Dissertações

  • Formação e atuação de músicos das ruas de Porto Alegre: um estudo a partir dos relatos de vida.

    Autor: Celson Rodrigues Souza Gomes
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 26/11/1998

    Este trabalho versa sobre a formação e atuação dos músicos das ruas de Porto Alegre, com base na metodologia da História Oral. Através de relatos de vida, a pesquisa procura evidenciar o contexto de formação de dezessete músicos, suas maneiras de aprender música, bem como suas próprias concepções de formação. Busca também compreender os modos de atuação musical nas ruas, refletindo sobre as implicações e aspectos socioeconômicos que os envolvem. As questões de pesquisa que nortearam este trabalho foram: Quem são estes músicos? Qual é a sua formação? Quais razões os levam à atuação nas ruas? Seu aprendizado e formação estão relacionados com a atuação na rua? De que forma atuam? Para quem atuam? Quais implicações sociais envolvem a atuação nas ruas? Como são vistos pela sociedade? O trabalho está dividido em quatro partes. A primeira parte discute algumas concepções de História Oral e História de Vida, esclarecendo os caminhos metodológicos adotados pelo autor. O segundo capítulo evidencia o referencial utilizado sobre formação à luz do qual os relatos dos músicos são analisados. A terceira parte, após situar a rua como contexto social, trata da atuação dos músicos, de suas motivações e algumas dificuldades e estratégias utilizadas por eles para atrair atenção ao público. A quarta e última parte retoma algumas questões sobre a atuação e sobre a identidade profissional dos músicos, destacando as contribuições do presente trabalho.

    This project deals with the formation and performance of the street musicians of Porto Alegre, in the perspective of the Oral History methodology. Through life stories, the research attemps to show the formation context of seventeen musicians, their ways of learning music, as well as their own concept of formation. It also intends to understand the street performing ways, refleting upon the implications and socioeconomic aspects they are involved with. The research questions that guided this study were the following: Who are these musicians? What is their background? What reasons took them to perform on the street? Are their learning and formation related to street performance? How do they perform? Whom do do they perform to? Which social implications are involved in the street performance? How are theyviewd by the society? The study is divided in four parts. The first one discusses some concepts of Oral History and Life History, explaning the methodology adopted by the autor. The second chapter shows the references on training used to analyze the musicians reports. The third part locates the street as a social context, dealing with the musicians performance, their motivation some difficulties to some issues on performance and on the musicians professional identity, pointing out the contribuitions of the present study.

    Resumo / Abstract
  • Avaliação da execução musical: um estudo sobre critérios de avaliação utilizados por professores de piano.

    Autor: Cynthia Geyer Arrusul dos Santos
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 24/11/1998

    O objetivo do presente trabalho foi o de investigar quais os critérios de avaliação utilizados por professores de piano na avaliação de alunos. O primeiro capítulo apresenta uma revisão de literatura sobre o processo de avaliação no contexto educaional, sendo tratadas questões referentes à avaliação dentro do processo de ensino e aprendizagem. A seguir, há um direcionamento dessas questões para área de execução musical, abordando-se diversos pontos de discussão, como as dimensões objetivas e subjetivas presentes no momento da avaliação, o estabelecimento de critérios, e a fundamentação teórica para a formulação dos mesmos, entre outros. O segundo capítulo apresenta a Teoria e o Modelo Espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick, bem como a utilização desses como referenciais teóricos para a análise dos critérios de avaliação utilizados pelos professores de piano. O terceiro capítulo aborda a metodologia empregada na presente pesquisa, cujo design adota dois tipos de instrumento, questionário estruturado de caráter aberto e entrevista semi-estruturada, para a coleta dos dados de 19 professores de piano com formação acadêmica sueprior auante em Porto Alegre e Região Metropolitana. O quarto capítulo consiste na descrição e análise dos resultados à luz da Teoria Espiral de Swanwick. São abordadas também considerações sobre o cruzamento dos dados do questionário e da entrevista, apontando as questões mais críticas da realidade estudada. Essas questões referem-se às concepções de avaliação dos professores, ao embasamento teórico-metodológico para a formulação de critérios e às relações entre o discurso e a prática no processo de avaliação. Na conclusão é destacada a necessidade de uma reflexão sobre o processo de avaliação da execução musical, para que esta cumpra o seu papel no processo de ensino e aprendizagem musical. É reforçada a idéia de que deve existir uma fundamentação teórica a partir da qual o professor possa estabelecer critérios de avaliação.

