Dissertações

  • Afastamentos composicionais no Choro Torturado de Camargo Guarnieri.

    Autor: Elaine Milazzo
    Orientador: Profª Drª Any Raquel Carvalho
    Data da defesa: 08/03/2004
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/4294

    O presente trabalho consiste em examinar a presença dos elementos característicos do choro tradicional nos âmbitos melódico, harmônico, rítmico e formal no Choo Torturado de Camargo Guarnieri buscando investigar os afastamentos composicionais em relação ao paradigma da definição de choro vigente em sua época. Estes afastamentos estão fundamentados basicamente no conceito de Pantonalidade estabelecido por Rudolph Reti em Tonality, Atonality, Pantonality – A sudy of some trends inTwentieth Century Music (1958).

    This study aims at identifying the presence of characteristics elements of the traditional choro in the melodic, harmonic, rhythmic and formal aspects in Camargo Guarnieri’s work Choro Torturado. The purpose is to determine the level of compositional departure in this piece by establishing a relationship with a paradigm of the choro genre of the same period. These compositional departures are based on the definition of pantonality as established by Rudolph Reti in his book Tonality, Atonality, Pantonality – A Study of some trends in Twentieth-Century Music (1958).

    Resumo / Abstract
  • A utilização da escrita idiomática violinística nas peças para violino e piano de Luiz Cosme.

    Autor: Carlos José Sell
    Orientador: Prof. Dr. Fredi Gerling
    Data da defesa: 10/10/2003
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/3442

    Este trabalho consiste de uma investigação sobre a utilização dos elementos da escrita idiomática violinística nas três peças para violino e piano de Luiz Cosme. Através da abordagem das partes de violino, o estudo proposto pretende definir as características da escrita do compositor gaúcho para este instrumento tendo como referência o repertório tradicional.

    Luiz Cosme, a violinist and composer from southern Brazil, wrote three pieces for violin and piano. This paper compares his violinistic writing to that found in the standard repertoire. Eventhough there is a high degree of similarity in the usage of the violin technique, these pieces have a unique personal style in a nationalistic context.

    Resumo / Abstract
  • Jardim dos caminhos que se bifurcam: processos composicionais.

    Autor: James Corrêa Soares
    Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Borges Cunha
    Data da defesa: 10/10/2003

    Este trabalho apresenta a descrição do processo composicional das composições O Jardim dos Caminhos que se Bifurcam, para violão e sons eletrônicos;Spells, para flauta-doce soprano, contrato, baixo (um executante) e computador;Danças &Intermezzi, para piano e sons eletrônicos;Figurações Percusmáticas, para sons eletrônicos com difusão em estéreo;e Ets Chayim, para clarinete, percussão, piano, violino e violoncelo. As peças são descritas de acordo com o modelo de processo composicional sistematizados pelo autor, tendo como referencial os modelos propostos por Mikhail Malt e Robert Morris. São feitas considerações sobre a formação do pensamento estético que permeia o corpo de composições deste projeto: a utilização do computador como ferramenta de auxílio à composição, síntese sonora e instrumento de performance;o uso de elementos de diferentes culturas musicais como fonte conceitual e/ou criativa para a composição;a influência estética dos compositores György Ligeti e Kaija

    The purpose of this memorial is to describe the compositional process of the pieces O Jardim dos Caminhos que se Bifurcam (The Garden of the Forked Paths), for guitar and electronics;Spells for soprano, alto and bass recorders (one player) and live electronics (in stereo sound diffusion) and Ets Chayim (The tree-of-life), for Bb clarinet, percussion, piano, violin and cello. The description of the pieces follows the model of the compositional process systematized by the author based on the models proposed by Mikhail Malt and Robert Morris. This memorial also presents some considerations on the aesthetic thoughts that influenced the composition of the pieces, such as: the computer as a tool for composition, sound design and performance;the use of elements from other music cultures as source material to new works;and the influence of the composers György Ligeti and Kaija Saariaho.

    Resumo / Abstract
  • Polyakanthos: processos composicionais.

