Dissertações

  • Ensinar música na educação básica : um estudo de caso sobre o processo de escolarização da música na perspectiva de uma professora.

    Autor: Marcia Puerari
    Orientador: Profª Drª Luciana Marta Del Ben
    Data da defesa: 30/09/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/34063

    Este trabalho teve como objetivo geral investigar as dimensões envolvidas no processo de escolarização da música na educação básica a partir da perspectiva de uma professora. Os objetivos específicos buscaram: identificar conteúdos e estratégias, objetivos e finalidades do ensino de música na escola;identificar as bases que sustentam o processo de seleção e organização dos conteúdos do ensino de música na escola;e analisar as estratégias utilizadas pela professora para realizar suas práticas de ensino de música na escola. O referencial teórico desta pesquisa está fundamentado nos conceitos de escolarização e cultura escolar. O método escolhido foi o estudo de caso, numa abordagem qualitativa. Como unidade de caso, foi escolhida uma professora de música da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, entrevista semiestruturada de estimulação de recordação, observações e análise de documentos. A análise dos dados foi construída a partir de categorias que focalizam a professora, a escola e o processo de ensinar música na Escola. Em cada uma delas, constam dimensões envolvidas no processo de tornar a música objeto de ensino na escola de educação básica. Os resultados da pesquisa sinalizam que é na interação de todas as dimensões que intervêm na prática educativo-musical da professora que a escolarização da música ocorre, o que aponta para múltiplas maneiras de ensinar música na escola.

    This work aimed at investigating the dimensions involved in the process of schooling music from the perspective of a music teacher. More specifically, it aimed at: to identify contents and teaching strategies, objectives and purposes of school music teaching;to identify the basis that sustains the process of selecting and organizing the curriculum contents;and to analyze the strategies used by the teacher to perform her music teaching practices in the school. The theoretical framework was constituted by the concepts of schooling and school culture. A qualitative case study with a school music teacher from the municipal educational system of Porto Alegre, RS, southern Brazil, was carried out. Data were collected through semi-structured interviews, semi-structured interviews of stimulation recall, observations and analysis of documents. Data analysis was built from categories that focused on the teacher, the school and the process of teaching music at the school. Each of them reveals dimensions involved in the process of transforming music into something to be taught at the school of basic education. The results show that it is in the interaction of all these dimensions that underlie music education practices that the schooling of music takes place, which suggests multiple ways of teaching music at school.

    Resumo / Abstract
  • Sentidos da educação profissional técnica de nível médio em música : um estudo de caso com alunos do Centro de Educação Profissional em Música Walkíria Lima, Macapá/AP.

    Autor: Silvia Gomes Correia
    Orientador: Profª Drª Luciana Marta Del Ben
    Data da defesa: 29/09/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/35079

    Este trabalho teve como objetivo geral investigar os sentidos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) para os alunos do Centro de Educação Profissional em Música Walkíria Lima (CEPMWL), instituição pertencente à Rede Pública de Ensino do Estado do Amapá. Os objetivos específicos buscaram compreender os motivos que levam os alunos a buscar um curso técnico em música, analisar as expectativas dos alunos acerca da EPTNM em música e conhecer as contribuições do curso para seu alunado. O referencial que conduziu esta pesquisa inclui as bases legais da EPT e conceitos de profissionalização nelas expressos, as discussões em torno da formação profissional em música no contexto das instituições específicas de música e a definição de sentido segundo a perspectiva teórica de Bernard Charlot. O método utilizado foi o estudo de caso qualitativo, tendo os alunos do CEPMWL como unidade de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 13 alunos matriculados em diferentes etapas do curso. Os dados coletados foram analisados e organizados em três grandes categorias, que se constituem como instâncias de sentidos da EPTNM em música para os entrevistados: o sentido institucional, o sentido da formação e o sentido da inserção e atuação profissional. Os resultados desta pesquisa poderão contribuir para discussões acerca das políticas públicas voltadas à inserção e atuação profissional em música e para que a área de educação musical possa refletir sobre o ensino de música no nível profissional, ressignificando percursos e práticas formativas e buscando ampliar a articulação entre o disposto na legislação e as perspectivas dos estudantes, a quem se destinam os cursos de formação profissional.

