Dissertações

  • Musicalização de adultos através da voz: uma proposta metodológica de abordagem multi-modal.

    Autor: Helena de S. N. Wohl Coelho
    Orientador:
    Data da defesa: 01/01/1990

    Esta Dissertação de Mestrado apresenta um método de musicalização de adultos através da voz dentro de uma abordagem multi-modal. Contém um capítulo de fundamentação, onde os diversos parâmetros da música são definidos sob a ótica da musicalização pela abordagem da musicalização pela abordagem multi-modal;um capítulo de apresentação da proposta, propriamente dita, com especificações metodológicas (Partitura-Resumo, Quadro Sinóptico Multi-Modal de Conteúdos Musicais, Material do Aluno e Guia do Professor);e um capítulo de narrativa da experiência de aplicação do método proposto e avaliação dos resultados obtidos. As canções e padrões da Partitura-Resumo foram criados especificamente para os conteúdos das unidades e a preocupação básica é a de favorecer a memorização e compreensão de tais conteúdos e não a de produzir literatura musical no sentido artístico. O Quadro Sinóptico Multi-Modal de Conteúdos Musicais apresenta-se em forma matricial onde as abcissas contém uma resenha dos conteúdos abordados por aula, e as ordenadas, a complexidade crescente e gradativa de tais conteúdos por aula. A originalidade das informações contidas consiste na seqüência com que foram organizadas. O Material do Aluno é o livro de exercícios de propriedade e para uso do aluno ao acompanhar as aulas. O Guia do Professor é o livro que contém as respostas às questões formuladas no Material do Aluno e comentários sobre a maneira de conduzir a busca de soluções e a aprendizagem específica. Observou-se que a elaboração do conhecimento musical – em seus aspectos afetivo, cognitivo e motor – foi sendo, paulatinamente assumida pelos próprios alunos. Constatou-se, também, que este método propicia nitidez na compreensão das partituras, assim como naturalidade, eloqüência e autonomia no domínio do vocabulário e da performance musical.

    This study presents a method in which adults without formal musical training are exposed to a multi-modal approach to music education and literacy. The first chapter introduces the proposal itself with methodological specifications (collected musical scores, complete table of contents, student’s handbook and teacher’s guide);and the last is a descriptive chapter of the proposed method with its applications and a partial evaluation of the results obtained. The songs and patterns found in the scores are specifically created for each one of the unite. The basic preoccupation is to help the memorization and comprehension of the contents and not to produce musical literature in its artistic sense. The multi-modal table of contents is presented as a summary with gradual increase in the complexity of the material. The sequencial organization of the material is presented in an original form and it covers form, texture, timber, harmony, rhytm, melody and expressiveness. The teacher’s guide contains the answers to some of the questions presented in the student’s handbook as well as solutions for some of the specific learning problems. The aim of this study is the presentation of a method which can be an effective tool in the acquisition of solid musical skills. It promotes positive attitudes towards learning, music and singing.

    Resumo / Abstract
  • Uma análise motívica da sonata breve para piano de Oscar Lorenzo Fernandez: critérios para uma interpretação.

    Autor: Maria Bernadete Castelán Póvoas
    Orientador:
    Data da defesa: 01/01/1990

