Dissertações

  • As Três Cantorias de Cego para piano de José Siqueira – um enfoque sobre o emprego da tradição oral.

    Autor: Vânia Claudia Camacho
    Orientador: Profª Drª Any Raquel Carvalho
    Data da defesa: 10/04/2000

    Este artigo tem como objetivo primordial elucidar como os elementos poéticos e musicais da tradição folclórica oral, especificamente da cantoria nordestina, foram transportados ao piano por José de Lima Siqueira. O estudo observou as relações existentes entre as cantorias de rua, estrutura original, e sua adaptação ao piano, ‘meio de expressão atípico’, nas Três Cantorias de Cego de José Siqueira. Investigou as citações, e também, as alusões, observando os recursos composicionais utilizados para representar certos procedimentos característicos a este gênero folclórico (cantoria). Achamos válida a realização de uma abordagem original, onde, principalmente, subsidiaria a resolução das dificuldades encontradas na decodificação das obras para piano de José Siqueira. Dentro do universo da literatura sobre o folclore brasileiro, assim como, dos processos utilizados para a construção das obras eruditas, são poucos os estudos que apontam uma conexão entre estas duas áreas: o folclore e o erudito. Deste modo, a relevância deste trabalho é sustentada à medida em que a procedência dos elementos musicais utilizados nestas peças trouxe-nos um conteúdo emocional que modificou completamente a execução musical, adicionando à vivência musical uma nova experiência interpretativa. Além de tudo, proporcionou-nos a oportunidade de conhecer e divulgar as obras de José Siqueira, compositor de alta relevância no cenário musical nacionalista, apesar de pouco conhecido e pouco tocado.

    This work investigated three pieces for piano by the Brazilian composer José de Lima Siqueira (1907 – 1985). As a representative of the nationalist current, Siqueira researched the elements of oral tradition in native folklore of northeastern Brazil and transported them to the piano, an atypical means of expression of these manisfestations. The study analyzed the original structures, cantorias de rua, and their adaptation in Três Cantorias de Cego, observing modifications in the transcription.

    Resumo / Abstract
  • O professor particular de piano em Porto Alegre: uma investigação sobre processos identitários na atuação profissional.

    Autor: Adriana Bozzetto
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 11/02/1999

    Este estudo investiga a identidade profissional do professor particular de piano a partir da análise de sua trajetória docente, tendo como método de pesquisa a história oral. Através de entrevistas com 13 professores, de 62 a 79 anos de idade, atuantes na cidade de Porto Alegre, o trabalho analisa os vários processos de formação, as idéias, os valores e as concepções do professores sobre a profissão, tomando como referencial teórico os estudos de NÓVOA (1995), HUBERMAN (1995) e SCHÖN (1983, 1995). Os resultados obtidos mostram que os professores particulares de piano que participaram desse trabalho possuem concepções claras sobre a profissão, assumem os limites e dificuldades encontrados no exercício dessa atividade profissional, e, sobretudo, estão atentos às mudanças que foram ocorrendo durante os anos de trajetória docente, indo ao encontro das necessidades do aluno em aprender música, avaliando e reajustando suas formas de ver e de proceder. Esse trabalho desmistifica a idéia de que o professor particular está descomprometido com seu papel como profissional.

    This study investigates the professional identity of private piano teachers base don the analysis of their teaching strategies and career goals. The data was collected through interviews following the protocols of oral history. These interviews were conducted with thirteen private piano teachers, ages 62 to 79, whose work is centered in Porto Alegre, Brazil. This study undertakes analysis of their training, thought processes, attitudes, values and perceptions about their profession. The frame for this research was partially based on previous works done by NÓVOA (1995), Huberman (1995), Schön (1983, 1995). The findings of this study show that the subjects interviewed have definitive conceptions on their profession, they identify their limits and difficulties and, above all, they are aware of the changes that have been taken place during the years of their teaching trajectory, therefore reaching the necessities of the student in learning music, as well as ongoing assessment and transformation of viewpoints and procedures. This work demystifies the common sense that the private piano teacher is not compromised with their professional role.

    Resumo / Abstract
  • Os momentos de Almeida Prado: laboratório de experimentos composicionais.