    The purpose of this study was to investigate which evaluation criteria have been used by piano teachers for evaluate their students. The First chapter presents a review of previous studies on the evaluation process in educational context, in which issues related to assessment in the teaching and learning processes are discussed. Next, problems related to assessment of musical performance are discussed. The Second chapter presents the Spiral Theory and Model of Musical Development of Swanwick (1988), as well as their application on the analysis of evaluation criteria used by piano teachers. The Third chapter deals with the method employed to carry out this research. The method chosen was based on two instruments: questionnaire and semi-structured interview applied for the data collection of nineteen piano teachers with higher degrees teaching in Porto Alegre. The Fourth chapter presents the interpretation of the collected data based on the Swanwick’s Spiral Theory. It also includes a discussion on the crossing of data obtained in questionnaires and interviews, pointing out the most evident elements of the studied case, the evaluation concepts employed by the teachers, the theoretical and methodological basis for the establishment of criteria, and the connections between discourse and reality in the evaluation process. The conclusion demonstrates the need for a reflection on the evaluation process of musical performance, since it plays an important role in the process of teaching and learning music. The idea of a theoretical basis from which the teacher must establish the evaluation criteria is emphasized.

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  • A trajetória das danças de negros na literatura pianística brasileira: um estudo histórico-analítico.

    Autor: Marcelo Macedo Cazarré
    Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth Lucas
    Data da defesa: 23/11/1998

    Esta dissertação tem como objetivo apontar os recursos semântico-musicais utilizados por compositores brasileiros para representar o universo da cultura musical afro-americana, em um conjunto de peças para piano intituladas, subintituladas, ou aludidas como “Dança de Negros”. No Brasil este gênero de pièce caracteristique desenvolveu-se escudado nas correntes estéticas do Nacionalismo Romântico e Nacionalismo Moderno, bem como no movimento sociológico de diferenciação entre as práticas pianísticas de salão e concerto. Como chave interpretativa da presença deste tipo de repertório na música erudita brasileira cruzamos dois procedimentos: 1) o traçado histórico de redes intertextuais que ajudaram a codificar a escrita pianística destas danças;2) o desenvolvimento de um modelo analítico capaz de sistematizar as recorrências tipificadoras da representação da cultura afro-americana e dos enredos narrativos na escrita pianística das mesmas.

    The aim of this dissertation is to point out semantic musical resources used by Brazilian composers in a determined set of piano works entitled and sub-title “Dança de Negros” (Negro Dances), to represent Afro-American musical cultural universals. In Brazil this genre of “pièce caracteristique” developed backed by Romantic and Modern nacionalism and by the sociological mouvement of differentiation between salon music and concert music pieces. We crossed two analytical studying procedures as an interpretative key to such a kind of repertoire: 1) the historic outline of intertextual webs that had an important role in the pianistic writing process of this kind of dance music;2) the building up of an analytic model able to bring into a system the typifying recurrences of the Afro-American musical culture representations and the narrative plots of their pianistic writing.

    Resumo / Abstract
  • A música de Bruno Kiefer: “Terra”, “Vento”, “Horizonte” e a poesia de Carlos Nejar.

