Dissertações

  • Entorno sonoro del cotidiano: cinco piezas instrumentales.

    Autor: Ulises Dardo Ferretti
    Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Borges Cunha
    Data da defesa: 29/03/2006
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/6523

    Este memorial trata de los pasos y consideraciones en la composición de las piezas Impromptu, Coral, Collage Ciudadano, Construcción 1 y Rua República. Las mismas fueron compuestas para conjunto heterogéneo a partir de motivaciones provocadas por diferentes entornos sonoros de las ciudades de Porto Alegre y Montevideo. En ellas se contempla más la utilización de procedimientos sintácticos que los sonidos de los entornos mencionados. Las piezas combinan de manera simultánea o no tiempos y situaciones derivados de los entornos referenciales, y ajenos a los mismos. En su estética conviven influencias del pensamiento vivo de los compositores John Cage, Karlheinz Stockhausen, Iannis Xenakis y Murray Schafer.

    This work presents the ways and considerations regards the composition of Impromptu, Coral. Collage Ciudadano, Construcción 1 and Rua República. These pieces are related with soundscapes to Montivideo and Porto Alegre cities. They were composed for heterogeneous instrumental ensembles. They are more concern to soundscapes syntax rather than with his sounds itself. The esthetic of the pieces has thinking influences of John Cage, Karlheinz Stockhausen, Iannis Xenakis e Murray Schafer.

    Resumo / Abstract
  • Uma análise retórica da Fuga Opus 87 Nº 4 de Dmitri Shostakovich.

    Autor: Luciana Noda
    Orientador: Profª Drª Any Raquel Carvalho
    Data da defesa: 03/03/2006
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/5592

    O presente trabalho investiga a retórica da Fuga opus 87 n° 4 de Dmitri Shostakovich. Para atingir tal objetivo, foram utilizados os trabalhos de Lester (1986, 2001), Harrison (1990) e Roberts (2004). Neste último, estão os princípios metodológicos utilizados para a realização desta pesquisa, os quais consistem, basicamente, no reconhecimento dos elementos identificadores [notable properties], termo utilizado por Roberts para denominar propriedades distintas de uma fuga. Roberts (2004) aplicou seu método para reconhecer a natureza, retórica ou literal de quatro fugas de Bach para órgão (BWV 533, 545, 547 e 578). Na fuga dupla n° 4, em Mi menor, de Shostakovich foram encontrados cinco elementos identificadores: graus da escala em suspensão, ambigüidade tonal/modal, relação entre Integrantes, presença do terceiro contra-sujeito para um dos sujeitos e seções paralelas intensificadas. No discurso, a presença e inter-relações mútuas dos elementos identificadores estabelecem conflitos, os quais são resolvidos revelando a natureza retórica da composição.

    This study aims to investigate the rhetorical nature of Fugue No. 4, from the collection of the 24 Preludes and Fugues, Op. 87, by Dmitri Shostakovich. Works by Lester (1986, 2001), Harrison (1990) and Roberts (2004) form the basis of this research. The latter contains the methodology utilized in the presented study, consisting basically of the recognition of notable properties in fugues, that is, properties that distinguish one fugue from another. Roberts (2004) applied this method so as to determine the nature of a fugue – rhetorical or literal – in four organ fugues by J.S. Bach (BWV 533, 545, 547 and 578). In fugue No. 4, Op. 87, by Shostakovich, a double fugue in E minor, five notable properties were encountered: scale degrees in suspension, tonal/modal ambiguity, the relationship between Integrants, the presence of a third counter-subject for the first subject, and intensified parallel-sections. Throughout the fugue, these notable properties create conflicts due to their presence and inter-relationships. However, in the end they are resolved, revealing the rhetorical nature of this fugue.

    Resumo / Abstract
  • Espanholismo e indigenismo nas Cuecas e Kaluyos do compositor boliviano Simeón Roncal (1870–1953).

    Autor: Telma Regina Gomes Pinto
    Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth Lucas
    Data da defesa: 29/09/2005
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/5854

    O compositor boliviano Simeón Roncal (1870-1953) é considerado um dos formadores da linguagem musical nacional na Bolívia. Para desvendar este processo de formação e reconhecer aqueles elementos que, no momento histórico em estudo, propiciam a identificação desta música com o projeto nacionalista boliviano, analisamos os elementos técnico-estilísticos que representam as culturas formadoras da nação boliviana, indígena e hispano-americana, no conjunto de obras 20 Cuecas e dois Kcaluyos Indios. Tais elementos foram interpretados à luz de estudos musicológicos e etnomusicológicos sobre a música da Bolívia.