    Este estudo tem por objetivo demonstrar a estrutura motívica da sonata Breve para piano (1947) de Oscar Lorenzo Fernandez, determinada a partir do exame de um motivo básico. São destacados seus elementos e observadas as relações entre este motivo e as linhas temáticas decorrentes de suas modificações, transformações e funções exercidas no desenvolvimento da obra. Estas questões são analisadas dentro dos contextos melódico, rítmico e harmônico. A definição da macro estrutura da Sonata emerge como resultado da análise da sua micro estrutura. Como referencial teórico, optou-se por realizar a análise a partir das teorias sobre “Transformações Temática” e “Variação Progressiva” de Rudolf Réti e Arnold Schoenberg, respectivamente. Quanto ao aspecto formal, este foi tratado segundo critérios que admitem ser o “Allegro” de sonata uma estrutura que segue o princípio composicional da recorrência motívico-temática e não uma forma musical restrita. Concomitantemente são questionados os pressupostos da “livre interpretação” enquanto método de trabalho músico-instrumental e apresentada uma proposta de critérios para uma interpretação e apresentada uma proposta de critérios para uma interpretação pianística da referida obra, com respaldo na análise realizada. A análise revelou que a natureza propulsiva do motivo básico impulsiona o desenvolvimento do discurso musical da Sonata, cuja estrutura decorre da manipulação dos seus elementos intrínsecos. O modelo é modificado, transformado e combinado com elementos derivados e recapitulados, sendo, por estas razões, além de gerador do desenvolvimento da Sonata, fator de unidade estrutural. Em decorrência dos resultados da análise realizada, concluiu-se que o conhecimento do arcabouço estrutural de uma composição torna-se condição essencial à realização interpretativa. A escolha da Sonata Breve ateve-se a dois aspectos: a relevância do material nela contido para o aprofundamento de questões estruturais, estéticas e musicais, e a carência de estudos analíticos sobre as composições de Lorenzo Fernandez.

    The aim of this study is to show the basic motivic structure as it supports and determines the Sonata Breve (1947) of Oscar Lorenzo Fernandez. The component parts of the motive are defined and relationships between motives and resulting themes are not only determined but related as well to the overall development of the melodic, rhythmic and harmonic contents of the work. The understanding of the structure of the Sonata as a whole emerges as a result of the analysis of the transformations of the motive in its diverse guises. The theoretical foundation is given by Rudolf Reti in his work entitled “The Thematic Process in Music”, and by Arnold Schoenberg in the books “Fundamentals of Musical Composition”, “Models for Beginners in Composition” and in some articles of “Style and Idea”. Formally the Sonata Breve is written as a three movement sonata, following the principle of motivic and thematic recurrence. As part of this study interpretive criteria are pointed at as a result of analytical conclusions and its interpretation is understood as a result of this process. The choice of the work is due to two main points, first the intrinsic artistic qualities of the Sonata Breve itself and second, the lack of analythical studies on the music of Brazilian composer Oscar Lorenzo Fernandez (1898 – 1948).

    Resumo / Abstract
  • A trajetória contrapontística nas obras sacras do Pe. José Maurício Nunes Garcia: uma análise de fugas e fugatos.

    Autor: Denise Cordeiro de Souza Frederico
    Orientador:
    Data da defesa: 01/01/1990

    O objetivo deste estudo foi avaliar o procedimento da escrita contrapontística em obras sacras do padre José Maurício Nunes Garcia, explicitando os fatores que contribuíram para a aquisição desta nova técnica em sua música. Como referenciais históricos, optou-se pelas informações dos que conheceram o compositor pessoalmente, somando-se a eles os registros do Visconde de Taunay, de Luiz Heitor Corrêa de Azevedo e os estudos de Francisco Curt Lange, José Maria Neves e Cleofe Person de Mattos. Quanto aos referenciais teóricos, foram adotados os que admitem ser a fuga um procedimento de composição e não uma forma musical com regras pré-estabelecidas. A seleção das obras estudadas ateve-se a três aspectos básicos: a autenticidade, a representatividade de uma fase histórica e a diversidade no manejo da técnica recém adquirida pelo compositor. Para cada obra selecionada foram fornecidos um breve histórico e uma análise estrutural enfatizando-se seu respectivo idioma harmônico. A análise das obras revelou que José Maurício não seguiu nenhum esquema formal rígido e aderiu às características estilísticas vigentes na música do Brasil colonial. Foi verificado, ainda, que o contexto sócio-cultural e a demanda da corte portuguesa em exílio no Brasil foram marcos vitais para o aparecimento da escrita contrapontística na sua obra. Conclui-se que a vinda de D. João VI para o Brasil em 1808 ocasionou uma mudança efetiva no curso da trajetória composicional do Pe. José Maurício, através da aquisição de novas técnicas expressas no estilo fugado.

