Dissertações

  • O professor particular de piano em Porto Alegre: uma investigação sobre processos identitários na atuação profissional.

    Autor: Adriana Bozzetto
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 11/02/1999

    Este estudo investiga a identidade profissional do professor particular de piano a partir da análise de sua trajetória docente, tendo como método de pesquisa a história oral. Através de entrevistas com 13 professores, de 62 a 79 anos de idade, atuantes na cidade de Porto Alegre, o trabalho analisa os vários processos de formação, as idéias, os valores e as concepções do professores sobre a profissão, tomando como referencial teórico os estudos de NÓVOA (1995), HUBERMAN (1995) e SCHÖN (1983, 1995). Os resultados obtidos mostram que os professores particulares de piano que participaram desse trabalho possuem concepções claras sobre a profissão, assumem os limites e dificuldades encontrados no exercício dessa atividade profissional, e, sobretudo, estão atentos às mudanças que foram ocorrendo durante os anos de trajetória docente, indo ao encontro das necessidades do aluno em aprender música, avaliando e reajustando suas formas de ver e de proceder. Esse trabalho desmistifica a idéia de que o professor particular está descomprometido com seu papel como profissional.

    This study investigates the professional identity of private piano teachers base don the analysis of their teaching strategies and career goals. The data was collected through interviews following the protocols of oral history. These interviews were conducted with thirteen private piano teachers, ages 62 to 79, whose work is centered in Porto Alegre, Brazil. This study undertakes analysis of their training, thought processes, attitudes, values and perceptions about their profession. The frame for this research was partially based on previous works done by NÓVOA (1995), Huberman (1995), Schön (1983, 1995). The findings of this study show that the subjects interviewed have definitive conceptions on their profession, they identify their limits and difficulties and, above all, they are aware of the changes that have been taken place during the years of their teaching trajectory, therefore reaching the necessities of the student in learning music, as well as ongoing assessment and transformation of viewpoints and procedures. This work demystifies the common sense that the private piano teacher is not compromised with their professional role.

    Resumo / Abstract
  • Cantar com as mídias eletrônicas: um estudo de caso com jovens.

    Autor: Agnes Schmeling
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 12/07/2005
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/7035

    Este estudo investigou o canto intermediado pelas mídias eletrônicas e os processos de aprendizagem musical de cinco jovens, procurando responder à seguinte questão: que funções pedagógico-musicais exercem as mídias sobre as práticas músico-vocais dos jovens? E como subquestões: quais mídias eletrônicas os jovens utilizam para o canto? De que maneira os jovens o fazem? A metodologia adotada foi o estudo de caso, utilizando entrevistas e observações. Para compreender as relações dos jovens com a música, com o canto e as mídias eletrônicas, a investigação se apoiou em autores tais como: Gembris, Kraemer e Maas (1997), Baacke, Sander e Vollbrecht (1988), Münch (1998), Souza (1999;2000;2002) Schläbitz (1997;2003) e Funk-Hennigs (2003). O estudo evidenciou que as mídias eletrônicas têm diferentes funções na atividade músico-vocal dos jovens e que, nesse ambiente midiático, incluem, muito particularmente, a auto-aprendizagem, a identificação e a autonomia nas escolhas musicais, além da possibilidade de cantar acompanhando seus cantores e suas músicas escolhidos.

    This research has investigated the act of singing and the processes of musical learning of five young students using the eletronic media. This study tried to answer the following questions: what music-pedagogical functions can be noticed from the media over the music-vocal practices of the youth? There are also sub-questions such as: what kind of eletronic media are used by young people to sing? In which ways do young people use the eletronic media for singing? The methodology of investigation used was the case study including interviews and observations. In order to understand the relationship between young people and singing with the eletronic media, the theories referred in this research are based on concepts from authors as: Gembris, Kraemer and Maas (1997), Baacke, Sander and Vollbrecht (1988), Münch (1998), Souza (1999;2000;2002). Schläbitz (1997;2003) and Funk-Hennigs (2003). The study has attested the different roles that the eletronic media play in the youth music-vocal activities and in this mediatic environment are particularly included the self-learning, the peer identification and the autonomy in musical choices, besides the possobility of singing with singers and songs choosen by themselves.