    This work aimed at investigating the meanings of the Professional Technical Education (EPTNM) for the students of the Center of Professional Music Education Walkíria Lima (CEPMWL), a music school belonging to the Public School System of the State of Amapá, northern Brazil. More specifically, it aimed to understand the reasons that lead students to look for the technical course in music, to analyze the students? expectations about the EPTNM in music, and to identify how the course contributes to the student?s professional education in music. The theoretical framework is constituted by the legal basis that regulates professional technological education in Brazil and its concepts of professionalization, ideas about professional education in music in the Brazilian institutions, as well as the definition of meaning according to the theoretical perspective of Bernard Charlot. A qualitative case study with thirteen enrolled students in the EPTNM music courses of CEPMWL was carried out. Data were collected through semi-structured interviews. The collected data were organized and analyzed in three broad categories, that stand as instances of meanings of the EPTNM in music for the students: the meaning of the institution, the meaning of education as a process of lifelong learning, and the meaning of the insertion and activity in the professional market. The results of this study can contribute to broaden the discussions about public policies of professionalization in music. They can also encourage the area of music education to reflect on the curricula and practices of music teaching at a professional level, searching for broadening the relationship between the EPTNM legislation in music and the students? perspectives, for whom the professional courses are intended.

    Resumo / Abstract
  • O Cancioneiro gaúcho de Ernani Braga : um estudo histórico analítico de uma obracomposta para o Bicentenário de porto Alegre em 1940.

    Autor: Celina Garcia Delmonaco Tarragó Grovermann
    Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth Lucas
    Data da defesa: 28/09/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/37373

    Através do estudo de trajetória do compositor Ernani Braga (Rio de Janeiro,1888 – São Paulo, 1948) busquei recriar o contexto de criação do álbum de canções Cancioneiro Gaúcho, uma obra musical encomendada para marcar a data de comemoração do Bicentenário da cidade de Porto Alegre, em 1940. De caráter regionalista, mas de cunho educacional nacionalista e em consonância com o projeto de canto orfeônico implementado por Villa-Lobos, a obra visava satisfazer, do ponto de vista institucional, as exigências de estratégia política da Era Vargas. Na realização da pesquisa cruzei fontes e materiais de arquivos com depoimentos orais objetivando reconstruir a teia de relações que trouxeram o compositor até Porto Alegre e o colocaram na incumbência de compor a obra, preparar e reger grupos corais estudantis durante os festejos oficiais. Através da reconstrução tripartite da memória das performances musicais dos eventos envolvendo o Cancioneiro Gaúcho (elaboração, transmissão e recepção), objetivei delinear a relação compositor-obra como nexo sócio-sônico na construção de representações identitárias em um determinado tempo-espaço.

    Through a bio-study of Brazilian composer Ernani Braga (1888-1948) I sought to recreate the creational context of the song collection entitled Cancioneiro Gaúcho, a musical work commissioned to celebrate the Bicentennial of Porto Alegre, in 1940. Inspired by musico-poetic regional motives, but totally in tune with nationalist-educational policies as well as with the orpheonic singing project implemented by Villa-Lobos, the work was intended to meet the demands of the political strategy of the Vargas Era. In delineating the research process, I have crossed oral and archival documents aiming to reconstruct the web of relationships and circumstances that led the composer to Porto Alegre and placed him in charge of composing, preparing and conducting choral groups during the oficial festivities. Through a tripartite reconstruction of the memory around the musical performances of the Cancioneiro Gaúcho (preparation, transmission and reception) I aimed to analyze the composer-work relationship as a socio-sonic nexus in the construction of identity representations within that social context.

    Resumo / Abstract
  • As texturas do estilo concertante no primeiro movimento da sonata K.284 de W.A. Mozart.

    Autor: Alexsander Ribeiro de Lara
    Orientador: Prof. Dr. Ney Fialkow
    Data da defesa: 26/09/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/37400

    Este trabalho apresenta a comparação entre excertos do primeiro movimento da Sonata K. 284 com trechos de obras de compostas no estilo concertante, com o objetivo de identificar texturas que sejam compartilhadas em ambos, e assim fornecer subsídios para uma interpretação. Para o reconhecimento da equivalência entre essas as texturas, foi utilizada a obra The Technique of Orchestration de Kent W. Kennan, O Diálogo Musical e O Discurso dos Sons de Nikolaus Harnoncourt.

