Dissertações

  • Leitura à primeira vista no violão : um estudo com alunos de graduação.

    Autor: Eduardo Vagner Soares Pastorini
    Orientador: Profª Drª Any Raquel Carvalho
    Data da defesa: 22/06/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/31790

    A capacidade de executar uma obra à primeira vista no violão é considerada por muitos uma tarefa de difícil execução. Um dos principais motivos para isto é o fato de uma mesma nota poder ser tocada em diferentes lugares da escala do violão, gerando diversas possibilidades de digitação para uma mesma passagem. A presente pesquisa investigou os procedimentos utilizados por 11 estudantes de graduação em violão durante a execução de uma tarefa de leitura à primeira vista. Os sujeitos da pesquisa foram filmados e entrevistados e os dados relativos ao histórico de cada sujeito foram acessados pela aplicação de questionário. Foram considerados como variáveis influentes na execução dessa tarefa fatores como as diferentes possibilidades de digitação para uma mesma passagem, o conhecimento das possibilidades expressivas do instrumento, e a habilidade motora. A digitação e a tonalidade apresentaram-se como as principais dificuldades. As questões expressivas foram deixadas em segundo plano, considerando a quantidade de decisões a serem tomadas no tempo de um minuto dado a leitura silenciosa. Assim, nem sempre a execução mais correta em termos de acertos de notas e tempo foi a de resultado mais expressivo. Evidenciou-se na pesquisa que nem sempre o tempo de estudo reflete no melhor resultado quando se trata da tarefa de leitura à primeira vista. Os sujeitos de melhores desempenhos na tarefa de leitura à primeira vista responderam em questionário que praticam música de câmara e/ou canto coral, mostrando que essas práticas podem influenciar positivamente o desenvolvimento da habilidade de leitura à primeira vista. Com relação ao teste de habilidade motora, os sujeitos com os melhores desempenhos na execução do teste de leitura à primeira vista (considerando fluência de tempo, evitando correções de notas e ritmos) ultrapassaram os sujeitos de menor desempenho em marcas metronômicas.

    Sight-reading a piece on the guitar is often considered a difficult task. One reason for this may be the fact that the same note on the guitar may be played in different ways, thus generating various fingering possibilities for the same passage. The present study investigated the procedures adopted by 11 undergraduate guitar students in a sight-reading exercise. The subjects were filmed and interviewed and their background was taken from a written questionnaire. Distinct fingering possibilities for the same passage, knowledge of expressive possibilites of the guitar and mechanical dexterity were considered as influential variables in this study. Fingering and tonality proved to be the main difficulties. Expressive aspects were not considered the most important, considering the number of decisions to be made in the one minute allotted for silent reading before the sight-reading began. Thus, the best performances in terms of correct notes and tempo were not necessarily the most expressive. The best outcomes came from students who engage in choral or chamber music activities, therefore, these may have a positive influence on sight-reading. The mechanical ability exercise applied showed that the subjects that did better on the sight-reading passsage (considering tempo, correct notes and rhythm) surpassed those that had lower metronomical markings.

    Resumo / Abstract
  • Chanteuses e cabarés : a performance musical como mediadora dos discursos de gênero na Porto Alegre do início do século XX.

    Autor: Fabiane Behling Luckow
    Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth Lucas
    Data da defesa: 30/05/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/31987

    Neste estudo, busco compreender como as performances musicais das cantoras/chanteuses dos clubes noturnos de Porto Alegre nas primeiras décadas do século XX podem mediar as relações de gênero dentro e fora destes espaços de sociabilidade moderna. O termo chanteuse é largamente difundido na imprensa e nas crônicas brasileiras de início de século, posto que uma parcela considerável de artistas-cantoras eram enviadas da Europa para o mercado sul-americano e o termo francês conferia-lhes status sobretudo em relação às cantoras nacionais que também disputavam espaço neste cenário artístico-musical. Através de uma etnografia histórica, procuro recompor esse cenário, para compreender como a música, através do repertório e da performance, contribui na construção social da figura dessas mulheres nas urbes modernas. Apesar da associação, via senso comum, dessas artistas à prostituição, observo que a profissionalização artística lhes proporcionava uma alternativa ao meretrício, garantindo sua sobrevivência sem necessariamente vender seu sexo. Entretanto, a prática musical feminina aparece estreitamente relacionada ao corpo, à sensualidade, o que é fortemente expresso nas imagens e crônicas jornalísticas, colocando-o em evidência. A partir dos estudos de gênero e na literatura musicológica, trato de examinar a trajetória musical dessas mulheres através do fenômeno social dos cabarés na modernidade urbana do Brasil.

