Dissertações

  • Sonata nº 1 para piano e Divertimento para cordas de Edino Krieger: um estudo comparativo.

    Autor: Bruna Maria de Lima Vieira
    Orientador: Profª Drª Cristina Capparelli Gerling
    Data da defesa: 25/04/2005
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/4988

    Este trabalho consiste em um estudo comparativo entre a Sonata n. 1 para piano e sua transcrição intitulada Divertimento para cordas de Edino Krieger. Estas obras integram o segundo período de criação do compositor, marcado pela tendência neoclássica e utilização de temas de caráter brasileiro. Ao comparar os esquemas formais das duas obras e investigar as adaptações idiomáticas ocorridas no processo de transcrição, são traçados paralelos entre a escrita pianística do compositor e elementos idiomáticos dos instrumentos de cordas.

    This text compares Edino Krieger’s Piano Sonata n° 1 and its transcription for string orchestra entitled Divertimento para Cordas. These works are representative of Krieger’s second stylistic period by the adoption of neoclassical frames coupled with the use of materials characteristic of Brazilian music. Besides comparing formal schemes of both versions, as well as modifications found in the string transcription, the analytical procedures point out features found in his pianistic writing related to idiomatic string playing.

    Resumo / Abstract
  • Estudos de Sor e Brouwer: uma abordagem comparativa de demandas técnicas.

    Autor: Flávia Domingues Alves
    Orientador: Prof. Dr. Celso Loureiro Chaves
    Data da defesa: 12/04/2005
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/4990

    Neste trabalho, colocam-se em paralelo as abordagens didáticas de dois compositores reconhecidos da literatura do violão: Fernando Sor (1778-1839) e Leo Brouwer (1939). As obras escolhidas são os Vinte Estudos para violão de Sor (escolhidos e editados por Andrés Segovia) e os Vinte Estudos Simples de Brouwer. Trazem-se à tona as transformações ocorridas na técnica do instrumento entre Sor e Brouwer e seus respectivos períodos. Relacionam-se as demandas técnicas recorrentes que os estudos enfocam e as soluções encontradas para atendê-las. A metodologia é de natureza analítica e envolve dois processos complementares: análise de observação – levantamento das demandas técnicas formuladas e das soluções propostas – e análise comparada – comparação das demandas técnicas formuladas e das soluções propostas por Sor e Brouwer. A análise comparativa das digitações dos Estudos revela as transformações ou mudanças de concepção no emprego das demandas técnicas. Conclui-se que o aprendizado sistemático destas duas abordagens didáticas, pela variedade de aspectos específicos de demandas técnicas e dos conteúdos musicais enfocados, pode substituir, com vantagem, muitos dos exercícios de puro mecanismo, geralmente desestimulantes e que pouco acrescentam ao desenvolvimento da linguagem musical dos estudantes.

    This work compares the didactic approaches of two well-known composers in classical guitar literature: Fernando Sor (1778 – 1839) and Leo Brouwer (1939), in their “Twenty Studies for Guitar” (Sor, collected and edited by Segovia), and “Twenty Simple Studies” (Brouwer). In this investigation the changes in instrumental technique that took place between the ages of Sor and Brouwer are taken into consideration and relationships are established between the recurring technical demands required by the studies and the solutions found to solve them. An analytic methodology is employed, involving two complementary processes: Analysis of observation – survey of the formulated technical demands and the proposed solutions – and comparative analysis – comparison of the formulated technical demands and the proposed solutions. The comparative analysis of fingerings reveals conceptual changes on the usage of the technical demands. It is concluded that the systematic learning of both didactic approaches can replace, with advantages due to the variety of specific technical demands and musical content, most of the purely technical exercises usually devoid of stimulation, in the development of the students’ musical language.

    Resumo / Abstract
  • O movimento corporal na prática pedagógica do violino: um estudo com professores de adolescentes iniciantes.