    The purpose of this study was to evaluate the contrapunctal technique of José Mauricio Nunes Garcia in his sacred works, and to define the inception of this new technique in his musical output. The historical references have included the writings of people who met the composer and the essays of Visconde de Taunay, Luiz Heitor Corrêa de Azeved, Francisco Curt Lange, José Maria Neves and Cleofe Person de Mattos. Theoretical references have adhered to the recognition of the fugue as a compositional process rather than simply as a musical form governed by preestablished rules. The works selected for this study refer to basic aspects: their authenticity, their significance in regard to given historical period, and their diversity in the employ of the new compositional techniques acquiered by the composer. A brief historical account and a structural analysis emphasing the harmonic idiom have been provided for each selected work. The analysis of the music works reveal that José Maurício did not follow rigid formal schemes of any kind, taking into account the use of a style characteristic of Colonial Brazilian Music. This study also verifies that the socio-cultural context and the artistic demands of the Portuguese court in exile in Brazil were the main reasons for the appearance pf contrapunctual writings in the works of Garcia. It is proved, finally, that the arrival of D. João VI to Brazil in 1808 elicited an effective change in the compositional style of Garcia as witnessed of his acquisition of the new contrapunctual techniques.

    Resumo / Abstract
  • Variantes de texto em edições da Prole do Bebê Nº 1 para piano de Heitor Villa-Lobos: estudo preliminar para uma edição crítica.

    Autor: André da Silveira Loss
    Orientador:
    Data da defesa: 01/01/1990

    A suíte “Prole do Bebê nº 1” de Heitor Villa-Lobos foi editada diversas vezes durante a vida do compositor e em diferentes lugares do mundo. Comparadas entre si, essas edições apresentam discrepâncias, o que gera dificuldades no estabelecimento da confiabilidade dos diferentes textos. Referências quanto à procedência e genealogia das discrepâncias ao logo das edições podem servir de base para um texto crítico da “Prole do Bebê nº 1”. No entanto, as referências das edições através das fontes de autoria de Villa-Lobos são escassas, e foram conhecidas apenas em parto através das fontes disponíveis no Museu Villa-Lobos e na Biblioteca Nacional. Segundo as fontes de Villa-Lobos conhecidas e a análise da natureza e função das discrepâncias das edições em relação ao priemiro texto conhecido da “Prole do Bebê nº 1”, estabeleceu-se como textos mais confiáveis, a edição Max Eschig e as edições da segunda e da quarta peças da suíte pela Edward B. Marks e Villa-Lobos Music Corporation.

    The “Baby’s Family nº 1” suite by Heitor Villa-Lobos was published several times, in different places of the world during the composer’s life. These editions show discrepancies when compared to one another, causing some difficulties as far as the reliability of the different texts is concerned. The references concerning the source and genealogy of these discrepancies may serve as the basis to a critical text of “Baby’s Family nº 1”. However, these references are scarce and were only partially discovered through some information aviable in Villa-Lobos Museum and in the National Library. According to Villa-Lobos known sources and to the analysis of the nature and function of the editions’ discrepancies concerning the first known text of “Baby’s Family nº 1”, Max Eschig’s edition and the editions of the second and forth pieces of the suite by Edward B. Marks and Villa-Lobos Music Corporation have been considered as being the most reliable texts.

    Resumo / Abstract
  • O ensaio coral como momento de aprendizagem: a prática numa perspectiva de educação musical.