    Autor: Régis Gomide Costa
    Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Borges Cunha
    Data da defesa: 15/01/1999

    O objetivo deste trabalho é analisar as doze peças que integram os Cadernos I e V da obra Momentos para piano, de Almeida Prado, compostos em 1965 e 1979, respectivamente. O trabalho visa a investigar os princípios de organização que regem e caracterizam a estrutura e a sonoridade de cada peça, abordando a técnica de composição e o pensamento estético do compositor. Como fundamentação teórica adotou-se a proposta analítica de Robert Cogan e Pozzi Escot, revelando, através de gráficos e sua interpretação, a organização do espaço musical, da linguagem, ritmo e timbre, bem como a interação destes componentes estruturais em cada um dos doze Momentos. Conclui-se que os Momentos são experimentos composicionais realizados em fases estilísticas distintas do compositor, caracterizados por criteriosos princípios de organização.

    The aim of this thesis is to analyze the twelve pieces that integrate books I and V of Momentos for piano by Brazilian composer Almeida Prado, written in 1965 and 1979. The analysis investigates the principles of organization that characterize the structure and the sonority of each piece, revealing the compositional techniques and aesthetic ideas of the composer. This study demonstrates how musical space, musical language, rhythm and timbre are organized in the Momentos as well as their interaction within each piece. Prado’s Momentos can be considered as compositional experiments written in different stages of the composer’s career, according to clear principles of organization.

    Resumo / Abstract
  • Saberes musicais em uma bateria de escola de samba: uma etnografia entre os “Bambas da Orgia”.

    Autor: Luciana Prass
    Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth Lucas
    Data da defesa: 16/12/1998

    Este trabalho procurou desvelar a etnopedagogia de ensino e aprendizagem musica de uma bateria de escola de samba, através do convívio prolongado com os atores sociais de Bambas da Orgia, uma das escolas tradicionais de Porto Alegre. Por tratar-se de um cenário coletivo e oral de vivência da música, a pedagogia nativa desenvolve formas particulares de aprender e de ensinar que a pesquisadora foi procurando compreender a partir de sua experiência como aprendiz de tamborim, quais sejam, a imitação, a improvisação e a corporalidade, frutos da socialização na cultura do carnaval.

    This thesis describes the unfolding of ethnopedagogical processes of teaching and learning within the performance context of a samba school percussion ensemble (bateria) from Porto Alegre, RS. In order to document processes of musical transmission which were both collective and oral, an ethnographic approach was adopted. Field research techniques included interviews, participant observation, visual and sound documentation. These techniques allowed the researcher, through her apprenticeship in the bateria as a tamborim player, to interpret the meaning of musical practices such as imitation, improvisation and body movements in the light of the local carnival culture.

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  • A apreciação musical: uma análise comparativa entre dois métodos de avaliação.

    Autor: Elisa da Silva e Cunha
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 08/12/1998

    O presente trabalho pretendeu investigar se as respostas à apreciação musical, de alunos de quarta e oitava séries, obtidas através de questionário, apresentam diferenças em termos de desenvolvimento musical, em relação às respostas obtidas através de entrevista. O primeiro capítulo apresentou uma revisão da literatura referente à avaliação da aprendizagem, suas concepções, funções, critérios, técnicas e instrumentos. Em seguida, foram abordadas questões referentes à avaliação em música e na atividade de apreciação musical, bem como os problemas relacionados com a avaliação desta atividade em sala de aula. O segundo capítulo apresentou a Teoria e o Modelo Espiral de Desenvolvimento Musical de SWANWICK (1988) a partir dos quais se originaram os critérios de avaliação da apreciação musical. Posteriormente, usando-se o referencias da psicolingüística, foram apresentados alguns fatores determinantes das diferenças entre linguagem oral e escrita. Em seguida foram discutidas algumas questões sobre produção textual na escola com o objetivo de obter maior aprofundamento na análise comparativa entre as respostas escritas e faladas dos alunos. O terceiro capítulo refere-se ao método da pesquisa que consistiu na aplicação da réplica do Métoo de DEL BEN (1997) e na aplicação do Método de Cunha: uma adaptação do Método de Del Ben para um contexto de sala de aula. O quarto capítulo apresentou os resultados segundo o referencial dos critérios de avaliação da apreciação de SWANWICK (1988). Apresentou também a discussão sobre produção textual na escola segundo o referencial da psicolingüística sobre as características da fala e da escrita. O quinto capítulo apresentou a conclusão. Nela se verificou que não houve diferença significativa, em termos de desenvolvimento musical, entre as respostas escritas e faladas dos alunos da quarta série. Por outro lado, na oitava série, verificou-se um crescimento significativo nas respostas faladas dos alunos, em termos de desenvolvimento musical, que se deve, de acordo com a perspectiva psicolingüística, a uma crise no ensino da língua portuguesa no que se refere à produção textual.