    Autor: Regiane Lopes Cruzeiro
    Orientador: Prof. Dr. Fredi Gerling
    Data da defesa: 23/03/2005
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/4485

    O presente trabalho teve como objetivo geral investigar a utilização do movimento corporal no ensino de violino para adolescentes iniciantes. Por meio de questionários, foi realizado um levantamento com 13 professores de violino do Centro de Educação Profissional – Escola de Música de Brasília, para verificar quais os problemas técnicos mais freqüentes nas aulas de violino de adolescentes iniciantes e para investigar como as práticas pedagógicas, relativas aos movimentos corporais, podem auxiliar no trabalho com as deficiências técnicas encontradas. O referencial teórico para a leitura dos dados encontrados é o conceito de movimento corporal na execução dos instrumentos de corda, proposto por Rolland (1974). Nesta revisão encontram-se também outros autores que abordam a relação entre movimento corporal e execução instrumental, como Flesch (1924), Galamian (1962), Szende &Nemessuri, (1971) e Havas (1961). Ao longo do trabalho são tecidas considerações sobre a influência de fatores cognitivos, físicos e cronológicos na aprendizagem de habilidades motoras. Também é apresentada uma categorização dos movimentos implicados na execução violinística: movimentos bilaterais, unilaterais, rotatórios, balísticos e seqüenciais. Os resultados apontam para práticas pedagógicas distantes das reflexões levantadas nesta pesquisa. Verificou-se que grande parte das instruções fornecidas pelos professores baseia-se na experiência pessoal, evidenciando a ausência de conhecimento sobre orientações anatômicas e fisiológicas relacionadas à execução instrumental. Outra constatação desta investigação é a desinformação sobre material específico para a iniciação de adolescentes e jovens no violino. Considerando os dados obtidos, são apresentadas sugestões de exercícios que enfatizam a mobilidade corporal e são feitas algumas ponderações no sentido de fomentar a reflexão sobre a atividade pedagógica para iniciantes.

    This study aimed at investigation the use of corporal movement on violin teaching of adolescent beginners. Through questionnaires, a survey was undertaken with 13 violin teachers of the Center of Professional Education – School of Music of Brasilia, to verify the most frequent technical problems in violin lessons for adolescent beginners and to investigate how the pedagogical practices involving corporal movements can assist the work related to the technical deficiences found. Data were interpreted according to Rolland’s concept about corporal movement (1974). In this review other authors who investigated the realation between corporal movement and instrumental execution are also found, for example: Flesch (1924), Galamian (1962), szende &Nemessuri, (1971) and Havas (1961). This research also talks about the influence of cognitive, physical and chronological factors in the learning of motor skills. A classification of the movements implied in violin performance is also presented: bilateral, unilateral, rotary, ballistic and sequential movements. The results point to a pedagogical practice which differs from the reflections raised in this research. Many instructions supplied by the teachers are based on personal experience, proving the lack of knowledge surrounding anatomical and physiological orientations related to instrumental performance. Further evidence revealed by this study is the absence of information about specific material for the violin initiation of adolescents and young adults. Considering the data found, suggestions of exercises that emphasize corporal mobility are presented and some considerations are made to promote the reflection regarding pedagogical activity for beginners.

    Resumo / Abstract
  • Educação musical não-formal e atuação profissional: um survey em oficinas de música de Porto Alegre – RS.

    Autor: Cristiane Maria Galdino de Almeida
    Orientador: Profª Drª Luciana Marta Del Ben
    Data da defesa: 04/03/2005
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/4297

    O presente trabalho teve como objetivo caracterizar o ensino de música inserido em projetos sociais. Os objetivos específicos foram analisar as dimensões presentes nas práticas educativo-musicais das oficinas de música, identificar os profissionais que ali ensinam música e qual a sua formação, e examinar as concepções sobre educação musical desses profissionais e do coordenador. O referencial teórico do trabalho está fundamentado em conceitos de educação não-formal, de autores da pedagogia e da educação musical. Foi realizado um survey de pequeno porte em 19 oficinas de música do projeto de Descentralização, da Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura de Porto Alegre. Os participantes foram 14 oficineiros (profissionais que ensinam música) e o ativista de música (coordenador das oficinas). A técnica de pesquisa utilizada foi a da entrevista semi-estruturada, e os dados foram analisados qualitativamente. A partir da análise, considerei que as oficinas de música se configuram como espaços de educação musical não-formal. Os resultados sinalizam a necessidade de reconhecimento desses espaços como contextos de atuação profissional que, como tais, demandam uma formação também profissional

    This work aimed to characterise how music teaching is placed in social projects. More specifically, it aimed to analyse the dimensions that are present in the musical-pedagogical practices of the workshops, to identify the professionals that teach music and their educational background, and to examine the concepts of music education sustained by those who teach music and by the co-ordinator of the project. The research was carried out with 19 music workshops offered by the “Projeto de Descentralização”, promoted by the Municipal Secretary of Culture, from the Administration of Porto Alegre. The theoretical framework was constituted by concepts of non-formal education developed by authors coming from the fields of pedagogy and music education. A small survey was carried out, with 14 “oficineiros” (professionals that teach music) and the “ativista” (the coordinator of the music workshops). Data was collected through semi-structured interviews and qualitatively analysed. The analysis showed that the music workshops can be considered as non-formal educational spaces. The results point to the need to recognize these spaces as professional spaces of music education. As such, they also demand professional education.