    Autor: Sergio Luiz Ferreira de Figueiredo
    Orientador:
    Data da defesa: 01/01/1990

    O objetivo desta pesquisa é apresentar questões sobre educação musical na prática coral. O ensaio coral é um momento de aprendizagem. É no ensaio coral que o conhecimento musical é construído. No capítulo 1 o treinamento é abordado como uma parte do processo de aprendizagem. Durante o ensaio coral muitos treinamentos são utilizados com o objetivo de promover a aprendizagem musical. O capítulo 2 trata do planejamento do ensaio. Existem três pontos fundamentais para o planejamento: organização, aplicação e avaliação. A organização do repertório e do ensaio, a aplicação de estratégias e a avaliação dos resultados são desenvolvidos neste capítulo. A aprendizagem de conceitos musicais através da prática coral é o assunto do capítulo 3. Ritmo, melodia e harmonia são apresentados como componentes básicos para o desenvolvimento de conceitos musicais. Exemplos do repertório coral mostram alguns pontos relacionados ao ritmo, melodia e harmonia. São apresentados exercícios com o objetivo de indicar solução para determinados problemas de forma progressiva e contextualizada. A técnica vocal é apresentada no capítulo 4 como um recurso na aprendizagem coral. A função da técnica vocal é facilitar a realização musical. Exercícios são apresentados com o objetivo de conduzir os cantores à compreensão dos elementos vocais necessários para a prática coral. A inter-relação conceitos musicais, técnica vocal e repertório é extremamente importante e necessária para que haja contextualização dos inúmeros aspectos envolvidos na prática coral.

    The objective of this work is to present questions about music education in choral practice. Choral rehearsal is a learning moment. In the choral rehearsal the musical knowledge is acquired. In chapter 1 the training is approached as a part in the learning process. During choral rehearsal many activities are used with the aim of promoting musical learning. Chapter 2 discusses the rehearsal planning. There are three fundamental points: organization, application and evaluation. The repertoire and the rehearsal organization, the application of strategies and the evaluation of results are developed in this chapter. Learning musical concepts through choral practice is the subject of chapter 3. Rhythm, melody and harmony are presented as basic components for developing musical concepts. Examples of choral repertoire show some points related to rhythm, melody and harmony. There are some exercises given with the aim of helping to solve problems in a progressive way. The subject of chapter 4 is vocal technique is to make easier choral performance. Some other exercises are meant to lead the singers to the comprehension of vocal components wich are necessary to choral practice.

    Resumo / Abstract
  • O processo de conhecimento em música: constatações de uma abordagem não-tonal na aprendizagem.

    Autor: Cristina de Souza Grossi
    Orientador: Prof. Dr. Raimundo Martins da Silva Filho
    Data da defesa: 06/12/1990

    A música gera conhecimento e tem significado porque opera com força especial na percepção e na cognição humana. A educação musical é uma das alternativas que configuram uma sólida aprendizagem da música. Tem a função de acionar e desenvolver tanto a capacidade no indivíduo para compreender as relações que possibilitam a expressão, quanto os mecanismos cognitivos presentes nos processos de organização sonora. No mudo ocidental convivem, lado a lado, dois tipos de música e, conseqüentemente, dois tipos de abordagens educacionais, com características organizacionais próprias e diferenciadas, aqui denominadas tonal e não-tonal. A proposta desta pesquisa é identificar os meios de estruturação presentes na música tonal, na música não-tonal. Mais especificamente, identificar, analisar e comparar as formas de conhecimento musical existentes nas abordagens tonal e não-tonal, na aprendizagem. Como processo e tradição cultural, a prática da música tonal tem gerado e desenvolvido, nos indivíduos, modelos sonoros de organização e relações sonoras características que, por usa vez, vêm gerando hábitos e disposições, orientando perceptiva e cognitivamente os indivíduos tonalmente aculturados. Procurando ampliar a experiência musical, valorizam os processos criativos por meio da vivência e da prática musical. Tais abordagens têm contribuído de forma significativa para a eficiência da aprendizagem de um modo geral. Os processos estruturais são construídos e desenvolvidos gradativamente, como na abordagem tonal. A aprendizagem fundamentada na música do Século XX aponta caminhos e possibilidades perceptivas e cognitivas, em favor do conhecimento da música como um todo.