    Autor: Alexandre Birnfeld
    Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Borges Cunha
    Data da defesa: 01/08/2003
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/3164

    Este trabalho investiga os processos composicionais utilizados na composição das peças Polyakanthos, para flauta/flauta piccolo, clarinete/clarinete baixo, percussão, piano, violino e violoncelo;A grande ilusão do carnaval, para cinco vozes, fagote, dois teclados eletrônicos e contrabaixo elétrico;K’uei, peça eletroacústica;e Pampa Guarany, para fagote e orquestra de cordas. A estética das peças é baseada em dualismo complementar, fazendo com que posições contrárias coexistam numa associação interdependente, nas diversas etapas do processo composicional. Os processos composicionais enfocados são o ímpeto de criação, que no contexto deste trabalho é a primeira concretização da idéia composicional;a utilização de materiais preexistentes, definidos como configurações de sons e silêncios extraídos de obras de outros compositores;o projeto da estrutura formal, contendo as intenções expressivas em comparação com o resultado final de cada peça, verificando causas e conseqüências dos ajustes feitos durante o processo composicional;definição dos materiais de alturas e ritmos, derivados dos materiais preexistentes ou criados, nos quais foram aplicadas as técnicas de transformações de Arnold Schoenberg, Leon Biriotti e Charles Wuorinen;e o uso de peças-solo como cantus firmus para a criação de estruturas polifônicas nos movimentos de Polyakanthos.

    The purpose of this study is to investigate the compositional processses used in the creation of the following works: Polyakanthos, for flute, piccolo, clarinet, bass clarinet, percussion, piano, violin and cello;A grande ilusão do carnival (The great illusion of Carnaval), for five voices, bassoon, two electronic keyboards and electric bass;K’uei (electro-acoustic piece) and, Pampa Guarany, for bassoon and string orchestra. The aesthetic aspect of the works is based on complementary dualism, where contrary positions coexist in an interdependent association in the different phases of the compositional process. The compositional processes utilized are (1) the impetus of creation, which in the context of this project is the first concretization of the compositional idea, (2) utilization of pre-existing materials defined as sound and silence configurations extracted from the works of other composers;(3) the formal structure, including the expressive intentions and comparison of these with the final result of each piece, verifying causes and consequences of the adjustments made during the compositional process;(4) definition of melodic and rhythmic patterns, derived or not from pre-existing materials or newly created (for these the techniques of transformation used by Arnold Schoenberg, León Biriotti and Charles Wuorinen were applied);and (5) the use of solo pieces with a cantus firmus for the creation of polyphonic structures in Polyakanthos.

    Resumo / Abstract
  • Competências docentes para a prática pedagógico-musical no ensino fundamental e médio: visão dos professores de música.

    Autor: Daniela Dotto Machado
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 16/05/2003
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/2453

    Esta pesquisa teve como objetivo investigar as competências docentes que, na visão dos professores de música atuantes no ensino fundamental e médio, são necessárias para o exercício da prática pedagógico-musical no contexto escolar. Para a análise dos dados tomei como fundamentação teórica a noção de competência de Philippe Perrenoud. Neste estudo empreguei o método de survey com desenho interseccional. Através dele foram selecionados doze professores de música atuantes no ensino fundamental e médio de Santa Maria (RS), que participaram da pesquisa. As informações dos docentes foram coletadas por meio de entrevistas semi-estruturadas. Entre os resultados desta investigação, saliento que todos os professores de música entrevistados acreditam ter desenvolvido grande parte de suas competências docentes no decorrer de suas atuações práticas profissionais. Não obstante, tendo como foco de análise os depoimentos dos entrevistados, identifiquei sete competências docentes, as quais são: 1) elaborar e desenvolver propostas de ensino musical no contexto escolar;2) organizar e dirigir situações de aprendizagem musical “interessantes” aos alunos;3) administrar a progressão de aprendizagens musicais dos alunos;4) administrar os recursos que a escola dispõe para a realização do ensino de música;5) conquistar a valorização do ensino musical no contexto escolar;6) relacionar-se afetivamente com os alunos, estipulando e mantendo limites e 7) manter-se em continuado processo de formação profissional.

    The purpose of this study is to investigate the competencies of teachers necessary for the exercise of the musical-pedagogical practice in the school context, as viewed by elementary and high school faculty. The theoretical framework adopted is that of Philippe Perrenoud. The study utilized the survey method with intersectional design. Twelve active music teachers of elementary and high school levels in Santa maria (RS) chosen, all of whom participated in the study. The information was collected by the use of semi-structured interviews. Among the results of this study, all of the music teachers interviewed believe they developed a great part of their teaching competencies throughout their professional practice. However, since their reports comprise the focus of this analysis, seven competencies were identified: 1) Elaborate and develop proposals for music teaching within the school context;2) Organize and direct situations of “interesting” musical learning for the students;3) Administrate the progression of musical learning among the students;4) Administrate the funds that the school dispose for music making;5) Conquer the value of music teaching in the school context;6) To have a relationship with the students but setting some limits;and 7) Maintain an updated process of professional formation.

