O professor Cléo Vilson Altenhofen, professor titular do Departamento de Línguas Modernas do Instituto de Letras e parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Letras, foi agraciado com a Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha, Verdienstorden der Bundesrepublik Deutschland (Bundesverdienstkreuz). Trata-se da mais alta condecoração concedida pelo Governo da Alemanha em reconhecimento a serviços prestados em diversos campos do conhecimento e da sociedade.

O professor Cléo possui Doutorado em Germanística pela Johannes Gutenberg-Universität de Mainz, Alemanha (1995), e pós-doutorado como bolsista da Fundação Alexander von Humboldt, nas universidades de Kiel (2003-2004) e Marburg (2015-2016), Alemanha. Atua no Departamento de Línguas Modernas – área de Língua e Literatura Alemãs – da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor efetivo do Programa de Pós-graduação em Letras / UFRGS. Desenvolve seus estudos na linha de pesquisa de Sociolinguística, abordando temas ligados ao plurilinguismo e contatos de línguas minoritárias (com ênfase no contato alemão-português), variação e mudança linguística, bem como de estudos de política linguística e educação “plurilinguística”. É membro do Comitê Executivo do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA UFRGS PUCRS).

Além disso, coordena a rede de pesquisa internacional www.ALMA-Diversität, que reúne pesquisadores em torno do projeto Atlas Linguístico-Contatual das Minorias Alemãs na Bacia do Prata: Hunsrückisch (ALMA-H), projeto binacional que desenvolve em parceria com Harald Thun (Univ. Kiel), com o apoio da Fundação Humboldt – ver https://www.ufrgs.br/projalma/. É líder do Grupo de Pesquisa do Diretório CNPq “Alma Linguae: Variação e Contatos de Línguas Minoritárias” e, desde 2018, coordenador do Colegiado Setorial da Diversidade Linguística, vinculado ao Sistema Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul.

Para acompanhar as atividades de publicação e orientação do professor Cléo, ver a lista atualizada de suas produções, disponível na página de seu projeto https://www.ufrgs.br/projalma/bibliografia/.

A comunidade do Instituto de Letras e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul parabeniza o professor Cléo Vilson Altenhofen por receber esse reconhecimento de Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha.

One thought on “Professor Cléo Vilson Altenhofen recebe a Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *