Dissertações

  • “A música é, bem dizê, a vida da gente”: um estudo com crianças e adolescentes em situação de rua na Escola Municipal Porto alegre – EPA.

    Autor: Vânia Beatriz Müller
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 21/06/2000

    Este trabalho investigou as formas como crianças e adolescentes em situação de rua se relacionam com a música, e os sentidos que atribuem à ela. O cenário escolhido para a pesquisa foi a Escola Municipal Porto Alegre – EPA, localizada em Porto Alegre, RS, e cuja particularidade é proporcionar educação à crianças e adolescentes que vivem nas ruas. A metodologia do Estudo de Caso, através de uma abordagem socioeducacional, possibilitou a interpretação das relações sociais estabelecidas na comunidade escolar, as quais se revelaram contempladas nas formas como os aluno se relacionavam com música e nos sentidos que ela tinha para eles. Os aspectos “comunitário” e “vivencial” da música (SMALL, 1989;1998) observados naquele cenário enfatizam a mediação do projeto político-pedagógico da EPA nas atividades musicais dos seus alunos.

    This work researched the ways street children and adolescents connect to the music and the meaning they relate to it. The scenary choosed at the research were Escola Municipal Porto Alegre – EPA, to be localized in Porto Alegre, RS, whose peculiarity is to attend children and adolescents that living in streets, providing education for them. The Case Study methodology, through the socialeducational approach, enable the interpretation of the social relationships established in the school community, wich emerged contemplated in the ways the students are related to music as well as in the meaning it has for them. The “communality” and “living” aspects of the musical (SMALL, 1989;1998), observed in that scenary, emphasize the mediation of the politic-pedagogyc project of the EPA on its musical activities of its students.

    Resumo / Abstract
  • Música no espaço escolar e a construção da identidade de gênero: um estudo de caso.

    Autor: Helena Lopes da Silva
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 19/06/2000

    A presente dissertação trata-se de um estudo de caso adolescentes sobre a música na construção da identidade de gênero no espaço escolar. Como campo empírico foi escolhida uma turma de 8ª série de uma escola pública do Ensino Fundamental de Porto Alegre. A metodologia de investigação privilegiou as técnicas de entrevista e observações que foram integralmente registradas, transcritas e analisadas. Tomando como referencial teórico autores que trabalham no campo de gênero, escola e educação musical numa perspectiva relacional (SCOTT, 1995;LOURO, 1995, 1997, 1999), este estudo analisa a construção da identidade de gênero revelada pelas preferências musicais e pelos usos simbólicos que os alunos fazem da mídia (GREEN, 1997b;VALDIVIA/BETTIVIA, 1999). Os resultados obtidos apontam que as preferências musicais dos adolescentes são ativas e dinâmicas e estão relacionadas com as diferenças de gênero socialmente construídas. As identidades de gênero são construídas através da música veiculada pela mídia reproduzindo as relações sociais existentes na sociedade. Embora a identidade de gênero não seja fixa, imutável, a escola procura reforçar no seu papel de produtora de sujeitos as concepções generificadas de meninos e meninas.

    The current dissertation is a case with adolescents about music in the construction of the gender identity in the school environment. As the empirical field it was chosen an 8th grade class of a public primary school in Porto Alegre. The methodology of investigation favored interview and observation techniques as well as they were entirely registered, transcripted and analysed. Taking it as reference authors that deal in the field of gender, school and music education in a relational perspective (SCOTT, 1995;LOURO, 1995, 1997, 1999), this study analyses the construction of gender identity revealed by musical preferences and by the symbolic usage that students make use of the media (GREEN, 1997b;VALDIVIA/BETTIVIA, 1999). The results that were obtained show that the musical preferences of the adolescents are active and dynamic and are related with the gender differences socially constructed. The music constructed through the media forges the gender identity reproducing the social relationships that exist in society. Although the gender identity is not settled and unchangeable, the school, and its role of producer of beings, pursuits to reinforce the gendered conceptions of boys and girls.

    Resumo / Abstract
  • No Manantial: processos composicionais.

