Dissertações

  • Memorial de composição: motivações, decisões e conseqüências em um conjunto de composições.

    Autor: Jorge Geraldo Rochedo Meletti
    Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Borges Cunha
    Data da defesa: 18/08/2004
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/4488

    Este memorial investiga os procedimentos composicionais utilizados na composição de um conjunto de seis obras durante o período de 2002–2004. Esta reflexão segue a lógica da causa e efeito, apontando as relações entre a motivação principal do compositor – a busca por direcionamento musical – e as diversas decisões composicionais e procedimentos técnicos utilizados para alcançá-la, tais como a extensiva utilização de processos direcionais lineares coordenados em diversos parâmetros musicais e a utilização de objetos sonoros. Também são discutidas algumas conseqüências decorrentes desta conduta composicional, abordando temas como a sensação de que a música se move adiante no tempo e a linearidade, e traçando analogias entre a música e alguns aspectos das artes plásticas.

    This work investigates the compositional procedures applied to a set of six compositions in the years of 2002 – 2004. This reflection follow the cause and effect logic, pointing the relationships between the composer’s primary motivation – the quest for musical directedness – and the several compositional decisions and technical procedures used to reach that motivation, such as the extensively using of coordinated linear directional processes in several musical parameters, and the utilization of sonic objects. Yet, it’s discussed some consequences of this compositional behavior, approaching topics like the sense that music moves forward through time and the linearity, and tracing analogies between the music and some aspects of plastic arts.

    Resumo / Abstract
  • Eterna Ciklo: inter-relações entre concepções estéticas e processos composicionais na construção de um conjunto de composições.

    Autor: Felipe Kirst Adami
    Orientador: Prof. Dr. Celso Loureiro Chaves
    Data da defesa: 25/06/2004
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/6801

    Este memorial tem como principal objetivo apontar as inter-relações existentes entre a concepção estética dos ciclos vitais e os processos técnico-composicionais utilizados em um conjunto de composições. A concepção estética dos ciclos vitais foi obtida através de uma pesquisa baseada na análise de obras compostas anteriormente a este conjunto, e em dois referenciais teóricos principais, “Fenomenologia do Espírito” de Hegel e “O Tao da Física: um paralelo entre a física moderna e o misticismo oriental” de Capra. Também encontra fundamentos na utilização de estruturas simétricas, da proporção áurea e da série de Fibonacci, a partir de sua ligação com a natureza. As inter-relações entre as concepções estéticas e os processos técnico-composicionais são demonstradas através da análise das obras como um conjunto e individualmente. As semelhanças estruturais e dos materiais musicais unificam estas obras, caracterizando-as como um ciclo de composições, o qual reflete na macroestrutura os elementos individuais de cada composição.

    The purpose of this work is to demonstrate the interrelations between a aesthetic principle base don the notion of life cycles and the compositional procedures in a set of individual works. The notion of life cycles is based on two main sources: the “Phenomenology of Spirit” of Hegel and “The Tao of Physics” by Capra. The compositional procedures include the use of the golden mean, the Fibonnacci series and symmetrical structures. The interrelations between aesthetic principle and compositional procedures are analyzed through the individual works and their function as a unified group. The similarity of form and materials reflect in a larger scale structure the individual elements of each composition.

    Resumo / Abstract
  • O rádio na formação musical: um estudo sobre as idéias e funções pedagógico-musicais do programa Clube do Guri (1950–1966).

    Autor: Marta Adriana Schmitt
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 23/06/2004
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/6781

