Dissertações

  • DO CANTO DA GENTE (OS TÁPES, 1971) AO CANTO POLITIZADO: memória e política na constituição de uma música popular do sul

    Autor: Daniel Stringini Da Rosa
    Orientador: Prof. Dr. Reginaldo Gil Braga
    Data da defesa: 08/04/2016
    Repositório: http://bit.ly/296lTXb
  • “A música é, bem dizê, a vida da gente”: um estudo com crianças e adolescentes em situação de rua na Escola Municipal Porto alegre – EPA.

    Autor: Vânia Beatriz Müller
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 21/06/2000

    Este trabalho investigou as formas como crianças e adolescentes em situação de rua se relacionam com a música, e os sentidos que atribuem à ela. O cenário escolhido para a pesquisa foi a Escola Municipal Porto Alegre – EPA, localizada em Porto Alegre, RS, e cuja particularidade é proporcionar educação à crianças e adolescentes que vivem nas ruas. A metodologia do Estudo de Caso, através de uma abordagem socioeducacional, possibilitou a interpretação das relações sociais estabelecidas na comunidade escolar, as quais se revelaram contempladas nas formas como os aluno se relacionavam com música e nos sentidos que ela tinha para eles. Os aspectos “comunitário” e “vivencial” da música (SMALL, 1989;1998) observados naquele cenário enfatizam a mediação do projeto político-pedagógico da EPA nas atividades musicais dos seus alunos.

    This work researched the ways street children and adolescents connect to the music and the meaning they relate to it. The scenary choosed at the research were Escola Municipal Porto Alegre – EPA, to be localized in Porto Alegre, RS, whose peculiarity is to attend children and adolescents that living in streets, providing education for them. The Case Study methodology, through the socialeducational approach, enable the interpretation of the social relationships established in the school community, wich emerged contemplated in the ways the students are related to music as well as in the meaning it has for them. The “communality” and “living” aspects of the musical (SMALL, 1989;1998), observed in that scenary, emphasize the mediation of the politic-pedagogyc project of the EPA on its musical activities of its students.

    Resumo / Abstract
  • A “Casa A Electrica” e as primeiras gravações fonográficas no sul do Brasil : um estudo etnomusicológico sobre a escuta e o fazer musical na modernidade.

    Autor: Luana Zambiazzi dos Santos
    Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth Lucas
    Data da defesa: 18/03/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/28678

    Este estudo tem por objetivo examinar a rede de relações músico-sociais que se estabeleceu com a instalação da fábrica de discos “Casa A Electrica” no Rio Grande do Sul em 1914, no que se refere à circulação musical regional, nacional e internacional. Através de uma etnografia histórica, com base na imprensa, crônicas de memorialistas e literatos modernistas, documentos judiciais e na escuta dos fonogramas, reflito sobre os modos de produção e recepção das primeiras gravações mecânicas realizadas em Porto Alegre. Valendo-me de referenciais teóricos da Etnomusicologia que exploram a “escuta” como uma das formas de compreensão da modernidade e sua incorporação na descrição etnográfica, teço proposições entre instituições, ideias e práticas que acionaram o mundo audível de diferentes maneiras e valorizaram novos constructos de audição. Tais proposições giram em torno do cenário urbano local, onde se inscrevem as subjetividades envolvidas na escuta e no fazer musical moderno e suas relações com a tecnologia de reprodução sonora. Assim, componho um quadro dos cruzamentos de experiências de músicos, intérpretes, ouvintes e marcas estéticas das gravações musicais, procurando apresentar diversas vozes e percepções na compreensão das mediações entre a escuta e a transmissão musical entre diferentes agentes sociais no espaço-tempo moderno e como esse processo aparentemente localizado colabora no avanço dos entendimentos sobre as práticas musicais do Brasil no contexto da modernidade.