    Autor: Rogério Tavares Constante
    Orientador: Prof. Dr. Celso Loureiro Chaves
    Data da defesa: 23/05/2000

    O presente memorial apresenta os aspectos técnico-composicionais e estéticos da obra No Manantial. Também são discutidas as composições Os ventos uivantes, Manuscrito encontrado numa garrafa e Trio para violino, violoncelo e piano, obras que precederam No Manantial e que representam uma parte indispensável no desenvolvimento e na definição dos aspectos técnico-composicionais e estéticos utilizados e aprofundados naquela obra: a ligação entre modelo literário e música;a complexidade tímbrica;a organização de alturas;a concisão na construção e no desenvolvimento das regiões temáticas;a condução do percurso dramático e a proporção formal. O trabalho composicional aqui apresentado possui um posicionamento estético subjacente ligado à “Estética do Frio”, teorizada pelo compositor sul-riograndense Vitor Ramil. Através deste memorial, o autor pretende revelar as suas principais tomadas de decisões e as principais considerações técnicas e estéticas que o nortearam, dando forma à sua linguagem composicional.

    The present document discusses technical and esthetic aspects of the composition No manantial for nine instruments, based on a short story by Brazilian author Simões Lopes Neto. It discusses also three works that led to No Manantial: Os ventos uivantes for guitar, Manuscrito encontrado numa garrafa for medieval instruments, and the Trio for violin, violoncello and piano. In these three works, five aspects of composition were developed that were applied fully to No Manantial: the relation of music to literary sources, the complexity of timbric organization, the conciseness of thematic regions, the continuity of drama, and the structuring of formal proportions. In the present document, the author discloses his main decision-taking processes;he assesses the technical and esthetic implications of his compositional language while acknowledging his debt to the Aesthetic of the cold movement theorized by Brazilian composer Vitor Ramil.

    Resumo / Abstract
  • As Valsas Humorísticas de Alberto Nepomuceno: uma edição crítica.

    Autor: Luiz Guilherme Goldberg
    Orientador: Profª Drª Cristina Capparelli Gerling
    Data da defesa: 20/04/2000
  • As Três Cantorias de Cego para piano de José Siqueira – um enfoque sobre o emprego da tradição oral.

    Autor: Vânia Claudia Camacho
    Orientador: Profª Drª Any Raquel Carvalho
    Data da defesa: 10/04/2000

    Este artigo tem como objetivo primordial elucidar como os elementos poéticos e musicais da tradição folclórica oral, especificamente da cantoria nordestina, foram transportados ao piano por José de Lima Siqueira. O estudo observou as relações existentes entre as cantorias de rua, estrutura original, e sua adaptação ao piano, ‘meio de expressão atípico’, nas Três Cantorias de Cego de José Siqueira. Investigou as citações, e também, as alusões, observando os recursos composicionais utilizados para representar certos procedimentos característicos a este gênero folclórico (cantoria). Achamos válida a realização de uma abordagem original, onde, principalmente, subsidiaria a resolução das dificuldades encontradas na decodificação das obras para piano de José Siqueira. Dentro do universo da literatura sobre o folclore brasileiro, assim como, dos processos utilizados para a construção das obras eruditas, são poucos os estudos que apontam uma conexão entre estas duas áreas: o folclore e o erudito. Deste modo, a relevância deste trabalho é sustentada à medida em que a procedência dos elementos musicais utilizados nestas peças trouxe-nos um conteúdo emocional que modificou completamente a execução musical, adicionando à vivência musical uma nova experiência interpretativa. Além de tudo, proporcionou-nos a oportunidade de conhecer e divulgar as obras de José Siqueira, compositor de alta relevância no cenário musical nacionalista, apesar de pouco conhecido e pouco tocado.

    This work investigated three pieces for piano by the Brazilian composer José de Lima Siqueira (1907 – 1985). As a representative of the nationalist current, Siqueira researched the elements of oral tradition in native folklore of northeastern Brazil and transported them to the piano, an atypical means of expression of these manisfestations. The study analyzed the original structures, cantorias de rua, and their adaptation in Três Cantorias de Cego, observing modifications in the transcription.

    Resumo / Abstract
  • O professor particular de piano em Porto Alegre: uma investigação sobre processos identitários na atuação profissional.

    Autor: Adriana Bozzetto
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 11/02/1999

    Este estudo investiga a identidade profissional do professor particular de piano a partir da análise de sua trajetória docente, tendo como método de pesquisa a história oral. Através de entrevistas com 13 professores, de 62 a 79 anos de idade, atuantes na cidade de Porto Alegre, o trabalho analisa os vários processos de formação, as idéias, os valores e as concepções do professores sobre a profissão, tomando como referencial teórico os estudos de NÓVOA (1995), HUBERMAN (1995) e SCHÖN (1983, 1995). Os resultados obtidos mostram que os professores particulares de piano que participaram desse trabalho possuem concepções claras sobre a profissão, assumem os limites e dificuldades encontrados no exercício dessa atividade profissional, e, sobretudo, estão atentos às mudanças que foram ocorrendo durante os anos de trajetória docente, indo ao encontro das necessidades do aluno em aprender música, avaliando e reajustando suas formas de ver e de proceder. Esse trabalho desmistifica a idéia de que o professor particular está descomprometido com seu papel como profissional.