    Resumo / Abstract
  • Polyakanthos: processos composicionais.

    Autor: Alexandre Birnfeld
    Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Borges Cunha
    Data da defesa: 01/08/2003
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/3164

    Este trabalho investiga os processos composicionais utilizados na composição das peças Polyakanthos, para flauta/flauta piccolo, clarinete/clarinete baixo, percussão, piano, violino e violoncelo;A grande ilusão do carnaval, para cinco vozes, fagote, dois teclados eletrônicos e contrabaixo elétrico;K’uei, peça eletroacústica;e Pampa Guarany, para fagote e orquestra de cordas. A estética das peças é baseada em dualismo complementar, fazendo com que posições contrárias coexistam numa associação interdependente, nas diversas etapas do processo composicional. Os processos composicionais enfocados são o ímpeto de criação, que no contexto deste trabalho é a primeira concretização da idéia composicional;a utilização de materiais preexistentes, definidos como configurações de sons e silêncios extraídos de obras de outros compositores;o projeto da estrutura formal, contendo as intenções expressivas em comparação com o resultado final de cada peça, verificando causas e conseqüências dos ajustes feitos durante o processo composicional;definição dos materiais de alturas e ritmos, derivados dos materiais preexistentes ou criados, nos quais foram aplicadas as técnicas de transformações de Arnold Schoenberg, Leon Biriotti e Charles Wuorinen;e o uso de peças-solo como cantus firmus para a criação de estruturas polifônicas nos movimentos de Polyakanthos.

    The purpose of this study is to investigate the compositional processses used in the creation of the following works: Polyakanthos, for flute, piccolo, clarinet, bass clarinet, percussion, piano, violin and cello;A grande ilusão do carnival (The great illusion of Carnaval), for five voices, bassoon, two electronic keyboards and electric bass;K’uei (electro-acoustic piece) and, Pampa Guarany, for bassoon and string orchestra. The aesthetic aspect of the works is based on complementary dualism, where contrary positions coexist in an interdependent association in the different phases of the compositional process. The compositional processes utilized are (1) the impetus of creation, which in the context of this project is the first concretization of the compositional idea, (2) utilization of pre-existing materials defined as sound and silence configurations extracted from the works of other composers;(3) the formal structure, including the expressive intentions and comparison of these with the final result of each piece, verifying causes and consequences of the adjustments made during the compositional process;(4) definition of melodic and rhythmic patterns, derived or not from pre-existing materials or newly created (for these the techniques of transformation used by Arnold Schoenberg, León Biriotti and Charles Wuorinen were applied);and (5) the use of solo pieces with a cantus firmus for the creation of polyphonic structures in Polyakanthos.

    Resumo / Abstract
  • Professores de violão e seus modos de ser e agir na profissão: um estudo sobre culturas profissionais no campo da música.

    Autor: Alexandre Vieira
    Orientador: Profª Drª Jusamara Souza
    Data da defesa: 24/09/2009
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/17370