    This study aims to examine the network of social musical relationship who settled with the installation of the record factory “A Casa Electrica” in Rio Grande do Sul in 1914 with regard to the international, national and regional musical circulation. Through an historical ethnography based on the press, chronicles of memoirs and literary modernists, court documents and based also on listening of phonograms, I reflect on the modes of production and reception of the first mechanical recordings held in Porto Alegre. Based on Ethnomusicology theoretical frameworks, which explore the “listening” as a way of understanding modernity and its incorporation in ethnographic description, I weave propositions among institutions, ideas and practices, which triggered the audible world in different ways and valued new constructs of audition. Such propositions are involved in a local urban scene, where the subjectivities involved in listening and in modern music making, and its relationships with the technology of sound reproduction are inscribed. Thus, I compose a picture of the crossing experiments of musicians, performers, listeners and aesthetic marks of the recorded music, trying to present diverse voices and perceptions in the understanding of the mediations between the listening and the musical transmission among different social agents in the modern space-time. I also try to show how this apparently located process collaborates in the advancement of the understanding about the musical practices in Brazil in the modernity context.

    Resumo / Abstract
  • A colaboração com o compositor na construção de uma interpretação para a peça “Round about Debussy” de Flávio Oliveira.

    Autor: Pamela Daiany dos Santos Ramos
    Orientador: Profª Drª Catarina Leite Domenici
    Data da defesa: 30/09/2013
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/97735

    Este trabalho concentra-se na colaboração com o compositor Flávio Oliveira durante o processo de construção de uma interpretação para Round about Debussy. A autora discute os limites da notação musical no contexto do estilo do compositor, focalizando os elementos estilísticos que escapam a notação musical. Apoiada por material documentado em áudio/vídeo coletados nos encontros com o compositor, bem como uma entrevista semiestruturada com Oliveira, a autora apresenta e discute exemplos à luz das observações e sugestões feitas pelo compositor.

    This dissertation focuses on the collaboration with composer Flávio Oliveira during the process of constructing an interpretation for Round about Debussy. The author discusses the limits of musical notation in the context of the composer’s style, focusing on the stylistic elements that escape notation. Supported by material documented in audio/video collected in the encounters with the composer, as well as a semi-structured interview with Oliveira, the author presents and discusses examples in light of the comments and suggestions made by the composer.

    Resumo / Abstract
  • A encantadora tradição germânica: uma etnografia da música entre os “coralistas católicos” e “descendentes de alemães” na encosta da Serra Gaúcha.

    Autor: Suelen Scholl Matter
    Orientador: Prof. Dr. Reginaldo Gil Braga
    Data da defesa: 23/04/2014
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/97628

    Esta dissertação trata da formação e atualização de identidades de “descendentes de alemães” católicos (dimensão étnica e religiosa) através/a partir da prática de canto coral na região da encosta da serra gaúcha no Rio Grande do Sul, mais especificamente sobre as pessoas fazendo música e criando significados para a sua prática musical em municípios conhecidos pela história da imigração alemã – Dois Irmãos e Morro Reuter. O objetivo desta pesquisa foi estudar a construção destas práticas musicais a partir do entendimento de seus atores sociais e da experiência do encontro etnográfico, tendo como problema de pesquisa compreender como estes constroem e agenciam a sua prática musical em diferentes espaços de circulação. Através de uma etnografia da música, esta pesquisa desconstrói a ideia de senso comum de que somente os luteranos seriam teutos autênticos e evidencia que são possíveis outras configurações e combinações. “Coralistas católicos” também acionam uma identidade étnica teuto-brasileira na relação com “o outro” e destacam traços de etnicidade através de sua prática musical e de seus repertórios e discursos. Contudo, neste universo onde esses grupos de “descendentes de alemães” interagem com instituições onde são acionadas “estratégias” e “táticas” eles nem sempre são considerados parceiros ou colaboradores dentro das políticas voltadas ao turismo do projeto da “encantadora tradição germânica”.

    This paper deals with the formation and updating of identities “descendants of Germans” Catholics (ethnic dimension and religious dimension) through / from the practice of choral singing in Encosta da Serra Gaúcha region in Rio Grande do Sul, more specifically about people making music and creating meanings for their musical practice in cities known for their history of German immigration – Dois Irmãos and Morro Reuter. The objective of this research is to study the construction of these musical practices from understanding their social actors and the experience of ethnographic encounter, having as research problem to understand how they construct and manage their musical practice in different areas of circulation. Through ethnography of music, this research deconstructs the common sense idea that only Lutherans would be authentic Teutons, and evidences that other configurations and combinations are possible. “Catholic Choristers” also trigger German-Brazilian ethnic identity in relation to “the other” and highlight traces of ethnicity through their musical practice and their repertoires and discourses. However, in such universe where these “descendants of Germans” groups interact with institutions in which are driven “strategies” and “tactics” they are not always considered partners or contributors within the policies aimed to the “Charming German Tradition” tourism project.