    Autor: Luciane Cardassi
    Orientador: Prof. Dr. Celso Loureiro Chaves
    Data da defesa: 20/11/1998

    Este trabalho por objetivo a investigação analítica de vinte e uma peças de Bruno Kiefer, compostas entre 1970 e 1983, relacionando-as com os poemas do livro O Campeador e o Vento de Carlos Nejar. Este grupo de peças traz títulos em que são ressaltadas as idéias poéticas “terra”, “vento” e “horizonte” e apresenta enorme variedade tímbrica, envolvendo peças vocais, em que o compositor coloca em música alguns poemas de O Campeador e o Vento de Nejar. E obras exclusivamente instrumentais, onde a referência poética direta se dá através dos títulos. As poesias de Nejar constituem a fonte a partir da qual as idéias poéticas denotadas nos títulos são irrigadas para a música de Kiefer. Esta investigação sistematiza um repertório de gestos musicais recorrentes nesse grupo de obras e realiza uma breve análise dos poemas de O Campeador e o Vento que forneceram as ferramentas necessárias para o estudo do paralelismo entre a obra destes dois artistas riograndenses. O trabalho inclui também um enfoque analítico até agora inexplorado na estratégia composicional de Bruno Kiefer, que é a reutilização de trechos musicais idênticos em várias peças, configurando um processo de autocitação. As vinte e uma peças aqui em estudo entrelaçam-se em um corpo musical unitário, enraizado nas idéias poéticas “terra”, “vento” e “horizonte” que advêm da poesia de Nejar em O Campeador e o Vento, concluindo-se que as idéias poéticas constantes nos títulos são elaboradas na música de Kiefer através do estabelecimento de ambientes sonoros característicos, gerados pela recorrência de materiais musicais, estratégia composicional que se consolida em um processo de autocitação.

    This work investigates 21 pieces written by Brazilian composer Bruno Kiefer between 1970 and 1983 in their relation to poems from the collection O Campeador e o Vento by Brazilian poet Carlos Nejar. These 21 pieces, written for a variety of timbric combinations, bear titles that refer to specific poetic ideas (“earth”, “wind”, “horizon”). Their source are the poems by Nejar, as demonstrated by a close scrutiny of the parallels between the poems and the musical text. In the course of this investigation, a catalogue of musical musical gestures was systematized, as a result of Kiefer’s consistent use of musical ideas mirroring specific poetic ideas, and as a result of a process of self-borrowing that, although vital to Kiefer’s composicional strategies, had remained undetected until now.

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  • Construção e função de exercícios integrados na execução violonística.

    Autor: José Homero de Souza Pires Junior
    Orientador: Profª Drª Rose Marie Reis Agriglofio
    Data da defesa: 20/11/1998

    O presente trabalho estuda a noção de Exercício Integrado (EI) que se define como um meio de integrar a atividade da técnica instrumental violonística com a atividade de executar o repertório musical. A noção de EI pressupõe que o executante adote um procedimento de interpretação das obras e de composição do texto do EI com base nos problemas técnico-musicais do repertório estudado. Embora as obras estudadas neste trabalho sejam do repertório de violão (obras de Giuliani, Sor, Ponce e Villa-Lobos), o tema do EI é válido para outras áreas instrumentais, quer pela sua implicação pedagógica ou pela possível pertinência do tema no campo dos estudos sobre a execução musical. O primeiro capítulo trata da problemática dos estudos da execução musical e da inviabilidade atual de um modelo construtivo do EI, cuja textualidade, no entanto, pode ser um objeto de estudo para a execução musical. O inter-relacionamento da pedagogia e execução musicais é tratado no segundo capítulo que busca examinar a origem empirista do exercício na pedagogia do século XIX, bem como as idéias germinais do EI e a noção de Problemas de Execução (PE) na perspectiva da análise musical como atividade do executante. O terceiro capítulo apresenta os Eis violonísticos construídos cuja textualidade une os códigos verbal e musical, compondo-se assim de análises e explicações sobre os textos das obras e exercícios. O quarto capítulo trata dos princípios educacionais adotados na concepção do EI e discute as questões sobre sua aplicação pedagógica. Em conclusão, o EI mostra-se como um meio para o desenvolvimento da compreensão musical no contexto educativo e como objeto de estudo pertinente para a pedagogia do instrumento assim como para os estudos em execução musical.