    This dissertation presents a comparison between excerpts of the first movement of Mozart Piano Sonata K. 284 with excerpts of Mozart works composed in the concertante style, aiming to point out textures that are shared by these genres to provide to basis for an interpretation. The relationship of idiomatic features was based on Kent W. Kennan´s book The Technique of Orchestration and on Nikolaus Harnoncourt´s books The Musical Dialogue and Music As Speech.

    Resumo / Abstract
  • Fragmomento : a citação como material de composição.

    Autor: Diego Botelho Amaro da Silveira
    Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos Borges Cunha
    Data da defesa: 25/07/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/35082

    O presente memorial consta de uma reflexão sobre o processo de composição do ciclo de peças intitulado Fragmomento, acompanhado de partituras das peças e registro audiovisual. A reflexão sobre a composição do ciclo enfatiza a utilização de citações de músicas de outros compositores como ferramenta de composição. São explicitadas no trabalho as motivações para a utilização de citações no ciclo, que surgem da experiência musical do autor e de reflexões sobre o referencial teórico empregado na composição. O gerenciamento do tempo de cada peça é outro elemento central abordado no memorial, desde o planejamento de cada peça à forma final.

    This work presents an essay about the compositional process of Fragmomento cycle of pieces, the score of the cycle and the recording of the concerto in DVD and CD. The essay is focused on the utilization of quotations in the pieces as a compositional tool. The work describes the motivations that led to the utilization of quotations, which has its foundations in the life experience of the author and the theoretical basis used in the work. The control of the time in the composition is also described in the work, from the beginning to the end of the compositional process.

    Resumo / Abstract
  • Os sete estudos para violão solo de Carlos Alberto Pinto Fonseca : uma abordagem analítica sobre demandas técnicas.

    Autor: Cristiano Braga de Oliveira
    Orientador: Prof. Dr. Daniel Wolff
    Data da defesa: 27/06/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/31791

    O presente trabalho trata do levantamento e análise das demandas técnicas contidas nos Sete Estudos Brasileiros para Violão Solo de Carlos Alberto Pinto Fonseca. Após feito este levantamento, analisamos o uso e a recorrência de cada demanda encontrada nos Sete Estudos. Também discorremos a respeito da relação de Fonseca com o violão e com os violonistas que lhe foram colaboradores. Neste trabalho são apresentadas peças inéditas do compositor, além dos manuscritos dos Estudos 2, 4 e 7. Concluímos que os Sete Estudos de Fonseca, apesar de não apresentarem novidade no que se refere a demandas técnicas, trabalham de forma consistente diversas demandas, tais como pestanas, translados , diferentes toques de mão direita, dentre outras, que são de suma importância para o desenvolvimento do violonista. Concluímos também que a análise das demandas técnicas pode ser uma ferramenta útil para que o violonista conheça de antemão as habilidades motoras necessárias para a execução de uma peça musical.

    The present work deals with the survey and analysis of the technical demands found in the Seven Brazilian Etudes for Guitar Solo by Carlos Alberto Pinto Fonseca. After the survey was concluded, the use and recurrence of each of the demands was analyzed. Additionally, Fonseca’s relationship with the guitar and the players with whom he collaborated is discussed. Previously unknown pieces by the composer, in addition to the manuscripts of Studies 2, 4 and 7, are included. We concluded that the Seven Studies by Fonseca, despite not presenting any innovations as far as technical demands are concerned, make consistent use of different demands, such as barrés, left-hand displacements and different forms of string attack, which are of the utmost importance for the development of the guitarist. We also concluded that the analysis of technical demands can be an useful tool for the guitarist to know, in advance, the technical skills necessary to perform a musical work.

    Resumo / Abstract
  • Leitura à primeira vista no violão : um estudo com alunos de graduação.

