E-BOOKS | TESES E DISSERTAÇÕES | CONTATO


 

INTERCÂMBIO ACADÊMICO CIENTÍFICO

Com relação aos convênios institucionais com universidades do Brasil e do exterior, em 2015, o número foi ampliado. Recentemente, a UFRGS firmou convênio com a UNISINOS, PUCRS e com a Alemanha, a Friedrich-Alexander-Universität de Erlangen. Para ver os textos dos convênios disponíveis, clique sobre o título.

a) CONVÊNIO UFRGS/UQAM (Université du Québec à Montréal, em Montréal, Canadá)
Trata-se de um acordo entre o Instituto de Letras da UFRGS e o Departamento de Estudos Literários da UQAM, vigente desde 1990, com renovações periódicas e um rico conjunto de atividades incluindo missões de professores visitantes de ambas as instituições e desenvolvimento de pesquisas conjuntas.

b) CONVÊNIO UFRGS/Université Paul Valéry (Montpellier III, França)
Trata-se de um acordo entre o Instituto de Letras da UFRGS e a Faculdade de Letras da Universidade Paul Valéry - UPV, vigente desde 1995, renovado periodicamente, com regularidade de funcionamento e um lastro de atividades incluindo missões de professores visitantes de ambas instituições; envio, a cada dois anos, de um mestrando ou doutorando deste PPG para atuar na UPV como Leitor de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira; realização em co-tutela UPV/UFRGS de um doutoramento em Literatura Brasileira.

c) CONVÊNIO UFRGS/Universidade de Kiel (Alemanha)
Trata-se de convênio entre o Instituto de Letras da UFRGS e o Instituto de Romanística da Christian-Albrechts-Universität de Kiel (CAU), Alemanha (www.uni-kiel.de). O convênio, iniciado em 1998 e renovado em 2005 por um período de mais cinco anos, prevê missões de professores visitantes de ambas as instituições, desenvolvimento de projeto de pesquisa conjunto e o envio, a cada dois anos, de um egresso deste PPG para atuar como “Leitor de Português” no Instituto de Romanística da CAU.

d) CONVÊNIO UFRGS/Universidade de Lisboa
Trata-se de convênio firmado em 2001 entre a UFRGS e a Universidade de Lisboa, a partir de uma iniciativa do Instituto de Letras da UFRGS e da Faculdade de Letras e do Instituto de Cultura Brasileira da Universidade de Lisboa, visando consolidar os contatos já em andamento nas áreas de Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa. O Convênio possui prevê a realização de intercâmbios e de missões.

e) Convênio interinstitucional ALiB
Trata-se de convênio de âmbito nacional que congrega 14 instituições de ensino superior do país, para a elaboração do ALiB (Atlas Lingüístico do Brasil - www.alib.ufba.br/), que tem por objetivo uma ampla descrição da variação do português falado no Brasil.

f) CONVENIO UFRGS/UNIVERSIDADE DE SALZBURG, AUSTRIA. 
Trata-se de convênio entre o Instituto de Letras/ UFRGS e o Departamento de Estudos Romanísticos da UNIVERSIDADE DE SALZBURG, Áustria. (http://www.uni-salzburg.at/portal/page?_pageid=425,399796&_dad=portal&_schema=PORTAL).
O convênio iniciou-se em 2007 e objetiva desenvolver áreas de cooperação científica e acadêmica centradas nos temas de interesse de ambas as instituições, fomentando o intercâmbio docente, sobretudo o intercâmbio de jovens pesquisadores, no âmbito de docências de curta duração e professores visitantes. 

g) Convênio UFRGS/UNIVERSIDADE DE BARCELONA
Trata-se de convênio firmado com o objetivo do desenvolvimento do Projeto Literatura Comparada, Estudos da Tradução e Estudos Culturais: polêmicas e tendências no limiar do século XXI – contemplado no âmbito do Acordo CAPES/DGU – Brasil/Espanha, sob o nº 175/08, e do Convênio UFRGS/Universidade de Barcelona. Coordenadora: Profa. Dra. Sara Viola Rodrigues.

h) Convênio PPGLETRAS-UFRGS/Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada-UNISINOS
Trata-se de convênio com o objetivo de intercâmbio entre alunos das duas instituições e para fins de realização de projetos conjuntos entre docentes dos dois programas.

i) Convênio PPGLETRAS-UFRGS/ Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados
Trata-se de convênio com o objetivo de realização de Projeto DINTER aprovado junto à CAPES e com realização prevista entre 2010 e 2014.   

j) Convênio UFRGS – PPG LETRAS/PUCRS – Faculdade de Informática 
Trata-se de convênio entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com o objetivo de estabelecer um programa de intercâmbio de estudantes de pós-graduação stricto sensu, permitindo aos estudantes, regularmente matriculados (universidade de origem), a cursarem disciplinas na universidade anfitriã, com a finalidade de cumprir parte dos créditos requeridos na universidade de origem. O aluno ainda conta com a isenção de qualquer pagamento de taxas correspondentes a matricula e as disciplinas oferecidas pela universidade anfitriã.

k) CONVÊNIO UFRGS/Universidade Friedrich-Alexander-Universität - Erlangen-Nurenberg (Alemanha)
Acordo válido de 2013 a 2018. Prevê intercâmbio de estudantes e de professores.

Demais Projetos de Intercâmbio

Projeto DINTER UFRGS-UEMS

                     

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Campus do Vale - Prédio 43221, sala 122
Caixa Postal 15002 - 91501-970 - Porto Alegre -RS
Fone 0 xx 51 3308-6699 | E -mail: ppglet@ufrgs.br