    The bolivian composer Simeón Roncal (1870 – 1953) is considered one of the pioneers to the national music language in Bolivia. In order to discover the formation process and recognize those elements which, at the historic moment under study, make possible the identification of this music as a bolivian nationalistic project, we analyzed the technical-stylistic elements that represented the two originals cultures of bolivian nation, Indian and hispanic-american, inside the set of 20 Cuecas and Two Kcaluyos Indios. Such elements were interpreted under musicologic and etnomusicologic studies about music in Bolivia.

    Resumo / Abstract
  • Bento Mossurunga e o movimento paranista. Estudo histórico-analítico das obras para canto e piano e piano solo compostas nas décadas de 1930, 40 e 50.

    Autor: Gustavo Pereira
    Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth Lucas
    Data da defesa: 23/09/2005
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/5393

    O presente trabalho empreendeu um estudo histórico-analítico de uma seleção de obras para piano e canto e piano do compositor paranaense Bento Mossurunga, compostas entre as décadas de 1930, 40 e 50, com o propósito de examinar de que maneira o compositor buscou codificar a “cor local”, ou seja, fixar elementos da música de tradição oral no texto musical. Este procedimento analítico indicou a existência de recursos musicais que, comparados com a bibliografia de referência sobre a música regional paranaense, demonstram a intencionalidade do compositor em se aliar aos ideais do Movimento Paranista.

    In this essay a selection of works for piano solo as well as voice and piano of the Paranaense composer Bento Mossurunga, were submitted to an analysis of historical-technical nature in order to verify how the composer codified the “local color”, i.e. how he fixed elements of the oral musical tradition in the musical text. This analitical procedure showed the composer’s intention in taking part of Movimento Paranista.

    Resumo / Abstract
  • Ciaccona em ré menor BWV 1004 de J. S. Bach: um estudo das articulações e uma transcrição para violão.

    Autor: Thiago Colombo de Freitas
    Orientador: Prof. Dr. Daniel Wolff
    Data da defesa: 23/09/2005
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/4685

    Este trabalho é uma análise das articulações indicadas por Johann Sebastian Bach (1685-1750) na sua Ciaccona em ré menor – quinto movimento da Partita II para violino solo, BWV 1004 – e uma transcrição desta obra para violão. A questão da interpretação dos sinais de articulação assinalados por Bach é abordada a partir de referenciais teóricos e práticos. São discutidas as tradições de execução e os variados entendimentos atribuídos por estas aos sinais de articulação.

    This work is an analysis of the articulation markings in Johann Sebastian Bach’s Ciaccona in D Minor – fifth movement of the Partita BWV 1004, for solo violin and a transcription for guitar. The problem of interpreting Bach’s articulation indications is examined in the light of theoretical and practical references. The discussion also focuses on performance traditions and the various understandings of the articulation markings led to by these traditions.

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  • Seis pequenos quadros (1981) de Bruno Kiefer: relações intervalares e outros parâmetros a partir da teoria dos conjuntos e gestos musicais.

    Autor: Germano Gastal Mayer
    Orientador: Profª Drª Any Raquel Carvalho
    Data da defesa: 09/09/2005
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/7127

    Este trabalho oferece um estudo das configurações intervalares contidas no grupo de peças para piano intitulado Seis Pequenos Quadros (1981) de Bruno Kiefer (1923- 1987). A análise toma como referencial teórico a obra Introduction to Post-Tonal Theory de Joseph Straus, a qual elucida a teoria dos conjuntos. Objetivou-se encontrar padrões que fornecem coerência ao discurso das peças isoladamente e como um todo. Para tanto, além da análise de conjuntos, fez-se necessário o levantamento de características estruturais, temporais e de textura. Todos estes parâmetros, os quais contribuem para um equilíbrio entre unidade e diversidade no discurso desta coleção de peças, foram investigados a partir dos gestos musicais característicos do estilo de Kiefer.