    Inserido no campo da formação e das práticas profissionais na área da música, este trabalho tem o objetivo de apreender e compreender os modos de ser e agir na profissão, os valores, atitudes, interesses, destrezas e conhecimentos próprios da cultura profissional dos professores de violão. Para este propósito, é necessária a articulação de um conceito aberto de profissão, tendo como referência os trabalhos de Caria, Carrolo, Dubar e Franzoi. Nessa pesquisa foram entrevistados oito professores de violão, que exercem sua atividade em Porto Alegre/RS, cuja prática profissional varia de dois a vinte e cinco anos de experiência, e que atuam em espaços diversos, como escolas da rede de ensino, academias de música, casas dos alunos e em suas próprias residências. O material empírico foi colhido por intermédio de entrevistas semi-estruturadas, baseadas em relatos orais temáticos e diários de campo. Dentre as principais conclusões, pode-se destacar o fato dos professores de violão constituírem um grupo social singular que compartilha aspectos de uma cultura profissional, que é transmitida no transcorrer da socialização profissional. Tal cultura é entendida como um processo contínuo, que se inicia nas primeiras aproximações com a atividade e se estende por toda a vida profissional – e é apropriada e reinventada por cada indivíduo na construção de sua identidade profissional. Diante da impossibilidade em se destacar traços generalizantes dos modos de ser e agir desses professores, devido à própria natureza da atividade desenvolvida pelos sujeitos investigados, a pesquisa limita-se a apontar tendências gerais que balizam sua cultura profissional. Dentre essas tendências destacam-se: a importância das redes na construção e manutenção dos nichos de atuação e transmissão da cultura profissional;o ensino focado nas expectativas e necessidades do público atendido;o poder de adaptabilidade e resposta às mais variadas demandas;tendência às regularidades na construção das trajetórias profissionais, mesmo dentro de sistemas aparentemente instáveis;modos de ser e agir que se contrapõem às representações sociais estigmatizantes de precariedade e improvisação associadas a essa prática profissional. Os resultados contribuem para um maior entendimento acerca da constituição das culturas profissionais dos professores de instrumento musical.

    Within the field of training and professional practice in the music area, this paper aims to capture and understand the ways of being and acting in the profession, values, attitudes, interests, skills and knowledge of the professional culture of guitar teachers. For this purpose it is necessary to articulate an open concept of profession, with reference works of Caria, Carrolo, Dubar and Franzoi. In this research eight teachers of guitar that have their activity in Porto Alegre/RS were interviewed and whose professional practice varies from two to twenty-five years of experience, and that act in different spaces such as schools of education network, academies of music houses of students and in their own homes. The empirical material was collected through semi-structured interviews, based on oral reports and field diary. Among the key findings, you can highlight the fact of guitar teachers are a natural social group that share aspects of a professional culture, which is transmitted in the phases of professional socialization. This culture is understood as a continuous process that begins in the first approximations with the activity and extends throughout life – and it is appropriate and reinvented by each individual in the construction of their professional identity. Facing the impossibility to highlight features that generalize the ways of being and acting of teachers, due to the nature of the activity performed by the subjects investigated, the search is limited to general trends indicating that sustains their professional culture. Among these trends are: the importance of networks in the construction and maintenance of niches of work and occupational transmission of culture, education focused on the needs and expectations of the public attended, the power of adaptability and response to the most varied demands, tend to regularities in the construction of professional paths, even in apparently unstable systems, ways of being and acting that is opposed to stigmatizing representations of social precariousness and improvisation associated with this practice. The results contribute to a better understanding about the formation of the professional cultures of teachers of musical instrument.

    Resumo / Abstract
  • As texturas do estilo concertante no primeiro movimento da sonata K.284 de W.A. Mozart.

    Autor: Alexsander Ribeiro de Lara
    Orientador: Prof. Dr. Ney Fialkow
    Data da defesa: 26/09/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/37400

    Este trabalho apresenta a comparação entre excertos do primeiro movimento da Sonata K. 284 com trechos de obras de compostas no estilo concertante, com o objetivo de identificar texturas que sejam compartilhadas em ambos, e assim fornecer subsídios para uma interpretação. Para o reconhecimento da equivalência entre essas as texturas, foi utilizada a obra The Technique of Orchestration de Kent W. Kennan, O Diálogo Musical e O Discurso dos Sons de Nikolaus Harnoncourt.

    This dissertation presents a comparison between excerpts of the first movement of Mozart Piano Sonata K. 284 with excerpts of Mozart works composed in the concertante style, aiming to point out textures that are shared by these genres to provide to basis for an interpretation. The relationship of idiomatic features was based on Kent W. Kennan´s book The Technique of Orchestration and on Nikolaus Harnoncourt´s books The Musical Dialogue and Music As Speech.