    Este estudo investigou a contribuição do programa de rádio Clube do Guri na formação musical de crianças e jovens que dele participavam, buscando compreender qual era a importância do programa para essas pessoas, como se dava a participação musical de jovens e crianças no programa, qual era o formato, o conteúdo e a concepção do programa, quais suas funções pedagógico-musicais, bem como a relação do programa com a escola. Para a realização desta pesquisa foi utilizado a metodologia da História Oral, entrevistando dois integrantes da equipe do Clube do Guri e cinco participantes que atuaram no programa. O Clube do Guri, foi veiculado na rádio Farroupilha, em Porto Alegre, entre 1950 e 1966, sendo um dos maiores sucessos do rádio gaúcho. Os participantes do programa eram crianças e jovens entre cinco e quinze anos de idade, que se apresentavam cantando, declamando, dançando, fazendo locução ou tocando um instrumento. Tomando-se como referência as teorias sobre aprendizagem através dos meios de comunicação (Schmidt, 2001;Steinberg, 1997;Fischer, 1997, 2001;Braga e Calazans, 2001;Nanni, 2000;Souza, 2000;e Thompson, 1998), o estudo evidenciou que o programa Clube do Guri teve um papel preponderante na formação musical de crianças e jovens que dele participaram, propiciando a profissionalização de muitos integrantes.

    The following study has investigated the contribution of Clube do Guri radio program in the musical formation of both the youngsters and the children who took part of it, in order to better understand the real importance of the program for those people. It also attempted to investigate its format, content and programming the pedagogical and musical attributions it had, as well as the program relationship with school education. The method applied in the accomplishment of this research was the Oral History, in which two Clube do Guri staff members and five program participants were interviewed. Clube do Guri radio program was broadcasted at Farroupilha radio station, in the city of Porto Alegre, between 1950 and 1966 being one of the most important programs of this Farroupilha radio station. The participants of the program were children and youngsters aged from five to fifteen years old, who would perform by singing, reciting, dancing, announcing or playing musical instruments. Taking into account learning through communication means theories (Schmidt, 2001;Steinberg, 1997;Fischer, 1997, 2001;Braga e Calanzas, 2001;Nanni, 2000;Souza, 2000;and Thompson, 1998), this study has showed that Clube do Guri radio program has played an important role in the children and the youngster who took part of it, helping many of them become professionals.

    Resumo / Abstract
  • Uma análise das fugas para piano de Bruno Kiefer: uma busca por padrões estilísticos na sua escrita contrapontística.

    Autor: Rafael Liebich
    Orientador: Profª Drª Any Raquel Carvalho
    Data da defesa: 26/05/2004
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/5008

    Este trabalho oferece um estudo dos padrões estilísticos definidos através da análise dos processos contrapontísticos encontrados no terceiro movimento da Sonata nº I, Fuga e Toccata e do movimento final de Duas peças Sérias da obra para piano de Bruno Kiefer. A fuga, uma das técnicas de composição linear mais estabelecidas na escrita musical, reflete as transformações estilísticas na música ocidental. Considerando a diversidade de possibilidades estéticas na música do século XX, faz-se mister investigar como Kiefer tratpu uma técnica composicional consagrada, preservando de modo singular e consistente o estilo inovador atribuído às suas obras. O referencial teórico adotado para este estudo é Twentieth Century Fugue – A Handbook (1962) de William Graves, Jr.. A partir da análise dos padrões recorrentes nas fugas de Bruno Kiefer, verificou-se o distanciamento entre os parâmetros da fuga tradicional e o estilo da escrita contrapontística do compositor.

    This study offers a view of the stylistic patterns defined by the analysis of the contrapuntal process used in the third movement of Sonata I, Fuga e Toccata, and the final movement of Duas peças sérias [Two serious pieces], from the piano works of Bruno Kiefer. The fugue, one of the most well established linear techniques of musical writing, reflects the stylistic transformations in Western music. Considering the diversity of aesthetic possibilities in twentieth-century music, it is appropriate to investigate how Kiefer dealt with such a technique, preserving an innovating style in a consistent manner, which has always been attributed to his music. This study was guided by Twentieth Century Fugue – a handbook (1962), by William Graves, Jr.. After the analysis of the recurrent patterns found in the fugues by Kiefer, a verification of how these patterns relate to traditional parameters of fugal writing was undertaken.

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  • Luiz Cosme e suas manchas – um recorte musicológico.

