Guia Discente

A UFRGS é uma universidade com uma estrutura bastante complexa e com uma diversidade de setores e normas que regulam seu funcionamento. Este Guia se destina a facilitar os trâmites administrativos que dizem respeito às atividades discentes na pós-graduação. Atualizamos constantemente alguns dados e instruções específicas, tendo em vista que frequentemente as instâncias que regulam a pós-graduação modificam os procedimentos. Assim, a cada nova etapa da vida acadêmica, sugerimos aos alunos que consultem essas instruções.

Instruções Gerais

  • Os alunos devem manter atualizados seus endereços eletrônicos no Portal do Aluno e no seu Currículo Lattes e notificar o orientador e a secretaria em caso de alterações. Os alunos devem manter atualizados os seus dados cadastrais no Portal do Aluno.

 

  • Os alunos, particularmente os de Mestrado (ME), devem guardar cópia dos programas das disciplinas cursadas sem rasuras, para futura solicitação de validação de créditos em outras instituições.

 

  • Os alunos devem comparecer às reuniões para as quais forem convocados. Em caso de ausência, deve ser enviada justificativa à Coordenação, com cópia ao orientador.

 

  • É fortemente esperado que os alunos compareçam aos eventos acadêmicos promovidos pelo Programa.

 

  • O Regimento do Programa foi alterado ou complementado por Decisões posteriores, mas continua válido para muitos procedimentos, entre estes, o relativo ao desempenho dos alunos.

 

Encaminhamentos à secretaria

 Antes de se comunicar com a secretaria, verifique se as informações ou procedimentos desejados estão disponíveis neste Guia ou em outro espaço no site do PPG.

  • Comunicação: ao se comunicar com a secretaria, sempre se identificar (nome e curso, Mestrado ou Doutorado), pois nossos bolsistas são temporários e não conhecem todos os alunos. Temos apenas um secretário e em torno de 160 alunos.

 

  • Fornecimento de atestados: comprovantes de matrículas podem ser emitidos pelo Portal do Aluno com certificado digital. Quando necessário, a secretaria emitirá comprovante (de matrícula, histórico escolar ou de renda), devendo o aluno manter o original consigo e fazer fotocópia.

 

  • Solicitações: as solicitações devem ser encaminhadas pelo e-mail da secretaria e devem ter o campo “assunto” da mensagem devidamente especificado. Toda demanda à Secretaria deve conter as informações necessárias para o encaminhamento, tais como nome correto do solicitante, códigos corretos, nomes e e-mail correto do destinatário (quando se tratar de re-encaminhamento de demanda por correio eletrônico), e deve ser feita com pelo menos 48 horas de antecedência. A secretaria recebe todas as demandas do curso. Dessa maneira, fazemos uma triagem para identificar quais demandas devem ter resposta imediata e quais demandas podem aguardar por tempo prolongado. Após o encaminhamento de sua solicitação,  aguarde que realizaremos os procedimentos necessários em tempo oportuno.

 

  • Entrega de Documentos: os documentos entregues na secretaria devem estar sempre identificados pelo seu conteúdo e destino/destinatário. Documentos destinados aos docentes devem ser entregues, devidamente identificados, na secretaria dos Departamentos do IFCH, na Sala 106 – Prédio 43311 (obs.: não deixar documentos no escaninho que serve para retirada de trabalhos dos alunos).

 

  • Alunos que passarem a residir fora de Porto Alegre devem manter algum contato na cidade, para encaminhamento de demandas que não possam ser resolvidas de modo eletrônico ou postal.

 

  • Em algumas semanas do ano e nos meses de março, outubro e novembro, o expediente da Secretaria tem acúmulo de demandas. Na medida do possível, atenderemos as solicitações de todos.

 

  • A secretaria não responde por eventos externos, apenas repassa a divulgação.

 

– Instruções para Matrícula de Alunos Regulares

– Informações sobre créditos de disciplinas

– Informações sobre Proficiência em língua estrangeira

– Informações sobre Bolsas e financiamento de pesquisa

– Informações sobre os Exames de Qualificação

– Informações para alunos em fase de defesa e diplomação