    This work offers a study of the intervallic relationships within Kiefer’s piano pieces entitled Seis Pequenos Quadros [Six Small Pictures], composed in 1981. The theoretical framework used for the analysis was the pitch-class set theory as explained in Introduction to Post-Tonal Theory by Joseph Strauss (2000). The main goal was to search for patterns that provide coherency to the pieces as a whole, as well as individually. For this purpose, other aspects such as structure, rhythm and texture were also taken into consideration. All of these parameters, parameters which contribute to maintaining balance between unity and variety, were investigated according to musical gestures typical of Kiefer’s style.

    Resumo / Abstract
  • O estudo Pour Lês Octaves de Claude Debussy: um relato sobre a organização do processo de aprendizagem motora.

    Autor: Mirka Campello da Pieva
    Orientador: Profª Drª Catarina Leite Domenici
    Data da defesa: 28/07/2005
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/6489

    Este trabalho relata a organização do meu processo de aprendizagem motora do Estudo Pour les Octaves de Claude Debussy. Nele, são descritos o planejamento, a implementação e a avaliação da prática através do modelo tripartido de Fitts e Posner (1979). A prática foi organizada da seguinte forma: a peça foi segmentada e foram definidos os movimentos necessários à sua execução através dos ciclos de movimento (PÓVOAS, 1999). O estudo da peça iniciou-se pelos segmentos, os quais foram gradativamente integrados. As sessões de prática foram documentadas através de relatos escritos e gravações em vídeo e algumas foram supervisionadas pela orientadora. Os dados coletados foram avaliados tanto ao longo da implementação da prática, quanto a posteriori, através de uma reflexão retrospectiva do processo.

    This essay describes the learning process of the motor skills needed to perform the etude Pour les Octaves by Claude Debussy. It reports practicing planning, implementation and evaluation based on Fitts &Posner (1979) tripartite model of motor learning. The practice was organized from the segmentation in working areas in which the movements were defined by Póvoas’ (1999) movement cycles. Practicing sessions were documented through written reports;some of the sessions were video recorded and supervised by the teacher. The collected data were continually evaluated during the learning process, and subjected to a retrospective analysis after the completion of the process.

    Resumo / Abstract
  • Cantar com as mídias eletrônicas: um estudo de caso com jovens.

    Autor: Agnes Schmeling
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 12/07/2005
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/7035

    Este estudo investigou o canto intermediado pelas mídias eletrônicas e os processos de aprendizagem musical de cinco jovens, procurando responder à seguinte questão: que funções pedagógico-musicais exercem as mídias sobre as práticas músico-vocais dos jovens? E como subquestões: quais mídias eletrônicas os jovens utilizam para o canto? De que maneira os jovens o fazem? A metodologia adotada foi o estudo de caso, utilizando entrevistas e observações. Para compreender as relações dos jovens com a música, com o canto e as mídias eletrônicas, a investigação se apoiou em autores tais como: Gembris, Kraemer e Maas (1997), Baacke, Sander e Vollbrecht (1988), Münch (1998), Souza (1999;2000;2002) Schläbitz (1997;2003) e Funk-Hennigs (2003). O estudo evidenciou que as mídias eletrônicas têm diferentes funções na atividade músico-vocal dos jovens e que, nesse ambiente midiático, incluem, muito particularmente, a auto-aprendizagem, a identificação e a autonomia nas escolhas musicais, além da possibilidade de cantar acompanhando seus cantores e suas músicas escolhidos.

    This research has investigated the act of singing and the processes of musical learning of five young students using the eletronic media. This study tried to answer the following questions: what music-pedagogical functions can be noticed from the media over the music-vocal practices of the youth? There are also sub-questions such as: what kind of eletronic media are used by young people to sing? In which ways do young people use the eletronic media for singing? The methodology of investigation used was the case study including interviews and observations. In order to understand the relationship between young people and singing with the eletronic media, the theories referred in this research are based on concepts from authors as: Gembris, Kraemer and Maas (1997), Baacke, Sander and Vollbrecht (1988), Münch (1998), Souza (1999;2000;2002). Schläbitz (1997;2003) and Funk-Hennigs (2003). The study has attested the different roles that the eletronic media play in the youth music-vocal activities and in this mediatic environment are particularly included the self-learning, the peer identification and the autonomy in musical choices, besides the possobility of singing with singers and songs choosen by themselves.

    Resumo / Abstract
  • Materiais didáticos nas aulas de música: um survey com professores da rede municipal de ensino de Porto Alegre – RS.

    Autor: Fernanda de Assis Oliveira
    Orientador: Profª Drª Luciana Marta Del Ben
    Data da defesa: 28/06/2005
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/6010

    Esta pesquisa teve como objetivo investigar as concepções que fundamentam o uso de materiais didáticos pelos professores de música em suas práticas pedagógico-musicais. Mais especificamente buscou identificar o que os professores consideram materiais didáticos, mapear os tipos de materiais didáticos utilizados pelos professores de música, identificar os critérios que fundamentam a seleção dos materiais didáticos, mapear o acesso aos materiais didáticos, analisar a opinião dos professores sobre os materiais didáticos disponíveis e examinar a produção dos materiais didáticos pelos professores de música. Para compreender as concepções dos professores de música sobre os materiais didáticos, me apoiei nos conceitos utilizados pelo campo de pesquisa sobre o pensamento do professor. O método escolhido foi o survey de pequeno porte, com desenho interseccional. Fizeram parte da amostra vinte professores de música atuantes no ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre-RS. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada. Os resultados revelaram as concepções dos professores sobre os materiais didáticos disponíveis, além de sugerirem as características necessárias aos materiais didáticos a serem utilizados na aula de música, no ensino fundamental.

    This research had the aim of investigating the music teachers’ conceptions constituting the use of educational materials in their musical-pedagogical practice. For the analysis of data, I took as a theoretical approach the concepts used by the field of investigation on teacher thinking. The chosen method is survey with intesectional design for providing patterns showing up the mapping of teacher’s conceptions on didactical materials. Twenty Music teachers working at municipal primary school of Porto Alegre – RS took part on the sampling. The technique of data collecting is the semi-structured interview. Among the results of thsi study, I emphasize that all the teachers consider the didactical materials as important resources to their musical-pedagogical practice. The results suggest characteristics to incoming productions on educational materials serving to the necessites of teachers working at Primary School.

    Resumo / Abstract
  • Música da educação infantil: um survey com professoras da rede municipal de ensino de Porto Alegre – RS.

    Autor: Lélia Negrini Diniz
    Orientador: Profª Drª Luciana Marta Del Ben
    Data da defesa: 20/06/2005
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/6006

    Esta pesquisa teve como objetivo investigar a presença da música nas práticas pedagógicas das professoras de educação infantil. Os objetivos específicos buscaram mapear as atividades musicais desenvolvidas pelas professoras, identificar os recursos disponíveis nas escolas para a realização das atividades musicais e identificar as necessidades das professoras para desenvolver o ensino de música na educação infantil. As perspectivas que nortearam esta investigação foram a legislação brasileira sobre educação infantil, bem como estudos sobre a formação e atuação dos professores unidocentes. O método escolhido foi o survey de desenho interseccional, sendo que os dados foram coletados através de questionário. Participaram desta pesquisa 123 professoras das 33 escolas de educação infantil e 7 jardins de praça da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre – RS. Nos resultados descrevo a formação geral e musical das professoras, suas práticas pedagógico-musicais, as bases para o ensino de música, bem como, as necessidades das professoras para desenvolver o ensino de música na educação infantil. Na conclusão aponto as principais contribuições deste trabalho.

    This research aimed to investigate the presence of music in the pedagogical practices of infant school teachers. More specifically, it aimed to map out the musical activities developed by the teachers, to indentify the resources available in the schools and the needs pointed by teachers to teach music in infant schools. The Brazilian Educational Law and studies on generalist teachers’ education and practice constitutedthe theoretical framework that guided this work. The method and the technique chosen to carry out this investigation were the cross-sectional survey and the questionnaire, respectively, 123 teachers from 40 infant schools of the municipal educational system of Porto Alegre, south of Brazil, took part in the research. The results describe teachers’ education and musical preparation, their pedagogical practices in music, the basis that sustain their teaching practices, as well as the needs felt by the teachers to develop music teaching in infant schools. The conclusion points the main contributions of this research to the field of music education.

    Resumo / Abstract
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