    The present work analyses the notion on integrated Exercise (IE), defined as a means to integrate guitar instrumental technical activity with that for the performance of musical repertoire. The notion of IE pressuposes that the performer adopts a performing procedure of pieces and composition of IE text based on technical problems of the studied repertoire. Although the pieces studied in this work belong to the repertoire of the guitar (Giuliani, Sor, Ponce and Villa-Lobos), the IE theme applies to other instrumental areas, not only for its pedagogical implications, but for a possible implication in the studies of musical performance. The first chapter relates to problematic in the studies of musical performance and the actual impossibility of a constructive model of IE whose textuality, however, can be an object of study for musical performance. Chapter two covers the relation between pedagogy and musical codes. This textuality is composed by analyse and explanations about the exercise texts. Chapter fourth treats of educacional principles adopted in the conception of IE and discusses questions about their pedagogical application. As a conclusion, we can see IE as a means for the development of musical understanding in the educational context and as a important object of study for instrumental pedagogy as well as for the studies of musical performance.

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  • A Salamanca do Jarau de Luiz Cosme: análise musical e história da recepção crítica.

    Autor: Fernando Lewis de Mattos
    Orientador: Prof. Dr. Celso Loureiro Chaves
    Data da defesa: 17/03/1997

    O objetivo deste trabalho é realizar a investigação da lenda-bailado Salamanca do Jarau de Luiz Cosme, composta com base no conto homônimo de João Simões Lopes Neto, sob dois pontos de vista: da história de sua recepção crítica e da análise musical. A história da recepção da Salamanca do Jarau percorre três caminhos: a recepção crítica quando das primeiras apresentações da obra, os ensaios escritos pelo próprio compositor sobre a sua lenda-bailado e as análises e comentários realizados pelos críticos e musicólogos independentemente de qualquer apresentação específica. A recepção da Salamanca do Jarau por parte da crítica revela que esta dividiu-se, em um primeiro momento, entre considerações negativas e positivas quanto ao bailado, sendo que as posições adotadas pelos críticos resultam das discussões da época em torno do nacionalismo modernista. Deste modo, os críticos vinculados à tradição musical oitocentista opuseram-se às realizações de Cosme, enquanto os críticos ligados à nova música fizeram-lhe o elogio. Com o passar do tempo, no entanto, a aceitação da obra tornou-se unânime por parte da crítica. Os artigos de Luiz Cosme sobre a sua obra revelam o interesse do compositor em esclarecer suas intenções quanto à ordenação das cenas do bailado, visto que houve modificações na versão definitiva da obra quanto a este aspecto. As análises efetivadas por críticos musicais e musicológicos detém-se no estudo da construção temática, da configuração rítmica e da instrumentação em sua relação com a representação da lenda. A análise musical detém-se nas relações entre o conto original de Simões Lopes Neto e o bailado de Cosme, na construção motívico-temática da lenda-bailado e na ascendência de outras obras sobre a Salamanca do Jarau. Quanto às correlações entre o conto e o bailado, observou-se que Cosme se ateve somente às características do conto que lhe foram convenientes na elaboração dramática do bailado, modificando alguns aspectos da lenda. A análise da Salamanca do Jarau revelou que a obra está construída com base em duas matrizes temáticas, a canção folclórica sul-rio-grandense Boi Barroso e um gesto chamado neste trabalho de rajada de madeiras. Estas matrizes engendram diversos temas e motivos que percorrem o bailado por meio de múltiplas transformações temáticas, assegurando a unidade musical da obra e sua continuidade dramático-narrativa. Cosame foi influenciado pela tradição musical franco-russa, em especial pela obra de Igor Stravinsky, na concepção da Salamanca do Jarau. Além disso, há o reaproveitamento de temas de outras obras do próprio compositor na elaboração de sua lenda-bailado. Conclui-se que a lenda-bailado de Cosme evidencia as possibilidades de elaboração dramático-musical pelo aprofundamento das relações motívico-temáticas derivadas de suas duas matrizes – Boi Barroso e rajada de madeiras – em uma estrutura não-discursiva em todos os níveis da composição, por meio da caracterização pictórica das cenas e personagens constantes da lenda.