    Resumo / Abstract
  • Comunicação estrutural e comunicação emocional nas variações sobre um tema nordestino de Almeida Prado..

    Autor: Alfonso Benetti Junior
    Orientador: Profª Drª Cristina Capparelli Gerling
    Data da defesa: 29/02/2008
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/13089

    Foi escolhida uma obra musical inédita no meu repertório sobre a qual detalho os mecanismos utilizados na preparação para a sua execução em público. Este trabalho divide-se em três etapas: análise, entrevista e execução da obra para o compositor, e análise formal. O foco concentra-se no resultado expressivo obtido na execução, apoiado nas informações contidas na partitura e na estética revelada pelo texto musical. Para empreender a verificação de resultados apresento uma gravação da obra realizada ao final de cada etapa. Dessa forma, por se tratar de um meio de comunicação artística, esta pesquisa está apoiada em dois capítulos do livro The Science and Psychology of Music Performance (2002) de Richard Parncutt e Gary McPherson que abordam este tema: Comunicação Estrutural e Comunicação Emocional na execução musical. Esta dissertação pretende avaliar as semelhanças e diferenças expressivas obtidas ao final de cada etapa mencionada através da comparação qualitativa das gravações.

    The purpose of this study is to detail mechanisms utilized in the preparation of an unknown piece for public performance. It is divided into three stages: analysis, in which I use my prior experience and knowledge as a pianist, interview and performance of the work for the composer, and as a formal analysis. The main focus is on the expressive results of the performance, supported by the indications the score has to offer, as well on the aesthetics revealed by the musical text. A recording of the piece at the end of each stage of the study was made to verify the results. In this manner, and because this is an artistic means of communication, this study is also supported by two chapters of the book The Science and Psychology of Music Performance (2002) by Richard Parncutt and Gary McPherson. The authors comment on structural and emotional communication in performance. It is the intent of this study to evaluate the similarities and differences of expression at the end of each phase by a qualitative comparison of the recordings.

    Resumo / Abstract
  • A profissionalidade emergente de estagiários de um curso de licenciatura em música : um estudo de caso

    Autor: Aline Clissiane Ferreira da Silva
    Orientador: Profª Drª Luciana Marta Del Ben
    Data da defesa: 28/09/2017
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/171018
  • As crenças de autoeficácia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental para ensinar música

    Autor: Aline Seligson Werner
    Orientador: Liane Hentschke
    Data da defesa: 15/03/2017
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/156912
  • O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastian Bach.

    Autor: Alisson Alípio Cardoso Monteiro
    Orientador: Prof. Dr. Daniel Wolff
    Data da defesa: 07/05/2010
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/28065

    Este trabalho trata do processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 (originalpara violino) de Johann Sebastian Bach (1685-1750). O objetivo foi desenvolver umadigitação de mão esquerda capaz de refletir as intenções musicais do presente autor. Para tal,foi estabelecido um modelo de análise, onde a textura musical é dividida e classificada, combase em referenciais teóricos, como: melódica, harmônica, motívica e polifônica. Ao analisaras digitações usadas em transcrições, e compará-las às desta pesquisa, concluímos que se podeter autonomia para contestar uma digitação grafada, pois ela reflete nada mais que as decisõesdo seu autor, sejam musicais ou técnicas. A partir disto, podemos deduzir que elas se alteramconforme as nossas próprias decisões.

    This work deals with the process of elaborating guitar fingerings for J. S. Bach?s CiacconaBWV 1004 (original for violin). The aim was to develop a left hand fingering able to reflectthe musical intentions of the present author. To this end, a model of analysis was established,in which the musical texture is divided and classified, based on theoretical references, into thefollowing categories: melodic, harmonic, motivic and polyphonic. By analyzing the fingeringused on transcriptions, and comparing it with the results of this research, we conclude that wecan question a suggested fingering, because it reflects nothing more than the decisions of itsauthor, whether musical or technical. From this we can deduce that they change according toour own decisions.