    Autor: Eduardo Vagner Soares Pastorini
    Orientador: Profª Drª Any Raquel Carvalho
    Data da defesa: 22/06/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/31790

    A capacidade de executar uma obra à primeira vista no violão é considerada por muitos uma tarefa de difícil execução. Um dos principais motivos para isto é o fato de uma mesma nota poder ser tocada em diferentes lugares da escala do violão, gerando diversas possibilidades de digitação para uma mesma passagem. A presente pesquisa investigou os procedimentos utilizados por 11 estudantes de graduação em violão durante a execução de uma tarefa de leitura à primeira vista. Os sujeitos da pesquisa foram filmados e entrevistados e os dados relativos ao histórico de cada sujeito foram acessados pela aplicação de questionário. Foram considerados como variáveis influentes na execução dessa tarefa fatores como as diferentes possibilidades de digitação para uma mesma passagem, o conhecimento das possibilidades expressivas do instrumento, e a habilidade motora. A digitação e a tonalidade apresentaram-se como as principais dificuldades. As questões expressivas foram deixadas em segundo plano, considerando a quantidade de decisões a serem tomadas no tempo de um minuto dado a leitura silenciosa. Assim, nem sempre a execução mais correta em termos de acertos de notas e tempo foi a de resultado mais expressivo. Evidenciou-se na pesquisa que nem sempre o tempo de estudo reflete no melhor resultado quando se trata da tarefa de leitura à primeira vista. Os sujeitos de melhores desempenhos na tarefa de leitura à primeira vista responderam em questionário que praticam música de câmara e/ou canto coral, mostrando que essas práticas podem influenciar positivamente o desenvolvimento da habilidade de leitura à primeira vista. Com relação ao teste de habilidade motora, os sujeitos com os melhores desempenhos na execução do teste de leitura à primeira vista (considerando fluência de tempo, evitando correções de notas e ritmos) ultrapassaram os sujeitos de menor desempenho em marcas metronômicas.

    Sight-reading a piece on the guitar is often considered a difficult task. One reason for this may be the fact that the same note on the guitar may be played in different ways, thus generating various fingering possibilities for the same passage. The present study investigated the procedures adopted by 11 undergraduate guitar students in a sight-reading exercise. The subjects were filmed and interviewed and their background was taken from a written questionnaire. Distinct fingering possibilities for the same passage, knowledge of expressive possibilites of the guitar and mechanical dexterity were considered as influential variables in this study. Fingering and tonality proved to be the main difficulties. Expressive aspects were not considered the most important, considering the number of decisions to be made in the one minute allotted for silent reading before the sight-reading began. Thus, the best performances in terms of correct notes and tempo were not necessarily the most expressive. The best outcomes came from students who engage in choral or chamber music activities, therefore, these may have a positive influence on sight-reading. The mechanical ability exercise applied showed that the subjects that did better on the sight-reading passsage (considering tempo, correct notes and rhythm) surpassed those that had lower metronomical markings.

    Resumo / Abstract
  • Chanteuses e cabarés : a performance musical como mediadora dos discursos de gênero na Porto Alegre do início do século XX.

    Autor: Fabiane Behling Luckow
    Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth Lucas
    Data da defesa: 30/05/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/31987

    Neste estudo, busco compreender como as performances musicais das cantoras/chanteuses dos clubes noturnos de Porto Alegre nas primeiras décadas do século XX podem mediar as relações de gênero dentro e fora destes espaços de sociabilidade moderna. O termo chanteuse é largamente difundido na imprensa e nas crônicas brasileiras de início de século, posto que uma parcela considerável de artistas-cantoras eram enviadas da Europa para o mercado sul-americano e o termo francês conferia-lhes status sobretudo em relação às cantoras nacionais que também disputavam espaço neste cenário artístico-musical. Através de uma etnografia histórica, procuro recompor esse cenário, para compreender como a música, através do repertório e da performance, contribui na construção social da figura dessas mulheres nas urbes modernas. Apesar da associação, via senso comum, dessas artistas à prostituição, observo que a profissionalização artística lhes proporcionava uma alternativa ao meretrício, garantindo sua sobrevivência sem necessariamente vender seu sexo. Entretanto, a prática musical feminina aparece estreitamente relacionada ao corpo, à sensualidade, o que é fortemente expresso nas imagens e crônicas jornalísticas, colocando-o em evidência. A partir dos estudos de gênero e na literatura musicológica, trato de examinar a trajetória musical dessas mulheres através do fenômeno social dos cabarés na modernidade urbana do Brasil.