    Autor: Maurício Starosta Neto
    Orientador: Profª Drª Rose Marie Reis Agrifoglio
    Data da defesa: 18/05/2004
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/6272

    Este artigo é um estudo sobre os três grupos de peças denominados Três Manchas, do compositor brasileiro Luiz Cosme (1908-1965): Três Manchas para piano (1930), Três Manchas Gaúchas para canto e piano (1931) e Três Manchas de Cecília Meireles (1947). Este trabalho envolveu a busca pelas partituras das três séries de Manchas, a descrição deste material, bem como a comparação entre edições diferentes e fontes primárias. Além disso, foi feita uma descrição comentada sobre o conteúdo musical de cada uma das peças.

    This article is a study about three sets of pieces named Três Manchas, by the Brazilian composer Luiz Cosme (1908 – 1965): Três Manchas for Piano (1930), Três manchas Gaúchas for voice and piano (1931) and Três Manchas de Cecília Meireles (1947), also for voice and piano. The purpose of this work is to search for the scores of the three sets of Manchas, the description of this material, and the comparison between the different editions and primary sources. A commented description about the musical content of each piece was also elaborated.

    Resumo / Abstract
  • Formação e prática musical de DJs: um estudo multicaso em Porto Alegre.

    Autor: Juciane Araldi
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 14/05/2004
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/5300

    Este estudo tem como objetivo central compreender a formação e a prática musical de DJs, a partir de quatro estudos de casos realizados com DJs atuantes na cidade de Porto Alegre – RS. Partindo deste objetivo, o trabalho procura discutir as seguintes questões: quais aspectos integram a formação musical de DJs? Quais os meios e materiais utilizados na sua formação musical? Onde e como atuam? Há transmissão de conhecimentos para outros DJs? As técnicas utilizadas na coleta de dados foram as entrevistas semi-estruturadas e observações diretas da prática musical de cada DJ participante. O referencial teórico se apoiou nas seguintes áreas e autores: educação musical, com abordagem sociocultural (Nanni, 2000;Kraemer, 2000 e Souza, 2001);aprendizagem e formação (Giroux, 1996;Bolle, 1997;Bransford et al., 2000), música e tecnologia (Lévy, 1999;Carvalho, 1999;Lemos, 2001). O método de pesquisa utilizado foi o estudo multicaso, com abordagem qualitativa, que permitiu um estudo aprofundado de cada caso, de maneira que durante a pesquisa, cada um foi tratado dentro de sua prática específica, sem comparação com os demais. Compreender a formação e a prática musical de DJs implica em desvendar a complexidade e a estrutura desse fazer musical, enfocando os aspectos desse aprendizado. Este estudo evidencia que a formação e a prática musical de DJs é determinada pelos meios e estratégias que desenvolvem nas relações socioculturais.

    The main purpose of this study is to understand DJs’ formation and musical practices. Four cases studies were indertaken with active Djs in Porto Alegre, RS (southern Brazil). The study focuses on the following questions: Which as pects integrate the musical formation of DJs? What materials and resources are used in their musical development? When and where do they work? Do they transmit knowledge to other DJs? The method of research for the data collection utilized semi-structured interviews and directed observations techniques. The following areas and authors supported the theoretical framework: socio-cultural approach in music education (Nanni, 2000;Kraemer, 2000 and Souza, 2011), learning and formation (Giroux, 1996;Bolle, 1997;/Bransford et al., 2000), and music and technology (Lévy, 1999;Carvalho, 1999;Lemos, 2001). The method of investigation was the the multi-case study with a qualitative approach. Each case was treated independently with no comparisons among the four. Understanding the musical formation and practice of DJs will aid no one in identifying the complexity and structure of this musical making, focusing on aspects of this learning process. This study shows that the formation and practice of DJs is determined by the means and strategies they develop in social-cultural relations.

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  • O uso de mapeamento na memorização do Allegro Moderato da Sonatina Nº 3 de Juan Carlos Paz: uma abordagem prática.