    Operating with distinct power on the human perception and cognition, music can generate knowledge and meaning. Musical education is one of the alternatives for a meaningful learning of music. As a function, it can activate and develop both the individual’s capacity to understand the mechanisms present in the processes of sound organization. In the western world one identifies the coexistence of two types of music and two types of educational approaches. These approaches have particular organizational features which are herein called tonal and non-tonal. The purpose of this research is to identify the means of structuring tonal and non-tonal music. Specifically, to identify, analyse and compare forms of musical knowledge existing in the tonal and non-tonal approaches to music learning. As a process, as a cultural practice and tradition, tonal music has been developing models of sound organization as well as specific relations generate perceptive and cognitive habits and dispositions in the individual. The non-tonal approaches may coexist with or interfere in the referentials existing in the mind who is culturally and musically tonal oriented. Trying to expand the musical experience, thee approaches enhance the creative processes by a living practice of music. They contribute significantly to an effective learning. The structural processes are created and developed gradually s in the tonal approach. The learning of music based on XX Century repertoire leads for perceptive and cognitive ways and possibilities which enhance the knowledge of music as a whole.

    Resumo / Abstract
  • Uma análise na perspectiva da crítica religiosa – cristã.

    Autor: Vandir Rudolfo Schäffer
    Orientador:
    Data da defesa: 01/01/1991

    Trata-se de uma análise da literatura de inspiração religiosa-cristã sobre o movimento do rock, identificando no seu discurso os preceitos éticos-religiosos que fundamentam uma estética condenatória da música rock. A revisão da literatura sobre o rock aponta dois grupos bem distintos quanto ao seu posicionamento estético-ideológico. De uma lado, os estudiosos em geral, que aceitam o rock como um movimento capaz de representar a cultura jovem, uma música associada a uma manifestação social normal e no campo oposto estão os religiosos – pastores, conselheiros e professores – que consideram o rock como uma música perigosa e com influência destruidora sobre a juventude. Esta dupla conotação ligada ao rock gerou a idéia deste estudo, tendo em vista os seguintes objetivos: 1) Apresentar uma revisão crítica da bibliografia de inspiração religiosa-cristã sobre o rock;e 2) Tentar encontrar respostas aos questionamentos quanto aos efeitos negativos desta música através da análise da relação música rock/ouvinte. A dissertação compõe-se de três partes que correspondem aos três capítulos do trabalho. O primeiro, aborda o rock sob a visão da literatura religiosa, que é a que condena a prática dessa música, e considera o porquê dessa condenação. O segundo capítulo, por sua vez, analisa o tema na concepção da literatura não-religiosa com uma avaliação comparativa com os tópicos do capítulo anterior. Por fim, o terceiro capítulo, apresenta os resultados da pesquisa de campo, realizada no ROCK IN RIO II – Rio de Janeiro no período de 22 a 24 de janeiro de 1991 – onde se contextualiza, na prática musical do rock, opiniões, conceitos e fatos apresentados nos capítulos anteriores. Conclui-se que o discurso condenatório ao rock representa uma disputa de poder pela qual os religiosos querem assegurar a lealdade dos membros da comunidade cristã a seus princípios. Neste sentido, o rock representa uma ameaça porque a sua missão, segundo a sua literatura e filosofia, é não copiar o mundo em seu estilo de vida e preferência musical. No entanto, através do estudo da literatura não-religiosa e da pesquisa de campo observou-se que esta música é um reflexo da sociedade e cultura atual e que, a maioria dos problemas apontados pela crítica religiosa-cristã no rock, são resultado de fatores extra-musicais.