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  • A formação de professores de música sob a ótica dos alunos de licenciatura.

    Autor: Cristina Mie Ito Cereser
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 15/05/2003
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/2462

    O presente trabalho teve como objetivo investigar, sob a ótica dos alunos de licenciatura em música, a adequação de sua formação em relação às demandas pedagógico-musicais da atuação do professor. Apresento uma revisão bibliográfica sobre a formação de professores e formação inicial de professores de música e ressalto a necessidade de dar voz aos licenciandos. O referencial teórico do trabalho está fundamentado nas perspectivas de formação de professores segundo Pérez Gómez (2000a, 2000b). Foi realizado um survey de pequeno porte, envolvendo quatorze licenciandos de três universidades federais do Rio Grande do Sul. A técnica de pesquisa utilizada foi a da entrevista semi-estruturada, possibilitando realizar análise qualitativa e redução quantitativa dos dados. Os cursos de música foram analisados conjuntamente, pois busquei compreender “a voz” dos licenciandos como um todo. Ao buscar e trazer as vozes dos licenciandos de forma sistematizada e empírica foi possível desvelar que os licenciandos percebem a sua formação como inserida nas perspectivas: acadêmica, técnica e prática com enfoque tradicional. As perspectivas de formação de professores que eles consideram necessária para atuar nos espaços pedagógico-musicais se encontram dentro da perspectiva prática com enfoque reflexivo sobre a prática e na perspectiva de reconstrução social com seus respectivos enfoques (PÉREZ GÓMEZ, 2000a).

    The purpose of this study is to investigate the adequacy of the music education undergraduate program with relationshiop to the musical-pedagogical demands of teacher’s performance. A bibliographic revision is presented on the teacher education and the initial education of music teachers, as well as the necessity of giving voice to the music education trainees. The theoretical framework of this study is based on perspectives of teacher education presented by Pérez Gómez (2000a, 2000b). A small survey was conducted engaging fourteen teacher trainees from three federal universities in Rio Grande do Sul. The research technique consisted of the semi-structured interviews, allowing for the gathering of qualitative analysis and quantitative reduction of data. The music programs were analyzed simultaneously since the interest here was to hear the opinion of each teacher. In the search to systemize these opinions it was discovered that they perceive their own teacher education as inserted in the following perspectives: academic, technical and practical with a traditional focus. The perspectives of teacher education they considered necessary to develop their work in musical-pedagogical spaces were found in the practical perspective with reflexive focus on practice and the social reconstruction perspective with their respective focuses (PÉREZ GÓMEZ, 2000a).

    Resumo / Abstract
  • As vivências musicais formais, não-formais e informais dos adolescentes: três estudos de caso.

    Autor: Regiana Blank Wille
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 28/04/2003
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/2424

    A presente pesquisa teve como objetivo investigar como os processos de ensino e aprendizagem musical formal se manifestam nas experiências e vivências não-formais e informais dos adolescentes fora da escola. No primeiro capítulo são revistos os estudos realizados por autores da área de Educação Musical, abordando as questões referentes ao ensino e aprendizagem musical dentro e fora da escola. Posteriormente são apresentadas as idéias e discussões realizadas por autores da Educação, bem como as perspectivas que orientam esta pesquisa. Neste capítulo, ainda, é definida a utilização dos termos formal, não-formal e informal no contexto desta pesquisa, partindo da perspectiva de Libâneo (2000). O segundo capítulo descreve a metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa. São discutidos os eixos metodológicos que conduziram esta investigação, procedimentos, coleta e análise de dados. Foram realizados três estudos de caso com adolescentes expostos ao ensino formal de música, e que possuíam experiências musicais em bandas. Os dados foram coletados através de duas entrevistas semi-estruturadas e três observações dos ensaios das bandas, sendo uma dessas gravada em vídeo.