    The purpose of this work is to undertake a musical analysis of the ballet Salamanca do Jarau by Luiz Cosme, based on the tale by João Simões Lopes Neto, and to describe the history of its critical reception. The present investigation describes the history of the reception of Salamanca do Jarau through three distinct routes: the critical reception of the work in the period of its first performances, the essays written by the composer, and analyses and comments by Brazilian critics and musicologists. The initial reception of Salamanca do Jarau was divided between negative and positive commentary. The Luiz Cosme articles on his own composition clarify his ideas on the work’s structure. The analyses by critics and musicologists are centered on the study of thematic construction, rhythmic configuration and instrumentation in relation to the representation of the original tale. The analytical investigation concerns the relationship between the tale and the ballet, the motivic-thematic construction of the ballet, and the import of other of Cosme’s musical works upon Salamanca do Jarau. It became apparent, in the relation between tale and ballet, that the composer retained only those aspects of the tale that would be instrumental to the development of the composition. Furthermore, it was proved that the work is based on two thematic matrixes that generate the ballet’s various themes and motives. Thus, the musical unity to the work and its narrative-dramatic continuity are guaranteed through multiple thematic transformations of the matrixes and themes. The ballet by Cosme shows the possibilities of dramatic-musical elaboration through the motivic-thematic relations of its two thematic matrixes and in the non-discursive structure at various levels of compositional thought.

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  • Prelúdios para piano de Almeida Prado: fundamentos para uma interpretação.

    Autor: Hideraldo Luiz Grosso
    Orientador: Profª Drª Any Raquel Carvalho
    Data da defesa: 14/03/1997

    Dentre as inúmeras obras para piano solo de José Antônio Rezende de Almeida Prado (1943), compositor paulista discípulo de Camargo Guarnieri, Nádia Boulanger e Olivier Messiaen, encontram-se os Prelúdios para Piano, composto em 1989. Neste trabalho os referidos Prelúdios foram analisados a partir do enfoque da macroestrutura, dos componentes estruturais e suas interações, tomando-se por base os parâmetros espaço, linguagem, tempo e timbre. A análise revelou aspectos técnico-composicionais de construção do discurso musical que podem gerar efeitos sobre a interpretação, fundamentando-a consistentemente. Tendo em vista as implicações da análise sobre a performance, este estudo procurou desenvolver as bases de uma interpretação subsidiada pelo fazer musical e pela reflexão sobre este fazer, tendo como principal objeto de investigação o texto musical e sua leitura.

    The Prelúdio for Solo Piano by José Antônio Rezende de Almeida Prado (1943), follower of Camargo Guarnieri and Olivier Messiaen, composed in 1989 are among the numerous pieces for piano solo by Brazilian composers. In this investigation the Preludes were analyzed from the standpoint of macro-structure, structural units and relationship of parameters such as space, language, time and sound colors. The analysis revealed that the comprehension and understanding of compositional techniques employed in the music of Almeida Prado may have an effect upon performance, providing it with a consistent technical basis. This study has sought to develop the fundamentals for a performance assisted by musical practice and for a reflection on the act of music interpretation.

    Resumo / Abstract
  • A utilização do modelo espiral de desenvolvimento musical como critério de avaliação da apreciação musical em um contexto educacional brasileiro.