    Resumo / Abstract
  • Uma análise da digitação grafada nas Five Bagatelles de William Walton.

    Autor: Fernando Gonçalves Dutra da Silveira Filho
    Orientador: Prof. Dr. Daniel Wolff
    Data da defesa: 30/09/2004
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/3993

    Este estudo tem por objetivo investigar a digitação de Julian Bream para as Five Bagatelles de William Walton, e suas possíveis implicações em uma execução ao violão.

    The aim of the present study is to investigate Julian Bream’s fingering for the Five Bagatelles by William Walton, and its possible implications in a guitar performance.

    Resumo / Abstract
  • Por que licenciatura em música? – um estudo do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – 2003.

    Autor: Ana Lídia da Fontoura Prates
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 30/09/2004
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/4660

    Esse estudo teve como objetivo central compreender por que os alunos do curso de licenciatura em música fizeram essa escolha profissional, centrando-se em questões como: Por que especificamente esse curso e não outro? O que esperavam encontrar nele? Que triagem fizeram? Como ele figurou em suas expectativas profissionais no momento de escolha? A opção metodológica foi o estudo de caso, por sua possibilidade de aprofundamento e distanciamento de visões pre-estabelecidas. A unidade de caso escolhida foi um grupo de doze ingressos do ano de 2003, do curso de licenciatura em música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As referências teóricas centraram-se na concepção do indivíduo como ser social e da escolha profissional como um evento também social. Nesse sentido foram adotados alguns conceitos de Pierre Bourdieu (1979, 1980, 1983, 1987) como habitus, estilo de vida e campo e, também, considerações sobre escolha e identidade profissional vistas em Soares (2002) e Dubar (1997), respectivamente. O estudo contribuiu para uma visão mais aprofundada das motivações sociais-individuais que levaram a unidade de caso à escolha pela licenciatura. Indicou que, por vezes, os candidatos demonstraram não ter noção da formação profissional e dos objetivos prescípuos do curso que escolheram, tendo as identidades de músico e de professor delineadas harmônicas e, às vezes, conflitantes.Demonstrou também que, para alguns dos calouros, a escolha esteve vinculada inicialmente à possibilidade de continuar os estudos músico- instrumentais e que estes, no momento da escolha, tinham uma visão superficial da diferença entre os cursos de licenciatura e bacharelado em música, basicamente sustentada pelas imposições dos respectivos testes específicos anteriores ao ingresso e pela percepção que relacionava a licenciatura a melhores oportunidades no mercado de trabalho. Além disso o estilo de vida, na totalidade da unidade de caso pesquisada, revelou uma identificação precoce e um forte desejo de pertencimento ao mundo da cultura, da arte, do brilho artístico e da partilha de saberes a esse respeito como componente importante para a decisão profissional: pela música, em primeiro lugar, e, pela licenciatura, finalmente.

    This study has central objective to understand the reason why the pupils of de course of music education made this professional choice centering itself in question like these: Why this course specifically and not another one? What did they wait to find in it? What kind of selection did the do? How did it appear in their professional expectation at the moment of the choice? The methodologic option was to case study for its possibility of deepenind and distancy of preset visions. The choosen unit was a group of twelve ingressants in the music education course of UFRGS – 2003. As theorical reference has been centered in the individual conception as a social and professional choice. This event also felt that concepts of Pierre Bourdieu (1979, 1980, 1983, 1997) like style of life, manners and field and also on de seen of Soares (2002) and Dubar (1997) respectively. The study contributed for a deeper vision of the social/individual motivations that had taken the unit to choose the music education course a profession also showed that, sometimes, the candidates had demonsteres not to of the course they have chosen, having the identities of musicians and teachers conflictants. Also to demonstrate for some iniciants the choice was inicially tied to possibility to continue of the choice had superficial vision between the music education courses must have the best chances in the work market. Besides, the style of life in the total searched unit disclosed to a precocious identification and a strong desire of belonging to a cultural world, the arts, the artistic brightness and the knowledge as an important component for a professional decision: Music first and music education course finally.

