Dissertações

  • Paulistana Nº 2 de Cláudio Santoro: uma análise rítmica.

    Autor: Daniela Tsi Gerber
    Orientador: Profª Drª Cristina Capparelli Gerling
    Data da defesa: 13/03/2003
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/2124

    O objetivo deste artigo é o de analisar a organização rítmica de uma obra para piano do compositor brasileiro Cláudio Santoro. A análise da obra denominada Paulistana n.º 2 – Tempo de Catira – apoia-se na fundamentação teórica postulada por Grosvenor Cooper &Leonard Meyer (1960). Este trabalho alia os pressupostos teóricos fundamentados em estudos recentes sobre o ritmo e sua organização, em agrupamentos e em níveis hierárquicos com o propósito de delinear uma interpretação musical. Neste contexto, as considerações teóricas são utilizadas para entender a partitura. Os dois pólos, o teórico e o prático, são complementares e juntos contribuem para um entendimento musical equilibrado.

    The present work considers aspects of rhythmic organization as the starting point for a discussion of Cláudio Santoro’s piano piece entitled Paulistana nº 2 (1953). These analytical considerations aim at detecting grouping formations at lower and higher architetonic levels in the score. The recent texts presented by Grosvenor Cooper &Leonard Meyer (1960), provide the theoretical background in which motion and direction are conveyed during the performance.

    Resumo / Abstract
  • Proposta de desenvolvimento de leitura musical de Davidson &Scripp: uma análise teórico-interpretativa.

    Autor: Regina Antunes Teixeira dos Santos
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 06/03/2003

    O presente estudo investigou a relação entre os fundamentos psicológicos, pedagógicos e musicais que sustentam a Proposta de Desenvolvimento de Leitura Musical de Davidson e Scripp (new England Conservatory, Boston, EUA), destinada a cursos de nível superior de música, que combina uma prática do solfejo embasada em repertório tradicional a uma problematização reflexiva. O solfejo torna-se instrumento propulsor de integração de habilidade ótico-aurais. Este trabalho apresenta uma revisão crítica desta Proposta. A fundamentação psicológica na qual os autores se apóiam, baseada na teoria de Piaget, contém imprecisão de terminologia e de conceitos. Uma adequação dos fundamentos psicológicos aí presentes foi sugerida: na evolução da representação musical foi modificada a analogia entre os períodos da teoria de Piaget e seus correspondentes em termos musicais. Os fundamentos musicais, baseados na sistematização da repartição do espaço tonal, provém do conhecimento de estruturas funcionais subentendidas do contexto de uma linha melódica. Como fundamento pedagógico, os autores, apresentam uma Estrutura Pedagógica alicerçada na aquisição das subhabilidades e atividades complementares, visando à conscientização do aluno para engajar-se em seu próprio processo de aprendizagem, sendo, ao mesmo tempo, atuante e observador crítico desse processo. Através de uma análise do conteúdo das atividades complementares da Proposta e com base nos depoimentos contidos nos artigos que a descrevem, sob a ótica do referencial teórico de Schön, podê-se constatar resultados limitados no que tange o desenvolvimento do pensamento reflexivo. Foi observado que a Proposta é construída sobre uma concepção dicotômica contendo abordagens contrucionistas e objetivistas. O presente estudo propõe que o desenvolvimento de compreensão musical e de escuta interna pode ser atingido através de uma prática de solfejo de cunho técnico-reflexivo, envolvendo equilíbrios locais na resolução de problemas durante a emissão de uma linha melódica.

    The present study investigated the relationship the psychological, pedagogical and musical principles which support a sightsinging program presented by Davidson and Scripp at the New England Conservatory, Boston, USA. This proposal aims at developing reflective thinking and problem solving attitudes while applying traditional solfège repertoires. The solfège becomes the driving element responsible for the integration of optical-aural skills. This work presents a critical review of this Proposal. Considering that having found that the psychological fundamentals of the Proposal, based on Piaget’s theory have shown some imprecision in terminology and concepts, this study presents a revised proposal with an adjustment of the developmental aspects discussed in the original proposal. An adjustment between Piaget periods and musical developmental periods is offered to complement the inderstanding of the development of musical representation. Musical fundamentals are based on the systematization of the musical space partition from functional structures present in melodic lines. As pedagogical fundamentals, the authors proposed a Framework, built as a model for sight-singing skill development, and complementary activities, aiming at rendering the student at once a willing participant and a critical observer. Content analysis of reports included as reflective tools proved limited as means of revealing the nature of skill acquisition. According to Schön’s reflective practicum principles, the power of such tools was shown to be limited, partially by the content explored in these activities, which emphasizes skills rather than reflective thinking. It was observed that the Proposal is built on a dichotomy containing both constructionist and objetivist views. The present study showed that solfège based on the technical skills and reflective thinking fosters musical understanding and development of internal hearing by means of a local equilibrium in problem solving situations.