    This study aims to understand how the musical performance of the singers/chanteuses of the night clubs in Porto Alegre, in the early decades of the twentieth century, could mediate the gender relationships either inside or outside these spaces of modern sociability. The term chanteuse is widely spread and used by the press and in the Brazilian chronicles of the early century, once a considerable amount of artists-singers would be sent from Europe to South America, and the French term would give them a superior status in relation to the national singers that were also competing for a place in this artistic-musical scenario. Through a historical ethnography, I have sought to rebuild this scenario in order to learn how music, through repertoire and performance, contributes to the social construction of these women in modern cities. Despite the association of the figure of these artists with prostitution, I observe that the fact of women turning into professionals of arts provided them an alternative of not being involved with prostitution, ensuring their survival without the need of selling sex. However, the female musical performance happens to be closely related to the body, sensuality and this fact is strongly expressed in the pictures and in the newspaper chronicles. From the studies of gender and musicological literature, I examine the musical journey of these women through the social phenomenon of cabarets in the modern cities in Brazil.

    Resumo / Abstract
  • A motivação dos alunos para continuar seus estudos em música.

    Autor: Janaína Condessa
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 16/05/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/32473

    Esta pesquisa foi desenvolvida dentro da temática sobre motivação para aprender música e teve como objetivo geral investigar a interação entre os fatores individuais e ambientais que motivam os alunos para continuar seus estudos em música fora da escola. Segundo a literatura, os fatores individuais referem-se às crenças, às percepções e às características pessoais dos alunos, enquanto os fatores ambientais relacionam-se às experiências em determinado local e momento de vida, bem como com as interações estabelecidas com as pessoas desse ambiente. Como objetivos específicos, esta pesquisa verificou o papel do ambiente (pais, família, professores, pares e contexto escolar) e investigou os fatores individuais (metas e autoconceito) que possuem relação com a motivação para continuar os estudos em música fora da escola. O referencial teórico adotado foi o modelo de motivação em música (HALLAM, 2002, 2005, 2006), pois contempla a interação entre os dois tipos de fatores: individuais e ambientais. O método utilizado foi o estudo de entrevistas, com alunos das séries finais do ensino fundamental que possuíam aula de música na escola desde as séries iniciais e que optaram por estudar música fora da escola após a quinta série. Apoiada na literatura da educação e da educação musical, esta pesquisa justifica-se pela possibilidade de compreender tanto os diferentes fatores envolvidos na interação entre o indivíduo e o ambiente durante a aprendizagem musical quanto a maneira pela qual esses fatores incentivam o aluno a continuar os estudos em música. Os resultados apontaram para uma forte relação entre os fatores individuais e ambientais e para a correspondência entre a motivação para aprender música dentro da escola e a motivação para continuar os estudos em música fora da escola. Esses resultados poderão colaborar para o aprimoramento pedagógico dos professores de música, além de permitir reflexões e oferecer subsídios que possam melhorar a motivação dos alunos para aprender música, dentro e fora da escola.

    This research is about motivation to learn music. Its general aim was to investigate the interaction between individual and environmental factors which motivate students to continue their studies in music outside school. According to literature, individual factors refer to students’ beliefs, perceptions and personal characteristics, whilst environmental factors are related to life experiences in some places and at some times, as well as the interaction with others. The specific aims to this research was to verify the role of environment (parents, family, teachers, peers and school context), as well as investigate individual factors (goals and self-concept about abilities) in students’ choice in continuing to learn music outside school. The theoretical framework adopted was the model of motivation in music (Hallam, 2002, 2005, 2006), because it considers the interactions between individual and environmental factors. The method chosen was the interview study, with middle school students who attended music classes at school since first cycle of fundamental education, and opted to study music outside school after the fifth grade. Based both on the education and the music education literature, the reason of this research is the possibility of understanding not only the different factors involved in the interaction between the individual and the environment during the musical learning, but also the way these factors motivate the student to continue studying music. The results of this research revealed a close link between individual and environmental factors. Moreover, data showed the relation between motivation to learn music inside school and motivation to continue music outside school.