    Resumo / Abstract
  • Maja Nua: processos composicionais.

    Autor: Carlos Walter Alves Soares
    Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Borges Cunha
    Data da defesa: 28/09/2004
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/6802

    Este trabalho descreve os processos de composição das peças: Seis Movimentos para Quinteto de Metais;As Canções do Livro do Tempo, para voz e Violão, com poemas de Carlos Nejar;Cavalo Ferido, em cinco movimentos para órgão solo;e Maja Nua, para orquestra. A estética de cada peça é oriunda de atitudes composicionais especulativas e distintas. No decorrer do texto estabelece-se uma distinção entre procedimentos técnicos que geram resultantes estéticas e a projeção estética que impulsiona as tomadas de decisões composicionais. Os processos de composição enfocados são particulares de cada peça, envolvendo rigidez estrutural e composição intuitiva. A estruturação do ritmo e outros parâmetros utilizando matrizes numéricas foram os fundamentos técnicos que orientaram a composição dos Seis Movimentos para Quinteto de Metais;As Canções do Livro do Tempo e Cavalo Ferido foram compostas por processos mais intuitivos;e, Maja Nua, que considero a composição mais importante deste portfólio, já no planejamento inicial busquei, a justaposição de momentos rigidamente estruturados a momentos compostos intuitivamente.

    This work investigates the composition processes of the pieces: Seis Movimentos para Quinteto de Metais (Six Movements for Brass Quintet);As Canções do Livro do Tempo (The Songs of the Book of Time), with poems by Carlos Nejar;Cavalo Ferido (Wounded Horse), for the organ in five movements;and Maja Nua, for orchestra. The aesthetic of each piece is originated from distinct and speculative compositional attitudes. Throughout the text there is a distinction between the technical procedures, producing aesthetical results and aesthetical projections that impulse the compositional decisions. A particular compositional process was applied to each piece, involving structural rigidity and intuitive composition. In Maja Nua, which I consider the most important composition of this work, was planned from the initial idea of juxtaposition of rigidly structured moments with moments intuitively composed.

    Resumo / Abstract
  • Maja Nua: processos composicionais.

    Autor: Carlos Walter Alves Soares
    Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Borges Cunha
    Data da defesa: 28/09/2004
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/6802

    Este trabalho descreve os processos de composição das peças: Seis Movimentos para Quinteto de Metais;As Canções do Livro do Tempo, para voz e Violão, com poemas de Carlos Nejar;Cavalo Ferido, em cinco movimentos para órgão solo;e Maja Nua, para orquestra. A estética de cada peça é oriunda de atitudes composicionais especulativas e distintas. No decorrer do texto estabelece-se uma distinção entre procedimentos técnicos que geram resultantes estéticas e a projeção estética que impulsiona as tomadas de decisões composicionais. Os processos de composição enfocados são particulares de cada peça, envolvendo rigidez estrutural e composição intuitiva. A estruturação do ritmo e outros parâmetros utilizando matrizes numéricas foram os fundamentos técnicos que orientaram a composição dos Seis Movimentos para Quinteto de Metais;As Canções do Livro do Tempo e Cavalo Ferido foram compostas por processos mais intuitivos;e, Maja Nua, que considero a composição mais importante deste portfólio, já no planejamento inicial busquei, a justaposição de momentos rigidamente estruturados a momentos compostos intuitivamente.

    This work investigates the composition processes of the pieces: Seis Movimentos para Quinteto de Metais (Six Movements for Brass Quintet);As Canções do Livro do Tempo (The Songs of the Book of Time), with poems by Carlos Nejar;Cavalo Ferido (Wounded Horse), for the organ in five movements;and Maja Nua, for orchestra. The aesthetic of each piece is originated from distinct and speculative compositional attitudes. Throughout the text there is a distinction between the technical procedures, producing aesthetical results and aesthetical projections that impulse the compositional decisions. A particular compositional process was applied to each piece, involving structural rigidity and intuitive composition. In Maja Nua, which I consider the most important composition of this work, was planned from the initial idea of juxtaposition of rigidly structured moments with moments intuitively composed.

    Resumo / Abstract
  • Violonistas e método Suzuki: um estudo com egressos do Centro Suzuki de Santa Maria.