    Autor: Luciana Marta Del Ben
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 17/01/1997

    A presente pesquisa teve como objetivo investigar a viabilidade de se utilizar o Modelo Espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick (1988) como critério de avaliação da apreciação musical de crianças e adolescentes brasileiros de 6 a 14 anos, expostos a um processo de educação musical formal. O primeiro capítulo consiste em uma revisão de estudos, onde são discutidas, inicialmente, questões relacionadas à prática da avaliação no processo de ensino e aprendizagem. Posteriormente, são abordadas questões referentes à avaliação em musica e, em seguida, discute-se a problemática da avaliação da apreciação musical. No segundo capítulo apresenta-se a Teoria e Modelo espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick, a qual será utilizada como referencial teórico para a análise das respostas de crianças e adolescentes fornecidas através da atividade de apreciação musical. O terceiro capítulo apresenta o método desenvolvido para conduzir esta investigação, o qual consistiu em entrevistar 60 crianças e adolescentes de 1ª, 4ª e 8ª séries do ensino fundamental expostos a um processo de educação musical formal, sendo 20 alunos de cada série. Foram utilizados dois tipos de entrevista (entrevista estruturada e entrevista semi-estruturada) e instrumentos não-verbais e verbais de avaliação. Na primeira parte do quarto capítulo os resultados desta pesquisa são avaliados à luz da Teoria e Modelo Espiral de Desenvolvimento Musical. Diante de alguns dados encontrados, na segunda parte deste capítulo, realiza-se uma nova avaliação das respostas da entrevista semi-estruturada, a qual levanta a necessidade de uma análise crítica dos critérios de avaliação da apreciação musical propostos pelo Modelo Espiral. Esta análise, apresentada no quinto capítulo, é realizada com base na própria Teoria Espiral de Desenvolvimento Musical e com apoio de resultados de outras pesquisas. Na Conclusão demonstra-se que os critérios previstos pelo Modelo Espiral de Desenvolvimento Musical podem ser utilizados para avaliar a apreciação musical de crianças e adolescentes brasileiros de 6 a 14 anos. Sugere-se, no entanto, que os critérios de avaliação sejam ampliados, uma vez que surgiram repostas musicais não contempladas pelos critérios do Modelo Espiral. Esta ampliação pareceu necessária principalmente para as duas fases do primeiro estágio de desenvolvimento musical – Materiais: fase Sensorial e fase Manipulativa. A Conclusão traz ainda recomendações para estudos posteriores.

    The purpose of this study has been to investigate whether Swanwick’s Spiral Model of Musical Development (1988) can be used as an assessment model of responses through listening in audience constituted of Brazilian children aged 6 to 14, systematically engaged with music education. The first chapter consists of a review of previous studies, where, firstly, issues related to assessment in the teaching and learning process are discussed. Secondly, issues related to assessment in music are presented and, at last, the problem of assessing listening in audience is discussed. In the second chapter the Spiral Theory and Model of Musical Development is presented, which is used as a theoretical framework to analyze children’s responses through listening in audience. The third chapter presents the method employed to carry out this research, which consisted of interviewing sixty children from 1st, 4th and 8th grades systematically engaged with music education. Each grade was represented by groups of twenty children. Two kinds of interview (structured and semi-structured) and non-verbal and verbal assessment tools were employed. In the first part of the fourth chapter the results are analyzed in the light of the Spiral Theory and Model of Musical Development. Because of the findings a new analysis of the semi-structured interview was carried out. This further analysis points to the necessity of a critical review of the assessment criteria for listening in audience proposed by the Spiral Model of Musical Development. The Conclusion shows that the criteria of the Spiral Model can be used to assess responses obtained through listening in audience from Brazilian children aged 6 to 14. It suggests an enlargement of the criteria, primarily at Sensorial and Manipulative levels, which constitute the first stage of musical development – Materials. The Conclusion also recomends further studies on the topic.

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  • O desenvolvimento vocal do adolescente e suas implicações no coro juvenil a capella.

