquímica de rochas granitóides. Modelamento magmático. Petrologia experimental, manto, xenólitos e metassomatismo. Reologia de magmas e geologia estrutural de rochas plutônicas;
  • Poluição em sedimentos, solos e água. Metais pesados. Barreiras geoquímicas, paisagens geoquímicas. Geoquímica e saúde. Hidrogeologia e hidrogeoquímica. Aplicação de isótopos estáveis em sistemas hídricos;