    This study aims to understand how the musical performance of the singers/chanteuses of the night clubs in Porto Alegre, in the early decades of the twentieth century, could mediate the gender relationships either inside or outside these spaces of modern sociability. The term chanteuse is widely spread and used by the press and in the Brazilian chronicles of the early century, once a considerable amount of artists-singers would be sent from Europe to South America, and the French term would give them a superior status in relation to the national singers that were also competing for a place in this artistic-musical scenario. Through a historical ethnography, I have sought to rebuild this scenario in order to learn how music, through repertoire and performance, contributes to the social construction of these women in modern cities. Despite the association of the figure of these artists with prostitution, I observe that the fact of women turning into professionals of arts provided them an alternative of not being involved with prostitution, ensuring their survival without the need of selling sex. However, the female musical performance happens to be closely related to the body, sensuality and this fact is strongly expressed in the pictures and in the newspaper chronicles. From the studies of gender and musicological literature, I examine the musical journey of these women through the social phenomenon of cabarets in the modern cities in Brazil.

    Resumo / Abstract
  • A motivação dos alunos para continuar seus estudos em música.

    Autor: Janaína Condessa
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 16/05/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/32473

    Esta pesquisa foi desenvolvida dentro da temática sobre motivação para aprender música e teve como objetivo geral investigar a interação entre os fatores individuais e ambientais que motivam os alunos para continuar seus estudos em música fora da escola. Segundo a literatura, os fatores individuais referem-se às crenças, às percepções e às características pessoais dos alunos, enquanto os fatores ambientais relacionam-se às experiências em determinado local e momento de vida, bem como com as interações estabelecidas com as pessoas desse ambiente. Como objetivos específicos, esta pesquisa verificou o papel do ambiente (pais, família, professores, pares e contexto escolar) e investigou os fatores individuais (metas e autoconceito) que possuem relação com a motivação para continuar os estudos em música fora da escola. O referencial teórico adotado foi o modelo de motivação em música (HALLAM, 2002, 2005, 2006), pois contempla a interação entre os dois tipos de fatores: individuais e ambientais. O método utilizado foi o estudo de entrevistas, com alunos das séries finais do ensino fundamental que possuíam aula de música na escola desde as séries iniciais e que optaram por estudar música fora da escola após a quinta série. Apoiada na literatura da educação e da educação musical, esta pesquisa justifica-se pela possibilidade de compreender tanto os diferentes fatores envolvidos na interação entre o indivíduo e o ambiente durante a aprendizagem musical quanto a maneira pela qual esses fatores incentivam o aluno a continuar os estudos em música. Os resultados apontaram para uma forte relação entre os fatores individuais e ambientais e para a correspondência entre a motivação para aprender música dentro da escola e a motivação para continuar os estudos em música fora da escola. Esses resultados poderão colaborar para o aprimoramento pedagógico dos professores de música, além de permitir reflexões e oferecer subsídios que possam melhorar a motivação dos alunos para aprender música, dentro e fora da escola.

    This research is about motivation to learn music. Its general aim was to investigate the interaction between individual and environmental factors which motivate students to continue their studies in music outside school. According to literature, individual factors refer to students’ beliefs, perceptions and personal characteristics, whilst environmental factors are related to life experiences in some places and at some times, as well as the interaction with others. The specific aims to this research was to verify the role of environment (parents, family, teachers, peers and school context), as well as investigate individual factors (goals and self-concept about abilities) in students’ choice in continuing to learn music outside school. The theoretical framework adopted was the model of motivation in music (Hallam, 2002, 2005, 2006), because it considers the interactions between individual and environmental factors. The method chosen was the interview study, with middle school students who attended music classes at school since first cycle of fundamental education, and opted to study music outside school after the fifth grade. Based both on the education and the music education literature, the reason of this research is the possibility of understanding not only the different factors involved in the interaction between the individual and the environment during the musical learning, but also the way these factors motivate the student to continue studying music. The results of this research revealed a close link between individual and environmental factors. Moreover, data showed the relation between motivation to learn music inside school and motivation to continue music outside school.

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  • Suingueiros do sul do Brasil : uma etnografia musical nos “becos, guetos, bibocas” e bares de dondocas de Porto Alegre.