    This thesis deals with an analysis of religious-christian literature concerning the rock movement which identifies religious etchical norms that condemn rock music. This literature points to two different groups regarding their ideological position. One group accepts rock as just a cultural movement associated with young people. The other, mainly religious and clergymen, consider rock music to be dangerous with a destructive influence on the youth. These two stands generated the basis idea of this research along with the following objectives: 1) To present a critical analysis of the bibliography related to the religious-christian viewpoint dealing with rock;2) To discuss the negative critique to this music by means of an analysis of the relation rock music/listeners. The thesis is divided into three chapters: the first indicates very strong condemnation of this music by much of the religious literature and why so. The second one is a comparative of the topics presented in the first chapter by using non-religious literature. Finally, the third chapter shows the results of field work done at the “Rock in Rio II Festival” in Rio de Janeiro, 1991. Much of what was presented in the previous chapters is discussed vis a vis data gathered at that event. It can be concluded that the discussion dealing with the condemnation of rock represents a dispute of power by which those of a religious background desire to maintain the loyalty of the christian community to its principles. In this way, rock appears to be a threat to them because their mission, according to their literature and philosophy, is not to copy the world in its life style and its musical preference. However, research dealing with non-religious literature revealed that this music is a reflection of the society and its current culture. Also, this literature leads to conclude that many of the problems pointed out by the religious critics concerning rock music are effected by non-musical factors.

    Resumo / Abstract
  • Farrapos, em busca de uma identidade.

    Autor: Lea Roland Kiefer
    Orientador:
    Data da defesa: 01/01/1991

    A ópera Farrapos, no seu todo, música e libreto, foi tomada como objeto de estudo de relações que se podem estabelecer entre um objeto artístico e o meio no qual foi produzido. No que se refere à música procurou-se situar o compositor na corrente musical então vigente no país, assim como detectar no texto literário um comprometimento com o momento político. Para tanto, foi feito um apanhado do movimento estético e político da época em que a ópera foi composta, assim como de momentos que a antecederam, desde fins do século passado. Da análise feita, que partiu dos elementos que neste estudo foram apresentados, concluiu-se que o compositor e libretista não estavam alienados, tanto do ponto de vista musical como do comprometimento social e político, do momento histórico em que a obra foi composta.

    The opera Farrapos, as a whole, music and libretto, was taken as an object of study of the possible relationships between an artistic object and the environment in wich it was created. Concerning the music, it was tried to place the composer in the musical current of his time and country, and, regarding, the literary text, to find a compromise with the political moment. In order to achieve this, it was done a gathering of the aesthetic and political movements of the period in wich the opera was composed and of the period before its composition since the end of the last century. From the analysis of the elements presented in this study, it was concluded that composer and librettist were not alienated, neither from the musical point of view nor concerning their social and political engagement, from the historical moment in wich the work was composed.

    Resumo / Abstract
  • A educação musical na visão de Villa-Lobos.

    Autor: Carlos Lucas Besen
    Orientador:
    Data da defesa: 01/01/1991

    A problemática da educação musical brasileira passa por um processo de revisão e questionamento, emergindo como conseqüência propostas de diversas tendências e escolas na tentativa de encontrar uma solução a este problema. O que, no entanto, me desperta curiosidade é a não inclusão de contribuição de Villa-Lobos que, por três décadas, foi o mentor do mais amplo projeto educacional na área de música: o canto orfeônico. Esta pesquisa procura detectar o pensamento central que norteou Villa-Lobos na busca de uma solução ao problema da educação musical e trata dos mecanismos que deram sustentação e asseguraram a concretização de seu projeto. Finalmente serão abordados os processos e recursos estratégicos com vistas à materialização dos objetivos perseguidos por Villa-Lobos e os desdobramentos decorrentes da implantação do canto orfeônico. O presente estudo de seu método e a avaliação do significado e das conseqüências do empreendimento de Villa-Lobos se fundamenta na tentativa de resgatar e verificar a atuação deste acontecimento na estrutura pedagógica nacional. Conhecer e reconhecer as contribuições pedagógicas do canto orfeônico constituem o objetivo do presente trabalho.