    Resumo / Abstract
  • Práticas musicais extra-escolares de adolescentes: um survey com estudantes de ensino médio da cidade de Londrina/PR.

    Autor: Inácio Rabaioli
    Orientador: Profª Drª Rose Marie Reis Agriglofio
    Data da defesa: 23/09/2002
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/2874

    Esta pesquisa teve por objetivo investigar as práticas musicais extra-escolares de adolescentes que freqüentam ensino médio na cidade de Londrina/PR. Utilizando metodologia de survey, com uma amostra estratificada de 364 estudantes, procurou-se identificar regularidades e diferenças nas práticas musicais dessa população, a qual foi constituída a partir de uma estratificação por sexo e por diferentes níveis de status econômico. A partir da análise dos dados recolhidos através de um questionário auto-administrado com maioria de questões fechadas, descreve-se os hábitos musicais dos adolescentes pesquisados, em relação à quantidade e assiduidade das práticas de fruição e produção direta de música, bem como são identificados os lugares e recursos por eles utilizados para desenvolvê-las. A análise dos dados revela que a acessibilidade a determinados recursos e/ou práticas tende a evidenciar índices diferenciados de fazeres musicais realizados pelos diferentes estratos sociais. Revela ainda que, entre os diferentes estratos, existem similaridades nos índices de execução de algumas práticas, a exemplo do canto, e diferenças acentuadas em outras, como no caso da execução instrumental. A partir da análise da totalidade dos dados recolhidos, pode-se confirmar a intensa assiduidade com que a música é praticada pelos adolescentes fora do ambiente escolar, seja através de sua fruição, seja através de sua execução ou criação.

    This research has had the objective of investigating high school teenager’s extra school musical practices in the city of Londrina/PR. Utilizing survey methodology, with a stratified sample of 364 students, regularities and differences in the musical practices of this population have been identified. Such population was organized by sex and different economic status levels stratification. The musical habits of the researched teenagers were described by the analysis of the collected data throughout a self-completion questionnaire of fixed alternative items. These habits were described regarding to fruition practice’s quantity, assiduity and straight musical production. The places and resources used by them to develop their practices were also identified. The data analysis reveals that the accessibility to some resources or practices tend to show up different indexes of performed music making by the different social stratums. Yet it points out that among the different stratums, there are similarities in some practice performance indexes, like singing, and accentuated differences in some others, as instrumental performance. Onwards the analysis of the whole of the collected data, one could confirm the intense assiduity that music is experienced by teenagers outside school, either through its fruition or its performance and creation.

    Resumo / Abstract
  • A representação de música brasileira nos livros didáticos de música.

    Autor: Nisiane Franklin da Silva
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 27/08/2002
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/1889

    O presente trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar de que forma a música brasileira é representada nos livros didáticos de música direcionados para a escola do Ensino Básico e produzidos no Brasil nas décadas de 60 e 70. A escolha desse período é justificada por ser nessas décadas que a música brasileira é apresentada como conteúdo nos livros didáticos de forma mais acentuada do que em outros períodos. Tendo como referencial teórico-metodológico o conceito de representação de R. Chartier, o estudo procurou abarcar as concepções explícitas e implícitas, relativo a idéias, valores e intenções que perpassam nos textos e imagens, permitindo compreender o porquê de certas escolhas referentes a determinados conteúdos, em detrimento de outros, da forma como são abordados nos livros didáticos, bem como identificar os cânones eleitos para representar estilos, gêneros musicais, compositores, obras e épocas da música brasileira.