    The present research aimed at investigating how the formal teaching-learning music processes are expressed in non-formal and informal teenage experiences outside the school. In the first chapter, studies performed by authors in the Music Education field considered issues related to music teaching and learning in and out of the school. Later, ideas and discussions from authors of the educational field were presented, as well as perspectives the guide this research paper. Still in this chapter, the use of terms such as formal, non-formal and informal, in the context of this research, was defined, based on LIBÂNEO’S (2000) view. The second chapter describes the methodology adopted for the development of this study. Methodological foundations that conducted this experiment, procedures, data gathering and analysis were discussed. Three case studies with adolescents exposed to the formal study of music, who were also band-players, were presented through a qualitative approach. For each case, two semi-structured interview sessions were held and band rehearsals attended, one of the latter being recorded on video. Three observations were also conducted within the music classes in the school, as well as one interview with the teacher. In chapter three, four and five, case studies were presented individually. In chapter six, the three cases were revised by transversal analysis;specific aspects and aspects common to all three cases were identified in accordance with theoretical views that guide this research. To conclude, the contributions of this research in the Music Education field were discussed. In addition, relevant aspects of this work in pedagogic practice of music teachers, as well as suggestions for future research, were considered.

    Resumo / Abstract
  • Hip Hop Sul: um espaço televisivo de formação e atuação musical.

    Autor: Vânia A. Malagutti da Silva Fialho
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 03/04/2003
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/2078

    O presente trabalho investigou o programa televisivo Hip Hop Sul, veiculado pela TV Educativa do Rio Grande do Sul, e a sua relação com os músicos que dele participam, buscando entender as funções sócio-musicais e as experiências de formação e atuação musical que o programa desempenha. As técnicas utilizadas na coleta de dados foram a entrevista semi-estruturada, observações e acompanhamento da rotina de trabalho dos produtores do programa e registros em fotografias digitais e em audiovisuais da atuação dos grupos de rap e da produção do programa. A investigação foi desenvolvida na perspectiva dos estudos culturais (Wolf, 1995) e a análise dos dados foi feita com base no método de análise televisiva de Casetti e Chio (1998). O trabalho fundamenta-se na perspectiva da televisão como mediadora de conhecimentos musicais, (Fischer, 1997, 2000a, 2000b;Kraemer, 2000;Nanni, 2000 e Souza, 2000), a partir dos quais foram evidenciados os aspectos musicais formativos e atuantes presentes no Hip Hop Sul. Os aspectos abordados referem-se as experiências musicais dos grupos de rap como telespectadores e participantes do programa. Os resultados dessa pesquisa mostram que para esses grupos, ver a si mesmo ou sentir-se representados na televisão, significa existir, ter uma identidade e sair do anonimato. Estar na televisão é, portanto, uma experiência que modifica o ser e o fazer musical.

    This work investigated the program Hip Hop Sul broadest on the educational TV of Rio Grande do Sul and its relation with the musicians that participate in it. It tried to understand the socio-musical functions and the experiences of formation and musical performances involved in the program. The techniques which were used in the collection of data were the following: semi-structured interviews, observations following the producer’s routine and using digital photos and audiovisual recordings of the performances of the rap artists and the production of the program. The investigation was based on cultural studies (Wolf, 1995) and an analysis of data based on method of analyzing television by Casetti and Chio (1998) was achieved. The basic perspective of this work is: television as a means of spreading musical knowledge (Fischer, 1997, 2000a, 2000b;Kraemer, 2000;Nanni, 2000 and Souza, 2000), which gave evidence of the musical aspects presenting formation and performances in Hip Hop Sul. The approached aspects refer to musical experiences of rap groups as spectators and participants in the program. As for theses bands, the results of this research show that watching themselves or feeling that they are on TV means to exist, to have an identity, to go out of anonymity. Thus being on TV is an experience that modifies the person and the fact of making music.

    Resumo / Abstract
  • Paulistana Nº 2 de Cláudio Santoro: uma análise rítmica.

    Autor: Daniela Tsi Gerber
    Orientador: Profª Drª Cristina Capparelli Gerling
    Data da defesa: 13/03/2003
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/2124

    O objetivo deste artigo é o de analisar a organização rítmica de uma obra para piano do compositor brasileiro Cláudio Santoro. A análise da obra denominada Paulistana n.º 2 – Tempo de Catira – apoia-se na fundamentação teórica postulada por Grosvenor Cooper &Leonard Meyer (1960). Este trabalho alia os pressupostos teóricos fundamentados em estudos recentes sobre o ritmo e sua organização, em agrupamentos e em níveis hierárquicos com o propósito de delinear uma interpretação musical. Neste contexto, as considerações teóricas são utilizadas para entender a partitura. Os dois pólos, o teórico e o prático, são complementares e juntos contribuem para um entendimento musical equilibrado.