    Autor: Vilson Gavaldão de Oliveira
    Orientador: Profª Drª Esther Beyer
    Data da defesa: 22/05/1996

    Esta dissertação se propõe a verificar o desenvolvimento vocal do adolescente no coro juvenil a cappella, buscando relações entre o comportamento do jovem dessa faixa etária (10 a 20 anos, conforme OMS) e sua atuação no coro. A revisão de literatura discute aspectos do desenvolvimento biofisiológico, psíquico e social, associando-os ao perfil do adolescente e sua participação no coro juvenil. Discute também o desenvolvimento do aparelho vocal e seu mecanismo de funcionamento durante o processo de mudança da voz. Os dados levantados nas entrevistas com regentes são analisados à luz de quatro abordagens contemporâneas sobre o desenvolvimento vocal do adolescente no coro juvenil. As entrevistas realizadas com cinco regentes de coros da grande Porto alegre observaram o seguinte roteiro: formação musical, informação ou conhecimento específico sobre adolescência, experiência como cantor e regente de coro juvenil, dificuldades durante os ensaios, apresentações e/ou concertos, motivos freqüentes para a evasão de cantores, tipo de repertório, e critérios técnico-musicais observados na escolha do repertório. A análise dos dados aponta dificuldades de ordem técnica e musical dos regentes de Coros Juvenis. Revela uma formação profissional construída através de práticas empíricas que desconsideram a literatura especializada, a observação e estudo sistemático. Recomenda-se às instituições de ensino superior a revisão e reavaliação dos conteúdos da formação do regente, buscando adequá-los às necessidades e exigências contemporâneas. Aos regentes recomenda-se a prática profissional com base no estudo sistemático, na reflexão e na crítica.

    The aim of this thesis is to verify the vocal development of the adolescent at high school choirs a capella, searching for the relationship between the youngster’s behavior of the age group from ten to twenty, according to WHO (World Health Organization), and his or her performance at the choir. The revision of the literature discusses aspects of the biophysiologic, psychic and social development, associating them to the profile of the adolescent and his participation at high school choir. It attempts to discuss the development of vocal apparatus, and its functioning mechanism during the process of voice change. The data obtained during the interviews with choral conductors are analyzed in the light of four contemporary proposals about the vocal development of the adolescent at high school choirs. The interviews made with five choral conductors at the city of Porto Alegre observed the following program: musical background, specific information or knowledge about adolescence, experience as a singer or as a conductor of a former high school choir, difficulties during the rehearsal and performances, frequent reasons concerning singer’s escape, kind of repertoire, technical and musical criteria wich are observed during the selection of the repertoire.The analysis of the data shows technical and musical difficulties of conductors from high school choirs. Is reveals a professional formation built on empirical practices wich ignore the specialized literature, observation and systematic studies. It is recommended that the universities examine and reappraise the conductor’s formation contents, trying to adapt them to contemporary experiences and needs. It is advised that conductors search a professional practice, based on systematic study, reflexion and critique.

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  • A sonata na música pianística de Cláudio Santoro.

    Autor: Marly Kubota
    Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Borges Cunha
    Data da defesa: 19/04/1996

    O objetivo deste trabalho é investigar a forma-sonata encontrada no conjunto das seis sonatas para piano do compositor brasileiro Cláudio Santoro. Estas sonatas, que perpassam fases estilísticas distintas do compositor, foram analisadas tendo como fundamentação a teoria de Charles Rosen sobre as formas-sonata. O cotejo entre o fato musical em Cláudio Santoro e o fato teórico em Charles Rosen revelou a coincidência das quatro formas-sonata sistematizadas por Rosen com as sonatas de Santoro e, em movimentos específicos, o seu confronto. A observação dos fatos musicais e teóricos e o cotejo entre eles poderá ser útil a análises e execuções futuras, resultando num acréscimo aos estudos da sonata dentro da produção pianística brasileira.

    The purpose of this dissertation is the investigation of the use of the sonata-form in the six piano sonatas by Brazilian composer Cláudio Santoro (1919-1989). The sonatas represents various stages in the stylistic development of Santoro and they were analyzed in comparison to Charles Rosen’s discussion of the sonata forms. The sonata sonata-forms theorized by Rosen were found in the Santoro sonatas, except in specific movements that elicited a confrontation between theory and practice. It is hoped that the observation of musical and theoretical facts will be of help to further investigations and performances of Santoro’s music, futhering the knowledge about the sonata in the context of Brazilian piano music.

    Resumo / Abstract
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