    Autor: Francisco Koetz Wildt
    Orientador: Profª Drª Any Raquel Carvalho
    Data da defesa: 04/05/2004

    Este trabalho apresenta uma aplicação prática do princípio de mapeamento musical segundo Rebecca Payne Shockley (Mapping Music: for Faster Learning and Secure Memory, 1997), procurando demonstrar a aplicabilidade do princípio na memorização do primeiro movimento da Sonatina Nº 3 de Juan Carlos Paz. O trabalho discute a importância da memorização na execução pianística, bem como no processo de aprendizado deste instrumento para então oferecer uma demonstração da aplicação do princípio em si. Através de uma abordagem prática, pretendo enfocar a questão da memorização na atividade pianística, trazendo possíveis contribuições no que diz respeito ao desenvolvimento de processos sistemáticos de estudo do piano.

    This work presents a practical application of Rebecca Payne Shockley’s principle of mapping music (Mapping Music: for Faster Learning and Secure Memory, 1997) in the memorization of the first movement of Sonatina Nº 3 by Juan Carlos Paz. It includes a discussion on the subject of memorization in piano performance, as well as in learning processes, describing the application of this mapping principle. I intend to focus on memorization s a relevant matter in piano performance, contributing to the development of systematic practice processes for piano students.

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  • As funções do ensino de música na escola, sob a ótica da direção escolar: um estudo nas escolas de Montenegro.

    Autor: Júlia Maria Hummes
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 20/04/2004
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/4155

    Este trabalho teve como objetivo geral investigar, sob a ótica da direção escolar, quais as funções da música nas escolas no município de Montenegro/RS. O trabalho está dividido em quatro capítulos que discutem as funções da música nas escolas, enfatizando a legislação educacional brasileira, bem como percorrendo situações de educação musical em outros países. O referencial teórico para a leitura dos dados encontrados tem como base as categorias listadas por Allan Merriam (1964) sobre as funções sociais da música. Nesta revisão encontram-se também outros autores que investigaram este mesmo tema nos contextos nacional e internacional. A metodologia utilizada na investigação, trata-se de um survey de pequeno porte nas escolas do município de Montenegro. Nas considerações finais do trabalho constata-se que o grande problema encontrado nas escolas para a efetivação do ensino de música é a falta de profissionais da educação musical atuando nestes estabelecimentos de ensino, problema este, surpreendente por ser Montenegro um município de longa tradição musical e que possui cursos de formação inicial e continuada para professores de música. Finalizando, destacam-se questões suscitadas pela investigação que poderão servir como sugestões para novas pesquisas bem como sugestões em busca da solução da falta de profissionais da educação musical no campo de atuação.

    The presented study aimed at investigating the role of music at schools in Montenegro/RS from the school’s principle point of view. The manuscript was divided into four chapters which discuss the role of music at schools, focusing on the Brazilian educational legislation, as well as music on educational context in foreign countries. Data were interpreted according to categories listed by Allan Merriam (1964), devoted to the social functions of music. In this review other authors who investigated this same subject in national and international context were also discussed. The employed methodology was a survey at schools from Montenegro. This research revealed that the greatest problem found at the schools was the lack of music education professionals. This result was surprisingly, since Montenegro is known to be a city with a long tradition in music which offers initial and in service education for music teachers. Finally, questions arisen by this investigation may function as suggestions for new researches, as well as suggestions for solving the problem of lack of music education professionals in the field are also proposed.

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  • O tempo e a dinâmica no primeiro movimento da Sonatina Nº 2 para piano de César Guerra-Peixe: um estudo pré-interpretativo.

    Autor: Pablo da Silva Gusmão
    Orientador: Profª Drª Cristina Capparelli Gerling
    Data da defesa: 12/04/2004

    Este trabalho consiste em uma investigação sobre o processo de construção da interpretação do primeiro movimento da Sonatina nº 2 para piano de César Guerra-Peixe. Utilizando recente literatura sobre a atividade do intérprete, o estudo propõe observar a contribuição de uma abordagem sistemática dos aspectos temporais e de dinâmica na realização das decisões interpretativas.