    The presented research aimed to analyse how brazilian music is represented in Elementary School didatic books of music as well as their production in Brazil in the sixties and seventies. The decision on chosing such time period relies on the fact that in these decades brazilian music is introduced as pedagogical content in didatic material, in a more stressed way than before. Under the theorical–metodological reference the concept of representation of R. Chartier, the study has tried to hold both explicit and implicit concepts, concerning ideas, values and intentions which can be perceived in texts and images, allowing both comprehension and reason why certain content selections are taken inspite of others, the way in which these contents are approached in didatic books as well as identifying the canons elected to represented styles, music genders, composers, works and brazilian music epochs.

    Resumo / Abstract
  • Música da televisão no cotidiano de crianças: um estudo de caso com um grupo de 9 a 10 anos.

    Autor: Silvia Nunes Ramos
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 23/08/2002
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/3945

    O presente estudo investiga como modelos musicais televisivos se manifestam na expressão musical de crianças em fase inicial da escolarização. Tomando como referência as teorias sobre aprendizagem social e televisão (Brée 1995;Ferés 1996, 200;Lurçat 1998;Morduchowicz 2001), pedagogia crítica (Giroux e Mclaren 1995;Giroux 1999) e sobre a educação musical no cotidiano (souza 2000), a pesquisa tem como questões centrais) o que as crianças aprendem de música com programas de televisão? Como interpretar essas experiências vividas pelas crianças? Adotou-se como metodologia o estudo de caso por visões pré-determinadas. A coleta de dados foi realizado com um grupo de 12 crianças de 9 e 10 anos, localizados em uma Escola pública de Porto Alegre-RS. Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados entrevistas focais e espontâneas bem como observaçoes diretas com atividades formais e informais (Yin 2001). Basicamente o que interessa na televisão para as crianças que participaram deste estudo é a música. A preferência por programas que têm múscias se justifica pela presença de algum cantor e um gênero musical específico, com os quais as crianças se identificam. As situações de aprendizagem musical decorrem da sistematização frente à programação televisiva. Destaca-se a participação da familia e dos amigos nesse processo. O encontro com outras crianças na Escola ajuda a definir um repertório comum, sendo possível aprendê-lo no contato diário pois todos têm os mesmos interesses no repertório eleito. O estudo contribui para uma visão diferenciada do papel da mídia no cotidiano de crianças e os processos de apropriação musical televisiva.

    This study investigates how musical models from television manifest themselves in the musical expression of children in the initial stage of scholarship. Using as references the theories about social learning and television (Brée 1995;Ferrés 1996;Lurçat 1998;Morduchowicz 2001), critical pedagogy (Giroux and McLaren 1995;Giroux 1999) and music education in the everyday life (Souza 2000) the research has the following core questions: regarding music, what do children learn from television programs? How to interpret these experiences lived by children? A case study methodology was chosen enabling a deeper knowledge on the subject without predetermined views. Data was gathered with a group of 12 children aged 9 to 10 years from a public school in Porto Alegre, Brazil. Focal and spontaneous interviews as well as direct observations with formal and informal activities were used as the (technique) methodology for data gathering (Yin 2001). Basically, what catches the interest of the children who participated in the present study, in television, is music. The preference for programs with music is due to the presence of a certain singer and specific musical style, that children can relate to. Situations of musical learning are a consequence of systematization facing the television programs. Family and friends sharing in this process is emphasized. Meeeting other children at school helps define a common repertory being possible for them learn it from the daily contact, since they all have common interest on the repertory they elected. This study contributes to a differentiated view on a media’s role in children’s everyday lives and the process of musical appropriation from television.

    Resumo / Abstract
  • Memorial de composição: as determinantes técnicas e estéticas de um processo composicional.

    Autor: Luciano de Souza Zanatta
    Orientador: Prof. Dr. Celso Loureiro Chaves
    Data da defesa: 18/07/2002
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/3267

    O objetivo deste trabalho é investigar o processo composicional, a partir do pensamento do compositor. A investigação do processo composicional acontece em dois momentos. O primeiro momento é a realização documentada de um trabalho composicional, onde o pensamento do compositor fica registrado nas partituras, esboços e anotações que são feitas. O segundo momento é a realização de reflexões críticas a respeito dos conceitos técnicos e estéticos que são extraídos do trabalho composicional. As reflexões são feitas inicialmente considerando cada peça isoladamente e posteriormente considerando o conjunto de peças como um todo, estabelecendo ligações as composições. Em ambos os momentos busca-se evidenciar o fluxo de idéias do compositor no momento da criação, bem como seu modo de organizar estas idéias e produzir música.