    Resumo / Abstract
  • Suingueiros do sul do Brasil : uma etnografia musical nos “becos, guetos, bibocas” e bares de dondocas de Porto Alegre.

    Autor: Mateus Berger Kuschick
    Orientador: Prof. Dr. Reginaldo Gil Braga
    Data da defesa: 20/04/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/31465

    “Suingueiros do Sul do Brasil” tem como objetivo investigar os músicos, as músicas e os principais espaços de performance do suingue em Porto Alegre. Os suingueiros referidos no título são principalmente nove músicos nascidos nas décadas de 1940 e 1950 no estado do Rio Grande do Sul e identificados com a produção musical da comunidade negra distribuída pelo “Atlântico Negro” (África e Américas). O suingue é um gênero musical híbrido com diversas influências de outros gêneros da música popular. Os espaços de realização da prática musical suingueira são os bares, associações e blocos culturais da cidade de Porto Alegre. O trabalho se inscreve na perspectiva da etnomusicologia, e foi utilizado o processo metodológico de etnografia musical e o estudo de trajetórias, valendo-se de uma escrita que incorporou ao texto final, as vozes, os áudios e as imagens dos artistas colaboradores. Assim sendo, fez-se uma recomposição das trajetórias de músicos e grupos significativos do gênero denominado suingue (com variações para esta denominação encontradas com frequência em outras regiões do país, como samba-rock e balanço), buscando pontuar os percursos artísticos de alguns músicos e grupos como Luis Vagner, Bedeu e Pau Brasil, bem como o contexto social e cultural no qual estão inseridos, desde o período em que começou a se configurar o suingue de Porto Alegre, nos anos 60, até os dias de hoje. Na sequência, fez-se uma abordagem do repertório de canções, destacando cinco aspectos de âmbito musical, a partir de indicações surgidas na experiência de campo: melodia, ritmo, parcerias composicionais, presença dos sopros e possibilidades de arranjo. Além disto, foram destacados os principais espaços de lazer e sociabilidade onde as músicas e onde o próprio suingue como híbrido musical são reinterpretados e atualizados semanalmente, enfatizando a relação dinâmica que se estabelece nestes ambientes entre pesquisador, artistas e público frequentador. Ao final, buscou-se articular algumas reflexões a partir das questões suscitadas pela pesquisa etnomusicológica. São considerados como principais resultados da dissertação: a apresentação dos múltiplos cruzamentos entre os contextos local, nacional e global na formatação de uma identidade musical de artistas e público vinculados ao suingue musical da população da capital mais ao sul do Brasil, e a recuperação e discussão das obras e das trajetórias destes artistas, ainda ausentes na academia.

    “Suingueiros from southern of Brazil” discuss as its main theme the musicians, the music and the main spheres where suingue music take place in Porto Alegre. The “suingueiros” mentioned in the article are nine musicians mainly, (born between the `40s and `50s, in the state of Rio Grande do Sul), who were indentified with the music production in the negro community, which was spread by the “ Negro Atlantic” (Africa and Americas). Suingue is a hybrid musical gender, which was influenced by many different kinds of popular music gender. Pubs, Organizations and Cultural spots, in Porto Alegre, are places where it’s performed the suingue music. This present work is inserted in the ethnomusicology´s perspective. So, in order to built the research process, it was used the methodological music ethnography process and further trajectories studies, taking advantage of a writing which incorporates to the final text: the voices, the songs, the audios and the image of the contributors artist. Therefore, a recomposition of musicians’ and significatives groups’ trajectories of suingue gender (not forgetting the variety of its denomination such as Samba-rock and balanço, which are found, more frequently, in other parts of Brazil) are done, seeking to point out the artistic path of some musicians and groups such as Luis Vagner, Bedeu and Pau Brasil, as well as the social and cultural context that the musicians are inserted, since the period it has began to configurate the Suingue of Porto Alegre, in the`60s, until now-a-days. Furthermore, the work goes through the song’s set list emphasizing five aspects from the musical sphere: melody, rhythm, composing partnership, presence of brass and arrangements possibilities. Besides that, in the dissertation are highlighted the leisure sphere and sociability, where the music and the musical gender are reinterpreted and up-todated weekly, emphasizing the dynamic relations that are established in those environments between researcher, artists and public. Finally, it tries to articulate some reflexions around the questions evoked in the field of ethnomusicology research. In the dissertation the main results are: the introduction of the multiples crossing between the local, national and global context in the construction of the artists musical identity and linked public to the negro urban community of Porto Alegre;the recuperation and diffusion of the work and the trajectory of those artists, who had their material dispersed without any formal systematization.