    Autor: Mateus Berger Kuschick
    Orientador: Prof. Dr. Reginaldo Gil Braga
    Data da defesa: 20/04/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/31465

    “Suingueiros do Sul do Brasil” tem como objetivo investigar os músicos, as músicas e os principais espaços de performance do suingue em Porto Alegre. Os suingueiros referidos no título são principalmente nove músicos nascidos nas décadas de 1940 e 1950 no estado do Rio Grande do Sul e identificados com a produção musical da comunidade negra distribuída pelo “Atlântico Negro” (África e Américas). O suingue é um gênero musical híbrido com diversas influências de outros gêneros da música popular. Os espaços de realização da prática musical suingueira são os bares, associações e blocos culturais da cidade de Porto Alegre. O trabalho se inscreve na perspectiva da etnomusicologia, e foi utilizado o processo metodológico de etnografia musical e o estudo de trajetórias, valendo-se de uma escrita que incorporou ao texto final, as vozes, os áudios e as imagens dos artistas colaboradores. Assim sendo, fez-se uma recomposição das trajetórias de músicos e grupos significativos do gênero denominado suingue (com variações para esta denominação encontradas com frequência em outras regiões do país, como samba-rock e balanço), buscando pontuar os percursos artísticos de alguns músicos e grupos como Luis Vagner, Bedeu e Pau Brasil, bem como o contexto social e cultural no qual estão inseridos, desde o período em que começou a se configurar o suingue de Porto Alegre, nos anos 60, até os dias de hoje. Na sequência, fez-se uma abordagem do repertório de canções, destacando cinco aspectos de âmbito musical, a partir de indicações surgidas na experiência de campo: melodia, ritmo, parcerias composicionais, presença dos sopros e possibilidades de arranjo. Além disto, foram destacados os principais espaços de lazer e sociabilidade onde as músicas e onde o próprio suingue como híbrido musical são reinterpretados e atualizados semanalmente, enfatizando a relação dinâmica que se estabelece nestes ambientes entre pesquisador, artistas e público frequentador. Ao final, buscou-se articular algumas reflexões a partir das questões suscitadas pela pesquisa etnomusicológica. São considerados como principais resultados da dissertação: a apresentação dos múltiplos cruzamentos entre os contextos local, nacional e global na formatação de uma identidade musical de artistas e público vinculados ao suingue musical da população da capital mais ao sul do Brasil, e a recuperação e discussão das obras e das trajetórias destes artistas, ainda ausentes na academia.

    “Suingueiros from southern of Brazil” discuss as its main theme the musicians, the music and the main spheres where suingue music take place in Porto Alegre. The “suingueiros” mentioned in the article are nine musicians mainly, (born between the `40s and `50s, in the state of Rio Grande do Sul), who were indentified with the music production in the negro community, which was spread by the “ Negro Atlantic” (Africa and Americas). Suingue is a hybrid musical gender, which was influenced by many different kinds of popular music gender. Pubs, Organizations and Cultural spots, in Porto Alegre, are places where it’s performed the suingue music. This present work is inserted in the ethnomusicology´s perspective. So, in order to built the research process, it was used the methodological music ethnography process and further trajectories studies, taking advantage of a writing which incorporates to the final text: the voices, the songs, the audios and the image of the contributors artist. Therefore, a recomposition of musicians’ and significatives groups’ trajectories of suingue gender (not forgetting the variety of its denomination such as Samba-rock and balanço, which are found, more frequently, in other parts of Brazil) are done, seeking to point out the artistic path of some musicians and groups such as Luis Vagner, Bedeu and Pau Brasil, as well as the social and cultural context that the musicians are inserted, since the period it has began to configurate the Suingue of Porto Alegre, in the`60s, until now-a-days. Furthermore, the work goes through the song’s set list emphasizing five aspects from the musical sphere: melody, rhythm, composing partnership, presence of brass and arrangements possibilities. Besides that, in the dissertation are highlighted the leisure sphere and sociability, where the music and the musical gender are reinterpreted and up-todated weekly, emphasizing the dynamic relations that are established in those environments between researcher, artists and public. Finally, it tries to articulate some reflexions around the questions evoked in the field of ethnomusicology research. In the dissertation the main results are: the introduction of the multiples crossing between the local, national and global context in the construction of the artists musical identity and linked public to the negro urban community of Porto Alegre;the recuperation and diffusion of the work and the trajectory of those artists, who had their material dispersed without any formal systematization.

    Resumo / Abstract
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