Image
Foto: Bruno Dariva

Co-orientação

A Câmara de Pós-Graduação da UFRGS define o co-orientador como o "docente ou pesquisador, com título de doutor ou equivalente, chamado a contribuir com competência complementar àquela do orientador, considerada necessária à realização do projeto acadêmico do aluno de pós-graduação".

Assim, em sua Resolução 84/2006, a CAMPG define os prazos para solicitação de co-orientação nos cursos de Mestrado e Doutorado como sendo os seguintes:

  1. a) de até 15 (quinze) meses contados a partir do ingresso do aluno de mestrado;
    b) de até 30 (trinta) meses contados a partir do ingresso do aluno de doutorado.

Para encaminhar o pedido de co-orientação, aluno e professor orientador deverão encaminhar a secretaria do PPGLET os seguintes documentos:

  1. Coorientador pertencente à UFRGS:
  • Carta do orientador convidando o possível co-orientador e justificando a complementaridade da co-orientação, direcionada à Conselho.
  • Carta de aceite do possível co-orientador.
  • O currículo do co-orientador pretendido deve estar atualizado na Plataforma Lattes (CNPq).
  1. Coorientador externo ao quadro da UFRGS

Além da aprovação da solicitação de co-orientação pela Conselho do Pós- Graduação em Letras, o credenciamento de membros externos passa pelo crivo da  Câmara de Pós-Graduação, por isso, documentos complementares poderão ser solicitados.

Atribuições do corpo docente

Atribuições dos membros corpo docente e orientadores; dos critérios para receber alunos de pós-graduação e procedimentos para solicitação de mudança de nível.
Resolução nº 01/2020 define os critérios que devem ser atendidos para fins de credenciamento e recredenciamento de professores no Programa de PósGraduação em Letras da UFRGS.
Ofício para solicitação de credenciamento e recredenciamento a partir das exigências apresentadas na Resolução 01/2020.