    Resumo / Abstract
  • A “Casa A Electrica” e as primeiras gravações fonográficas no sul do Brasil : um estudo etnomusicológico sobre a escuta e o fazer musical na modernidade.

    Autor: Luana Zambiazzi dos Santos
    Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth Lucas
    Data da defesa: 18/03/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/28678

    Este estudo tem por objetivo examinar a rede de relações músico-sociais que se estabeleceu com a instalação da fábrica de discos “Casa A Electrica” no Rio Grande do Sul em 1914, no que se refere à circulação musical regional, nacional e internacional. Através de uma etnografia histórica, com base na imprensa, crônicas de memorialistas e literatos modernistas, documentos judiciais e na escuta dos fonogramas, reflito sobre os modos de produção e recepção das primeiras gravações mecânicas realizadas em Porto Alegre. Valendo-me de referenciais teóricos da Etnomusicologia que exploram a “escuta” como uma das formas de compreensão da modernidade e sua incorporação na descrição etnográfica, teço proposições entre instituições, ideias e práticas que acionaram o mundo audível de diferentes maneiras e valorizaram novos constructos de audição. Tais proposições giram em torno do cenário urbano local, onde se inscrevem as subjetividades envolvidas na escuta e no fazer musical moderno e suas relações com a tecnologia de reprodução sonora. Assim, componho um quadro dos cruzamentos de experiências de músicos, intérpretes, ouvintes e marcas estéticas das gravações musicais, procurando apresentar diversas vozes e percepções na compreensão das mediações entre a escuta e a transmissão musical entre diferentes agentes sociais no espaço-tempo moderno e como esse processo aparentemente localizado colabora no avanço dos entendimentos sobre as práticas musicais do Brasil no contexto da modernidade.

    This study aims to examine the network of social musical relationship who settled with the installation of the record factory “A Casa Electrica” in Rio Grande do Sul in 1914 with regard to the international, national and regional musical circulation. Through an historical ethnography based on the press, chronicles of memoirs and literary modernists, court documents and based also on listening of phonograms, I reflect on the modes of production and reception of the first mechanical recordings held in Porto Alegre. Based on Ethnomusicology theoretical frameworks, which explore the “listening” as a way of understanding modernity and its incorporation in ethnographic description, I weave propositions among institutions, ideas and practices, which triggered the audible world in different ways and valued new constructs of audition. Such propositions are involved in a local urban scene, where the subjectivities involved in listening and in modern music making, and its relationships with the technology of sound reproduction are inscribed. Thus, I compose a picture of the crossing experiments of musicians, performers, listeners and aesthetic marks of the recorded music, trying to present diverse voices and perceptions in the understanding of the mediations between the listening and the musical transmission among different social agents in the modern space-time. I also try to show how this apparently located process collaborates in the advancement of the understanding about the musical practices in Brazil in the modernity context.

    Resumo / Abstract
  • Guias de Execução na memorização do segundo movimento da Sonata n 2 de Dimitri Shostakovitch.

    Autor: Selva Viviana Martínez
    Orientador: Profª Drª Cristina Capparelli Gerling
    Data da defesa: 16/03/2011

    O presente trabalho avaliou a aplicabilidade do modelo de guias de execução de Roger Chaffin como estratégia para a memorização do segundo movimento da sonata para piano nº 2 de Dmitri Shostakovich. Foi realizado uma autorreflexão sobre o processo de aprendizagem no qual a própria autora é o sujeito do estudo. A metodologia incluiu o registro escrito das sessões de estudo, gravações em áudio e vídeo das apresentações públicas, confecção de planilhas e gráficos da ocorrência de falhas nas apresentações assim como a elaboração de outras estratégias para memorizar trechos específicos. Os resultados demonstram que o estudo deliberado apoiado nos recursos utilizados contribuiu para a recuperação da memória na execução.