    Resumo / Abstract
  • As experiências de flow de jovens guitarristas ao jogarem Rocksmith.

    Autor: Allan César Pfützenreuter da Silva
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 24/05/2013
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/77073

    A presente pesquisa teve como objetivo investigar as experiências de flow de jovens guitarristas ao jogarem o game Rocksmith. Os objetivos específicos foram identificar as condições e as características das experiências de flow presentes no relato de jovens guitarristas ao jogarem Rocksmith e relacionar as condições e características das experiências de flow de jovens guitarristas ao jogarem Rocksmith com as atividades musicais propostas no game. O referencial teórico desta pesquisa está fundamentado na Teoria do Flow de Mihaly Csikszentmihalyi (1992) que investigou as circunstâncias e ambientes que levam um indivíduo a experimentar um estado de imersão e satisfação na realização de determinada atividade, assim como, sistematizou as características daquilo que as pessoas sentem quando vivenciam esta experiência. As experiências de flow têm estreita relação com a motivação intrínseca, a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades cada vez mais complexas. O método desta pesquisa consistiu em um estudo de entrevistas qualitativas com seis jogadores do game Rocksmith que residem em Porto Alegre e Nova Petrópolis, ambas as cidades no Rio Grande do Sul. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas construídas a partir das sete dimensões da Teoria do Flow. As características reveladas pelos entrevistados ao jogarem Rocksmith mostraram que o game satisfaz as condições e as características das experiências de flow, com exceção das dimensões fusãoação consciência e perda da autoconsciência. O sistema de níveis de dificuldade do Rocksmith foi um aspecto positivo destacado pelos participantes, assim como, o forte sentimento de controle onde os entrevistados afirmaram não sentir diferença entre tocar guitarra fora ou dentro do game. Os dados fornecidos também revelaram que o estado de flow não é uma experiência linear, mas diversa, circunstancial, além de complexa e multifacetada. O sentimento positivo da aprendizagem musical vinculada à diversão de jogar Rocksmith foi evidenciado pelos entrevistados revelando que a dicotomia entre aprender e se divertir deve ser repensada, especialmente para as aulas de música.

    The following research aimed at investigating the flow experiences of young guitarists by playing the game Rocksmith. The specific goals were to investigate the preconditions and the characteristics of flow experiences in young guitarists’ reports by playing Rocksmith;and to relate the preconditions and characteristics of flow experiences of young guitarists by playing Rocksmith with the musical activities proposed by the game. The theoretical framework of the current research was based in the Flow Theory proposed by Mihaly Csikszentmihalyi (1990) who investigated the circumstances and the activities that lead an individual to a state of immersion and enjoyment in what one is doing, as well as, systematized the characteristics of what people feel when they experience this state. The flow experiences have a close relationship with intrinsic motivation, with learning processes and with the development of increasingly complex skills. The method consisted of qualitative interview studies with six Rocksmith players living in Porto Alegre and Nova Petrópolis, both cities sited in Rio Grande do Sul State – Brazil. Data collection was carried out through semi-structured interviews built upon seven dimensions of Flow Theory. The characteristics revealed by respondents showed that Rocksmith satisfied the flow experience’s preconditions and characteristics with the exception of merging of action and awareness, and loss of self-consciousness dimensions. Rocksmith’s dynamic difficulty adjustment system was a positive aspect reported by respondents, as well as, a strong sense of control where participants revealed to feel no difference between playing guitar in or out the game. The results showed that flow state is not a linear experience, but diverse, circumstantial, complex and multifaceted. The subjective well-being of music learning linked with feelings of fun by playing Rocksmith was evidenced by respondents revealing the dichotomy between learn and play should be rethought, specially, in music classes.

    Resumo / Abstract
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