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| 08.12.2017 |

Palestra: O que um arquivo sobre a Reforma do Ensino Médio pode nos dizer?
Profa. Dra. Vanice Sargentini - UFSCar
Dia 08 de dezembro, às 9h, na sala 120 do PPG-Letras da UFRGS

Resumo: A Medida Provisória (MPV) nº 746, de 22 de setembro de 2016, que “promove alterações na estrutura do ensino médio, última etapa da educação básica, por meio da criação da Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral” (Senado, 2016), ao ser apresentada de forma midiática à população brasileira, desencadeou discursos que expuseram o confronto das relações de poder inscritas no corpo docente e discente, nas expectativas políticas e empresariais, nos imaginários sobre o que se deve saber. Na mídia tradicional essas relações de poder tendem à defesa de um sistema de controle disciplinar (do corpo, do tempo e da vida) regido pelo pensamento capitalista liberal, obliterando o pensamento científico, pedagógico e acadêmico. Ademais, a justificativa para a reforma pauta-se em um suposto desejo discente de revisão de controle do seu tempo; justamente o tempo que possibilita o sequestro da vida a ser transformada em força de trabalho (Foucault, 2015). O dissenso sobre a Medida Provisória é nosso objeto de análise, que será apresentado com base na coleta de material publicado na mídia tradicional e nas mídias alternativas e ativistas. Nossa hipótese é a de que o mesmo discurso que na mídia tradicional promove o discurso eufórico de valorização do tempo na escola, sustenta negativamente o discurso dos alunos que resistem, impondo a esses o discurso de que ao ocuparem as escolas estariam defendendo a dissipação do tempo por meio da intemperança, imprevidência e desordem (Foucault, 2015), e com isso a mídia tradicional obscurece a possibilidade de se reconhecer nesse ato a defesa de uma outra posição.

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