    The main purpose of this master’s thesis is the investigation of compositional processes as indicative of the composer’s musical reasoning. This investigation occurs at two simultaneous levels – the documentation of the musical reasoning as registered through diaries, drafts, and scores, and the evaluation of the compositional processes through their technical and esthetic considerations. Both levels were applied firstly to each piece as a separate entity and, secondly, they were amplified to the whole compositional body. In so doing, the flux of musical ideas at the very moment of their inception is evinced, as were the composer’s of musical ideas and their transformation into complete pieces of music.

    Resumo / Abstract
  • Camargo Guarnieri: uma análise das Fugas das Sonatinas Nº 3 e Nº 6 para piano.

    Autor: Geraldo Majela Brandão Ribas
    Orientador: Profª Drª Any Raquel Carvalho
    Data da defesa: 06/05/2002
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/2745

    O presente trabalho pretende analisar as fugas das Sonatinas nº3 e nº6 para piano de Camargo Guarnieri, através de uma análise estilística e tendo em vista os procedimentos utilizados pelo compositor especificamente no tratamento da fuga como técnica composicional. Guarnieri compôs 8 sonatinas para piano escritas entre 1928 e 1982, período que abrange grande parte da vida criativa do compositor. A análise das duas as fugas enfocará cinco parâmetros, conforme o esquema analítico de Jan LaRue: Som, Harmonia, Melodia, Ritmo e Crescimento. Através desses parâmetros, verificaremos como se desenvolvem estruturalmente as fugas, destacando os aspectos mais importantes que caracterizarão o discurso musical desenvolvido pelo compositor.

    The object of this study is to analyze the fugues of Camargo Guarnieri’s Sonatina No. 3 and No. 6 for piano. A style analysis will be applied, taking into consideration specific procedures utilized by the composer in the composition of the fugue as a compositional technique. Throughout his prolific musical career, Guarnieri composed 8 sonatinas for piano (1928 – 1982). The analysis of both fugues will focus on the five parameters proposed by Jan La Rue (Sound, Harmony, Melody, Rhythm, and Growth), in order to verify how these fugues develop structurally, with special attention given to aspects that characterize his musical discourse.

    Resumo / Abstract
  • Alma errante: concepção sonora e organização formal.

    Autor: Lourdes Joseli da Rocha Saraiva
    Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Borges Cunha
    Data da defesa: 25/07/2000
  • Desenvolvimento, testagem e proposta de um roteiro para avaliação de software para educação musical.

    Autor: Susana Ester Krüger
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 05/07/2000

    A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver, testar e propor um roteiro para Avaliação de Software para Educação Musical. O Roteiro proposto no final desta pesquisa é formado por três categorias de avaliação, que abordam parâmetros pedagógicos, parâmetros de interações sociais entre professor e alunos e entre os próprios alunos, e parâmetros relacionados a Informática aplicada à Educação Musical. Para a investigação destes parâmetros foi elaborado um Roteiro Preliminar. Este foi desenvolvido e testado em três diferentes fases, apoiadas na metodologia de Pesquisa de Desenvolvimento. Foram utilizadas diferentes amostras, procedimentos e técnicas de coleta e análise de dados. As Fases I e II desta pesquisa consistiram no desenvolvimento do Roteiro Preliminar, e a Fase III consistiu na sua testagem. Antecedendo a Fase I, foram criadas as categorias e sub-categorias de avaliação de software para Educação Musical, refletindo os parâmetros considerados necessários para tarefa. Estes foram pesquisados na literatura das áreas de Educação, Educação Musical, Informática Educacional, Computação Musical, entre outras. Na Fase I, programadores de software para Música/Educação Musical e professores que utilizam software em suas aulas de música realizaram uma análise das categorias e sub-categorias propostas para o Roteiro Preliminar e sugeriram questões. Na Fase II da pesquisa, durante a qual foi formado o Roteiro Preliminar, estes dados foram analisados e comparados entre si e com a fundamentação teórica adotada. As sub-categorias foram rearranjadas, foram reformulados alguns enunciados e elaboradas as questões para compor o Roteiro Preliminar. Na Fase III este Roteiro Preliminar foi testado por uma amostra reduzida dos indivíduos da Fase I. foram empregadas as “Técnicas de Entrevistas Cognitivas” e um questionário fechado, permitindo as análises quantitativa e qualitativa destes dados. A partir dos resultados, pôde ser formado um novo Roteiro para Avaliação de Software para Educação Musical. Os resultados finais desta pesquisa revelam um alto grau de aprovação dos parâmetros iniciais. O Roteiro proposto poderá ser adotado principalmente por educadores musicais e também por programadores de software educacional para música, em avaliações de software protótipo e software produto. Destaca-se a necessidade de testar este Roteiro em pesquisas subseqüentes, em situações reais de avaliação de software para Educação Musical.