    This research intends to investigate the differences between two assesment methodologies in audience-listening, which involves a comparison study between the aplication of DEL BEN’s method and a modified one. The main difference between these methods is the way children respond to music – orally or by writing. The first chapter of this work presents a literature review about assessment, assessment in music and audience-listening assessment. The second chapter presents the Spiral Theory of Music Development (SWANWICK, 1988) which is used as a criterion to assess audience-listening activity. It also introduces some aspects from the psycholinguistic literature related to orality and literacy. The third section of this work presents the research method. Chapter four presents the results and the data analysis which are discussed in the light of the Spiral Theory of Musical Development and the psycholinguistic literature. The conclusion reached found that the use of the questionnaire as an assessment technique proved to be valid in audience-listening of fourth grade children, once there was no significant difference between the spoken answers and the written ones in these children’s data. On the other hand, as the eight grade students’ answers were significantly higher in the spoken answers, so the questionnaire proved not to be valid, requiring more investigation concerning the issues of language development.

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  • Oficinas de música: uma etnografia de processos de ensino e aprendizagem musical em bairros populares de Porto Alegre.

    Autor: Marilia Raquel Albornoz Stein
    Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth Lucas
    Data da defesa: 07/12/1998

    O presente trabalho define-se como um documentário etnográfico de processos de ensino aprendizagem musical em duas oficinas de músicas patrocinadas pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre e desenvolvidas em bairros de perfil popular de Porto Alegre. A abordagem de cunho sócio-educacional possibilitou a compreensão interpretativa de significados e ações constituintes destes processos, decorrentes de negociações pedagógico-musicais acionadas por oficineiros e oficinandos durantes as sessões das oficinas. A organização dos processos pedagógico-musicais construídos nestas interações foram examinadas enquanto “métodos nativos” para os quais os participantes das oficinas buscavam recursos nas expressões culturais cotidianas e nas redes sociais a que estavam vinculados além do espaço das mesmas.

    This thesis represents an etnographic document of musical teaching and learning processes in two workshops set in popular neighbourhoods of Porto Alegre city and sponsered by the City Department of Culture. The research approached these workshops by means of a socio-educational framework, wich made possible the deep comprehension of meanings and actions that result of pedagogical and musical negotiantions between the workshop-teachers and the workshop-students. The organization of the music-pedagogical processes built from those interactions held during the workshop sessions were studied as “native methods”. Through the native methods the workshop-community looked for musical sources among thew everydaylife cultural expressions and the social nets they belonged to, besides the workshop environment itself in order to create a collective teaching and learning process.

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  • Formação e atuação de músicos das ruas de Porto Alegre: um estudo a partir dos relatos de vida.

    Autor: Celson Rodrigues Souza Gomes
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 26/11/1998

    Este trabalho versa sobre a formação e atuação dos músicos das ruas de Porto Alegre, com base na metodologia da História Oral. Através de relatos de vida, a pesquisa procura evidenciar o contexto de formação de dezessete músicos, suas maneiras de aprender música, bem como suas próprias concepções de formação. Busca também compreender os modos de atuação musical nas ruas, refletindo sobre as implicações e aspectos socioeconômicos que os envolvem. As questões de pesquisa que nortearam este trabalho foram: Quem são estes músicos? Qual é a sua formação? Quais razões os levam à atuação nas ruas? Seu aprendizado e formação estão relacionados com a atuação na rua? De que forma atuam? Para quem atuam? Quais implicações sociais envolvem a atuação nas ruas? Como são vistos pela sociedade? O trabalho está dividido em quatro partes. A primeira parte discute algumas concepções de História Oral e História de Vida, esclarecendo os caminhos metodológicos adotados pelo autor. O segundo capítulo evidencia o referencial utilizado sobre formação à luz do qual os relatos dos músicos são analisados. A terceira parte, após situar a rua como contexto social, trata da atuação dos músicos, de suas motivações e algumas dificuldades e estratégias utilizadas por eles para atrair atenção ao público. A quarta e última parte retoma algumas questões sobre a atuação e sobre a identidade profissional dos músicos, destacando as contribuições do presente trabalho.