    This paper investigates temporal and dynamic aspects related to the construction of a performance of the first movement of César Guerra-Peixe’s Second Piano Sonatina. Based on recent literature dealing with the many activities a performer undertakes in order to present a coherent performance, this study intends to observe the contribution of a systematic approach to interpretative choices.

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  • Vivências e concepções de folclore e música folclórica: um survey com alunos de 9 a 11 anos do ensino fundamental.

    Autor: Cristina Rolim Wolffenbüttel
    Orientador: Profª Drª Rose Marie Reis Agriglofio
    Data da defesa: 30/03/2004
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/4085

    A presente pesquisa teve como objetivo investigar vivências e concepções de folclore e música folclórica de alunos de 9 a 11 anos do ensino fundamental. A revisão da literatura encontra-se no primeiro capítulo, no qual procurei apresentar pesquisas e estudos recentes em educação musical, cuja crescente tendência tem sido aproximar o ensino de música das vivências cotidianas dos alunos, e pesquisas sobre folclore e folclore na educação. O referencial teórico, apresentado no segundo capítulo, é constituído pela soma de três perspectivas distintas, porém complementares: modelos de ensino escolar, a partir dos estudos de Pérez Gómez (1998a, 1998b, 1998c, 1998d, 1998e, 2001), o folclore (ALMEIDA, 1971;BENJAMIN, 2002;CÂMARA CASCUDO, 1984;GARCIA, 2000;LIMA, 1985) e propostas de inclusão do folclore na escola, onde utilizo como base a Carta do Folclore Brasileiro de 1951 e a Carta do Folclore Brasileiro de 1995. A metodologia da pesquisa é apresentada no terceiro capítulo. O método escolhido para conduzir esta investigação foi o survey interseccional de pequeno porte. Através de procedimentos de amostragem por estratos e amostragem aleatória simples, foram selecionados 11 alunos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada. O terceiro capítulo também inclui os procedimentos de análise de dados.O quarto capítulo é destinado à apresentação dos resultados da pesquisa. Inclui informações sobre as vivências e concepções de folclore e música folclórica dos alunos investigados, além de informações sobre a educação musical existente nas escolas cujos alunos foram pesquisados. No final do capítulo encontra-se uma síntese dos resultados, onde destaco os principais padrões encontrados nesta pesquisa, bem como as relações existentes entre as categorias de análise. Na Conclusão são apresentadas as contribuições deste trabalho para a área de educação musical, onde enfatizo a necessidade de se estabelecer uma interlocução entre o ensino escolar e o folclore, numa tentativa de fornecer subsídios para a construção de alternativas de inclusão do folclore no ensino escolar.

    The aim of this research was to investigate practices and conceptions of folklore and folk music of primary school students aged 9 to 11. The literature review is presented in the first chapter. It includes recent studies in the field of music education that search to bring together school music and the students’ everyday experiences. It also presents studies focusing folklore and folklore in the education. The second chapter presents the theoretical framework, that was based on three distinct but complementary perspectives: the teaching models, as defined by Pérez Gómez (1998a, 1998b, 1998c, 1998d, 1998e, 2001), concepts of folklore (ALMEIDA, 1971;BRNJAMIN, 2002;CÂMARA CASCUDO, 1984;GARCIA, 2000;LIMA, 1985) and proposals of including folklore in educational processes (Letter of the Brazilian Folklore of 1995). The research methodology is presented in the third chapter. The method chosen to carry out this investigation was the cross-sectional small-scale survey. Through stratified sampling and simple random sampling, 11 students from municipal schools of Porto Alegre, Brazil, aged 9 to 11, were selected. Data were collected through semi-structured interview. Chapter 3 also includes the procedures of analysing the data. The fourth chapter shows the results of the research. It includes data about the students’ practices and conceptions of folklore and folk music and information about school music education. At the end of the chapter, a synthesis brings the main standards identified in this research and the existing relationships between the categories of analysis. The Conclusion brings the contributions of this study to the field of music education. It emphasises the need to establish connections between school teaching processes and the folklore, providing data that can contribute to the construction of alternative ways of including the folklore in the schools.

    Resumo / Abstract
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