    Autor: Cleci Cielo Guerra Guedes da Luz
    Orientador: Profª Drª Luciana Marta Del Ben
    Data da defesa: 24/09/2004
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/4025

    A presente pesquisa teve como objetivo investigar as opiniões de violinistas egressos do Centro Suzuki de Santa Maria sobre o método Suzuki, descrevendo as influências do método na vida pessoal desses instrumentistas, examinando as contribuições do ensino através do método e analisando algumas críticas feitas ao método. Neste estudo empreguei o método de survey. Através dele foram selecionados quatorze ex-alunos que começaram a estudar violino pelo método Suzuki com a professora irmã Wilfried. As informações foram coletadas por meio de questionário enviado eletronicamente. Os dados foram confrontados com a literatura sobre o método Suzuki apresentada neste trabalho através de textos do próprio Suzuki (1994) e de outros autores, como Penna (1998a, 1998b), Gerling (1989), Mark (1986), Priest (1989), Hargreaves (1986), entre outros. Entre os resultados desta investigação, pude constatar uma forte concordância com o método por parte dos investigados. Além disso, a maioria deles considera o método Suzuki como o melhor método para o ensino da música e do instrumento, principalmente no que se refere ao ensino para crianças e à sociabilidade que se dá através do tocar em grupo.

    This study aimed to investigate the opinions from violinists that all came from Santa Maria’s Suzuki Center, about the Suzuki Method. More specially, it aimed to describe the influences of the method on the violinist’s private life, to point out the contributions the method has to offer as a teaching method as well as to analyse critics made to it. The method chosen to carry out this study was the small scale survey, where fourteen ex-students that were tought by sister Wilfried were investigated. All the information was gathered by means of sent electronically. The data was finally crossed with literature, presented thought the questionnaires work of Suzuki (1994), Penna (1998a, 1998b), Gerling (1989), Mark (1986), Priest (1989), Hargreaves (1986), among others. As one of the most important results, one of the most important results, one can notice a vast support to the method by the people surveyed. Moreover, most of them consider the Suzuki Method the best one to teach music and the instrument, mainly for teaching children and because of the benefits and socialization it offers by group playing.

    Resumo / Abstract
  • Violonistas e método Suzuki: um estudo com egressos do Centro Suzuki de Santa Maria.

    Autor: Cleci Cielo Guerra Guedes da Luz
    Orientador: Profª Drª Luciana Marta Del Ben
    Data da defesa: 24/09/2004
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/4025

    A presente pesquisa teve como objetivo investigar as opiniões de violinistas egressos do Centro Suzuki de Santa Maria sobre o método Suzuki, descrevendo as influências do método na vida pessoal desses instrumentistas, examinando as contribuições do ensino através do método e analisando algumas críticas feitas ao método. Neste estudo empreguei o método de survey. Através dele foram selecionados quatorze ex-alunos que começaram a estudar violino pelo método Suzuki com a professora irmã Wilfried. As informações foram coletadas por meio de questionário enviado eletronicamente. Os dados foram confrontados com a literatura sobre o método Suzuki apresentada neste trabalho através de textos do próprio Suzuki (1994) e de outros autores, como Penna (1998a, 1998b), Gerling (1989), Mark (1986), Priest (1989), Hargreaves (1986), entre outros. Entre os resultados desta investigação, pude constatar uma forte concordância com o método por parte dos investigados. Além disso, a maioria deles considera o método Suzuki como o melhor método para o ensino da música e do instrumento, principalmente no que se refere ao ensino para crianças e à sociabilidade que se dá através do tocar em grupo.

    This study aimed to investigate the opinions from violinists that all came from Santa Maria’s Suzuki Center, about the Suzuki Method. More specially, it aimed to describe the influences of the method on the violinist’s private life, to point out the contributions the method has to offer as a teaching method as well as to analyse critics made to it. The method chosen to carry out this study was the small scale survey, where fourteen ex-students that were tought by sister Wilfried were investigated. All the information was gathered by means of sent electronically. The data was finally crossed with literature, presented thought the questionnaires work of Suzuki (1994), Penna (1998a, 1998b), Gerling (1989), Mark (1986), Priest (1989), Hargreaves (1986), among others. As one of the most important results, one of the most important results, one can notice a vast support to the method by the people surveyed. Moreover, most of them consider the Suzuki Method the best one to teach music and the instrument, mainly for teaching children and because of the benefits and socialization it offers by group playing.

    Resumo / Abstract
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