    This project deals with the formation and performance of the street musicians of Porto Alegre, in the perspective of the Oral History methodology. Through life stories, the research attemps to show the formation context of seventeen musicians, their ways of learning music, as well as their own concept of formation. It also intends to understand the street performing ways, refleting upon the implications and socioeconomic aspects they are involved with. The research questions that guided this study were the following: Who are these musicians? What is their background? What reasons took them to perform on the street? Are their learning and formation related to street performance? How do they perform? Whom do do they perform to? Which social implications are involved in the street performance? How are theyviewd by the society? The study is divided in four parts. The first one discusses some concepts of Oral History and Life History, explaning the methodology adopted by the autor. The second chapter shows the references on training used to analyze the musicians reports. The third part locates the street as a social context, dealing with the musicians performance, their motivation some difficulties to some issues on performance and on the musicians professional identity, pointing out the contribuitions of the present study.

    Resumo / Abstract
  • Avaliação da execução musical: um estudo sobre critérios de avaliação utilizados por professores de piano.

    Autor: Cynthia Geyer Arrusul dos Santos
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 24/11/1998

    O objetivo do presente trabalho foi o de investigar quais os critérios de avaliação utilizados por professores de piano na avaliação de alunos. O primeiro capítulo apresenta uma revisão de literatura sobre o processo de avaliação no contexto educaional, sendo tratadas questões referentes à avaliação dentro do processo de ensino e aprendizagem. A seguir, há um direcionamento dessas questões para área de execução musical, abordando-se diversos pontos de discussão, como as dimensões objetivas e subjetivas presentes no momento da avaliação, o estabelecimento de critérios, e a fundamentação teórica para a formulação dos mesmos, entre outros. O segundo capítulo apresenta a Teoria e o Modelo Espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick, bem como a utilização desses como referenciais teóricos para a análise dos critérios de avaliação utilizados pelos professores de piano. O terceiro capítulo aborda a metodologia empregada na presente pesquisa, cujo design adota dois tipos de instrumento, questionário estruturado de caráter aberto e entrevista semi-estruturada, para a coleta dos dados de 19 professores de piano com formação acadêmica sueprior auante em Porto Alegre e Região Metropolitana. O quarto capítulo consiste na descrição e análise dos resultados à luz da Teoria Espiral de Swanwick. São abordadas também considerações sobre o cruzamento dos dados do questionário e da entrevista, apontando as questões mais críticas da realidade estudada. Essas questões referem-se às concepções de avaliação dos professores, ao embasamento teórico-metodológico para a formulação de critérios e às relações entre o discurso e a prática no processo de avaliação. Na conclusão é destacada a necessidade de uma reflexão sobre o processo de avaliação da execução musical, para que esta cumpra o seu papel no processo de ensino e aprendizagem musical. É reforçada a idéia de que deve existir uma fundamentação teórica a partir da qual o professor possa estabelecer critérios de avaliação.

    The purpose of this study was to investigate which evaluation criteria have been used by piano teachers for evaluate their students. The First chapter presents a review of previous studies on the evaluation process in educational context, in which issues related to assessment in the teaching and learning processes are discussed. Next, problems related to assessment of musical performance are discussed. The Second chapter presents the Spiral Theory and Model of Musical Development of Swanwick (1988), as well as their application on the analysis of evaluation criteria used by piano teachers. The Third chapter deals with the method employed to carry out this research. The method chosen was based on two instruments: questionnaire and semi-structured interview applied for the data collection of nineteen piano teachers with higher degrees teaching in Porto Alegre. The Fourth chapter presents the interpretation of the collected data based on the Swanwick’s Spiral Theory. It also includes a discussion on the crossing of data obtained in questionnaires and interviews, pointing out the most evident elements of the studied case, the evaluation concepts employed by the teachers, the theoretical and methodological basis for the establishment of criteria, and the connections between discourse and reality in the evaluation process. The conclusion demonstrates the need for a reflection on the evaluation process of musical performance, since it plays an important role in the process of teaching and learning music. The idea of a theoretical basis from which the teacher must establish the evaluation criteria is emphasized.

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  • A trajetória das danças de negros na literatura pianística brasileira: um estudo histórico-analítico.