    The present dissertation evaluated the applicability of Roger Chaffin´s performance cues as a strategy for the memorization of the Second Movement of Shostakovich’s Second Piano Sonata. A case study was conducted in which the author is the subject of the study. The methodology included the written record of the practice sessions, audio and video recordings of public performances, use of spreadsheets and graphs showing memory failures during public performances, as well as the development of other strategies to memorize specific passages of the chosen work. The results show that deliberate practice supported by the selected resources contributed to the memory retrieval while playing.

    Resumo / Abstract
  • Gestos musicais no ponteio nº 49 de Camargo Guarnieri : análise e comparação de gravações.

    Autor: Josias Matschulat
    Orientador: Profª Drª Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling
    Data da defesa: 15/03/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/29422

    No presente trabalho, dez gravações do Ponteio n° 49 de Camargo Guarnieri (1907- 1993) foram analisadas e comparadas com o objetivo de encontrar traços interpretativos comuns bem como características singulares. A teoria dos gestos musicais de Robert Hatten amparou a análise do conteúdo gestual inferido da partitura. Os dados de tempo e dinâmica foram extraídos das gravações com o auxílio de softwares especializados, resultando em gráficos. A audição crítica das gravações juntamente com a observação dos gráficos permitiu estabelecer a existência de características comuns a todas as gravações analisadas, tais como a hierarquização dos gestos e a realização de ênfases expressivas principalmente através de desvios agógicos e inflexões dinâmicas. A análise também revelou elementos diferenciais, tais como concepções aparentemente diversas na interpretação de tópicas, divergência entre os andamentos médios das gravações, oscilação de andamento no decorrer da execução, e diferentes projeções da hierarquia gestual.

    This study presents a comparison of ten recordings of Ponteio No. 49 by Camargo Guarnieri (1907-1993) aiming to find common and unique interpretative features. Robert Hatten’s theory of musical gestures has provided the theoretical framework for score analysis based on gestural content. Time and dynamic data were extracted from the recordings with the aid of specialized software for generating graphs. Critical auditions in conjunction with observation of the graphs demonstrated the existence of common features such as hierarchization of gestures brought out by agogic deviations and dynamic inflexions as well as the realization of expressive emphases through agogic and dynamic expansions. The analysis also revealed diverse conceptions of topics, divergences between the average tempos, fluctuation of tempo throughout the performances, as well as different projections of gestural hierarchy.

    Resumo / Abstract
  • A motivação de professores de música sob a perspectiva da teoria da autodeterminação.

    Autor: Francine Kemmer Cernev
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 25/02/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/31459

    Esta pesquisa teve o objetivo de investigar a motivação dos professores de música que atuam em escolas de educação básica sob a perspectiva da teoria da autodeterminação. Como objetivos específicos, buscou: construir e testar um instrumento para medir a motivação dos professores de música no ambiente educacional;verificar o tipo de motivação (autônoma ou controlada) percebido pelos professores de música que atuam nas escolas de educação básica na região Sul do Brasil;analisar estatisticamente a motivação do professor em relação às variáveis de contexto;e comparar as motivações dos professores de música em relação ao tempo de atuação docente. O referencial teórico utilizado foi fundamentado na teoria de autodeterminação de Edward Deci e Richard Ryan (2008a, 2008b), que analisa as razões pelas quais os indivíduos se envolvem ou evitam determinadas atividades. Essas razões são evidenciadas pelos diferentes tipos de motivação que podem ser distinguidos de acordo com seu nível de autodeterminação, através da satisfação de três necessidades psicológicas básicas: a necessidade de autonomia, a necessidade de competência e a necessidade de pertencer ou estabelecer vínculos. A pesquisa apresenta uma abordagem quantitativa e utiliza como método o survey interseccional. Para tanto, foi elaborado e validado um instrumento próprio de medida intitulado Escala de Motivação do professor de Música (EMPM), aplicado via internet a uma amostra de 162 professores de música que atuam em escolas de educação básica em instituições estabelecidas nos estados da região Sul do Brasil. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e também inferencial, através dos seguintes testes: coeficiente alfa de Cronbach, análise fatorial, coeficiente de correlação de Pearson, teste t, teste qui-quadrado e teste exato de Fischer. Os dados revelaram que os professores de música apresentam percepção para a motivação autônoma para o ensino. Em relação às variáveis de contexto, foi detectado que o tipo de instituição (pública e privada) não incide sobre a percepção de motivação dos professores de música. Em comparação ao ciclo de vida profissional, os dados mostram que os professores de música apresentaram um aumento da motivação ao longo dos anos, diferentemente do originalmente proposto pela teoria da autodeterminação. Como resultados, esta pesquisa espera contribuir para a compreensão e o desenvolvimento de estratégias motivacionais que possibilitem a promoção de um ambiente educacional propício para poder fomentar a motivação dos professores de música.