    This study investigates the professional identity of private piano teachers base don the analysis of their teaching strategies and career goals. The data was collected through interviews following the protocols of oral history. These interviews were conducted with thirteen private piano teachers, ages 62 to 79, whose work is centered in Porto Alegre, Brazil. This study undertakes analysis of their training, thought processes, attitudes, values and perceptions about their profession. The frame for this research was partially based on previous works done by NÓVOA (1995), Huberman (1995), Schön (1983, 1995). The findings of this study show that the subjects interviewed have definitive conceptions on their profession, they identify their limits and difficulties and, above all, they are aware of the changes that have been taken place during the years of their teaching trajectory, therefore reaching the necessities of the student in learning music, as well as ongoing assessment and transformation of viewpoints and procedures. This work demystifies the common sense that the private piano teacher is not compromised with their professional role.

    Resumo / Abstract
  • Os momentos de Almeida Prado: laboratório de experimentos composicionais.

    Autor: Régis Gomide Costa
    Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Borges Cunha
    Data da defesa: 15/01/1999

    O objetivo deste trabalho é analisar as doze peças que integram os Cadernos I e V da obra Momentos para piano, de Almeida Prado, compostos em 1965 e 1979, respectivamente. O trabalho visa a investigar os princípios de organização que regem e caracterizam a estrutura e a sonoridade de cada peça, abordando a técnica de composição e o pensamento estético do compositor. Como fundamentação teórica adotou-se a proposta analítica de Robert Cogan e Pozzi Escot, revelando, através de gráficos e sua interpretação, a organização do espaço musical, da linguagem, ritmo e timbre, bem como a interação destes componentes estruturais em cada um dos doze Momentos. Conclui-se que os Momentos são experimentos composicionais realizados em fases estilísticas distintas do compositor, caracterizados por criteriosos princípios de organização.

    The aim of this thesis is to analyze the twelve pieces that integrate books I and V of Momentos for piano by Brazilian composer Almeida Prado, written in 1965 and 1979. The analysis investigates the principles of organization that characterize the structure and the sonority of each piece, revealing the compositional techniques and aesthetic ideas of the composer. This study demonstrates how musical space, musical language, rhythm and timbre are organized in the Momentos as well as their interaction within each piece. Prado’s Momentos can be considered as compositional experiments written in different stages of the composer’s career, according to clear principles of organization.

    Resumo / Abstract
  • Saberes musicais em uma bateria de escola de samba: uma etnografia entre os “Bambas da Orgia”.

    Autor: Luciana Prass
    Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth Lucas
    Data da defesa: 16/12/1998

    Este trabalho procurou desvelar a etnopedagogia de ensino e aprendizagem musica de uma bateria de escola de samba, através do convívio prolongado com os atores sociais de Bambas da Orgia, uma das escolas tradicionais de Porto Alegre. Por tratar-se de um cenário coletivo e oral de vivência da música, a pedagogia nativa desenvolve formas particulares de aprender e de ensinar que a pesquisadora foi procurando compreender a partir de sua experiência como aprendiz de tamborim, quais sejam, a imitação, a improvisação e a corporalidade, frutos da socialização na cultura do carnaval.

    This thesis describes the unfolding of ethnopedagogical processes of teaching and learning within the performance context of a samba school percussion ensemble (bateria) from Porto Alegre, RS. In order to document processes of musical transmission which were both collective and oral, an ethnographic approach was adopted. Field research techniques included interviews, participant observation, visual and sound documentation. These techniques allowed the researcher, through her apprenticeship in the bateria as a tamborim player, to interpret the meaning of musical practices such as imitation, improvisation and body movements in the light of the local carnival culture.

    Resumo / Abstract
  • A apreciação musical: uma análise comparativa entre dois métodos de avaliação.