    Autor: Marcelo Macedo Cazarré
    Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth Lucas
    Data da defesa: 23/11/1998

    Esta dissertação tem como objetivo apontar os recursos semântico-musicais utilizados por compositores brasileiros para representar o universo da cultura musical afro-americana, em um conjunto de peças para piano intituladas, subintituladas, ou aludidas como “Dança de Negros”. No Brasil este gênero de pièce caracteristique desenvolveu-se escudado nas correntes estéticas do Nacionalismo Romântico e Nacionalismo Moderno, bem como no movimento sociológico de diferenciação entre as práticas pianísticas de salão e concerto. Como chave interpretativa da presença deste tipo de repertório na música erudita brasileira cruzamos dois procedimentos: 1) o traçado histórico de redes intertextuais que ajudaram a codificar a escrita pianística destas danças;2) o desenvolvimento de um modelo analítico capaz de sistematizar as recorrências tipificadoras da representação da cultura afro-americana e dos enredos narrativos na escrita pianística das mesmas.

    The aim of this dissertation is to point out semantic musical resources used by Brazilian composers in a determined set of piano works entitled and sub-title “Dança de Negros” (Negro Dances), to represent Afro-American musical cultural universals. In Brazil this genre of “pièce caracteristique” developed backed by Romantic and Modern nacionalism and by the sociological mouvement of differentiation between salon music and concert music pieces. We crossed two analytical studying procedures as an interpretative key to such a kind of repertoire: 1) the historic outline of intertextual webs that had an important role in the pianistic writing process of this kind of dance music;2) the building up of an analytic model able to bring into a system the typifying recurrences of the Afro-American musical culture representations and the narrative plots of their pianistic writing.

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  • A música de Bruno Kiefer: “Terra”, “Vento”, “Horizonte” e a poesia de Carlos Nejar.

    Autor: Luciane Cardassi
    Orientador: Prof. Dr. Celso Loureiro Chaves
    Data da defesa: 20/11/1998

    Este trabalho por objetivo a investigação analítica de vinte e uma peças de Bruno Kiefer, compostas entre 1970 e 1983, relacionando-as com os poemas do livro O Campeador e o Vento de Carlos Nejar. Este grupo de peças traz títulos em que são ressaltadas as idéias poéticas “terra”, “vento” e “horizonte” e apresenta enorme variedade tímbrica, envolvendo peças vocais, em que o compositor coloca em música alguns poemas de O Campeador e o Vento de Nejar. E obras exclusivamente instrumentais, onde a referência poética direta se dá através dos títulos. As poesias de Nejar constituem a fonte a partir da qual as idéias poéticas denotadas nos títulos são irrigadas para a música de Kiefer. Esta investigação sistematiza um repertório de gestos musicais recorrentes nesse grupo de obras e realiza uma breve análise dos poemas de O Campeador e o Vento que forneceram as ferramentas necessárias para o estudo do paralelismo entre a obra destes dois artistas riograndenses. O trabalho inclui também um enfoque analítico até agora inexplorado na estratégia composicional de Bruno Kiefer, que é a reutilização de trechos musicais idênticos em várias peças, configurando um processo de autocitação. As vinte e uma peças aqui em estudo entrelaçam-se em um corpo musical unitário, enraizado nas idéias poéticas “terra”, “vento” e “horizonte” que advêm da poesia de Nejar em O Campeador e o Vento, concluindo-se que as idéias poéticas constantes nos títulos são elaboradas na música de Kiefer através do estabelecimento de ambientes sonoros característicos, gerados pela recorrência de materiais musicais, estratégia composicional que se consolida em um processo de autocitação.

    This work investigates 21 pieces written by Brazilian composer Bruno Kiefer between 1970 and 1983 in their relation to poems from the collection O Campeador e o Vento by Brazilian poet Carlos Nejar. These 21 pieces, written for a variety of timbric combinations, bear titles that refer to specific poetic ideas (“earth”, “wind”, “horizon”). Their source are the poems by Nejar, as demonstrated by a close scrutiny of the parallels between the poems and the musical text. In the course of this investigation, a catalogue of musical musical gestures was systematized, as a result of Kiefer’s consistent use of musical ideas mirroring specific poetic ideas, and as a result of a process of self-borrowing that, although vital to Kiefer’s composicional strategies, had remained undetected until now.

    Resumo / Abstract
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