    Resumo / Abstract
  • A música de Bruno Kiefer: “Terra”, “Vento”, “Horizonte” e a poesia de Carlos Nejar.

    Autor: Luciane Cardassi
    Orientador: Prof. Dr. Celso Loureiro Chaves
    Data da defesa: 20/11/1998

    Este trabalho por objetivo a investigação analítica de vinte e uma peças de Bruno Kiefer, compostas entre 1970 e 1983, relacionando-as com os poemas do livro O Campeador e o Vento de Carlos Nejar. Este grupo de peças traz títulos em que são ressaltadas as idéias poéticas “terra”, “vento” e “horizonte” e apresenta enorme variedade tímbrica, envolvendo peças vocais, em que o compositor coloca em música alguns poemas de O Campeador e o Vento de Nejar. E obras exclusivamente instrumentais, onde a referência poética direta se dá através dos títulos. As poesias de Nejar constituem a fonte a partir da qual as idéias poéticas denotadas nos títulos são irrigadas para a música de Kiefer. Esta investigação sistematiza um repertório de gestos musicais recorrentes nesse grupo de obras e realiza uma breve análise dos poemas de O Campeador e o Vento que forneceram as ferramentas necessárias para o estudo do paralelismo entre a obra destes dois artistas riograndenses. O trabalho inclui também um enfoque analítico até agora inexplorado na estratégia composicional de Bruno Kiefer, que é a reutilização de trechos musicais idênticos em várias peças, configurando um processo de autocitação. As vinte e uma peças aqui em estudo entrelaçam-se em um corpo musical unitário, enraizado nas idéias poéticas “terra”, “vento” e “horizonte” que advêm da poesia de Nejar em O Campeador e o Vento, concluindo-se que as idéias poéticas constantes nos títulos são elaboradas na música de Kiefer através do estabelecimento de ambientes sonoros característicos, gerados pela recorrência de materiais musicais, estratégia composicional que se consolida em um processo de autocitação.

    This work investigates 21 pieces written by Brazilian composer Bruno Kiefer between 1970 and 1983 in their relation to poems from the collection O Campeador e o Vento by Brazilian poet Carlos Nejar. These 21 pieces, written for a variety of timbric combinations, bear titles that refer to specific poetic ideas (“earth”, “wind”, “horizon”). Their source are the poems by Nejar, as demonstrated by a close scrutiny of the parallels between the poems and the musical text. In the course of this investigation, a catalogue of musical musical gestures was systematized, as a result of Kiefer’s consistent use of musical ideas mirroring specific poetic ideas, and as a result of a process of self-borrowing that, although vital to Kiefer’s composicional strategies, had remained undetected until now.

    Resumo / Abstract
  • A obra pianística de Marisa Rezende: processos de construção da performance através da interação entre intérprete e compositora

    Autor: Dario Rodrigues Silva
    Orientador: Profª. Drª. Catarina Leite Domenici
    Data da defesa: 19/02/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/114679
  • A suíte para órgão do oratório “Sete Palavras de Cristo na Cruz”, Opus 257 (1991) de Amaral Vieira: uma abordagem analítica da relação com seu oratório, Opus 255A.

    Autor: Paulo César Fernandes Brum
    Orientador: Profª Drª Any Raquel Carvalho
    Data da defesa: 22/05/2013
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/76732

    Este trabalho objetiva fornecer subsídios para uma maior compreensão dos elementos estruturais da Suíte para Órgão do Oratório “Sete Palavras de Cristo na Cruz”, opus 257 (1991) do compositor brasileiro Amaral Vieira e sua relação com o Oratório, do mesmo nome, opus 255a, através da análise relacionada com o texto e contexto do Oratório. A metodologia consiste no levantamento de informações a cerca da obra, questionário destinado ao compositor sobre o Oratório e Suíte para Órgão, identificação de aspectos retóricos e análise musical da obra observando a relação texto/música. Este trabalho poderá contribuir para uma melhor compreensão da Suíte para Órgão de Amaral Vieira através do aprofundamento de seu conteúdo musical aqui apresentado.