    The present work considers aspects of rhythmic organization as the starting point for a discussion of Cláudio Santoro’s piano piece entitled Paulistana nº 2 (1953). These analytical considerations aim at detecting grouping formations at lower and higher architetonic levels in the score. The recent texts presented by Grosvenor Cooper &Leonard Meyer (1960), provide the theoretical background in which motion and direction are conveyed during the performance.

    Resumo / Abstract
  • Proposta de desenvolvimento de leitura musical de Davidson &Scripp: uma análise teórico-interpretativa.

    Autor: Regina Antunes Teixeira dos Santos
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 06/03/2003

    O presente estudo investigou a relação entre os fundamentos psicológicos, pedagógicos e musicais que sustentam a Proposta de Desenvolvimento de Leitura Musical de Davidson e Scripp (new England Conservatory, Boston, EUA), destinada a cursos de nível superior de música, que combina uma prática do solfejo embasada em repertório tradicional a uma problematização reflexiva. O solfejo torna-se instrumento propulsor de integração de habilidade ótico-aurais. Este trabalho apresenta uma revisão crítica desta Proposta. A fundamentação psicológica na qual os autores se apóiam, baseada na teoria de Piaget, contém imprecisão de terminologia e de conceitos. Uma adequação dos fundamentos psicológicos aí presentes foi sugerida: na evolução da representação musical foi modificada a analogia entre os períodos da teoria de Piaget e seus correspondentes em termos musicais. Os fundamentos musicais, baseados na sistematização da repartição do espaço tonal, provém do conhecimento de estruturas funcionais subentendidas do contexto de uma linha melódica. Como fundamento pedagógico, os autores, apresentam uma Estrutura Pedagógica alicerçada na aquisição das subhabilidades e atividades complementares, visando à conscientização do aluno para engajar-se em seu próprio processo de aprendizagem, sendo, ao mesmo tempo, atuante e observador crítico desse processo. Através de uma análise do conteúdo das atividades complementares da Proposta e com base nos depoimentos contidos nos artigos que a descrevem, sob a ótica do referencial teórico de Schön, podê-se constatar resultados limitados no que tange o desenvolvimento do pensamento reflexivo. Foi observado que a Proposta é construída sobre uma concepção dicotômica contendo abordagens contrucionistas e objetivistas. O presente estudo propõe que o desenvolvimento de compreensão musical e de escuta interna pode ser atingido através de uma prática de solfejo de cunho técnico-reflexivo, envolvendo equilíbrios locais na resolução de problemas durante a emissão de uma linha melódica.

    The present study investigated the relationship the psychological, pedagogical and musical principles which support a sightsinging program presented by Davidson and Scripp at the New England Conservatory, Boston, USA. This proposal aims at developing reflective thinking and problem solving attitudes while applying traditional solfège repertoires. The solfège becomes the driving element responsible for the integration of optical-aural skills. This work presents a critical review of this Proposal. Considering that having found that the psychological fundamentals of the Proposal, based on Piaget’s theory have shown some imprecision in terminology and concepts, this study presents a revised proposal with an adjustment of the developmental aspects discussed in the original proposal. An adjustment between Piaget periods and musical developmental periods is offered to complement the inderstanding of the development of musical representation. Musical fundamentals are based on the systematization of the musical space partition from functional structures present in melodic lines. As pedagogical fundamentals, the authors proposed a Framework, built as a model for sight-singing skill development, and complementary activities, aiming at rendering the student at once a willing participant and a critical observer. Content analysis of reports included as reflective tools proved limited as means of revealing the nature of skill acquisition. According to Schön’s reflective practicum principles, the power of such tools was shown to be limited, partially by the content explored in these activities, which emphasizes skills rather than reflective thinking. It was observed that the Proposal is built on a dichotomy containing both constructionist and objetivist views. The present study showed that solfège based on the technical skills and reflective thinking fosters musical understanding and development of internal hearing by means of a local equilibrium in problem solving situations.

    Resumo / Abstract
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