    The aim of this research was to investigate, under the Self-determination Theory, the motivation of music teachers that work at primary schools. The specific goals were: to build and to test an instrument to measure the motivation of the music teachers at the educational environment;to verify the kind of motivation (autonomous or controlled) perceived by music teachers that work in primary schools in the Southern region of Brazil;to statistically analyze the motivation of the teachers relating to the context variables;and to compare the motivations of music teachers and the years dedicated to teaching. The theoretical reference was based on the Self-determination Theory of Edward Deci and Richard Ryan (2008a, 2008b), that analyze the reasons why individuals get involved in or avoid certain activities. These reasons are put in evidence by the various kinds of motivation that might be distinguished according to their level of self-determination, through the fulfillment of three basic psychological needs: the need for autonomy, the need for competence and the need for relatedness. The research presents a qualitative approach and uses intersectional survey as its method. For the survey, a measuring instrument was developed and validated by the researcher, called Music Teacher Motivation Scale (MTMS). Via internet, it reached a sample of 162 music teachers from primary schools located in the Southern region of Brazil. Data were analyzed using descriptive and inferential statistics, through the following tests: Cronbach’s alfa coefficient, factor analysis, Pearson’s correlation coefficient, t-test, chi-square test and Fischer’s exact test. Data revealed that music teachers present perception to autonomous motivation for teaching. Concerning the context variables, it was detected that the kind of institution (public or private) does not affect the perception of motivation of the music teachers. Comparing the professional life cycle, data show that music teachers presented an increase on motivation throughout the years, contrary to what was originally suggested by the Self-determination Theory. As a result, this research aims at contributing to the comprehension and development of motivational strategies that that allow the fostering of a proper educational environment to foment the motivation of music teachers.

    Resumo / Abstract
  • Atribuições causais em situações de performance musical pública.

    Autor: Ana Francisca Schneider
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 24/02/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/31431

    Esta pesquisa teve como objetivo investigar as causas atribuídas por bacharelandos em música em situações consideradas de sucesso e fracasso em performance musical pública. A atribuição de causalidade busca compreender as causas que levam os indivíduos a obter resultados de sucesso ou de fracasso. Localizada dentro do contexto Social Cognitivo da Motivação, tem como principal objetivo conhecer as crenças das pessoas, que seriam as suas concepções de sucesso e fracasso, assim como o quanto elas estão envolvidas com o seu processo de aprendizagem. Weiner se destaca como o principal autor que desenvolveu e expandiu a teoria, dividindo-a em duas perspectivas: Intrapessoal e Interpessoal. A primeira perspectiva trata de causas relacionadas ao próprio pensamento do indivíduo, assim como seus sentimentos autodirecionados. Já a segunda é relacionada aos sentimentos e pensamentos dirigidos por outras pessoas. As atribuições de causalidade integram os sentimentos, os pensamentos e as ações do indivíduo. Para isso, observam uma sequência causal em que, a partir de um resultado, o indivíduo busca uma causa e gera um sentimento positivo ou negativo em relação a ela, que interfere na maneira como a pessoa age frente a uma nova situação. A metodologia utilizada foi um survey e os dados foram coletados através de um questionário envolvendo 130 alunos de bacharelado em música do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram submetidos a testes estatísticos, analisados e categorizados de acordo com a perspectiva atribucional de Weiner. Os resultados mostram que, em situações consideradas de sucesso, a causa mais atribuída é esforço (77,7%), seguido de persistência (65,4%) e interesse na apresentação (63,1%), enquanto que, em situações consideradas de fracasso, a causa mais atribuída foi aspectos emocionais (60,8%), seguida de dificuldade da tarefa(36,2%) e falta de esforço (30,8%). A partir da análise, observou-se que a prática instrumental sofre variações de acordo com a sua natureza e com contexto da tarefa, com o nível de especialização do instrumentista, com as experiências prévias de performance, diferenças pessoais e também com a motivação do estudante.