    This study investigates the context and relationship of the Suite for Organ from the Oratory “The Seven Last Words of Christ on the Cross”, opus 257 (1991) and the Oratory itself (opus 255a), both by the Brazilian composer Amaral Vieira, for a better understanding of its structural elements. The methodology includes the context of both works, a questionnaire directed to the composer, analysis of the Suite, and identification of rhetorical aspects as they pertain to the Oratory. This work may contribute to a better understanding of the Suite for Organ by Amaral Vieira through the musical content presented here.

    Resumo / Abstract
  • Aaron Copland: uma análise das tendências pandiatônicas na obra “Preamble for a Solemn Occasion” para órgão.

    Autor: Jeanine Franke Mundstock
    Orientador: Profª Drª Any Raquel Carvalho
    Data da defesa: 12/05/2008
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/13228

    Este trabalho consiste em investigar as tendências pandiatônicas na obra “Preamble for a Solemn Occasion” para órgão (1953) de Aaron Copland (1900-1990). A análise inclui a busca pelos conteúdos intervalares mais recorrentes, a interação entre a tonalidade harmônica e a tonalidade melódica, e os centros tonais. Os referenciais teóricos utilizados foram os livros Tonality, Atonality e Pantonality de Rudolph Reti (1958), que fundamenta o conceito de pantonalidade, e Analytic Approaches to Twentieth-Century Music de Joel Lester (1989), que elucida acerca da teoria dos conjuntos.

    The purpose of this research is to investigate the pandiatonic tendencies of the “Preamble for a Solemn Occasion” for organ (1953) by Aaron Copland (1900-1990). The analysis inc1udes a search for the most recurrent interval collections, the interaction between the harmonic and melodic tonalities, and the tonal centers. The theoretical framework inc1udes the works by Rudolph Reti: Tonality, Atonality e Pantonality (1958) where pantonality is defined, and Analytic Approaches to Twentieth-Century Music by Joel Lester (1989) for set theory analysis.

    Resumo / Abstract
  • ANSIEDADE NA PERFORMANCE MUSICAL: causas, sintomas e estratégias de estudantes de flauta.

    Autor: André Sinico da Cunha
    Orientador: Prof. Dr. Leonardo Loureiro Winter
    Data da defesa: 28/02/2013
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/70226

    A presente pesquisa tem como objetivo investigar causas, sintomas e estratégias utilizadas por estudantes de flauta do curso de Bacharelado em Música de Instituições de Ensino Superior para lidar com a ansiedade na performance musical de uma obra para flauta solo em recital de caráter avaliativo. Os procedimentos de coleta e análise de dados ocorreram à semelhança do estudo de Siw Nielsen (1999), isto é, através da observação do comportamento dos participantes em recital e de seus relatos verbais por meio da entrevista semiestruturada, cujas situações foram registradas em áudio e vídeo. Os dados obtidos foram analisados em quatro etapas, sendo a primeira e a quarta quantitativamente e as demais qualitativamente. Os dados coletados na pesquisa foram analisados quantitativamente no que se refere ao perfil dos participantes e ao final do cruzamento dos dados;e qualitativamente no que se refere à observação e aos relatos verbais. Por fim, foi realizado o cruzamento dos dados para fins de comparação entre as duas análises, bem como extrair conclusões sobre causas, sintomas e estratégias utilizadas por estudantes de flauta para lidar com a ansiedade na performance musical e comparação entre causas e sintomas de ansiedade de clarinetistas.

    This research focuses on investigating causes, symptoms, and coping strategies for music performance anxiety of flute students from music colleges in the performance of an unaccompanied flute work in recital of evaluative character. The procedures of collection and analyses of data occurred as in the study by Siw Nielsen (1999), that is, through the behavioral observation of the participants, and verbal reports by semi-structured interview. Both situations were recorded in audio and video. The data were analyzed in four steps, the first and fourth quantitatively, and the others qualitatively. The first step aimed to determine the profile of the participants of this research, and at the ending of data crossing the total number of causes, symptoms, and coping strategies. The other steps sought to identify causes, symptoms, and coping strategies through the behavioral observation, and verbal reports analyses. Finally, we performed data crossing for comparison between the two data analyses, and arrived at conclusions about causes, symptoms, and strategies of flute students to cope with music performance anxiety, and comparison between causes and symptoms of anxiety in clarinet players.

    Resumo / Abstract
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