    The purpose of this study was to develop, test and suggest a music education software assessment checklist. The checklist proposed at the end of this work is divided in three assessment categories, which emphasized parameters such as pedagogy, social interaction between teachers and students, and information technology applied to music education. In order to investigate these parameters, a preliminary checklist was created. It was developed and tested in three different phases, based on Developmental Research methodology. Different samples were taken, as well as procedures and data-gathering and analysis techniques. In phase I and II the preliminary checklist was developed and in phase III it was tested. In order to reflect the parameters suitable for this work, categories and sub-categories were created to assess music education software. These parameters were researched on several areas such as Education, Music Education, Instructional Technology, computer Music, among others. On phase I, Music/Music Education software programmers, and teachers that use software in music classes analyzed the proposed parameters, and suggested questions. On phase II, the preliminary checklist was elaborated, based on data gathered on phase I. those data were analysed and compared one with other and with the theoretical basis used. Sub-categories and questions were reformulated in order to create the preliminary checklist. In phase III, the preliminary checklist was tested on a smaller sample of phase I individuals. In order to allow qualitative and quantitative analysis of the gathered data, a closed questionnaire and cognitive interviewing techniques were used. Based on those results, a new checklist was proposed. The final results of this research reveal a high percentage of approval of the parameters initially proposed. Music teachers as well as music education software programmers can use the final checklist to assess prototypes and products of software. It is highlighted the need of testing this checklist in further research, in music education software assessment.

    Resumo / Abstract
  • Institucionalizando o ofício de ensinar: um estudo histórico sobre a educação musical em Porto Alegre (1877–1918).

    Autor: Claudia Maria Leal Rodrigues
    Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth Lucas
    Data da defesa: 04/07/2000

    Este trabalho é resultado de uma pesquisa histórica a respeito do ensino musical em Porto Alegre na passagem do século XIX para o século XX. Focalizamos neste estudo o processo de institucionalização do ensino musical porto-alegrense, que acompanhou o projeto educacional positivista defendido pelos republicanos rio-grandenses. Na constituição desse processo, surgem debates veiculados pelos jornais, revistas, periódicos musicais e pela imprensa da época a respeito de concepções e diretrizes de educação musical representativas dos grupos musicais atuantes na cidade, que, desde o final do século XIX, debatiam sobre a necessidade de criação de instituições de cunho profissionalizante. A partir das influências das concepções musicais e das idéias de ciência difundidas localmente desde a Europa, casadas à história política e ideológica do Rio Grande do Sul, marcada pelo Positivismo, tornou-se possível mapear o processo socioeducacional da institucionalização do ensino musical através do estudo da constituição dos primeiros institutos musicais de cunho profissionalizante em Porto Alegre: o Instituto Musical Luiz Roberti (1905), o Instituto Musical Eusébio Soler (1905), o Instituto Livre de Bellas Artes (1908), o Instituto Musical de Porto Alegre (1913) e o Instituto Brasileiro de Piano (1917).

    The present work is the result of a historical research about the musical teaching in Porto Alegre at the turn from the 19th to the 20th century. We focus the institutionalization process of the musical teaching that followed the positivist educational process supported by the local republicans. At the dawn of this process, debates emerged at the local print published by newspapers, magazines, musical journals and by the print of the time about the conceptions and guidelines of musical education representing the active musical groups in the city that, from the end of the 19th century, debated about the necessity of creating professionalizing institutions. On the influence of musical conceptions and scientific ideas spread locally from Europe, together with the political and ideological history in Rio Grande do Sul, struck with positivism, it was possible to map the socioeducational process of the institutionalization of professional musical teaching through the study of the setup of the first professionalizing musical institutes: Instituto Musical Luiz Roberti (1905), Instituto Musical Eusébio Soler (1905), Instituto Livre de Bellas Artes (1908), Instituto Musical de Porto Alegre (1913) and Instituto Brasileiro de Piano (1917).

    Resumo / Abstract
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