    The problem of the Brazilian musical education is going through a process of questioning and reviewing, and as a consequence of it many proposals of varied trends and schools of thought have emerged, in attempt to find a solution to it. However, the fact that arouses my curiosity is that villa-Lobos’ contribution has not bean included in the current context of the Brazilian musical education. This question has been in my mind for a long time, and many doubts have arisen in relation to Villa-Lobos’ educational undertaking, since he was, for three decades, the adviser of the largest educational project in the area of music: the choral music. This research aims to discover the main thought that guided Villa-Lobos in the search for solution to the problem of musical education and deals with the mechanisms that supported and assured the achievement of his project. Finally, this work approaches the processes and strategic resources aiming at the fulfillment of objectives pursued by Villa-Lobos and the consequences of the implementation of choral music. This study on Villa-Lobos’ method and evaluation of the meaning and consequences of his undertaking are based on the attempt to ascertain the importance of it in the Brazilian pedagogie structure. The purpose of this work is to acknowledge and recognize the pedagogic contribution of the choral music.

    Resumo / Abstract
  • O processo de iniciação do ensino do parâmetro ritmo numa abordagem multi-modal de educação musical através do teclado.

    Autor: Laura Frach Schmidt da Silva
    Orientador:
    Data da defesa: 01/01/1991

    Esta pesquisa tem como objetivo salientar o desenvolvimento da linha condutora da iniciação rítmica, examinando e aplicando o primeiro volume da obra: Explorando Música Através do Teclado, de autoria da norte-americana Marion Verhaalen e traduzido por Denise Frederico. A autora desta abordagem Multi-modal através do teclado tem como objetivo a formação musical de crianças, preferivelmente numa situação de grupo. Propõe uma educação musical que integre os sentidos com compreensão, memória, criatividade e emoção. Os conceitos musicais são adquiridos de forma dinâmica através de processos diversificados de ensino-aprendizagem, partindo sempre da experiência concreta à aquisição de símbolos, através dos quais os alunos deverão aprender os conteúdos propostos, atingindo níveis mais complexos de pensamento e de criatividade. O parâmetro ritmo encontra-se amalgamado na estrutura da obra, permeando conteúdos propostos nas atividades coordenadas de leitura, percepção, improvisação, composição entre outras técnicas. O início do ritmo parte da noção da pulsação, sendo esta o elemento mínimo que estrutura, funcionando como um ponto de referência. A regularidade da pulsação é o ponto de partida da conceituação sobre as durações, agrupamentos e formação de padrões. Do agrupamento e das divisões regulares da pulsação, as figurações rítmicas que formam estruturas maiores são entendidas.

    The aim of this research is to show the process of rhythmic development by examining and applying the first volume of the method: Keyboard Dimension, written by the American author Marion Verhaalen and translated by Denise Frederico. The author bases her work on a Multi-modal approach to the keyboard, aiming at the musical development of children, preferably in a group situation. As a proposal of a musical education it relies on the use of memory, emotion, comprehension and creativity. The musical concepts are developed in a dynamic way as different teaching-learning processes are elicited, always departing from the concrete experience towards the acquisition of symbols. The students are expected to apprehend the contents of each unit, arriving at more complex levels of thinking and creativity. The parameter rhythm is inserted in the structure of the method and permeates its contents in the coordinated activities of reading, perceiving, improvising, and composing among other skills. Rhythmic teaching starts with the notion of a pulse which is the smallest element in the structure, and functions as a reference point. The regularity of the pulse is the starting point to the concept of duration, grouping and the formation of sound patterns, from the regular groupings and divisions of the pulse, the rhythmic figurations that form large structures are understood.

    Resumo / Abstract
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