    Autor: Elisa da Silva e Cunha
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 08/12/1998

    O presente trabalho pretendeu investigar se as respostas à apreciação musical, de alunos de quarta e oitava séries, obtidas através de questionário, apresentam diferenças em termos de desenvolvimento musical, em relação às respostas obtidas através de entrevista. O primeiro capítulo apresentou uma revisão da literatura referente à avaliação da aprendizagem, suas concepções, funções, critérios, técnicas e instrumentos. Em seguida, foram abordadas questões referentes à avaliação em música e na atividade de apreciação musical, bem como os problemas relacionados com a avaliação desta atividade em sala de aula. O segundo capítulo apresentou a Teoria e o Modelo Espiral de Desenvolvimento Musical de SWANWICK (1988) a partir dos quais se originaram os critérios de avaliação da apreciação musical. Posteriormente, usando-se o referencias da psicolingüística, foram apresentados alguns fatores determinantes das diferenças entre linguagem oral e escrita. Em seguida foram discutidas algumas questões sobre produção textual na escola com o objetivo de obter maior aprofundamento na análise comparativa entre as respostas escritas e faladas dos alunos. O terceiro capítulo refere-se ao método da pesquisa que consistiu na aplicação da réplica do Métoo de DEL BEN (1997) e na aplicação do Método de Cunha: uma adaptação do Método de Del Ben para um contexto de sala de aula. O quarto capítulo apresentou os resultados segundo o referencial dos critérios de avaliação da apreciação de SWANWICK (1988). Apresentou também a discussão sobre produção textual na escola segundo o referencial da psicolingüística sobre as características da fala e da escrita. O quinto capítulo apresentou a conclusão. Nela se verificou que não houve diferença significativa, em termos de desenvolvimento musical, entre as respostas escritas e faladas dos alunos da quarta série. Por outro lado, na oitava série, verificou-se um crescimento significativo nas respostas faladas dos alunos, em termos de desenvolvimento musical, que se deve, de acordo com a perspectiva psicolingüística, a uma crise no ensino da língua portuguesa no que se refere à produção textual.

    This research intends to investigate the differences between two assesment methodologies in audience-listening, which involves a comparison study between the aplication of DEL BEN’s method and a modified one. The main difference between these methods is the way children respond to music – orally or by writing. The first chapter of this work presents a literature review about assessment, assessment in music and audience-listening assessment. The second chapter presents the Spiral Theory of Music Development (SWANWICK, 1988) which is used as a criterion to assess audience-listening activity. It also introduces some aspects from the psycholinguistic literature related to orality and literacy. The third section of this work presents the research method. Chapter four presents the results and the data analysis which are discussed in the light of the Spiral Theory of Musical Development and the psycholinguistic literature. The conclusion reached found that the use of the questionnaire as an assessment technique proved to be valid in audience-listening of fourth grade children, once there was no significant difference between the spoken answers and the written ones in these children’s data. On the other hand, as the eight grade students’ answers were significantly higher in the spoken answers, so the questionnaire proved not to be valid, requiring more investigation concerning the issues of language development.

    Resumo / Abstract
  • Oficinas de música: uma etnografia de processos de ensino e aprendizagem musical em bairros populares de Porto Alegre.

    Autor: Marilia Raquel Albornoz Stein
    Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth Lucas
    Data da defesa: 07/12/1998

    O presente trabalho define-se como um documentário etnográfico de processos de ensino aprendizagem musical em duas oficinas de músicas patrocinadas pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre e desenvolvidas em bairros de perfil popular de Porto Alegre. A abordagem de cunho sócio-educacional possibilitou a compreensão interpretativa de significados e ações constituintes destes processos, decorrentes de negociações pedagógico-musicais acionadas por oficineiros e oficinandos durantes as sessões das oficinas. A organização dos processos pedagógico-musicais construídos nestas interações foram examinadas enquanto “métodos nativos” para os quais os participantes das oficinas buscavam recursos nas expressões culturais cotidianas e nas redes sociais a que estavam vinculados além do espaço das mesmas.

    This thesis represents an etnographic document of musical teaching and learning processes in two workshops set in popular neighbourhoods of Porto Alegre city and sponsered by the City Department of Culture. The research approached these workshops by means of a socio-educational framework, wich made possible the deep comprehension of meanings and actions that result of pedagogical and musical negotiantions between the workshop-teachers and the workshop-students. The organization of the music-pedagogical processes built from those interactions held during the workshop sessions were studied as “native methods”. Through the native methods the workshop-community looked for musical sources among thew everydaylife cultural expressions and the social nets they belonged to, besides the workshop environment itself in order to create a collective teaching and learning process.

    Resumo / Abstract
Página 20 de 24« Primeira...10...1819202122...Última »