    This research aimed to investigate the causes attributed by undergraduate music students in situations considered of failure and success in public musical performance. The Attributional Theory seeks to understand the causes that lead individuals to have results of success or failure. Located within the context of Social Cognitive Motivation, its main objective is to know people’s beliefs, which would be their conceptions of success and failure, as well as how they are involved with their learning process. Weiner stands out as the main author who has developed and expanded the theory, having divided it into two perspectives: intrapersonal and interpersonal. The first perspective concerns causes related to the individual’s own feelings and self-directed thoughts. The second is related to feelings and thoughts addressed by others. The Attributional Theory incorporates feelings, thoughts and actions of the individual. To achieve so, one observes a causal sequence in which, starting from a result, the individual seeks a cause and creates a positive or negative feeling about it, which interferes in the way a person acts before a new situation. The Methodology used was the Survey and the data were collected through questionnaire Involving 130 undergraduate music students of southern Brazil. The date were subjected to statistical tests and analyzed and categorized from the perspective of attribution theory of Weiner. The results show that in situations considered as successful the most attributed causes are effort (77.7%), persistence (65.4%), and interest in the presentation (63.1%), whereas in situations considered as failures the most important factors are emotional aspects (60.8%), difficulty of the task (36.2%), and lack of effort (30.8%). From the analysis, one can observe that the instrumental practice undergoes changes according to its nature and the context of the task, the expertise of the player, experience prior to the performance, personal differences, and also student’s motivation.

    Resumo / Abstract
  • A Sombra do Porvir : a fenomenologia em um processo de composição e ação musical.

    Autor: Priscila Medina Gubert
    Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Borges Cunha
    Data da defesa: 30/09/2010
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/31669

    Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a memória do processo composicional e uma análise das características apreendidas pela consciência da compositora, através da música. As composições, que são o principal objeto de reflexão neste memorial, tiveram como premissa estética o conceito de sombra, o qual inspirou as tomadas de decisão. O procedimento primordial, para a elaboração das peças, constitui-se a partir da ação, a qual é tomada como ponto de partida para a caracterização e a identidade expressiva da composição, fundamentalmente relacionada à performance. A análise é amparada pela Fenomenologia da Música, em autores como Schutz (1976) e Clifton (1976), e se concentrou nas temporalidades encontradas nas composições, valendo-se das proposições de Kramer (1988), acerca dos tipos de passagem do tempo (Tempo Linear e Tempo Não-Linear). Estes tipos são relacionados aos objetos ideais do pensamento da autora, especialmente aqueles originados na experiência musical. Imagens e sonoridades integram uma moldura de referência que agrupa os conteúdos da memória. Desta forma, sonoridades, ações e memórias, são tomadas como aspectos constituintes do fenômeno musical e composicional.

    This paper presents a reflection on the memory of the compositional process and an analysis of the characteristics apprehended from composer’s consciousness, through the music. The compositions, which are the main object of reflection in this memorial, had the concept of shadow as its aesthetic premise, which inspired the decision-making. The fundamental procedure for the preparation of compositions, it constitutes from the action, which is taken as a starting point for characterizing the composition and the musical identity, mainly related to performance. The analysis is supported by Phenomenology of Music, from authors like Schutz (1976) and Clifton (1976), and is focused on temporalities found in music, using the Kramer (1988) propositions about the kinds of time (Linear Time and Nonlinear Time). These kinds are related to ideal objects of autoress’ thought, especially those originated in musical experiences. Images and sonorities are members of a frame of reference that groups the memory contents. Thus, sonorities, memories and actions are taken as aspects that constitute the musical and compositional phenomenon.

    Resumo / Abstract
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